BLOG DESATIVADO

Mulheres

Por Penha Batista

Governo lança 2º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Brasília (27/02/13) – O aperfeiçoamento da legislação é um dos eixos do 2º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lançado ontem (26) pelo Ministério da Justiça e pelas secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Também foi apresentado relatório informando que as dificuldades para reunir provas dificultam a punição desse tipo de crime.

Para melhorar a legislação brasileira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que pedirá aos presidentes da Câmara e do Senado celeridade na apreciação de projetos de lei que ampliam a tipificação de crimes envolvendo o tráfico de pessoas.
Considerado um crime invisível, o tráfico de pessoas é uma prática frequente e preocupante no Brasil. O primeiro relatório sobre esse tipo de crime, divulgado pelo Ministério da Justiça, revela que entre 2005 e 2011 foram instaurados 514 inquéritos pela Polícia Federal. Desses, 344 são relativos a trabalho escravo e 13 a tráfico interno de pessoas. No mesmo período, houve 381 indiciamentos, enquanto as prisões chegaram a 158.
Segundo o relatório, além das dificuldades para reunir provas do crime dificultam a punição, a legislação brasileira pune apenas o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. Falta previsão previsão legal para punir crimes de tráfico para fins de trabalho escravo, trabalho doméstico, venda de órgãos e tráfico de crianças.
Para o governo, a abordagem da vítima é suficiente para caracterizar o crime. Não precisa que a exploração sexual ou o trabalho escravo seja consumado, por exemplo. Além disso, o consentimento da vítima é considerado irrelevante, já que foi obtido por meio do engano e da falsa promessa.
José Eduardo Cardozo disse que um problema ainda mais importante é a falta de denúncia, resultado da vergonha ou do medo das vítimas. “Nós precisamos conscientizar a sociedade brasileira de que as informações têm que chegar ao Poder Público porque, sem essas informações, não temos como abrir inquérito, não temos como investigar, não temos como punir aqueles que praticam esse tipo de violência contra seres humanos”, destacou.
Entre as 115 metas previstas no plano até 2016, também estão a capacitação de profissionais de várias áreas, a criação de mais dez postos de atendimento em cidades de fronteira, a aprovação de projetos de lei que impliquem na perda dos bens dos envolvidos com o tráfico de pessoas e a internacionalização, ainda este semestre, dos serviços de atendimento Disque 100 e Disque 180 - centrais de denúncia que funcionam 24 horas por dia.
“Os aliciadores são pessoas muito próximas das vítimas. Não são pessoas estranhas. Esse é um perfil que nós temos identificado estatisticamente”, disse a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.
O plano também prevê a promoção e participação do Brasil em campanhas nacionais de internacionais de combate ao tráfico de pessoas. Os ministros receberam cópia do relatório produzido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, que funcionou no Senado, cujos trabalhos foram encerrados em dezembro. O ministro da Justiça disse que as propostas de legislação apresentadas pela CPI terão prioridade na pauta da pasta no Congresso. A Câmara dos Deputados também tem uma CPI sobre o assunto, ainda em andamento.Fonte:Agência Brasil

 ____________________________________________________________________

Idade das mulheres influencia nas preferências sobre homens


Por: Penha Batista
23/12/12

Se você já se pegou pensando como pode ter gostado de tal pessoa quando era mais jovem, saiba que isso é absolutamente normal. As preferências em relação às características masculinas são alteradas à medida que as mulheres mudam de faixa etária.
A informação é de uma pesquisa realizada pela empresa de relacionamento Match, publicada pelo site Female First.

"É natural que, com o passar dos anos, o gosto de adapte às expectativas. Quando mais jovens, as mulheres buscam alguém com quem compartilhar os genes. Depois esse atributo se torna menos importante em relação às experiências tidas ao longo da vida", explicou a psicóloga da empresa, Cecilia D'Felice.
Outra descoberta da pesquisa aponta que, ao contrário do senso comum, mulheres com mais de 55 anos são as mais exigentes em relação às características do parceiro.
Confira os principais traços que fazem um homem parecer perfeito aos olhos das mulheres de acordo com a idade.
18 a 24 anos
• Homem que possa ser apresentado aos amigos. Quarenta e sete por cento das entrevistadas afirmaram querer alguém que os colegas aprovariam.
• Pessoa em boa forma física, de preferência, melhor do que a delas.
• Ter o mesmo gosto musical, curtir o mesmo tipo de filmes e livros.
25 a 34 anos
• Atração física ainda aparece como fundamental. Mas, a partir dessa idade, as mulheres começam a por na balança caracteristicas que possam apontar uma relação mais duradoura.
• Nessa etapa, ser compatível sexualmente é mais importante do que em qualquer outra faixa etária.
• Mulheres nessa etapa de vida citaram que ambição é traço fundamental num homem.
35 a 44 anos
• Nessa fase, as mulheres passam a dar importância à idade e a maioria, 73%, gostaria de se relacionar com alguém pelo menos cinco anos mais velho.
• Educação, boas maneiras e etiqueta também foram citadas como fundamentais num parceiro. Menos de 1% das entrevistadas admitiu namorar alguém sem essas características
45 a 54 anos
• Segurança apareceu como a palavra chave para um relacionamento nessa fase da vida. Noventa e cinco por cento querem sentir-se seguras ao lado do homem.
• Uma pessoa com boa condição financeira foi apontado como fundamental, mais do que em qualquer outro grupo de mulheres.
• Por outro lado, são as mulheres menos exigentes em relação a outras características masculinas.
• A diferença de idade desejada é a mesma do grupo anterior. Cinquenta e quatro por cento gostariam de namorar alguém cinco anos mais velho.
Acima de 55 anos
• Mulheres buscam homens inteligentes, com os quais possam compartilhar valores e também pessoas bem humoradas.
• Foram as pesquisadas que se mostraram mais exigentes em relação às características do parceiro.
• Quarenta e cinco por cento afirmaram ser importante ter compatibilidade sexual.

Fonte:http://www.folhadoes.com/terra comportamento

______________________________________________________________________

AMERICANA VENCE CONCURSO MISS UNIVERSO 2012
                                                                                                                    

Por: Aldiciele Bastos
21/12/12

 Olivia Culpo, representante dos Estados Unidos, venceu o Miss Universo 2012, nesta quarta-feira (19), em Las Vegas. Foram 88 candidatas concorrendo pela coroa, que pertencia a Leila Lopes, angolana que venceu na última disputa.
A brasileira Gabriela Markus, gaúcha de 24 anos, ficou em 5º lugar na competição, que aconteceu no Planet Hollywood Hotel e Casino.
 Miss Brasil Gabriela Markus em 5º lugar

Fonte:Gl.com( http://revistaquem.globo.com)

_______________________________________________________________________

   

Por: Penha Batista 

 

Filha de argentina sequestrada usa internet em busca por mãe

A luta da ex-funcionária pública argentina Susana Trimarco para encontrar sua filha, que a levou a se vestir de cafetina para procurá-la em prostíbulos, passou a contar com a participação direta de sua neta, a adolescente Micaela Sol Trimarco.A adolescente, que tinha 3 anos quando sua mãe foi sequestrada, usa redes sociais na incessante busca por María de los Ángeles, conhecida como Marita Verón.Um dia após a polêmica decisão da Justiça de absolver integrantes de uma rede de exploração sexual acusados pelo sequestro, Micaela convocou uma manifestação em tribunais de todo o país por meio de sua recém-criada conta no Twitter, @JusticiaPorMarita.Em entrevista à BBC Brasil, sua avó, Susana, conhecida na Argentina como "Mãe Coragem", disse que vai lutar pela intervenção federal na Justiça de Tucumán, após a absolvição dos acusados do sequestro, que causou indignação no país.Marita Verón foi sequestrada na rua em abril de 2002. Desde então, Micaela é educada pela avó e pelo pai, David Catalán, em San Miguel de Tucumán, na Província de Tucumán, onde Marita desapareceu."Micaela acaba de completar 14 anos e já assumiu o compromisso militante contra a exploração sexual. Organiza campanhas e é muito ativa. Dizem que tem personalidade parecida com a minha", disse Susana à BBC Brasil.Na hora do protesto convocado pelo Twitter, Micaela escreveu com spray na calçada, em frente ao fórum de Tucumán: "No a la trata" (Não à exploração sexual, em português). A manifestação se repetiu em outras cidades do país, inclusive na capital, Buenos Aires. A expectativa é que outros doze acusados sejam julgados em 2013.Fonte:BBC Brasil

  _______________________________________________________________________

'Violência contra mulher está em todas classes', diz Maria da Penha

 

 Mas ela sobreviveu a duas tentativas de assassinato e lutou para que seu marido, um economista colombiano, fosse condenado.Hoje com 67 anos e paraplégica devido ao tiro que levou do ex-cônjuge, ela sabe que tem um lugar especial reservado na história do país, após ter uma lei batizada com seu nome, e que pode ajudar a salvar milhares de vidas de mulheres.
Maria da Penha recomenda cautela a mulheres agredidas
"Gostaria de ser lembrada como uma mulher que, perseverando após 19 anos e seis meses em busca de justiça, conseguiu mudar a lei de um país", diz a cearense durante uma entrevista à BBC Mundo em sua casa em Fortaleza.

