BLOG DESATIVADO

Política


Promotor faz outra denúncia contra a mulher do prefeito de Colatina


BRASÍLIA (05/03/13) - Mais uma denúncia contra o mulher do prefeito de Colatina (PT), Maria Julia Deptulski, secretaria municipal de Assistência Social Trabalho e Cidadania, foi feita ontem.

O promotor de Justiça Marcelo Ferraz Volpato, acusou a primeira dama de desaparecer com o dinheiro de convênio no valor de R$ 768.575,78.

O dinheiro seria para "manutenção das atividades da Associação Solidária Menino Jesus, que prestará atendimento mensal em média 20 crianças e adolescentes em situação de abrigamento".

--Acontece que a referida instituição nunca abrigou sequer uma criança no município de Colatina, até porque não existe uma guia de abrigamento determinado pelo Juízo da Infância e Juventude de Colatina para referida instituição", afirma o promotor em seu despacho de 24 de janeiro deste ano.

Cópia da denúncia chegou ao gabinete do deputado Paulo Foletto (PSB), que forneceu para a Agência Congresso.

Com mais esse caso se complica a situação da primeira dama e do prefeito, Leonardo Deptulski, que já estão sendo investigados por vários órgãos de controle.

Na Ação Pública contra o município, o promotor pede que Maria Julia seja condenada ao ressarcimento da quantia correspondente ao repasse, acrescidos de juros de mora e corrigido monetariamente.

Também foi requisitado ao Banestes extrato da conta do FIA (Fundo da Infância e Adolescência). A primeira dama foi procurada por telefone mas não foi encontrada.

Fonte:Agência Congresso


______________________________________________________________

Prefeitos eleitos ontem tomam posse até abril

Brasília (04/03/13) - Nove municípios elegeram ontem (3) seus prefeitos depois que tiveram as eleições de outubro de 2012 anuladas. Os novos prefeitos devem assumir este mês ou em abril, de acordo com data definida pelos municípios. 
A anulação ocorreu porque os candidatos com mais de 50% dos votos válidos tiveram os registros de candidaturas rejeitados pela Justiça Eleitoral, em julgamento posterior ao pleito. As cidades são atualmente comandadas pelos presidentes das respectivas Câmaras de Vereadores.

Segue a relação dos prefeitos eleitos neste domingo: 

Balneário Rincão (SC) - Décio Góes (PT) é o novo prefeito. Ele venceu Jairo Custódio (PMDB) com 52,52% dos votos válidos. Dos 9.746 eleitores, 8.337 (85,54% do eleitorado) compareceram às urnas. Décio Góes ganhou a eleição para prefeito em outubro passado, mas seus votos não foram computados por ele ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010). Como a punição de oito anos sem direitos políticos, prevista na lei, terminou no dia 31 de dezembro de 2012, Góes se inscreveu para concorrer nesta nova eleição. Góes ainda possui processo a ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que pode impedir que assuma a prefeitura. A posse está marcada para o dia 1º de abril.

Campo Erê (SC) - Rudimar Borcioni (PT) venceu o pleito eleitoral com 55,98% dos votos válidos. Compareceram às urnas 5.942 eleitores do total de 7.121, 83,44% do total. O oponente era Itamar 

Andreatta (PSD). A posse está marcada para o dia 1º de abril.

Criciúma (SC) - Márcio Burigo (PP) venceu as eleições com 72,27% dos votos válidos. Em segundo lugar, Ronaldo Benedet (PMDB), com 11,89% dos votos, seguido de Fábio André Brezola (PT), com 10,26%; Américo Ricardo de Faria (DEM), com 2,51%; Cíntia dos Santos (PSTU), com 2,14% e Rodrigo Maciel (PCB), com 0,93% dos votos. Compareceram às urnas 112.105 dos 139.081, o que equivale a 80,6% do eleitorado. A posse está marcada para o dia 31 de março.

Tangará (SC) - Euclides Cruz (PSD) venceu Girlene Borsói (PMDB) com 52,29% dos votos válidos. No município, votaram 6.105 eleitores, 87,63% do total do eleitorado de 6.967. A posse está marcada para o dia 22 de março. 

Eugênio de Castro (RS) - Horst Daltro Steglich (PSDB) vence Sirlei Maria Reginaldo (PP) com 53,53% dos votos válidos. Compareceram às urnas 2.317 dos 2.587 eleitores, 89,56% do total. A Agência Brasil não conseguiu entrar em contato com o cartório eleitoral responsável pela eleição na cidade após o fim das eleições, não obtendo a data da posse até a divulgação da matéria.

Novo Hamburgo (RS) - José Luiz Lauermann (PT) é o novo prefeito do município com 55,84% dos votos válidos. O oponente era Paulo Roberto Kopschina (PMDB). Novo Hamburgo conta com um eleitorado de 177.240, dos quais 144.268 compareceram às urnas, 81,4% do total. A data da posse ainda não está definida. 

Camamu (BA) - Emiliana de Zequinha da Mata (PP) é nova prefeita de Camamu com 48,55% dos votos válidos. A candidatura de Emiliana foi lançada por Zequinha da Mata em outubro de 2012. Ele foi impedido pelo TSE de concorrer no pleito eleitoral e lançou a irmã. Luiz Oliveira da Luz (PRB) ficou em segundo lugar com 40,87% dos votos válidos, seguido de Noélia Maria Nascimento da Silva (PRP), com 10,58% dos votos. Os demais candidatos não receberam votos. Ao todo 16.837 dos 24.473 eleitores compareceram às urnas, 68,80% do eleitorado. A posse da nova prefeita está agendada para dia 20 de março.

Sidrolândia (MS) - Ari Basso (PSDB) foi eleito prefeito do município com 57,44% dos votos válidos. Ele venceu Acelino Cristaldo (PMDB). Ao todo votaram 23.536 dos 26.870 eleitores, 87,59% do total. A data da posse ainda não está definida. 

Bonito (MS) - Leonel Lemos de Souza Brito (PTdoB), conhecido como Leleco, venceu Odilson Soares (PSDB) com 50,47% dos votos válidos. Ao todo votaram 11.847 dos 15.962 eleitores, o que equivale a 79,23% do eleitorado. A data da posse ainda não está definida. Fonte:Agência Brasil

___________________________________________________________

Câmara acaba com pagamento do 14º e 15º salários de parlamentares

Brasília (28/02/13) - A Câmara dos Deputados aprovou, ontem (27), por unanimidade, projeto de decreto legislativo que acaba com a chamada ajuda de custo para os parlamentares no início e no final de cada ano, conhecido como décimo quarto e décimo quinto salários dos deputados e senadores. Essa ajuda de custo é equivalente ao valor do subsídio de cada congressista.
Pelo projeto aprovado, o benefício continuará a ser pago apenas no primeiro e no último mês dos mandatos de deputados e senadores, como uma ajuda de custo destinada a compensar despesas com mudança e transporte. De autoria da senadora e hoje ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffman (PT-PR), o projeto já foi aprovado pelo Senado e, com a votação na Câmara, será promulgado pelas mesas diretoras das duas Casas.
Ao discursar no plenário, o deputado federal Newton Cardoso (PMDB-MG) disse que estava votando o projeto com medo da imprensa. Segundo ele é uma deslealdade com os deputados que precisam dessa ajuda, mesmo assim ele votou pelo fim do benefício.Fonte:Agência Brasil