"Enquanto dormia"

Farmacêutica bioquímica, ela relembra o instante em maio de 1983 quando um tiro a condenou a passar o resto da vida em uma cadeira de rodas. Ela tinha 38 anos.
"Meu marido atirou nas minhas costas enquanto eu dormia", disse. "Acordei com um tiro e não sabia quem havia atirado. Pensei que tinha sido ele, não o tinha visto".
As suspeitas dela eram baseadas nas atitudes cada vez mais violentas que Marco Antonio Heredia vinha adotando com ela e suas filhas. Ela havia sugerido a separação, mas ele não aceitou.
O agressor disse à polícia que o tiro que atingiu sua mulher havia sido disparado por um criminoso em uma tentativa de assalto.Depois de passar quatro meses e meio hospitalizada, Penha voltou a viver com o marido e as filhas. "Continuei com ele porque não sabia que ele havia sido o autor da primeira vez".
"Quando voltei sofri uma segunda tentativa (de assassinato), mais dissimulada, por meio de um chuveiro elétrico danificado de propósito (para eletrocutá-la)", afirmou. "Se eu tivesse entrado no banho... Percebi antes que estava passando corrente (pela água)".
Quase um ano depois do disparo, convencida de que seu marido queria matá-la, Penha o denunciou às autoridades e começou sua luta para que Heredia fosse condenado.

Risco de morte

Heredia se declarou inocente da acusação, mas após uma série de julgamentos e recursos que lhe renderam mais de uma década em liberdade, foi condenado por tentativa de homicídio e começou a comprir pena em 2002.
Ele ficou 16 meses na cadeia, passou para o regime semi-aberto e, em 2007, entrou em liberdade condicional.
Em meio à batalha judicial, o caso foi levado por ONGs à Comissão Interamericana de Direitos Humanos - que começou a pressionar o governo brasileiro.
O Estado foi responsabilizado pela demora no processo e convidado a tomar medidas para prevenir a violência doméstica - um delito que até então dificilmente se punia com prisão.
Isso levou à aprovação em 2006 da Lei Maria da Penha, que combate à violência doméstica com punições mais duras para os agressores, como a posibilidade de prisão preventiva e o impedimento da imposição de penas alternativas.Uma declaração das Nações Unidas citou no ano passado essa lei como pioneira mundialmente em defesa dos direitos das mulheres.Apesar da lei, a quantidade de mulheres brasileiras assassinadas continua causando preocupação - um desafio que permanece sem solução no país, segundo especialistas.
"Muitas vezes a mulher pode se desesperar por estar vivendo uma situação assim, mas é melhor ter um pouco de cautela para que não seja assassinada" Maria da Penha
Maria Magnólia Barbosa, procuradora de Justicia del estado de Ceará, afirma que a lei também levou a um aumento das denúncias de mulheres maltratadas, dando ao problema maior visibilidade. "Antes (as mulheres) não tinham a quem denunciar", explica à BBC Mundo.

"Questão cultural"

O Ceará, onde vive Maria da Penha, é um dos estados do Brasil com menores índices de violencia doméstica, embora, segundo Maria Magnólia Barbosa, 157 mulheres tenham morrido nos sete primeiros meses de 2012 em decorrência de agressões.
"O feminicídio é uma questão cultural antes de mais nada", afirma Maria da Penha, que lembra que a violência doméstica está em todas as classes sociais: "Meu agressor era um professor universitário".
Símbolo da luta pelas mulheres no país, Penha aconselha que as que se sintam ameaçadas busquem apoio de instituições e grupos especializados, que se protejam com sigilo e evitem ser impetuosas.
"Muitas vezes a mulher pode se desesperar por estar vivendo uma situação assim, mas é melhor ter um pouco de cautela para que não seja assassinada", afirma. "Porque é em momentos assim que muitas vezes a mulher perde a vida".Fonte:BBC Brasil

  ________________________________________________________________________

SUS atende 2,5 vezes mais mulheres vítimas de violência do que homens

 Brasília – A violência contra mulheres no Brasil causou aos cofres públicos, em 2011, um gasto de R$ 5,3 milhões somente com internações. O dado foi calculado pelo Ministério da Saúde a pedido da Agência Brasil. Foram 5.496 mulheres internadas no Sistema Único de Saúde (SUS), no ano passado, em decorrência de agressões.
Além das vítimas internadas, 37,8 mil mulheres, entre 20 e 59 anos, precisaram de atendimento no SUS por terem sido vítimas de algum tipo de violência. O número é quase 2,5 vezes maior do que o de homens na mesma faixa etária que foram atendidos por esse motivo, conforme dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.
A socióloga Wânia Pasinato, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), destaca que além dos custos financeiros, há “enormes prejuízos sociais” gerados pela violência contra a mulher. Ela citou estudos que indicam, por exemplo, que homens que presenciaram cenas de violência doméstica durante a infância tendem a reproduzir, com mais frequência, características de dominação e agressividade em suas relações afetuosas.
“Os danos para a sociedade são enormes, com perdas em diversas esferas. Além de impactar a forma como os filhos dessas relações vão constituir suas próprias relações no futuro, as mulheres vítimas de violência deixam de produzir e de se desenvolver como poderiam no mercado de trabalho”, explicou, acrescentando que também é comum que as vítimas incorporem a violência e a agressividade em seus relacionamentos e nas formas de comunicação.
A diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, organização não governamental que atua em projetos de defesa dos direitos da mulher, Jacira Vieira de Melo, destacou que os números confirmam que, apesar de a Lei Maria da Penha, criada há seis anos, ser uma referência nacional e conhecida pela maioria da população, a violência contra a mulher ainda é um grave problema social. Ela defende que para enfrentar a questão é preciso fortalecimento das políticas públicas e incremento orçamentário.
“Pesquisas de opinião indicam que mais de 95% da população já ouviram falar na lei, que prevê punições severas para os agressores. Ela tem contribuído para que a violência contra a mulher cada vez mais seja vista como violação de direito fundamental, como crime, mas as estatísticas mostram que a questão continua sendo um grave problema social”, disse, lembrando que a violência é a maior causa de assassinatos de mulheres no Brasil.
Dados do Mapa da Violência 2012, estudo feito pelo sociólogo Julio Jacobo, atualizado em agosto deste ano, revelam que ,de 1980 a 2010, foram assassinadas no país quase 91 mil mulheres, das quais  43,5 mil somente na última década. De 1996 a 2010 as taxas ficaram estabilizadas em torno de 4,5 homicídios para cada 100 mil mulheres.Fonte:Agência Brasil

 ________________________________________________

Cinco fotos polêmicas marcaram debate sobre ideais de beleza

A Campanha da Real Beleza, da Dove, foi lançada em 2004, e as vendas da marca cresceram, supostamente após as mulheres aparentemente se identificarem com as variações nas formas dos corpos.A campanha havia estabelecido o objetivo de fazer as mulheres se sentirem mais confiantes com seus próprios corpos.
A professora Emma Darwish (à direita na foto acima) apareceu na campanha original após responder a um anúncio na revista britânica Time Out.Apesar de ter se sentido um pouco insegura durante a sessão de fotos, Darwish diz que gostaria de ver mais mulheres reais representadas em campanhas de publicidade e em revistas de moda.
"Somos constantemente bombardeados com imagens da mídia que são simplesmente inalcançáveis para a maioria das mulheres", diz Darwish. "O mais preocupante é o efeito que essas imagens têm sobre nossos jovens", comenta.

A imagem do ex-esquiador paraolímpico de 28 anos Josh Sundquist é um dos melhores exemplos do poder do contraste das fotos de "antes e depois". À esquerda, um sujeito abatido em um ambiente mal iluminado, enquanto à direita há um homem sorridente com um físico quase perfeitamente esculpido.
A divulgação da foto pelo Twitter levou a muitas discussões sobre sua proveniência e até "especialistas" em Photoshop sugeriram que ela podia ser falsa. Isso deixa Sundquist "frustrado".

 

Uma foto na página 194 de uma edição da revista americana Glamour catapultou a modelo Lizzie Miller, de 24 anos, para a fama.
A imagem, que mostrava a barriguinha e estrias de Miller, ganhou fama mundial por mostrar "uma barriga real".
"Foi uma loucura a rapidez com que a foto se espalhou, como fogo", diz ela.
Miller havia posado para a foto em 2009 e, apesar de ela aparecer apenas no final da revista, acompanhada de um artigo sobre imagem corporal, as mensagens que ela recebeu do público foram impressionantes.

Com 1,65 metro de altura e pesando supostamente apenas 32 quilos, a modelo francesa Isabelle Caro posou nua para uma campanha antianorexia de uma marca italiana em 2007.
A face magra e o corpo macilento, corroído pelo problema alimentar, apareceu em outdoors e em jornais durante a semana de moda de Milão. Na ocasião, havia uma crescente preocupação sobre o uso de modelos excessivamente magras nas passarelas, e Caro queria chamar a atenção para o problema da anorexia.

A capa da revista Vanity Fair, que trazia a atriz Demi Moore grávida de sete meses, em 1991, mudou percepções ao redor do mundo sobre beleza na gravidez.
O "efeito Demi" foi contundente, e, hoje, a pose feita pela atriz se tornou quase lugar-comum para mulheres grávidas.
Poucas décadas antes, as roupas para mulheres grávidas tendiam a ter grandes laços no pescoço para desviar a atenção da barriga, mas a imagem foi considerada uma declaração pública sobre a beleza da forma feminina na gravidez.Em uma entrevista recente à Vanity Fair, a fotógrafa Annie Leibovitz (na foto acima, à direita), que fez o retrato de Demi Moore, disse que não a considerava "uma boa foto por si só", mas admitiu que a imagem definitivamente "ganhou vida própria".
Fonte:BBC Brasil/Fotos:Reprodução Getty Images

_________________________________________________________________________

Mortalidade feminina cai 12% nos últimos 10 anos

O Brasil reduziu em 12% a mortalidade feminina nos últimos 10 anos. No período de 2000 a 2010, houve redução da taxa de mortalidade de 4,24 óbitos por mil mulheres para 3,72. Este é um dos estudos do Saúde Brasil (edição 2011), publicação do Ministério da Saúde.
“Essa redução mostra que o país tem qualificado assistência à mulher, mas também demonstra que temos de continuar priorizando as causas dos óbitos das mulheres, como o câncer de mama”, reforça o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Todas as regiões do país tiveram suas taxas reduzidas. A maior redução foi verificada na região Sul do país (14,6%), seguida pela região Sudeste (14,3%). A região Centro-Oeste apresentou redução de 9,6%, enquanto as regiões Nordeste e Norte, apresentaram redução de 9,1% e 6,8%, respectivamente.
Fonte:Ministério da Saúde