_________________________________________________________________

Advogado de Norma acusa Ferraço de articulador dos crimes

Além da suposta participação na articulação com a empresa de consultoria envolvida nas fraudes em recuperação de créditos reveladas na Operação Derrama, as investigações trouxeram à baila denúncias de irregularidades na desapropriação milionária de áreas em Itapemirim (litoral sul do Estado ES). Após três juízes se declararem impedidos de atuar no caso em pouco mais de um mês, a ação popular foi encaminhada para o Ministério Público Estadual (MPES).
No último dia 6, o juiz da Vara da Fazenda Pública de Marataízes, cidade vizinha, Leonardo Augusto de Oliveira Rangel, encaminhou a ação popular movida pelo militar Geraldo Ferreira de Oliveira contra a desapropriação para apreciação da Promotoria de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim. A tramitação do processo estava travada desde o pedido de saída do caso dos três juízes.
Entre os requeridos no processo constam a ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub Alves (DEM), em cuja gestão teriam ocorrido os atos ilegais, e a mineradora Vale, que seria a principal beneficiária da operação. Apesar de o presidente da Assembleia, deputado Theodorico Ferraço (DEM), não figurar entre os denunciados, a petição inicial indica que o parlamentar poderia ter “influenciado e até mesmo gerado um clima propício para a aprovação de projetos temerários e agressivos ao meio ambiente, além de lesivos aos cofres públicos”.
O irmão de Norma – cunhado de Ferraço –, o advogado Yamato Ayub Alves, denunciou, em entrevista ao jornal A Tribuna, que o parlamentar teria sido o grande articulador da desapropriação milionária. Na denúncia, ele afirma que o município teria desapropriado a área sob alegação de implantação de um porto off-shore (voltado para as indústrias do setor petrolífero), mas a operação acabou permitindo a suposta transação entre particulares.
“[O município] agiu como agenciador mediante ato espúrio, e com o apoio da Câmara de Vereadores, aos costumes certo da impunidade, tanto que o desvio de conduta no município é marcante e nada acontece. Outro detalhe que não pode passar despercebido porque é igualmente escandaloso e grave. O município conduziu tudo em caráter de ‘urgência urgentíssima’, tinha pressa de gerar emprego e renda. Como explicar e justificar a presença do deputado Theodorico Ferraço na sessão da Câmara de Vereadores?”, indaga o autor da ação.
Ele se refere à sessão do dia 8 de agosto de 2010 que foi destinada à aprovação de um projeto de lei que garantiu a legalidade da transferência da área entre particulares. A lei seria publicada no dia seguinte (09/08/2010) e a escritura pública do negócio foi lavrada no dia 13 daquele mês. No entanto, os valores milionários foram pagos de forma antecipada, logo depois da pressão de Ferraço no Legislativo municipal.
A petição inicial narra que o município ingressou com a ação de desapropriação no dia 15 de fevereiro de 2006, enquanto os decretos municipais que declararam as áreas de utilidade pública, que desapropriam de fato a área, só foram publicados entre março e junho de 2010 – pouco antes do pronunciamento do demista. Já o pagamento do sinal do negócio (no valor de R$ 12,93 milhões) e das duas primeiras parcelas (no total de R$ 7,75 milhões) teriam ocorrido entre abril e junho de 2010, isto é, antes mesmo da autorização do município, que só foi oficializada 9 de agosto de 2010.
Na ação, o militar Geraldo de Oliveira pede a condenação do município de Itapemirim, da prefeita Norma Ayub e de três empresas (Diedro Construções e Serviços Ltda, Agro Pecuária Carvalho Brito S/A e Vale S/A) pelas supostas ilegalidades. O autor da ação também pediu a concessão de liminar para suspender todos os atos vinculados à desapropriação, porém, o pleito foi negado pelo juiz Eliezer Mattos Scherrer Junior – chama a atenção que esse mesmo magistrado se declarou impedido de atuar no caso no mês seguinte à decisão.

Fonte: Folhadoes.com/Século Diário
_______________________________________________________________________

Banheiras de hidromassagem de deputados vão custar 

caro ao povo

BRASÍLIA - AGÊNCIA CONGRESSO - Pelo menos R$ 280 milhões dos cofres 
públicos serão destinados para custear a reforma dos 432 apartamentos funcionais 
dos deputados federais. O novos imóveis terão banheira de hidromassagem.Só as 
banheiras vão custar R$ 1,5 milhão. Em algumas delas, a temperatura da água 
poderá ser regulada por meio de uma tela digital.A Câmara estima que o valor de 
cada imóvel chegue a R$ 650 mil e 90 parlamentares esperam por um apartamento 
novo. Nenhum é capixaba.Até o momento, cerca de R$ 108 milhões já foram gastos 
com os nove prédios que já foram ou estão sendo reformados. E aproximadamente 
R$ 172 milhões devem ainda ser gastos nos outros nove apartamentos.Os duzentos 
metros quadrados são distribuídos em sala de estar, cozinha planejada, quatro quartos 
e cinco banheiros (com ampla banheira de hidromassagem na suíte principal). Os 
imóveis ficam na Asa Norte, perto do Brasília Shopping.Desde 2007, quando os 
primeiros contratos de licitação foram firmados, seis prédios com 24 apartamentos 
foram entregues. Um prédio pode ficar pronto até o Carnaval ou na Semana Santa e 
outros três até agosto.A mordomia, no entanto, não é privilégio só de deputados. 
Ministros, de tribunais e governo, também têm direito a apartamento, casa ou 
restituição de aluguel. E alguns funcionários dos três poderes também gozam do 
privilégio. Fonte:Agência Congresso

 ____________________________________________________________________________

Quarenta e cinco cidades continuam sem data para 

eleger novos prefeitos

Brasília - (14/01/13) Até agora, 45 dos 59 municípios brasileiros que tiveram o resultado
da última eleição para prefeito anulado continuam sem data para o novo pleito. A
revogação da disputa nessas cidades ocorreu porque o candidato que obteve mais
de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido em última instância.
Na lista das 14 cidades que já definiram calendários, Guarapari (ES) será a primeira
a conhecer o novo prefeito no dia 3 de fevereiro. Um mês depois, dia 3 março, é a vez
de mais dez cidades resolverem a pendência: Bonito (MS), Sidrolândia (MS), Tangará
(SC), Criciúma (SC), Campo Erê (SC), Balneário Rincão (SC), Camamu (BA),
Novo Hamburgo (RS), Eugênio de Castro (RS) e Erechin (RS). Já o município de
Pedra Branca do Amapari ( AP) vai eleger o novo prefeito em 31 de março, e as
cidades mineiras de Biquinhas e São João do Paraíso, no dia 7 de abril.Nos municípios
onde os processos ainda dependem de julgamento, o presidente da Câmara Municipal
de Vereadores continua no comando do Executivo local. O calendário e as regras
das eleições das cidades que ainda precisam eleger prefeitos este ano são
de responsabilidade dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais, mas não há prazo
para que os TREs definam essas datas.Fonte:Agência Brasil

 ________________________________________________________________

Ambição desmedida

Por: Ricardo Ferraço (19/12/12)

Um oportunismo vergonhoso. É o mínimo que se pode dizer 
da manobra tramada – e felizmente frustrada - para tentar 
garantir a derrubada do veto presidencial ao projeto que 
mudou a divisão dos royalties do petróleo, quebrando 
contratos já estabelecidos, rasgando a Constituição e 
comprometendo gravemente a economia de estados e 
municípios produtores de petróleo e gás. 

Votar mais de 3 mil vetos de uma tacada só, passando por 
cima do regimento do Congresso e decidindo no escuro 
questões ligadas a temas tão importantes quanto o Código 
Florestal e o aumento dos recursos destinados à saúde, seria 
desmoralizar de vez o processo legislativo e jogar na lama a 
imagem de uma instituição fundamental para o funcionamento 
da democracia. 

Por pouco, a ambição desmedida dos estados não produtores 
não atropelou qualquer noção de bom senso. 

Para colocar a mão em recursos constitucionalmente 
garantidos aos produtores, que arcam com os custos e os 
riscos da exploração, a maioria não hesitou em desconsiderar 
a necessidade de discutir com cuidado vetos que afetam 
diretamente a economia brasileira e o dia a dia do cidadão. 

O fim do fator previdenciário, por exemplo, seria votado de 
roldão, ignorando por completo toda a polêmica já criada em 
torno do assunto. 

Se nós, representantes do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, 
nos batemos para barrar essa insanidade, defendendo que os 
vetos fossem votados um a um, como manda a legislação, foi 
também a imediata reação negativa da opinião pública que 
freou a manobra dos estados não produtores. 

Foi-se o tempo em que tínhamos uma sociedade apática, 
alheia ao debate político e econômico. 

É com esse mesmo olhar crítico que os brasileiros haverão de 
acompanhar os próximos capítulos dessa novela, cujo cenário 
certamente irá se deslocar para o Supremo Tribunal Federal. 

Porque se a ditadura da maioria insistir em esmagar a minoria 
no Congresso Nacional, violando normas básicas de 
segurança jurídica, será na Justiça que iremos brigar por 
nossos direitos. 

A palavra final estará com a mais alta corte do país, que não 
haverá de negar seu papel de guardiã primeira da 
Constituição. 
___________________________________________________ 
Ricardo Ferraço é senador, e foi vice governador do ES

Extraído de sua coluna no Portal Agência Congresso  

 ______________________________________________________________________

PREFEITO DE MARATAÍZES NOMEIA SECRETARIADO

O Prefeito Municipal de Marataízes-ES, Dr. Jander Nunes Vidal nomeia na tarde desta quarta-feira (02) os servidores em cargo de comissão para ocupar as secretaria municipais. Confira a equipe que trabalhará ao lado do prefeito neste novo mandato.

LISTA DOS SECRETÁRIOS:

Procuradoria Geral: Dra. Weslene Batista Gomes – (28) 8814-3441

Assessoria Jurídica – Dra. Weslene Batista Gomes – (28) 8814-3441

Chefe de Gabinete – Dr. Marcos César Nunes de Mendonça (28) 8814-3143

Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação : Angelina Faria – (28) 3532-2284

Secretaria Municipal de Administração: Vilsimar Batista Ferreira – (28) 8814-3136

Secretaria Municipal de Agricultura Agropecuária Abastecimento e Meio Ambiente  - Marciones Nunes de Souza – (28) 9277-9086

Secretaria Municipal de Controle Interno – Cristiane França de Souza Ribeiro – (28) 9922-6604 | (28) 8814-3417

Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico – Luiz Cláudio Soares Sad - (28) 8814-3418

Secretaria Municipal de Defesa Social e Segurança Patrimonial – Marcos Aurélio Pedrosa – (28) 8814-3414 | (28) 9966-5013

Secretaria Municipal de Educação – Cléber Júnior Pereira Bento – (28) 8814-3139

Secretaria Municipal de Finanças -  Joares Lamas – (28) 8814-3135

Secretaria Municipal de Pesca – Interino - Marciones Nunes de Souza – (28) 9277-9086

Secretaria Municipal de Saúde – Ivilisi Soares de Azevedo – (28) 3532-1876

Diretor de Atenção Primária em Saúde – Elemar Sant’Ana (28) 9916-8485

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos – Jorge Luiz Souza Távora – (28) 8814-3140

Secretaria Municipal de Transportes – Roberto Sampaio de Oliveira – (28) 8814-3411

Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Lazer – Arisio Wingler Alves Júnior (28) 8814-3138

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano – Interina - Angelina Faria (28) 3532-2284

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável – Sandro Faria Correia – (28) 8814-3413

Chefe de Setor de Almoxarifado e Patrimônio – Alberico Pereira de Souza – (28) 9976-8679

Fonte: Assessoria de Comunicação PMM

  ____________________________________________________

PREFEITO DE ITAPEMIRIM-ES DEFINE TODO SECRETARIADO

Já está definido o primeiro escalão do prefeito eleito de Itapemirim-ES, o médico Dr. Luciano de Paiva (PSB). São, na maioria, jovens e moradores do município, segundo ele. Esta condição, inclusive, foi um dos principais pontos de sua campanha, em contraposição aos cachoeirenses levados, nos últimos oito anos, para pastas chaves do município pela prefeita Norma Ayub (DEM). Alguns nomes foram antecipados na semana passada pelo jornal ES de FATO e confirmados agora.

Turismo e Cultura -  Leonardo Paiva - promotor de eventos
Esporte - Evandro Paiva, dentista
Chefia de Gabinete - Zildo Baiense
Pesca -  José Arthur Marquiolle
Transporte - Rafael Pessegueira
Meio Ambiente - Max Wanderson, químico
Agricultura - Luciano Henriques
Interior - Zithiman Leal, agricultor
Pregoeiro - Lindemberg Lopes, advogado
Finanças - Jhoel Marvila
Desenvolvimento Estratégico - Josue Monteiro, pastor
Administração - Fabiano Elias, ex-vereador
Superintendência Regional - Sandra Peçanha
Educação - Viviane Peçanha - pedagoga
Regulamentação Fundiária - Manoel do Cartório
Serviços Públicos - Batista Silva
SAAE - Marcos Antonio Carneiro
Procuradoria - Zacarias Carrêratto, advogado
Assessoria de Comunicação - Gedson Alves
Saúde - Alex Lucas Wingler, dentista
Gerente Geral - Nilton César dos Santos, advogado

 Fonte:http://www.jornalfato.com.br

 ________________________________________________________________________

Prefeita de Itapemirim esclarece sobre o abono salarial

No ano em que se realizam eleições municipais, a legislação eleitoral, através da Lei Federal n. 9504, de 30 de setembro de 1997, em seu § 10, inciso VII do Artigo 73, veda ao Poder Público Municipal, no território onde tenha acontecido eleições, a concessão de qualquer benefício aos servidores públicos municipais.
A Prefeita Norma Ayub Alves lamenta não poder conceder o abono salarial aos seus parceiros de trabalho: “Quisera ter o poder de fazer tudo aquilo que o meu coração pede para que seja feito, mas as responsabilidades do cargo de Prefeita e a subordinação as legislações vigentes, no município e no país, me impedem de fazer o que meu coração manda. Gostaria de conceder a todos um abono como reconhecimento e valorização do trabalho, que foi desenvolvido com empenho, dedicação, amor e carinho”.
Para garantir a possibilidade de concessão futura deste benefício, a Prefeita estará deixando no final do mandato, uma reserva financeira em caixa no valor de 3 milhões de reais, descompromissado com qualquer outro investimento, para que o seu sucessor, caso queira, possa conceder este abono a todos os servidores municipais da Prefeitura de Itapemirim, tão logo assuma o Executivo Municipal.
“Os servidores públicos municipais foram os meus parceiros da primeira até a última hora. Tenho a plena convicção que o maior investimento que se pode fazer é no ser humano de nossa terra”, concluiu a Prefeira.