  _________________________________________________________________________

Com lei sobre aborto, Uruguai caminha para ser o 'mais liberal' da América do Sul

17/10/12

 Algo inédito ocorre na América Latina, surpreendendo até mesmo muitos liberais: o Uruguai acaba de descriminalizar o aborto e os parlamentares ainda discutem a legalização da maconha.Ambas as iniciativas dão destaque internacional ao pequeno país de 3,3 milhões de habitantes, ainda que medidas de cunho conservador também estejam sendo debatidas no país.Nesta quarta-feira (17/10/12), o Senado uruguaio aprovou a descriminalização do aborto até o primeiro trimestre de gestação. A lei determina que mulheres (apenas cidadãs uruguaias) que queiram pôr fim à gravidez nesse período sejam submetidas a um comitê formado por ginecologistas, psicólogos e assistentes sociais, que lhe informarão sobre riscos e alternativas ao aborto.Se a mulher desejar prosseguir com o aborto mesmo assim, poderá realizá-lo imediatamente em centros públicos ou privados de saúde. Abortos que não sigam esses procedimentos continuarão sendo ilegais. Também é permitido o aborto em casos de riscos à saúde da mulher, de estupros ou de má-formação fetal que seja incompatível com a vida extrauterina, até 14 semanas de gestação.Caso seja aprovado também o projeto que legaliza a maconha, o Uruguai passa a ser uma exceção nos dois controversos temas e confirma uma tradição liberal cultivada desde o início do século 20 - o país, de Estado laico desde 1917, foi pioneiro regional ao permitir o divórcio de iniciativa da mulher (em 1913) e o voto feminino (decidido em plebiscito em 1927).O presidente Mujica - ex-guerrilheiro tupamaro que está no poder desde 2009 -, além de defender a despenalização do aborto, foi o impulsor do projeto que quer criar no Uruguai um monopólio estatal de produção e venda de maconha.Seu argumento é de que isso permitiria que os consumidores da cannabis deixassem de lidar com traficantes e de receber ofertas de drogas mais pesadas. Para Mujica, também se reduziria a violência relacionada ao tráfico e à criminalidade.Fonte:BBC Brasil (Atualizado em  17 de outubro, 2012 - 14:50 (Brasília) 17:50 GMT)

 _________________________________________________________________________

Maitê Proença revela que já traiu e foi traída

Foto:Divulgação TV Globo


Maitê Proença não descarta traição. Em entrevista à revista "Quem Acontece" desta semana, a atriz revelou que já traiu e também foi traída, afirmando, porém, que não acha impossível perdoar. "É só querer andar para frente em vez de ficar amarrada a algo", disse.
Ainda sobre o assunto, ela contou que acha possível a mulher trair mesmo quanto está feliz com a vida. Ela ainda relembrou a tragédia familiar que culminou no assassinato da mãe dela, quando Maitê tinha apenas 12 anos. O pai assassinou a mãe dela por ciúme.Fonte:gazetaonlinesul/softnews(09/08/12)

 

__________________________________________________

Londres 2012: Com controle hormonal, atletas do Brasil evitam TPM e menstruação nas Olimpíadas

 Da BBC Brasil em Londres

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) terá em Londres, durante os Jogos Olímpicos, uma ginecologista dedicada a atender as atletas brasileiras.Essa mesma médica está, desde 2011, acompanhando cerca de 70 atletas da delegação do Brasil (de um total de 123), que optaram por tomar medicamentos – anticoncepcionais hormonais ou anti-inflamatórios – para reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual ou mesmo evitar a menstruação durante os Jogos de Londres-2012.É o caso da ala Patricia Ferreira, a Chuca, da seleção de basquete, que se queixava de perda sanguínea excessiva, irritação e dores ao disputar partidas durante seu período menstrual."É legal ter controle sobre isso. Já tive anemia, então é bom não perder muito sangue", disse a jogadora à BBC Brasil. "Nosso jogo melhora e não nos sentimos tão debilitadas", afirmou.A perda sanguínea excessiva pode atrapalhar as atletas durante atividades aeróbicas, explica o médico britânico Christopher Hughes, consultor e palestrante em medicina esportiva das universidades Newham e Queen Mary."(Esse tipo de controle hormonal) já é amplamente usado em atletas de elite do esporte mundial", diz ele.Os tratamentos são individualizados, para encontrar as doses ideais para cada atleta e para prevenir efeitos colaterais da medicação, como dores de cabeça ou diarreia.Outra preocupação é evitar que o tratamento gere problemas com a Wada,a agência mundial antidoping. ____________________________________

Oito dicas para deixar os lábios bonitos e saudáveis no inverno

A médica Cristine Carvalho dá oito dicas para manter os lábios hidratados na época mais fria do ano. Ela adianta que lambê-los é uma atitude que deve ser evitada. Veja o que fazer.

1 - O inverno começa no dia 20 e a pele dos lábios pode sentir os efeitos do frio e do vento, deixando-os secos e rachados. "Para evitar que isto aconteça, é preciso aplicar um hidratante suave e espesso nos lábios, durante o dia e à noite, para servir como uma camada de proteção entre a boca e o vento áspero e seco do meio ambiente. É importante lembrar de passar o hidratante labial na hora de dormir, porque quando você dorme com o nariz entupido (algo muito comum no inverno),  provavelmente seus lábios ficarão mais secos no dia seguinte, devido à respiração pela boca que você fará durante toda a noite”, recomenda a médica Cristine Carvalho.

2 - Durante o inverno, o ideal é escolher um batom ou um protetor labial com uma textura mais grossa, o que significa que vai ser mais difícil esfregá-lo ou lambê-lo acidentalmente. “Há também as ceras protetoras para lábios, sem fragrância ou gosto que possa irritar a pele. O melhor é ignorar qualquer produto com muitos conservantes. Ingredientes naturais são muito eficazes, tais como o cacau, a manteiga de karité ou o óleo de abacate”, indica.

3 - Mesmo durante o inverno, a proteção solar labial também é essencial e não pode ser deixada de lado. Portanto, o ideal é optar, durante o dia, por um hidratante labial com FPS existente no mercado.

4 - Você pode suavizar a sensação de secura nos lábios, aplicando um esfoliante natural e caseiro. “Misture partes iguais de açúcar refinado com óleo de abacate ou abacate. Em seguida, passe esta mistura com os dedos suavemente sobre os lábios. Seja gentil, não faça força, pois a pele desta região é muito sensível”, ensina Cristine.

5 - Depois da esfoliação, aplique uma máscara caseira de hidratação. “Você pode misturar abacate, iogurte e mel. Em seguida, use o dedo mindinho para aplicar uma camada fina sobre os lábios. Deixe a máscara por uns 10 minutos antes de enxaguá-la”, explica.

6 - Quando os lábios estão secos pode ser incrivelmente tentadora a “solução mais fácil”: lambê-los. “Mas é preciso resistir. O melhor tratamento é nunca lamber os lábios ressecados, nem molhá-los com a língua. Isso só facilita que a umidade adicional se evapore rapidamente, o que deixa os lábios ainda mais secos. Para estes momentos, é bom ter um batom claro sempre por perto, útil para que você possa colocá-lo antes de ceder à tentação de dar uma lambida”, diz a médica.

7 - Uma dieta saudável também contribui para a boa hidratação da pele. "É preciso consumir com equilíbrio gorduras e óleos saudáveis para manter a pele, os lábios, os cabelos e as unhas menos secos. Salmão, abacate e azeite de oliva, além de muita água ajudam a manter os lábios hidratados”, reforça Cristine.

8 - “Para lábios saudáveis e hidratados, beijar é fundamental. Beije muitas vezes”, aconselha.

Fonte:gazetanlinesul.com.br(vidasaudável)

 ____________________________________________________

Ações da Rede Cegonha reduzem mortalidade materna em 21%

O Brasil registrou queda recorde nos números de mortes maternas em 2011, primeiro ano de funcionamento do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. Entre janeiro e setembro do ano passado, foram contabilizados 1.038 óbitos decorrentes de complicações na gravidez e no parto, o que representa queda de 21% em comparação ao mesmo período de 2010, quando 1.317 mulheres morreram por estas causas. Lançada em março do ano passado, a Rede Cegonha já destinou investimentos federais R$ 2,5 bilhões para qualificar a assistência à mulher e ao bebê. Com pouco mais de um ano, a iniciativa já atende 36% das gestantes no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as melhorias, o avanço no acesso das mulheres às consultas de pré-natal – em 2011, mais de 1,7 milhão de mulheres fizeram no mínimo sete consultas pré-natais. 

ESTRATÉGIA– A Rede Cegonha busca assegurar e prevê a expansão e qualificação de maternidades; leitos; Centros de Parto Normal; Casas da Gestante, do Bebê e Puérpera; o direito ao acompanhante no parto; exames de pré-natal; planejamento familiar, acompanhamento das crianças até os 2 anos de idade, entre outras ações. Todos os estados e o Distrito Federal já aderiram à Rede Cegonha. Fonte:Ministério da Saúde- http://portalsaude.saude.gov.br

_________________________________________________________________  

DEZ DICAS PARA MÃES DE PRIMEIRA VIAGEM

01) Amamentação 

As principais orientações a respeito da amamentação devem ser fornecidas por seu pediatra. É importante que seu bebê abocanhe toda a auréola e não apenas o bico da mama para evitar dor ou ferimentos. Escolha um lugar calmo e tranquilo e acomode-se em uma poltrona confortável com iluminação e temperatura amenas. Qualquer desconforto, estresse, ansiedade, medo ou insegurança pode prejudicar a saída do leite.

02) Excesso de leite

Quando a produção de leite é maior do que a capacidade de mamar da criança, seu seio fica cheio demais e haverá desconforto. Nesses casos, recomenda-se a extração manual do excedente. Se for necessário armazenar o leite, é importante consultar seu pediatra em relação aos procedimentos quanto à conservação para uso posterior.

03) Roupas

Um dos erros mais comuns das mães de primeira viagem é agasalhar demais o filho. Ele precisa ser vestido com roupas confortáveis que não impeçam seus movimentos e que estejam adequadas à temperatura. No verão, por exemplo, não se deve usar xales e luvinhas.

04) Soluço e cólica

São normais no recém-nascido devido à imaturidade do sistema gastrointestinal: você não precisa se apavorar porque tanto o soluço quanto a cólica vão passar. Para evitar isso, não se esqueça de deixá-lo em pé no seu colo, durante alguns minutos, e bata levemente nas suas costas para ele arrotar após as mamadas. A mamadeira deve ser dada com o bebê sentado no colo e não na horizontal. 

05) No berço 

Após as mamadas, seu bebê deve ficar de pé, no seu colo, para eliminar o ar (arrotar) eventualmente ingerido durante a mamada. No berço, seu anjinho deve ser colocado de barriga para cima e nunca de bruços. 

06)  Sono e repouso

É natural que o seu bebê novinho durma muito. Ainda assim, ele precisa de um lugar silencioso e calmo com iluminação controlada. Esses momentos de descanso podem (e devem) ser aproveitados também por você, já que seus horários de sono e vigília costumam ser comprometidos pela amamentação.

07) Umbigo

Normalmente o coto umbilical 'cai' depois de poucos dias. Em geral, entre o sétimo e o décimo dia de vida e a mãe deve seguir rigorosamente as recomendações médicas. Se você observar vermelhidão na pele ou um odor forte no coto umbilical, converse com o seu pediatra, pois esses sinais não são normais. 

08) Banho

A dica é não encher muito a banheira para que o banho seja mais seguro. Quanto à temperatura da água, ela não dever ser fria, mas também não pode ser muito quente. Para você fazer essa verificação não é preciso usar termômetro: o cotovelo ou seu punho são suficientes para identificar se a água está adequada. 

09) Choro

Com o tempo, você aprenderá a diferenciar os diferentes “tipos de choro” do bebê. Há choro de fome, de sono, de desconforto (por exemplo, por excesso de agasalho) e há o choro de dor. Mas isso não acontecerá de forma instantânea: aos poucos, você ganhará confiança para diferenciar cada um deles. 

10) Tabaco e álcool

O uso de tabaco e álcool não é recomendado durante a gravidez nem durante a amamentação.

Fonte:http://estilo.br.msn.com/tempodemulher 


_____________________________________________________

Já pensou em interromper a menstruação? Conheça as técnicas indicadas pelos médicos

Menstruar ou não menstruar, eis a questão que ainda divide médicos e mulheres. Ainda assim, interromper a regra mensal é uma prática procurada por quem quer por fim às cólicas, dores de cabeça e todos os sintomas da tensão pré-menstrual.

 Antes de fazer a sua escolha, é válido fazer um debate com seu ginecologista de confiança sobre o tema.  Para a ginecologista e obstetra Dra. Denise Gomes, o primeiro passo é conhecer o significado do sangramento vaginal, entender as consequências de sua interrupção e avaliar os benefícios da rotina feminina. “A menstruação é quando o endométrio, camada que envolve a cavidade do útero, é criado, mensalmente, para preparar o corpo para a gestação. Quando a gravidez não ocorre, o endométrio descama e é liberado através do sangramento para ser novamente criado no mês posterior”, explica.

Como interromper?
Os anticoncepcionais que utilizam somente o hormônio progesterona são os mais utilizados no caso da interrupção da menstruação, porque impedem a síntese natural dos hormônios femininos, a formação do endométrio, e por consequência o sangramento. Os efeitos indesejados dessa opção são sutis, mas existentes. “O uso ininterrupto dos hormônios pode gerar sangramentos irregulares no início do tratamento. Além disso, o fim da menstruação pode acarretar em aumento da oleosidade da pele e acne para algumas mulheres”, afirma a médica. O cessar da menstruação também pode esconder sintomas de problemas nas glândulas da tireoide e suprarrenal e, por isso, pode ser perigoso para a saúde feminina, se não acompanhado de um médico especialista. 

 Muitas mulheres acreditam que esse método pode causar dificuldades às que desejam engravidar, mas a ginecologista afirma que ele não interfere na fertilidade.  “Os métodos hormonais não causam infertilidade permanente. Alguns meses após a interrupção do tratamento, as mulheres estão aptas para a fecundação, mas é imprescindível visitar o ginecologista regularmente para verificar alterações indesejadas e controlar as taxas hormonais”, orienta a médica. Quanto aos benefícios de interromper as regras mensais, estes anticoncepcionais hormonais reduzem o risco de surgimento de endometriose, miomas uterinos, câncer no endométrio, combatem cólicas menstruais e auxiliam no combate à anemia e à tensão pré-menstrual.

 Opções de tratamento
Para tomar a melhor decisão é preciso conhecer os métodos disponíveis, entre eles a injeção trimestral de progestogênio, que tem como vantagem evitar o desgaste do fígado, mas também pode causar retenção de liquido, dores de cabeça, aumento de peso e sangramentos irregulares.Também se encontram no mercado implantes de uso intradérmico que têm duração de três anos e devem ser manuseados pelo médico.  O DIU é a opção mais duradora, pode evitar a menstruação e a gravidez por até cinco anos e reduzir significativamente os sintomas pré- menstruais. “Depois de avaliar todas as vantagens e desvantagens da interrupção da menstruação, cabe às mulheres e aos médicos decidirem os métodos aplicados para interromper a menstruação de forma saudável”, finaliza a ginecologista Denise Gomes.


Fonte:Ana Paula Alcântara-Portal Terra.com

_____________________________________________________

 Cortes e estilos de cabelo para a próxima estação

A estação do Outono muda e as cores e cortes exibidos por aí também. O hairstylist Fabiano Mazini, da rede de salões Walter’sCoiffeur, anuncia o que deve fazer a cabeça das mulheres na nova estação. Segundo ele, os louros platinados dão lugar aos louros caramelo e perolados (que são cores levemente quentes).
O Sunkiss, beijo do sol em inglês, pontas com leve aspecto de que foram coloridas pela luz do sol sai de cena para dar lugar ao OmbréHair, a técnica consiste em deixar as pontas dos seus cabelos gradativamente mais claras do que a raiz, diferente de todas as técnicas conhecidas e adotadas pelos cabeleireiros.
Ainda segundo Fabiano, o marrom dourado é outra cor que é tendência para o outono e o aspecto dourado é obtido através de mechas mais claras e bem finas saindo da raiz e provoca luminosidade no rosto. Os ruivos devem puxar para o tom marrom acobreado, ensina.
Os cortes para o outono devem ser o mais assimétrico possível. A ordem da vez é modernidade, estão em alta os cortes arrojados com texturas nas pontas. Os cabelos curtos estilo ‘Joãozinho’ exigem o uso constante de pomadas e ceras para dar um ar rebelde.
Para os cabelos longos aposte em repicados intensos e pontas texturizadas e, garante, bom é que esse visual descansa o cabelo do secador e da chapinha constante dando assim tempo pro cabelo se recuperar dos danos do verão, completa Fabiano.

Fonte:folhadoes.com

_____________________________________________________

O que é Tensão Pré-Menstrual?
É uma combinação de desordens emocionais, físicas, psicológicas e de humor, que surgem após a ovulação (período fértil da mulher) e só termina quando inicia a menstruação.
Quais os sintomas mais comuns?
Sintomas relacionados com o humor: mau humor, irritabilidade, ansiedade, depressão, choro, hipersensibilidade, tristeza e raiva.
Sintomas Físicos: fadiga, sensação de empachamento (estômago cheio), sensibilidade na mama, acne, alterações no apetite (desejo de comer determinados alimentos), dores de cabeça, dores nas costas, cólicas, pés e mãos inchados, dores musculares e dores em geral.
Este quadro varia muito de mulher para mulher, quanto à duração e à gravidade. Acredita-se que até 80% das mulheres podem apresentar alguns destes sintomas, sendo que apenas 2% a 15% delas apresentam sintomas mais graves, que as impedem de levar uma vida normal durante esse período.
Quais são as causas?
Existem muitas teorias e algumas delas relacionam sintomas de humor com a flutuação hormonal da época da ovulação. Os hormônios sexuais acabam "mexendo" com produtos químicos do tecido cerebral que estão profundamente relacionados com humor e emoção.
Portanto, uma mulher geneticamente susceptível a tais alterações químicas, pode apresentar mais sintomas, alguns deles mais sérios, especialmente no período de 7 a 10 dias antes da menstruação.
Como é feito o diagnóstico?
Não existe nenhum exame laboratorial que detecte esta síndrome.
Alguns médicos podem sugerir que você faça um diário menstrual documentando, mês a mês, sintomas físicos e emocionais.
Através desses relatos se detecta a principal característica da TPM (Tensão Pré-Menstrual).
Quais os tipos de tratamento para TPM (Tensão Pré-Menstrual)?
Isso depende dos sintomas de cada mulher. Portanto, é imprescindível o acompanhamento médico.
Casos mais leves podem melhorar com a alimentação. Evitar sal (ajuda na retenção de água pelo organismo, que provoca o inchaço de mãos e pés), reduzir a ingestão de gordura animal, cafeína, álcool e açúcar refinado e eliminar o cigarro no período que antecede a menstruação, pode ajudar a reduzir sintomas como irritabilidade e fadiga.
Dependendo do caso, seu médico pode prescrever diuréticos (auxilia na eliminação de líquidos), analgésicos (para dores em geral), pílulas anticoncepcionais (eficaz na medida em que mulheres que tomam anticoncepcionais não ovulam e por isso não apresentarão TPM (Tensão Pré-Menstrual)).
Tudo o que ajude a eliminar o stress é importante, com pôr exemplo, exercícios físicos.
Atenção!
Somente seu médico sabe o que é melhor para você. Alguns remédios podem aliviar os sintomas físicos, mas não os emocionais, e vice- versa. Portanto, é importante que você converse com seu médico e conheça perfeitamente o seu organismo, para que o diagnóstico e o tratamento possam se realizar a contento.
O que há de novo em termos de prevenção?
Especialistas americanos relataram, recentemente, que mulheres testadas, que ingeriram diariamente 1.200 mg de cálcio (leite, beterraba, couve), tiveram, depois de três meses, redução considerável nos sintomas.
Outros especialistas sugerem o aumento de carboidratos complexos (macarrão e arroz), magnésio, zinco e vitaminas A, E e B6 na dieta, para alívio dos sintomas.