Assessoria de Comunicação PMI

   _____________________________________________________________

Diplomação de Dr. Luciano será na próxima quarta-feira

Depois de ter suas contas de campanha aprovadas pela Justiça Eleitoral, Dr. Luciano Paiva e Viviane Peçanha, juntamente com os vereadores eleitos, participarão, na próxima quarta-feira (12), da diplomação, no Fórum de Itapemirim.

A diplomação, nada mais é, que o ato solene, em que a Justiça declara oficialmente quem são os eleitos e suplentes, entregando os respectivos diplomas assinados pelo Juiz, Dr. Marcelo Jones de Souza Noto. Depois da diplomação, os candidatos tornam-se aptos para tomarem posse nos seus concernentes cargos.

Dr. Luciano explica que não se preocupa com as ações que vêm sido propostas por seus adversários. “Não temo porque jamais pratiquei ato ilícito e por confiar plenamente na Justiça Eleitoral e nos seus órgãos auxiliares.”

A diplomação será aberta ao público, e deve começar a partir das 9 horas da manhã. Já a posse, será realizada dia 1º. Fonte:http://www.atenasnoticias.com.br

    ________________________

MENSAGEM DE AGRADECIMENTO DA PREFEITA DE ITAPEMIRIM-ES

Incentivada por meu saudoso pai, apoiada por minha querida mãe, e por delegação do nosso povo, durante oito anos trabalhei, com muita dedicação e carinho, com o especial objetivo de integrar nossas diversas localidades e seus moradores, dotando-as de infra - estrutura básica e excelente condições de mobilidade e preparando-os para a ocupação dos espaços produtivos existentes ou em fase de desenvolvimento como a construção de Portos, dentre outros .

Nossos servidores não mediram esforços para a execução de suas tarefas. Desempenharam-nas com competência e dedicação. Hoje todos veem os resultados dos seus trabalhos.
Distritos e bairros recuperados, remodelados, dotados de infra - estrutura básica, tais como: água, esgoto, drenagem, pavimentação com asfalto, escolas, creches, postos de saúde, ginásios cobertos, quadras esportivas, campos de futebol, iluminação pública, transporte coletivo público, dentre outros.
Destaca-se na área social a reforma, a construção e doação de inúmeras casas para a população de baixa renda e com carência de um teto para abrigar suas famílias.
A Vila, com muitas obras, também não ficou alheia ao progresso de nossa terra: uma nova e moderna ponte sobre o Rio Itapemirim abrirá novos caminhos para a chegada dos grandes empreendimentos; o terminal rodoviário dará mais conforto ao homem do campo e do litoral em seus deslocamentos para a sede do município; o Teatro Municipal e a reforma do prédio da antiga Câmara Municipal para a preservação e valorização cultural; uma grandiosa Unidade de Saúde e a seu lado o Centro de Apoio ao Idoso; o Centro de Referência Social; a Universidade Municipal – UAB para capacitar nossa gente para o trabalho, acompanhando o desenvolvimento econômico com a geração de emprego e renda; dentre outras.
Tudo isto só foi possível graças a DEUS que sempre esteve conosco; e ainda: ao incentivo e apoio do nosso Povo; ao Poder Legislativo Municipal e Governo do Estado, grandes parceiros da nossa administração; a dedicação de cada Servidor Público da Prefeitura e da nossa Autarquia Municipal,e em especial o trabalho de grandes homens públicos. Finalizando, deixo registrado meu reconhecimento e agradecimento a todos, desejando um Feliz Ano Novo e que ITAPEMIRIM continue, com grandeza, nos trilhos do desenvolvimento econômico e social.
Um beijo no coração de todos e até a próxima...

Norma Ayub
Prefeita Municipal

(DEZEMBRO/2012)

Fonte:Portal PMI/Foto:Reprodução (http://www.itapemirim.es.gov.br) 

__________________________________________

Em carta, governador do ES agradece presidenta Dilma pelo veto aos royalties

 Segundo o governador, com o veto anterior do presidente Lula e essa nova manifestação da presidência, o Espírito Santo tem a tese da quebra de contratos reforçada. "Temos mais chances de ganhar uma disputa judicial no Supremo Tribunal Federal caso ocorra a derrubada do veto no Congresso Nacional. A presidenta fortaleceu e protegeu os recursos do Espírito Santo, que pertencem a todos os capixabas", destaca. Leia a carta:


À

Exma. Sra. Dilma Rousseff

Presidenta da República Federativa do Brasil

Brasília – DF

Excelentíssima Presidenta Dilma,

Foi com grande satisfação que recebemos a notícia de que o nosso pleito foi atendido, com o veto aposto por Vossa Excelência aos artigos que alteram as regras de distribuição dos royalties de petróleo em contratos já licitados, incluídos no Projeto que define o novo marco regulatório para a exploração de petróleo na camada pré-sal. Sabemos como foi intensa a pressão exercida por representantes dos estados e municípios não produtores pela aprovação do texto. E sabemos que os artigos vetados representavam um verdadeiro atentado à Constituição Nacional e à segurança de contratos juridicamente perfeitos.
Por isso, antes de qualquer outra consideração, temos o dever de registrar a importância da decisão tomada por Vossa Excelência para o amadurecimento político e institucional do Estado brasileiro. Afinal, o que estava em jogo era bem mais que o prejuízo causado a uma parcela minoritária das unidades federadas. Ao ignorar preceitos constitucionais, princípios fundamentais do nosso pacto federativo e normas básicas do direito comercial, a tese encampada pelos defensores da proposta colocava em risco a estabilidade e a credibilidade da democracia, da federação e das instituições nacionais.
Com esse veto, Vossa Excelência reafirma, de modo enfático e inquestionável, a determinação de não permitir que o Brasil seja tratado como uma nação sem regras, onde a Constituição e as leis são ignoradas ou distorcidas para atender maiorias circunstanciais, formadas ao sabor de interesses de momento. E toma uma decisão de estadista, corajosa e coerente. A decisão que se esperava de quem vem conduzindo o país com maturidade, equilíbrio e profundo compromisso com as conquistas democráticas que tantos sacrifícios custaram aos brasileiros.
Em nome do povo capixaba, quero saudar e agradecer esse gesto de responsabilidade pública, que atende nossas demandas e reafirma nossos direitos. Tenho certeza de que todos os brasileiros, mesmo aqueles que tiveram contrariada a perspectiva de ganhos imediatos, saberão reconhecer o alcance político e a importância histórica dessa decisão, que consolida e coloca em relevo os princípios do federalismo e os valores republicanos.
Muito obrigado, senhora Presidenta, e conte sempre com o Espírito Santo.
Respeitosamente,
Renato Casagrande
Governador do Espírito Santo

Fonte:http://www.atenasnoticias.com.br

 ______________________________________________

TRE-ES DECLARA INELEGIBILIDADE DE ATUAL PREFEITO DE ALEGRE

 Em sessão ordinária realizada na tarde desta quarta-feira, 28/11, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) declarou, por maioria de votos, a inelegibilidade do atual prefeito de Alegre, José Guilherme Gonçalves Aguilar, pelo período de oito anos. O prefeito foi condenado por abuso de poder político.