Fonte:nucleodamulher.com.br

_____________________________________________________

ORIGEM DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

Fonte:Portaldafamilia.org                           _______________________________________________________   

DIA 08 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER:

 ITAPEMIRIM CONCLAMA MULHERES PARA FESTEJAREM SEU DIA.

Dia 08 de março é mundialmente conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Em Itapemirim a data não vai passar em branco. Atendendo a solicitação da Prefeita Municipal Norma Ayub Alves, uma programação alusiva ao dia foi elaborada pelas Secretárias de Assistência e Defesa Social Riane Alves, Saúde Fabiana Donato, Turismo e Lazer Luciá Sampaio.

Dentro da programação que acontecerá das 13:00 às 17:00 na Praça Domingos José Martins, acontecerão apresentações musicais com crianças do PETI, COMUDI; realização de orientações voltadas para questões relacionadas às mulheres, como o auto exame da mama para detecção de câncer, coleta de material para preventivo de câncer de colo de útero, distribuição de preservativos, dentre outros.


“Nossa preocupação com a saúde das mulheres é constante. Nossa Secretarias colocaram à disposição das mesmas, diversos serviços. Neste dia pretendemos enfatizar a importância de tratarmos de forma mais enfática uma das temáticas que é de grande relevância a Lei Maria da Penha que trata da violência praticada contra a mulher e que deve ser denunciada”, frisou Norma Ayub Alves.


“Idealizamos também, um “Cantinho da Beleza” para que a profissional Andréia especializada em corte de cabelo possa dar um “trato” no look das participantes interessadas em mudar o visual”, frisou Riane Alves.

A Secretária Fabiana Donato, afirma que sua equipe estará a postos para atender a demanda no dia 08 de março e diz também que em casos de outras necessidades, as mulheres serão encaminhadas às unidades de saúde do município.
Para encerrar a tarde de atendimento e confraternização, as mulheres receberão, de lembrança bombons com cartão comemorativo.

PORQUE SE COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER?
Mundialmente vinculada às reivindicações femininas por melhores condições de trabalho, justiça e igualdade social, a passagem do Dia Internacional da Mulher, é um momento de reflexão sobre os abusos históricos contra as mulheres, mas também sobre as conquistas e mudanças sociais conseguidas.

Exemplo da violência recente sofrida pela mulher aconteceu este ano, em Anapu, no Pará, quando a irmã Doroty foi cruelmente assassinada por pistoleiros.

Ela lutava pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia e foi morta barbaramente em defesa dos ideais daqueles qua a tinham como mulher atuante.


Desvincular as lutas e conquistas da mulher a cada ano que passa não é possível, pois a própria criação do Dia Internacional da Mulher surgiu a partir de um episódio trágico, marcado e causado pela histórica repressão das mulheres.


Fonte: Assessoria de Comunicação e Cerimonial da PMI   ______________________________________________________

DEZ CONSELHOS PARA ESCOLHER O NOME DO BEBÊ

Evite que ele sinta vergonha sempre que for chamado.Um bom nome é aquele que tem uma sonoridade bonita, é fácil de escrever, pronunciar e lembrar. Ou seja: na dúvida, fique com o simples. Tenha em mente que o bem-estar da criança é o mais importante e não satisfazer um capricho dos pais. Pense se ela vai se sentir confortável vida afora sendo chamada assim.Para testar a escolha, escreva o nome, chame em voz alta, imagine diálogos onde ele aparece, combine com os sobrenomes da sua família... 

A decisão final você pode deixar para tomar quando o bebê nascer, olhando o rostinho dele vai que combina com Renata e não com Fernanda? Até a hora do registro, dá para mudar de idéia. Boa sorte!

1) Há quem diga que o nome é como um talismã, capaz de determinar a sorte de quem o carrega. Acreditando ou não, sempre vale investigar o significado do nome antes de escolher, nem que seja para efeito de desempate entre os candidatos. Às vezes, é uma bobagem Carolina, por exemplo, significa pequena fazendeira . Em outras, pode representar algo que você aprecia, como Letícia, cuja origem latina quer dizer alegria.

2) A popularização da numerologia é responsável pela grafia inusitada que muitos nomes receberam nos últimos tempos. Vogais e consoantes são acrescentadas para melhorar a sorte no amor, nas finanças e na saúde. Mas, antes de transformar uma Michele em Mychellee, pense sobre as dificuldades que isso pode trazer ao longo da vida de aprender a escrever o nome a vê-lo corretamente grafado nos documentos.

3) E por falar em modismos, pense bem antes de escolher um nome em outro idioma. Primeiro, é bom que ele seja escrito corretamente, como na forma original o inglês Jessica, por exemplo, tem algumas dezenas de variações por puro engano. Leve em consideração que nem sempre a pronúncia em português vai soar como o original. Por último, veja se ele combina com o sobrenome: Zahara da Silva é meio esquisito... 

4) O nome pode sugerir a origem, o contexto cultural, a época e até o lugar em que a criança nasceu. Davi e Sara são pistas de uma ascendência judaica, por exemplo. Costume antigo, outros nomes lembram o mês em que o bebê nasceu, caso de Júlio (julho) e Augusto (agosto). Reflita sobre as marcas que você quer (ou não) que seu filhote carregue. 

5) Cuidado com as armadilhas das homenagens. As junções de nomes de pais, avós, do que a mãe mais gosta com o preferido do pai podem soar estranho. Nem todas as Maritônias e Jocicléias ficam satisfeitas em ser chamadas assim. Pense se o motivo da escolha não é apenas vaidade pessoal. O bem-estar da criança deve vir em primeiro lugar. 

6) Ainda na categoria homenagens, os artistas, atletas, líderes políticos e personagens de livros, novelas e filmes são sempre uma fonte de inspiração. Mas é preciso ter bom senso. No futuro, sua filha roqueira pode detestar o nome de Sandy. 

7) Chamar o bebê de Júnior ou Neto pode dar uma boa idéia de continuidade e de homenagem ao futuro papai ou avô. Mas pode, também, inibir a individualidade da criança. Para alguns garotos, carregar o nome do antepassado em especial quando se trata de alguém ilustre pode ser um grande peso. Que tal uma identidade única? 

8) E por falar em originalidade, ela é bem-vinda mas sem exageros. A linha que separa o bonito do esquisito é muito sutil quando se trata de nomes inventados. Pense que o nome precisa sobreviver a décadas. Ou seja, daqui a 50 anos, seu filho vai continuar a carregá-lo, para bem ou mal. Como Kanayuanda e Kalayê vão soar no futuro? Detalhe: pesquisas americanas mostram que nomes muito exóticos são mal-vistos em seleções de emprego. 

9) É da nossa cultura diminuir os nomes ou dar apelidos às pessoas. Leve isso em consideração também: um nome muito grande, complicado ou estranho talvez seja pouco usado, porque será mais fácil chamar pelo apelido. Pior quando o nome dá origem a apelidos nada bonitos. Pense em todas as possibilidades! 

10) No caso de nomes compostos, sempre soa melhor escolher um básico como Maria ou Luís para somá-lo a outro mais forte. Misturas como Eduarda Vitória ou Rafael Ricardo não costumam funcionar e um dos nomes acaba aposentado. 

Fonte: Minhavida.com

_______________________________________________________ 

   Os cuidados para manter os cabelos bonitos e saudáveis

  Os cabelos devem receber cuidados durante o ano todo, mas especialmente no verão, quando ficam expostos à maior incidência solar e exposição à água do mar e de piscinas, merecem uma atenção especial para não ficarem
danificados.
A cabeleireira Elúsia Câmara, que deu entrevista ao vivo no ESTV 1ª Edição desta quarta-feira (18), para esclarecer dúvidas dos telespectadores sobre o assunto, responde a mais algumas perguntas que não foram respondidas no telejornal, por falta de tempo.
 
O que posso passar nos cabelos, que caem e quebram muito? Meu cabelo é liso.

O problema deve ser do couro cabeludo. Por isso, é recomendável - antes de fazer qualquer coisa para resolver o problema - que você procure um dermatologista.

Meu cabelo é grosso e avermelhado. Quando lavo, demora muito pra secar. Devo usar secador?

A vantagem do cabelo grosso é que ele é resistente e normalmente as cutículas não se abrem facilmente. Quando o cabelo demora a secar, é sinal de que está hidratado. Você pode usar secador sim.

É verdade que a escova progressiva agride muito o cabelo? Tenho criança de cinco meses. Posso fazer progressiva?

Se estiver amamentando, somente a escova de Argan pode ser feita, porque não tem reagente químico (nem formol).

Creme de massagem vendido em farmácia hidrata?

Se for de uma marca conceituada, hidrata sim. Procure os que contenham vitaminas e aminoácidos.

Tem problema fazer hidratação nos cabelos toda semana?

Sim, tem problema. O recomendado é hidratar os cabelos a cada 15 dias e fazer reconstrução (processo em que se usa chapinha) uma vez por mês.

Para cabelo cacheado, é melhor usar filtro solar ou hidratante?
Quando os cabelos vão ficar expostos ao sol, o recomendado é usar filtro solar. Hidratante não é para ficar nos cabelos, caso contrário, causa danos. Para cabelos cacheados, o ideal é usar leave-in (creme sem enxague). E melhor ainda é leave-in com filtro solar.

Fonte: GazetaonlineSul (18/01/12)

_______________________________________________________

Escolha a cor da sua roupa para o ano novo

 Todo ano é a mesma dúvida: qual cor de roupa eu devo usar para a passagem do ano? Será que realmente o branco é a cor mais indicada? O que vale realmente é a sua intenção quando usa determina cor, pois so isso que potencializa seu efeito. É possível passar a virada do ano com uma cor diferente, ou seguir a tradição e utilizar o branco, mas combinado com outras cores.


Confira abaixo o significado de cada cor e aprenda como usá-las.

Vermelho
É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade. Também é estimulante e impulsiona novos projetos e ideias. Se você quer iniciar o ano pensando em coisas novas ou buscando uma paixão arrebatadora, use no reveillon uma peça de roupa vermelha. Pode ser uma lingerie, um acessório ou um batom marcante. Para os homens, vale apostar em uma peça íntima nessa cor.
Amarelo
É a cor da inteligência e da criatividade. Também é ativadora e dinâmica, traz muitas ideias, e é bastante conhecida por simbolizar a prosperidade e o dinheiro. Se você precisa dessa energia em sua vida, que passar a virada do ano com um vestido ou uma sandália nessa cor? Os homens podem apostar em uma bermuda amarela bem transada. Aproveite que agora está na moda combinar cores intensas e crie um look descolado para o ano novo.
Laranja
É a cor da coragem e ousadia, portanto ajuda a buscar novos desafios. Se anda precisando de uma forcinha extra para se envolver em algum projeto ou situação, use no reveillon uma blusa nessa cor, combinando com uma saia, calça ou bermuda branca.
Uma outra dica é utilizar uma roupa toda branca e arrematar o look com um cinto na cor laranja. Você também pode inovar com acessórios ou sapatos laranja. Bem ousado não?
Verde
É a cor do equilíbrio, para quem busca entrar em 2012 com muita tranquilidade. Acho que todos nós precisamos dessa cor, não é mesmo? Use roupa íntima verde, ou utilize na maquiagem tons de sombra verde claro e escuro.
Azul
É a cor da paciência, harmonia e serenidade, além de tranquilizar o corpo e a mente. Ao usar o azul na virada do ano, a proposta é entrar em 2012 de maneira zen, mais tranquila e sossegada.
Nesse caso, utilize uma peça de roupa íntima, calça, saia ou camiseta na cor azul. Também é possível usar roupa branca e apostar em bijouterias ou acessórios nessa cor, como colar, relógio, ou enfeites de cabelo. O importante é usar a criatividade.
Violeta ou Lilás
É a cor da espiritualidade e da transformação. Quem busca momentos voltados ao autoconhecimento, pode usar alguma peça de roupa ou acessório nessa cor, combinando com o branco.
Rosa
Trabalha afetividade, amor, harmonia e união, ajudando no equilíbrio dos relacionamentos pessoais. Essa cor deve ser usada principalmente por quem busca um relacionamento afetivo estável e duradouro. Vale usar um acessório, uma peça íntima ou a maquiagem em tons rosa claro ou escuro. Mescle essa cor com o tradicional branco.
Se acha que o rosa é uma cor um pouco apagada, escolha tons mais fortes. Mas é importante lembrar que independente da tonalidade, ao ser usada na virada do ano, a cor atrai a energia do amor.
Branco
Essa cor é sempre bem-vinda na virada do ano. Falamos dela acima em combinação com outras cores, mas se você deseja passar o réveillon apenas de branco, também é válido. A cor remete paz e é tradição para algumas pessoas.
Sinta no coração o que realmente está precisando mais para 2012 e aproveite as dicas das cores para o ano novo. O mais importante é você se sentir bem com a produção que escolher.

Que 2012 seja um ano de muita energia positiva para todos nós!

Fonte: Portal MSN Entretenimento-Solange Lima
_______________________________________________________

Banheiro público: inimigo das mulheres

Coloque protetor de assento no vaso para evitar contato direto. Na falta dele, use papel higiênico para forrar a tampa do vaso.

Banheiro é o cômodo que mais exige cuidados com limpeza para evitar a contaminação por micro-organismos. Utilizá-lo fora de casa é uma dificuldade para qualquer pessoa, mas as mulheres são as mais prejudicadas, já que a sujeira costuma ser o problema dos toaletes em locais de grande movimento.
Hepatite A, parasitose e candidíase são problemas de saúde que podem estar escondidos nos banheiros de casas noturnas, restaurantes e terminais de transporte público. “É raro acontecer, mas doenças sexualmente transmissíveis também podem ser adquiridas neste ambiente”, diz Carlos Starling, diretor científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Cuidado nunca é demais para evitar a contaminação. Fique atenta a feridas na pele, pois elas são porta de entrada para os micro-organismos. Verifique a limpeza do banheiro, se há sabonete líquido, papel ou ventilador para secar as mãos, se há suporte para bolsa e protetor de assento. “Ao perceber que o sanitário não apresenta condições adequadas, evite usá-lo”, sugere Starling. Se a necessidade fisiológica falar mais alto, evite encostar-se ao vaso e colocar a bolsa no chão.
Lave as mãos
Parece bobagem indicar a lavagem das mãos, mas não é. Segundo Starling, parte das mulheres não lava as mãos antes de sair do banheiro, dando espaço para um dos principais meios de contaminação de doenças como bactérias, vírus e vermes.
Bolsas a tiracolo
Jamais deixe bolsas no trinco da porta ou chão do banheiro, pois são locais contaminados por agentes que causam infecção do sistema gastrointestinal. Vale lembrar que, na sequência, provavelmente o acessório será colocado dentro de armário, no colo e no banco do carro, levando a contaminação mais longe ainda. “Também não se deve deixar em cima da pia do banheiro”, recomenda o especialista da SBI.
Longe do vaso sanitário
Alguns banheiros oferecem protetores de assento para evitar que as mulheres tenham contato direto com o vaso. Quando não houver, vale colocar papel higiênico na borda da bacia. No mercado, ainda existem cones que se acoplam na vulva e deixam a urina escorrer direto no sanitário.
A toalha é sua
Preferencialmente a toalha deve ser descartável, mas quem mantém o hábito de levar sua própria toalhinha na bolsa não deve compartilhá-la. Assim se evita qualquer possibilidade de contágio entre quem usa e empresta.
Sapato nos pés
Não coloque os pés em contato direito com o chão de banheiros públicos. Quando for trocar o sapato, pise em cima do outro par ou faça uma “cama” de papel higiênico e coloque o pé.
Tampa fechada
Quando chegar a hora de dar a descarga, abaixe a tampa do vaso sanitário. Ao acionar a água, é formada uma nuvem com partículas microscópicas de líquido com bactérias. Por serem leves, elas circulam pelo ambiente e acabam presas na roupa.

Fonte Portal Terra
(Saúde para elas)

_______________________________________________________  

CABELO:



Qual é o melhor corte de cabelo para o formato do seu rosto?
Fique sabendo...
Quantas vezes não temos vontade de mudar o visual e ficamos com medo de piorarmos ainda mais a situação. Pois é, quando esta mudança inclui cortar o cabelo, ficamos com mais receio ainda. Por isso, resolvemos dar umas dicas para lhe deixar mais segura:



FORMA TRIANGULAR OU DE CORAÇÃO

 
Você tem o rosto de coração? Então seu rosto é mais largo na testa, afilando-se no queixo, pequeno e pontudo. Procure alongar a área entre o queixo e seus lábios. Os rostos com formato de coração necessitam um estilo de suave ondulado. O comprimento na altura do queixo é perfeito. O objetivo é criar a largura em torno de seu queixo estreito. O melhor look: todo cacheado/ondulado.Você deve também levar em consideração os seus traços. A regra é valorizar o que você tem de mais bonito.
O cabelo escovado e dividido ao meio pode fazê-lo parecer mais longo e ressaltar os olhos, enquanto o cabelo abaixo do queixo deixa o rosto mais curto e faz o queixo parecer mais largo e arredondado. Para cabelos longos recomenda-se também repicar abaixo do queixo para se obter um leve volume nas laterais.O tipo do cabelo pode também determinar o melhor look para o rosto triangular. As formas suavemente cheias trabalham melhor para quem possue traços suaves como boca ou nariz pequeno. Os estilos liso e reto podem deixar o rosto parecer menor, mais largo e arredondado. Sempre que possível, incorpore a característica natural do cabelo (cacheado, ondulado, ou reto) ao seu estilo.


FORMA OVAL

 
O rosto oval é considerado o ideal. Pense em um ovo e você têm a forma oval na mente. Sua testa e maxilar são quase da mesma largura, enquanto a cabeça/cume e o queixo terminam em pontos sutil/ delgado.
Esta forma pode usar qualquer estilo com elegância! Despenteado, repicado em camadas, com ou sem volume, comprido ou curto, apenas neste formato qualquer estilo servirá de forma equilibrada.
Entretanto, você deve levar em consideração as suas características faciais, ressaltando o seu melhor. Por exemplo, um rosto oval com um nariz grande pode ser melhorado com altura acima da testa, como um topete. Os estilos sem volume, lisos, farão um nariz grande parecer mais cheio e mais largo do que é.Seu tipo de cabelo determinará também o melhor estilo. O formato do seu rosto é somente o ponto de partida.