        De acordo com os autos, em agosto deste ano, durante a 40ª Festa Agropecuária de Alegre, o vocalista do grupo de pagode Molejo, Anderson Leonardo, ao final de seu show, teria pedido votos para Zé Guilherme, que tentou, sem êxito, a reeleição: “40. 40 para confirmar. Confirmado. 40”, afirmou o vocalista, fazendo menção ao número eleitoral do prefeito.
        Em sessão no último dia 14, o relator do processo, Júlio César Costa de Oliveira, votou pela inelegibilidade de Zé Guilherme, considerando tais fatos e a contratação da banda com recursos públicos. “Houve pedido de voto. Entendo haver abuso de poder político e econômico”.Fonte:TRE-ES

 _______________________________________________________________________

Entrevista com Dr. Luciano (PSB), prefeito eleito de Itapemirim-ES

  1)       O DR. LUCIANO NUNCA FOI CANDIDATO A NENHUM CARGO ELETIVO. MESMO ASSIM SAIU VITORIOSO DESTA ELEIÇÃO EM ITAPEMIRIM CONTRA FORÇAS POLÍTICAS TRADICIONAIS E CONHECIDAS EM TODO O ESTADO, COMO O DEPUTADO FERRAÇO, PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, E O EX-GOVERNADOR PAULO HARTUNG QUE ESTIVERAM NA CAMPANHA DO SEU ADVERSÁRIO JUNTO COM A ATUAL PREFEITA NORMA AYUB E A MÁQUINA ADMINISTRATIVA. A QUEM O SR. ATRIBUI ESTA VITÓRIA.
  
·A DEUS E AO POVO. FOI UMA VITÓRIA BASTANTE APERTADA E ESTOU CONSCIENTE QUE CADA LIDERANÇA PARTIDÁRIA, DAS COMUNIDADES, DAS IGREJAS, OS NOSSOS CANDIDATOS A VEREADOR, TODOS CONTRIBUÍRAM E FORAM ESSENCIAIS NESTA NOSSA VITÓRIA. A VITÓRIA DO POVO DE ITAPEMIRIM. TODA A NOSSA CAMPANHA FOI SUADA. NÓS ANDAMOS POR TODAS AS COMUNIDADES DO NOSSO ITAPEMIRIM. NUNCA DEIXEI DE ACREDITAR NA VITÓRIA PORQUE ESTAVA O TEMPO TODO SENDO ALIMENTADO PELA FORÇA E PELA ALEGRIA DAS PESSOAS QUE NOS RECEBIAM EM SUAS CASAS. EM CADA RUA POR ONDE A NOSSA CARAVANA PASSAVA, REABASTECIA EM MIM A CHAMA DA MUDANÇA. ESTE SENTIMENTO DE MUDANÇA FOI A MARCA DA NOSSA CAMPANHA. ISTO FOI AO ENCONTRO DO DESEJO DO POVO DE ITAPEMIRIM QUE SONHAVA COM UM MUNICÍPIO DIFERENTE. ESSE SONHO DE TERMOS UMA CIDADE MELHOR E FEITA PELAS PRÓPRIAS MÃOS DA GENTE HONRADA DE NOSSO ITAPEMIRIM AGORA É UMA REALIDADE.

    2)       O DR. LUCIANO ASSUME O SEU PRIMEIRO MANDATO POLÍTICO NUM MOMENTO QUE OS MUNICÍPIOS DO ES ESTARÃO SOFRENDO GRANDES PERDAS ORÇAMENTÁRIAS, A PARTIR DE 2013, COM O FIM DO FUNDAP, DOS ROYALTiES, DENTRE OUTRAS... EM CONTRA PARTIDA CRIOU-SE UMA GRANDE EXPECTATIVA NA POPULAÇÃO DURANTE A SUA CAMPANHA DE QUE SUA GESTÃO SERIA MELHOR QUE A ATUAL. O SENHOR SE SENTE PREPARADO PARA ESTE DESAFIO?

SIM COM CERTEZA. ESTOU PREPARADO E MOTIVADO PARA FAZER UMA GESTÃO COMPARTILHADA COM O POVO E PARA O POVO. ESTE DESAFIO SERÁ COMUM A TODOS OS PREFEITOS DO ES. ATÉ MESMO O GOVERNADOR DO ESTADO, QUE INCLUSIVE É DO MEU PARTIDO, O PSB, JÁ MANIFESTOU PREOCUPAÇÃO QUANTO AOS PREJUÍZOS QUE TODO O ESTADO VAI SOFRER. ELE TAMBÉM JÁ DEMONSTROU INTERESSE EM SER PARCEIRO DOS MUNICÍPIOS. PARA ITAPEMIRIM O GOVERNO DO ESTADO TEM UMA PREVISÃO DE 130 MILHÕES EM INVESTIMENTOS. POR OUTRO LADO NÃO VAMOS NOS ACOMODAR. VAMOS FORTALECER A ECONOMIA AUTOSUSTENTÁVEL, INCENTIVANDO O EMPREENDEDORISMO LOCAL. VAMOS ATRAIR INVESTIMENTOS PARA OS SETORES DE LOGÍSTICA E COMÉRCIO. TAMBÉM VAMOS ATRAIR MAIS INVESTIMENTOS DE GRANDES EMPRESAS EM NOSSA REGIÃO.
   
3)                  APESAR DO GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE SER DO SEU PARTIDO, O PSB, ELE NÃO SE FEZ PRESENTE NA SUA CAMPANHA EM ITAPEMIRIM. FICOU ALGUM RESSENTIMENTO COM RELAÇÃO A ESTA AUSÊNCIA...

 DE JEITO NENHUM. EU SEMPRE SOUBE DAS LIMITAÇÕES E ATÉ MESMO DA IMPOSSIBILIDADE DA PRESENÇA DO GOVERNADOR EM NOSSO PALANQUE. O NOSSO PARTIDO DISPUTOU 40 PREFEITURAS EM TODO O ESTADO E COMO EM ITAPEMIRIM, VÁRIOS CORRRELIGIONÁRIOS TAMBÉM NÃO OBTIVERAM O APOIO DIRETO DO CASAGRANDE. PARTICULARMENTE EM ITAPEMIRIM, HOUVE UMA PRESSÃO MUITO FORTE DE FERRAÇO PARA QUE NEM O RENATO, NEM SEU SECRETARIADO, ABRAÇASSEM DIRETAMENTE A NOSSA CAMPANHA. MAS INDIRETAMENTE ELE CONTRIBUIU MUITO COM A NOSSA VITÓRIA E LHE SOMOS GRATO.
  
4)                   POR SER MÉDICO, O DR. LUCIANO FEZ DIVERSAS CRÍTICAS À SAÚDE DE ITAPEMIRIM. ISTO SIGNIFICA QUE A SAÚDE SERÁ PRIORIDADE EM SEU GOVERNO? COMO O SR. ESPERA MELHORAR A SAÚDE EM ITAPEMIRIM, MESMO SENDO UM PROBLEMA EM TODO O PAÍS?