FORMA REDONDA
 
Você tem o rosto bem redondo? Seu rosto é circular, com um look cheio? O rosto redondo é mais curto e mais largo do que um rosto oval.
Neste caso o objetivo do seu hairstyle é criar uma aparência oval e afinar o rosto utilizando fios médios e longos. Promova a altura no alto da cabeça e não utilize cortes com muito volume nas laterais, bem como o estilo chanel. O comprimento do cabelo deve estar abaixo do queixo, podendo, em caso de cabelos lisos, ser desfiado em sua altura.
Ao procurar um estilo moderno clássico, o look despenteado é perfeito para um rosto redondo. Para aquelas com cabelo curto, os fios de "costeleta" suavizam e lisonjeiam o rosto.Ao levar em consideração os traços do rosto, decida se você quer destacar seus olhos ou seu nariz. Uma franja pode acentuar seus olhos, enquanto um "topete" pode equilibrar a silhueta de seu nariz. Seu tipo de cabelo determinará também o melhor estilo.


FORMA QUADRADA
 
É caracterizado por possuirem um maxilar e uma testa larga, com menos distância entre as temporas e o queixo, comparativamente aos outros tipos de rosto. Isto dá-lhe uma aparência "compacta".
Suavize as bordas de seu rosto quadrado dirigindo uma franja com suave ondulado para baixo, sobre suas temporas. O estilo chanel com franja também é recomendado.
O cabelo longo deve ser abaixo dos ombros. Para o curto, mantenha o estilo de forma arredondada ao redor do rosto e elevado no alto da cabeça como por exemplo o uso de um topete ou outros cortes que dão volume nesta região.O comprimento do cabelo deve ser acima ou abaixo da linha do maxilar e não nele. Insista sempre em camadas e nunca em um único comprimento ou dividido ao meio. Estes tipos acentuam os traços do rosto quadrado ao invés de suaviza-lo. Se puxado para cima, jogue com fios do cabelo em torno do rosto.

Fonte:renovart.kit.net/materia_01.htm
_______________________________________________________

CASPA:

Esclareça os 5 mitos sobre a caspa

A caspa é um dos problemas capilares que mais afligem homens e mulheres. Motivos para isso não faltam. Além de incômoda, causando coceira no couro cabeludo, ela deixa uma aparência suja com aqueles pontinhos brancos que caem até na roupa. Este, inclusive, é um dos maiores equívocos em relação ao problema. Caspa não é sinônimo de falta de higiene, garantem os tricologistas Ademir Júnior e Luciano Barsanti e as dermatologistas Denise Steiner e Gisele Barbosa.

Homens têm mais propensão a ter caspa do que mulheres.

Verdade, pois os homens têm maior produção de sebo e possuem um couro cabeludo mais frágil, por essas razões são mais propensos a terem caspa. Entretanto, também temos que levar em consideração os agentes internos e externos causadores do problema – como estresse, banhos muito quentes e uso de bonés e lenços – que atingem homens e mulheres na mesma proporção.

A caspa é mais comum em quem tem cabelos escuros ou claros.

Difícil saber com exatidão, pois não existem estudos científicos que comprovem esta afirmação. O que acontece é que a caspa normalmente é mais visível em cabelos escuros, por conta da cor clara da pele descamada.

Mesmo depois que a caspa desaparece, deve-se continuar com o tratamento

Verdade, pois o tratamento assim que a caspa desaparece é um erro que a maioria das pessoas comete. Para ficar livre dos ‘pontinhos brancos’ é necessário seguir o tratamento, com o uso contínuo do anticaspa, pois sua ação preventiva evita que o problema reapareça.

Lavar a cabeça mais vezes ajuda a acabar com a caspa

Mito, pois a caspa não é causada por uma falta de higiene pessoal. Por isso, não é preciso lavar os cabelos mais vezes que o usual. Pelo contrário. O aumento do número de lavagens por inclusive agravar o problema, uma vez que pode irritar o couro cabeludo e causar maior descamação.

Deixar de usar condicionador é uma solução

Mito, pois isso só irá deixar seus fios ressecados. O condicionador anticaspa usado adequadamente pode ser um ótimo aliado para ajudar a eliminar a caspa com eficiência e ainda manter os fios saudáveis, brilhantes e hidratados.

_______________________________________________________

OLHEIRAS:

Para quem quer acordar linda, precisa antes de tudo mudar a maneira de dormir

Inchaço no rosto, cabelo bagunçado e olheiras escuras são sinais de uma noite mal dormida. Pode acontecer devido a muitas razões, entre elas, o seu estilo de sono, dormir com maquiagem e até roupa de cama de algodão. Mas você pode se livrar disso. O site Our Vanity listou algumas dicas para acordar linda todos os dias, mesmo se for de manhã cedinho.
Mude a maneira de dormir
Para quem quer acordar linda, precisa antes de tudo mudar a maneira de dormir. De acordo com pesquisas, pessoas que dormem de barriga pra baixo são mais propensas a acordar com olheiras. E quem dorme na com a cabeça pra trás precisa de mais um travesseiro para não acordar com a cara inchada.
Evite refeições pesadas, cafeína e álcool antes de dormir
Comer refeições pesadas pouco antes da hora de dormir pode provocar problemas com a digestão e as olheiras aparecerem. O mesmo vale para a cafeína, uma vez que provoca insônia. E, o álcool, apesar de ajudá-la a adormecer mais rápido,como toda bebida forte tem efeito diurético que faz com que a pele fique seca.
Nunca durma com os cabelos molhados
Nunca vá dormir com os cabelos molhados, se você não quer ter um bad hair day. É melhor secar um pouco antes de deitar e fazer uma trança. Mas não trance seu cabelo com força, pois ele cria estresse em sua pele facial e pode provocar rugas.
Opte por fronhas de cetim
É melhor dormir sobre uma almofada de cetim do que de algodão. Se não tiver, use um lenço de seda.

Fonte: Portal Terra
30/10/11
_______________________________________________________

MAQUIAGEM:

Maquiador ensina passo a passo de dois makes de verão
  A preparação da pele é fundamental, usando produtos como primer, para disfarçar linhas de expressão e poros dilatados.

A maquiagem de verão vem com glamour, cores e brilhos. Para ficar linda a qualquer hora do dia, o maquiador Fernando Torquatto criou dois passo a passo que garantem um look natural e alegre para o dia, ou mais ousado e sofisticado, para a noite.
"O glamour e o colorido dos anos 1970 estão de volta em cores marcantes, formatos diferenciados e brilhos intensos. O segredo é calibrar tudo isso de uma forma que a mulher se sinta bonita e confiante", disse o profissional, consultor estratégico de O Boticário para a linha de maquiagem Make B.
Para o dia, a sugestão é uma maquiagem moderna e natural, com sombra de tons que vão dos neutros com um toque de violeta. E nos lábios, um rosa que acende o visual. No make de noite, os olhos ganham mais presença, misturando tonalidades de azul, que contrasta com o tom alaranjado da boca.
Nos dois, a preparação da pele é fundamental, usando produtos como primer, para disfarçar linhas de expressão e poros dilatados, base com textura leve, iluminador e primer específico também para os olhos. Os produtos ajudam também na durabilidade do look. Confira o passo a passo das duas sugestões.

CABELOS:

O hairstylist Rodrigo Cintra lança o livro Como seu Cabelo pode Transformar seu Visual com dicas eficientes para cuidar dos fios, sem precisar pedir ajuda a um profissional
Confira 5 mitos e verdades que o especialista aborda no livro.
Xampu
Não é bom usar sempre o mesmo xampu. Os cabelos "acostumam" e o produto perde o efeito

Mito: Quem acostuma com o xampu é você, não os seus cabelos. Se enjoar do perfume ou da textura de um produto, mude, mas não acredite que o xampu "perde" o efeito se você não variar.

Preço
O preço tem tudo a ver com a qualidade. Produtos mais caros sempre são melhores

Mito: Não se iluda: existem produtos caríssimos que não são tão bons assim, do mesmo modo como há muitos que, apesar de custarem bem menos, são ótimos. Na hora de escolher, confie sempre nas marcas mais conhecidas - as que estão no mercado há mais tempo geralmente são as que investem em pesquisas e oferecem boas opções.

Água fria
Lavar os cabelos com água fria faz bem para a beleza e a saúde dos fios

Verdade: O uso constante de água muito quente danifica os fios, favorece o ressecamento e pode até provocar descamações no couro cabeludo. Com água fria, as cutículas não abrem durante a lavagem e isso se reflete em mais brilho para os cabelos.

Frequência
Lavagens frequentes aumentam o ressecamento

Mito: Não, se você usar o xampu adequado, lavar os cabelos todos os dias não resseca nem enfraquece os fios. O problema não é a lavagem em si, mas sim ouso exagerado do secador: você pode lavar os seus fios até mais de uma vez por dia, se for necessário, mas não deve secá-los com secador ou chapa todas as vezes.

Oleosidade
Se os cabelos estão caindo muito, é melhor lavar menos vezes

Mito: Não existe nenhuma ligação entre a lavagem e a queda dos cabelos. Pelo contrário, o excesso de oleosidade favorece a perda de fios. O correto é lavar o cabelo todos os dias.


UNHAS:

Brilho e efeitos: confira as novidades para unhas no verão

Tons fortes e efeitos, como os metalizados e craquelados, estão entre os principais lançamentos para a temporada verão 2011/2012 para as unhas. Cores cintilantes aparecem, além dos tradicionais prata e dourado, e ganham as versões verdes, azuis, roxos e lilases.
Muitos produtos oferecem a opção de mudar o efeito, caso sejam aplicadas coberturas especiais ou bases para brilho extra. A secagem rápida parece agora ser regra e o benefício acompanha a maioria dos lançamentos. Confira algumas das principais novidades na aba acima.