É VERDADE. A PRECARIEDADE DA SAÚDE É UM PROBLEMA NACIONAL, E NÃO SÓ NO SETOR PÚBLICO, MAS TAMBÉM NO SETOR PRIVADO. A FALTA DE MÉDICOS E OS BAIXOS SALÁRIOS OFERECIDOS AGRAVAM AINDA MAIS OS PROBLEMAS DA SAÚDE PÚBLICA. COMO MÉDICO, ESTOU CIENTE DESTA REALIDADE, PORÉM, O NOSSO MUNICÍPIO É RICO. QUERO OFERECER MAIS BENEFÍCIOS E ATRAIR MAIS MÉDICOS PARA NOSSA REGIÃO. QUERO ACABAR COM AS FILAS, INVESTIR PESADO NA SAÚDE BÁSICA E NA PREVENÇÃO. VOU BUSCAR PARCERIAS PARA ATRAIR ESPECIALIDADES PARA A NOSSA REGIÃO. REALMENTE ESTAMOS MOTIVADOS E VAMOS TRABALHAR PARA TERMOS UMA SAÚDE MODELO EM NOSSO MUNICÍPIO.
  
5)                   SUA VITÓRIA NAS URNAS FOI BASTANTE APERTADA E ERA CONSIDERADA DIFÍCIL POR VÁRIOS CIENTISTAS POLÍTICOS. NENHUMA PESQUISA FOI PUBLICADA POR NENHUM DOS CANDIDATOS, ALIMENTANDO A ESPERANÇA DE VITÓRIA EM TODOS OS GRUPOS, PRINCIPALMENTE O GRUPO LIGADO À ADMINISTRAÇÃO ATUAL. ISTO ALIMENTOU TAMBÉM A ANIMOSIDADE ENTRE OS GRUPOS POLÍTICOS DO MUNICÍPIO E O RESULTADO DEMONSTRADO NAS URNAS É QUE A CIDADE FICOU DIVIDIDA AO MEIO. PASSADA A ELEIÇÃO, COMO O SENHOR ESPERA UNIR A CIDADE NOVAMENTE?

É NATURAL QUE CADA GRUPO, COM SEUS MILITANTES, VISTA A CAMISA DO SEU CANDIDATO. ALGUNS COMETEM ALGUNS EXCESSOS, MAS TUDO ISTO É PASSADO. O MEU COMPROMISSO É GOVERNAR PARA TODOS OS ITAPEMIRINENSES, SEM DISTINÇÃO E SEM PERSEGUIÇÃO POLÍTICA. RESPEITAMOS TAMBÉM AQUELES QUE NÃO VOTARAM EM NOSSO PROJETO DE GOVERNO. SÓ HÁ UMA FORMA DE FAZER COM QUE OS ELEITORES QUE INCIALMENTE NÃO ABRAÇARAM NOSSAS IDÉIAS ENTENDAM QUE A NOSSA PROPOSTA SERÁ A MELHOR PARA ITAPEMIRIM: É EXECUTANDO O NOSSO PROJETO, NO DIA A DIA, COM MUITO TRABALHO, TRANSPARÊNCIA E DETERMINAÇÃO.

6)                   COMO ESTÁ SENDO O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO? A ATUAL PREFEITA JÁ LHE RECEBEU OU A SUA EQUIPE?

AINDA NÃO TIVE ESTA OPORTUNIDADE DE SER RECEBIDO PELA ATUAL PREFEITA NORMA. ENTENDO QUE ESTA INICIATIVA DEVE PARTIR DELA, DANDO O EXEMPLO DA PAZ NESTA TRANSIÇÃO. NA VERDADE, SOFREMOS UM PREJUÍZO DE 30 DIAS AGUARDANDO A NOMEAÇÃO DA EQUIPE DO GOVERNO PARA A TRANSIÇÃO. MAS ISTO JÁ FOI SANADO E NOSSA EQUIPE JÁ FOI RECEBIDA NA PREFEITURA NO DIA 14 PARA REALIZAR A TRANSIÇÃO.

 7)                   O DEPUTADO FERRAÇO, QUE É BRAÇO DIREITO E ESQUERDO DA PREFEITA NORMA, JÁ DECLAROU QUE TRANSFERIU SEU DOMICÍLIO PARA ITAPEMIRIM. ELE JÁ FEZ ALGUMA MANIFESTAÇÃO QUANTO AO SEU GOVERNO?

 OFICIALMENTE AINDA NÃO, MAS TODO APOIO PARA ITAPEMIRIM SERÁ BEM VINDO. NÃO PODEMOS SER APEGADOS AO PODER, MUITO MENOS CERCEAR A LIDERANÇA DE QUEM QUIZER CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE NOSSO MUNICÍPIO. FERRAÇO É UMA LIDERANÇA COM SERVIÇOS PRESTADOS E RECONHCECIDOS EM TODO O ESTADO. PENSO QUE O APOIO DO SEU MANDATO DE DEPUTADO PARA ITAPEMIRIM E AO NOSSO GOVERNO SERIA UMA VERDADEIRA DEMONSTRAÇÃO DE AMOR AO NOSSO MUNICÍPIO.

 8)                   A BANDEIRA DA SUA CAMPANHA FOI 100% ITAPEMIRIM E FEZ ALUSÃO AO FATO DE NORMA EMPREGAR OS CORRELIGIONÁRIOS DE FERRAÇO, A MAIORIA DE OUTROS MUNICÍPIOS NO SEU PRIMEIRO ESCALÃO, AFIRMANDO A FALTA DE PESSOAL TÉCNICO QUALIFICADO EM ITAPEMIRIM PARA OCUPAR OS REFERIDOS CARGOS. POR OUTRO LADO, SUA VITÓRIA FOI CONQUISTADA POR UM GRUPO FORMADO POR NOVE PARTIDOS QUE NATURALMENTE ESPERAM PARTICIPAR DE SEU GOVERNO. COMO SERÁ O PERFIL DE SUA EQUIPE DE GOVERNO, TÉCNICA OU POLÍTICA? O SENHOR JÁ TEM ALGUNS NOMES PARA APRESENTAR À POPULAÇÃO?
 
NA VERDADE VAMOS MONTAR UM PERFIL TÉCNICO E POLÍTICO. GANHAMOS A ELEIÇÃO NO EXECUTIVO E TAMBÉM NO LEGISLATIVO. O NOSSO GRUPO ELEGEU A MAIORIA DOS VEREADORES. ISTO SIGNIFICA QUE NÃO TEMOS NECESSIDADE DE LOTEAR SECRETARIAS COM A JUSTIFICATIVA DE MANTER A GOVERNABILIDADE. QUERO SER GRATO SIM AOS PARTIDOS E LIDERANÇAS QUE ABRAÇARAM O NOSSO PROJETO DE TERMOS UM GOVERNO PARTICIPATIVO, COMO FALEI DIVERSAS VEZES DURANTE A CAMPANHA. PORÉM, MINHA ESCOLHA SEGUIRÁ OS CRITÉRIOS TÉCNICOS, PREFERENCIALMENTE DENTRE OS NOMES E INDICADOS PELO BASE ALIADA. JÁ TENHO ALGUNS NOMES E PASTAS DEFINIDOS, MAS PREFIRO PRESERVÁ-LOS ATÉ A APRESENTAÇÃO OFICIAL, PREVISTA PARA A SEGUNDA QUINZENA DE DEZEMBRO.
  

 Entrevista concedida a Atenas Notícias e Opinião em 24/11/12 (http://www.atenasnoticias.com.br)
  __________________________________________________________________________


08/11/2012 
Royalties: Tragédia anunciada

As novas regras de divisão dos royalties do petróleo,
aprovadas em clima de guerra federativa no Senado e na
Câmara dos Deputados, violam abertamente a Constituição,
rasgam contratos previamente pactuados, trazem prejuízos
estratosféricos para estados produtores e desprezam um
patrimônio que deveria ser usado para construir o futuro das
novas gerações.

Foi uma tragédia mil vezes anunciada. Nem por isso, houve o
mínimo de bom senso político para que ela fosse evitada. Pelo
contrário.

Numa disputa predatória, representantes de estados não
produtores atropelaram não apenas os estados produtores,
mas o próprio espírito de cooperação e solidariedade
federativa. Interesses pontuais falaram muito mais alto que o
interesse nacional.

É bom lembrar que uma Federação pressupõe respeito aos
direitos originais dos pactuantes. Direitos que não podem ser
arbitrariamente retirados, nem mesmo por uma maioria.

Afinal, quando a maioria se arvora o direito de esmagar a
minoria, saímos do terreno da democracia para o terreno da
arbitrariedade.

Mais: é do jogo democrático que a vontade da maioria seja
limitada por normas constitucionais que garantem deveres e
direitos fundamentais, individuais e coletivos.

Não foi o que aconteceu na votação dos royalties, quando
direitos plenamente assegurados pela Constituição foram
literalmente ignorados – o parágrafo 1º do artigo 20 prevê
compensação financeira a estados e municípios produtores de
petróleo, gás, recursos minerais e recursos hídricos para
geração de energia.

A decisão também passou por cima de jurisprudência já
firmada pelo Supremo Tribunal Federal, por ocasião do
julgamento de processos relativos aos royalties da mineração.

A interpretação da corte, na época, foi de que a finalidade dos
royalties era justamente compensar as unidades produtoras
pelos custos econômicos, sociais e ambientais da exploração
desses recursos.

Não é de olho no fruto do quintal do vizinho que se planta
prosperidade e crescimento. É cuidando, é regando os frutos
do próprio quintal. Não é desorganizando a economia dos
estados produtores que vamos reduzir desigualdades
regionais e construir um país mais justo.

É respeitando e valorizando o potencial e a vocação de cada
estado federado.

Estou defendendo os interesses do meu Estado? É claro que
sim, afinal esse é o meu primeiro dever como senador pelo
Espírito Santo.

Mas são também os princípios de segurança jurídica e
equilíbrio federativo que defendo.

O segredo de qualquer estado federativo é a capacidade de
acomodar competição e conflitos, por meio da negociação, da
tolerância e do reconhecimento mútuo.

Quanto à segurança jurídica, ela é premissa básica para atrair
investimentos e conquistar confiança internacional – o que o
Brasil vem conseguindo a duras penas.

Pois todos esses valores estiveram ausentes do debate sobre
os royalties, tanto na Câmara quanto no Senado.

Mais: o projeto aprovado peca não só pela irresponsabilidade
na divisão dos royalties entre todos os entes federados, como
também pela falta de foco na alocação desses recursos.

Compromisso com as futuras gerações seria destinar os frutos
desse patrimônio natural à aplicação em ciência, tecnologia,
pesquisa e educação.

Se o Congresso, lastimavelmente, resolveu olhar para o
retrovisor da história e não para o parabrisa, indo na
contramão das boas experiências internacionais, nossa
esperança é a lucidez política e o senso de justiça federativa
da presidente Dilma Rousseff, que tem se mostrado firme em
tantas questões relevantes para o país e que já se opôs
duramente à quebra de contratos – convém lembrar que as
novas regras aprovadas no Congresso valem também para
áreas já licitadas.

Para o Espírito Santo, a usurpação de direitos constitucionais
representa um golpe duro.

Afinal, foram anos a fio para conseguir reorganizar a
administração e as finanças estaduais, recuperar a capacidade
de investimento e colocar o Estado em novo patamar no
cenário nacional.

Se as mudanças aprovadas pelo Congresso não forem
vetadas pela presidente, o Espírito Santo vai amargar um
prejuízo de 11 bilhões de reais.

E o pior: a briga vai acabar no Supremo Tribunal Federal,
criando um ambiente insustentável de insegurança jurídica.

#Veta Dilma! Em nome da Justiça, em nome do nosso pacto
federativo, em nome do compromisso com as futuras
gerações de brasileiros.

Ricardo Ferraço é senador pelo PMDB, foi vice governador do ES e secretário de Agricultura.
Fonte:Agência Congresso   





 ___________________________________________________________________________

 Faixa de Gaza: Israel recruta reservistas e eleva tensão na região

Na tarde desta quarta feira, o veículo onde estava Ahmed Jabari, considerado chefe do Estado Maior do Hamas, foi atingido por bombas disparadas por uma aeronave israelense.Israel havia atacado o alvo justamente para atingir Ahmed Jabari, que é considerado terrorista pelo país.Ele é a mais importante autoridade do Hamas a ser morto por Israel desde a ofensiva em Gaza realizada há quatro anos.
Logo depois, a Força Aérea israelense iniciou uma série de bombardeios à Faixa de Gaza, que já deixou pelo menos seis mortos e dezenas de feridos na região. Nas primeiras horas da operação militar, mais de 30 alvos na região foram atingidos.
De acordo com analistas militares, os alvos principais são depósitos de mísseis de longo alcance que podem atingir inclusive a cidade de Tel Aviv.
O porta-voz do Exército israelense, Ioav Mordechai, afirmou que as tropas "estão prontas" para se deslocar em direção à Faixa de Gaza.
"O primeiro objetivo da operação é restaurar a tranquilidade para o sul de Israel e o segundo é atingir as organizações terroristas", disse o porta-voz.
O Comando da Retaguarda instruiu os residentes do sul de Israel a permanecerem a uma distância de 15 segundos dos abrigos anti-aéreos e cancelou as aulas em todas as escolas da região nesta quinta feira.De acordo com as instruções do Exército, ficam proibidas aglomerações de mais de 100 pessoas nas áreas de risco.Fonte:BBC Brasil