Fonte Portal Terra
_______________________________________________________

MÃES DE PRIMEIRA VIAGEM


Segundo a ginecologista Nadie Patrick Tolezani, o primeiro trimestre é o mais crítico de toda gravidez. Nessa fase, acontece a maioria dos abortos espontâneos e ameaças de aborto.
Um aborto espontâneo é o termo médico para o término acidental de uma gravidez antes da vigésima semana de gravidez.
A maioria dos abortos espontâneos, entretanto, ocorre dentro das primeiras 14 semanas de gravidez.
No decorrer da gestação, a morte do feto ocorre devido à doenças maternas, vida irregular da mãe, tabagismo, insuficiência da placenta e por infecções, como a toxoplasmose. Anemia, diabetes sem controle e pressão alta, por exemplo, também são fatores de risco para a gravidez.
Para prevenir essas fatalidades, o principal cuidado é o pré-natal. Ele deve ser feito desde o dia em que a mulher descobre que está grávida e qualquer diferença notada pela gestante deve ser informada ao seu médico. “É preciso contar tudo para o ginecologista, cólica, perda de sangue, se a criança não se mexer”, diz Nadie.
Nos primeiros meses de gestação, toda atenção é necessária, inclusive em relação à alimentação. Deve-se reduzir o consumo de café e chás, pois a cafeína aumenta o risco da bebê nascer com baixo peso. Evitar cigarro, bebidas alcoólicas, ingerir carne crua ou mal cozida e também não fazer exames de raio-x, ter contato com produtos químicos e se auto-medicar, de maneira alguma.
Outro cuidado importante diz respeito aos animais domésticos. As fezes dos bichinhos (em especial os gatos) pode se transformar um risco para a gestante devido a infecção por toxoplasmose.
Superados os transtornos e a perda emocional, é possível engravidar novamente após a perda de um bebê. Os médicos normalmente recomendam esperar até que tenha passado pelo menos uma menstruação antes de tentar engravidar novamente, “Tudo depende da causa. Se foi doença da mãe, ela deve se tratar primeiro”, explica a médica.

Fonte - MBPress
_______________________________________________________

ENJÔOS NA GRAVIDEZ

 Ouvimos falar de enjôos na gravidez a nossa vida toda mas, não temos lá muita certeza e uma vez ou outra até achamos que é frescura de algumas mulheres. Mas qual é mesmo a verdade por trás disso? Vamos ver se conseguimos esclarecer aqui alguns fatos sobre enjôos.
 
1. O que é e porquê ocorrem.
 
Felizmente, essa náusea da gravidez é limitada, geralmente é um problema apenas do primeiro trimestre de gravidez e, para algumas mulheres nem ocorrem. Em alguns poucos casos esse mal-estar pode ser mais forte e atravessar o segundo trimestre também e, se a mulher estiver perdendo peso por não conseguir comer ou não conseguir manter nada dentro do estômago, ela deve procurar um médico para ser examinada.
Por mais desconfortável que possa ser para a mãe, para o bebê está tudo perfeitamente bem. E aqui estão algumas dicas para passar por esse período com menos dificuldades.
• Faça mais refeições por dia, uma a cada duas horas e coma pequenas porções. Se possível, durante a noite também.
• Bolachas água e sal e torradas podem ser uma boa dica para o café da manhã. Bem como cereais e sucos de frutas.
• Evite odores fortes, comida gordurosa e fortes temperos. Algumas mulheres não toleram leite, ovos ou carnes nessa época.

• Fique longe de álcool e cigarros. Limite a quantidade de café.
• Tomar 50mg de Vitamina B6 duas vezes por dia pode ajudar muito. A B6 ajuda o corpo a metabolizar alguns aminoácidos (proteína) e, por sua vez podem ajudar a diminuir o mal-estar. Peça permissão ao seu médico.
• Já que ferro é difícil de digerir. Não tome suplementos durante o primeiro trimestre. (mas se você estiver anêmica, é melhor fazer uma força e tomar sim).
• Para muitas mulheres, colocar limão na água ou em chás, ajuda a diminuir os enjôos.
 
2. Quanto tempo dura?
 
No que diz respeito à gravidez, é quase que impossível comparar duas mulheres, e falando em enjôos e náuseas pior ainda. Esse mal-estar que você está sentindo pode durar poucas semanas ou poucos meses. (Às vezes pode durar mais, mas já é raro). Ao final do terceiro mês muitas mulheres param completamente de sentir qualquer náusea, enjôos e ela começa a sentir perfeitamente bem. Mas infelizmente, algum enjôos pode ainda voltar a ser sentido causado por algum odor ou algum alimento mas isso varia de mulher para mulher.
 
3. A minha náusea e mal-estar podem afetar o bebê?
 
Desde que você esteja tendo uma alimentação balanceada, consiga manter comida no seu estômago, (vomitar é normal, mas não tudo o que você come), e está tomando bastante líquidos, o seu bebê estará bem.
 
A maioria das mulheres passando por enjôos, percebem logo o que faz mal, o que faz bem e a que quantidade.
 
4. Náusea e enjôos: é normal?
 
É absolutamente normal. Mas pode também não ocorrer.
Pesquisas mostram que entre 60 e 80 % das mulheres sofrem de enjôos durante o primeiro trimestre da gravidez. Umas mas intensas que outras. Todo esse enjôo e mal-estar significam que o seu corpo está tornando o ambiente mais receptível para o feto. E é um fato que, as mulheres que passam por essa experiência têm menos riscos de terem um aborto natural.
 

 Alimentação durante a gravidez
 
Ao saber da gravidez, uma das primeiras preocupações que temos é quanto à alimentação pois queremos o melhor para nosso filho. E isso é muito bom porque nossa alimentação tem tudo a ver com a saúde e bem estar do bebê e da mamãe também. Muita gente ainda acredita que agora é necessário comer por dois. Só que não é bem assim. Na verdade, a futura mamãe só precisa de 300 calorias a mais por dia durante os segundo e terceiro trimestre do que ela precisava antes de engravidar.
Quantos quilos pode-se ou deve-se engordar é uma dúvida frequente. Dependendo das suas características físicas ou do seu peso antes de engravidar, o ganho de peso máximo poderá variar de 10 a 13 quilos até o final da gravidez. Durante o primeiro trimestre é quando muitas mães ganham boa parte do novo peso. Mas para aquelas mulheres que sofrem mais de enjôos poderá ser notada perda de peso ou nenhuma mudança.
Tanto o seu corpo quanto o pequenino dentro de você precisam de nutrientes e, você vai ter de prestar atenção especialmente à:

Calorias: Procure adicionar de 200 à 300 calorias extras por dia durante o segundo e terceiro trimestre. Essa quantidade não é muito mais do que a quantidade que você precisa normalmente mas é essencial para a saúde do seu bebê.

Proteínas: São essencias para o desenvolvimento dos tecidos, incluindo a Placenta, o sangue da mamãe e do bebê. Boas fontes de proteínas são, feijão, frango, peixe, carne ou ovos.

Cálcio: Esse mineral é necessário para o desenvolvimento dos ossos do bebê e também ajuda a previnir que a mãe venha a ter problemas de fraqueza nos ossos depois da gravidez. A necessidade do Calcio é crucial durante o terceiro trimestre, quando a formação dos ossos é finalizada. Se a mãe não está ingerindo Cálcio suficiente para o bebê, ele por sua vez vai se utilizar das reservas maternas para satisfazer as suas necessidades de desenvolvimento deixando a mãe em condições inapropriadas para a sua saúde futura. Não se esqueça de tomar leite, é uma fonte rica em Cálcio e também em proteínas.

Ferro: Um suplemento de Ferro é recomendado durante a gravidez pois, mesmo com uma alimentação saudável, é difícil conseguir todo o ferro que o seu corpo precisa. Geralmente uma quantidade de 30mg de Ferro por dia durante o segundo e terceiro trimestres é recomendada, mas certifique-se com o seu médico novamente. A maior parte desse Ferro o bebê precisa no terceiro trimestre pois ele está acumulando para uso nos primeiros meses de vida.

Ácido Fólico: Vitamina B necessária para a divisão de células. A ingestão de ácido fólico antes da concepção e durante os primeiros meses de gravidez ajuda a previnir imperfeições no cérebro e espinha do novo feto. Comece a ingestão com a recomendação do seu médico para a quantidade. Faça-o pelo menos um mês antes de engravidar porque essas imperfeições no feto se ocorrem, então é no primeiro mês de gestação quando muitas mulheres ainda nem sabem que estão grávidas. Um suplemento de vitamina é a melhor forma de assegurar que você está recebendo o que o seu corpo precisa durante a gestação. Inclua em sua lista de alimentação suco de laranja, espinafre e legumes.

Líquidos: Incluir mais líquidos em sua dieta é recomendado. Beba pelo menos entre 6 e oito copos por dia. Tomar menos que isso pode ser prejudicial aos seus rins e não se esqueça das visitas ao seu médico. O acompanhamento Médico é indispensável.

Fonte: Portal  E-Familynet.com
 ______________________________________________________

ATENÇÃO:

As informações e sugestões contidas neste Blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem a consulta, o aconselhamento e o acompanhamento do seu  médico de confiança, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Não é finalidade deste Blog a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu profissional de confiança.

_______________________________________________________

2 comentários:

  1. Gostei muito (: -Michelle Casarini

    ResponderExcluir
  2. Olá Michelle!
    Agradecemos o seu comentário e continuamos contando com o prestígio da sua visita ao nosso Blog com sugestões e críticas.
    Editor

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SUA SUGESTÃO/MENSAGEM
-Comente! Participe!
Estimado leitor, o Itapemirim On-Line reserva o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, ofensivos, obscenos, racistas ou que estimulem a violência.
O comentário anônimo não será publicado e nem terá resposta .
Mesmo escolhendo a opção anônimo, solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome.
Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos.
Agradecemos a sua participação!
Editor-Responsável

MAIS VISTOS DA SEMANA

Pesquisar este blog