    ___________________________________________________________________________

Filha adotiva do deputado Camilo Cola quer 80 milhões para parar processo

BRASÍLIA - AGENCIA CONGRESSO - Embora seja filha adotiva, Ana Maria Cola já tentou prejudicar o pai diversas vezes, inclusive em período eleitoral. Apesar do processo estar em segredo de justiça, sempre vazam notas para a imprensa, principalmente de São Paulo, onde estão baseados os advogados da empresária.Fontes ligadas ao deputado licenciado avaliam que a ação na Justiça é mais uma manobra para que a filha tente ter maior parcela do patrimônio das empresas. Por mensagens, advogados do empresário receberam a seguinte proposta: ela quer a parte dela em espécie, R$ 80 milhões.Semana passada VEJA on line também publicou nota. Avalia-se ainda que existe muitos interesses por parte dos advogados. Eles receberiam uma bolada se o caso chegasse a um desfecho. A filha do empresário entrou na Justiça para tentar afastar o pai da gestão das empresas do Grupo Itapemirim. Ana Maria argumenta que a idade avançada de Camilo o impossibilita de gerir os negócios. "Vai continuar querendo", teria dito Camilo a seus advogados. Ele também não dirige a empresa desde que se elegeu deputado pela primeira vez.Ana Maria Cola está afastada das empresas desde quando morreu Ignez Cola, esposa do empresário.Era ela quem mediava o conflito e evitou o processo judicial. Ana Maria recebeu patrimônio da empresa, repartido entre os filhos, que são apenas dois, antes da morte de D. Ignez.Na ação judicial, a filha adotiva diz que faltam condições ao pai para lidar com os negócios, em razão dos 89 anos de idade que tem. Ocorre que hoje quem manda na empresa é Camilinho, outro filho do empresário, e sua neta.Um dos advogados do empresário, Marcelo Miranda, disse que é absurda a ação proposta pela filha de Camilo."Camilo está em plena forma física e mental. Se em janeiro vai voltar a ser deputado federal, como está sem condições para os negócios? A ação é até patética", provocou o advogado. Camilo volta à Câmara devido a eleição do deputado federal Audifax Barcelos (PSB), à Prefeitura do Município da Serra. Fonte:Agência Congresso(Foto M.Rosetti/Camilo em seu King Air particular de U$ 4,5 milhões.

FAMÍLIA RACHADA POR HERANÇA MILIONÁRIA DO GRUPO ITAPEMIRIM
Marcelo Dias
Mágoas, ressentimentos, uma família tradicional, dois filhos adotivos e uma disputa por uma herança estimada em R$ 630 milhões. Esta é a novela que prende a atenção dos 180 mil habitantes de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, desde 15 de março de 2008, quando morreu Inês Massad Cola. Junto com o marido, o deputado federal Camilo Cola (PMDB), ela dirigia o Grupo Itapemirim, composto por dez empresas - entre elas, a Viação Itapemirim. No testamento, 37,5% dos bens da matriarca foram deixados para Camilo Cola Filho, de 55 anos, e o resto, 12,5%, com sua irmã, Ana Maria, de 57.
Sem filhos biológicos, o casal adotou Camilinho, como ele é conhecido na cidade, aos quatro anos. Na nova casa, recebeu o nome do pai adotivo. Dois anos depois, chegou Ana Maria — sua irmã de sangue.
- Eu ia para o orfanato, mas uma freira da Santa Casa me levou para lá. Meu irmão sempre viajava com eles e eu ficava em casa. Eu me casei aos 18 anos, porque não aguentava as diferenças de tratamento. Ele podia opinar em tudo e eu, em nada — desaba Ana Maria, que mora no Leblon.
Procurados, pai e filho não quiseram falar do caso.
- Minha mãe nunca foi minha amiga, mas sempre abrandava as brigas, e eu tinha esperanças de que a divisão fosse meio a meio. São muitas mágoas. No ano passado, discuti com meu pai e ele me jogou na cara que ia deixar o mesmo testamento, igual ao dela. Ele nunca gostou de mim — diz Ana Maria.
Desconfiada do irmão, ela foi à Justiça para bloquear 12,5% dos bens do Grupo Itapemirim e reivindicar R$ 90 milhões:
- Minha mãe pôs meu irmão para dirigir a Itapemirim Cargo e a firma faliu.
Ex-presidente do Lions Club, o advogado Francisco Maria Tedesco confirma o que toda a sociedade local sabe.
- O Camilo adotou o menino como filho e pôs o seu nome nele, e a menina ficou como adotiva. A apreensão é grande, pois são seis mil empregos diretos e 12 mil indiretos - afirma o advogado.
- Estamos apreensivos. A Cargo faliu e deixou 200 desempregados. Essa briga não é boa nem para eles - diz o presidente do Sindicato dos Motoristas, Elias Brito Spoladore.
Fonte: Extra Globo por Marcelo Dias         __________________________________________________________________________

A portas fechadas, China inicia escolha de nova liderança

08/11/12

 Ele nunca disputou uma eleição. Pouco se sabe sobre suas opiniões acerca da economia mundial ou do aquecimento global. Para muitos chineses, é mais fácil reconhecê-lo como marido de uma popular cantora folk.Apesar disso, Xi Jinping, de 59 anos, está prestes a se tornar o homem mais poderoso da China, como líder do dominante Partido Comunista em um congresso que só ocorre uma vez a cada década e que tem início nesta quinta-feira (08/11).As transferências de poder no país, ainda feitas sob extremo sigilo, têm provocado tensão e incertezas. Mas, agora, com a China ocupando o posto de segunda maior economia do mundo e de uma superpotência em ascensão, as visões do novo líder realmente importam.O gigante asiático também enfrenta grandes desafios. Alguns analistas acreditam que o modelo de desenvolvimento econômico, que permitiu um crescimento acelerado nos últimos anos, mas com custos ambiental e social, parece à beira da exaustão.A questão, agora, é se o país de partido único poderá confrontar seus interesses institucionais e realizar as reformas necessárias.Fonte:BBC Brasil

___________________________________________________________________________

Cachoeirense é eleito prefeito de Vitória-ES

Luciano Rezende (PPS), que foi eleito prefeito de Vitória, com 52,73% dos votos válidos derrotando Luiz Paulo Velloso Lucas (PSDB), que ficou com 47,27%, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim. Agora, o cachoeirense vai administrar a capital que tem 255.367 eleitores, que representam 9,73% do eleitorado do estado.No primeiro turno, Luciano Rezende obteve 73.757 votos (39,1% do total apurado). Luiz Paulo, por sua vez, chegou ao segundo turno com 69.143 votos.
O médico Luciano Rezende nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, tem 50 anos e foi para Vitória na infância. Formado em medicina, Luciano se especializou em medicina esportiva e atuou no Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e no Comitê Olímpico Internacional (COI) no combate ao uso de drogas no esporte. Foi eleito como vereador em Vitória, de 1995 a 2008, por quatro mandatos consecutivos. Entre as propostas de Luciano, estão garantir o ensino da cultura afrobrasileira e das culturas indígenas na rede municipal de educação e ampliar o efetivo da Guarda Municipal.Fonte:http://www.folhadoes.com

 ___________________________________________________________________________

 Assembleia Legislativa do ES terá cinco novos deputados em 2013

 A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) terá cinco novos deputados estaduais em 2013. Com a confirmação de Luciano Rezende (PPS) como prefeito de Vitória e Rodney Miranda (DEM) como chefe do Executivo de Vila Velha, a Casa receberá os parlamentares já nas primeiras semanas do próximo ano, já que os prefeitos eleitos em 1º e 2º turnos serão empossados no dia 1º de janeiro de 2013.
Luciano Rezende e Rodney Miranda foram eleitos deputados estaduais em 2010 pela mesma coligação: PPS-DEM-PMN-PSDB. Os suplentes são, pela ordem, Paulo Roberto Ferreira (ex-PMN e atual PMDB), os tucanos Marcos Antônio Mansor e Olmir Castiglioni, e Sérgio Gianórdoli (DEM). Mansor e Castiglioni foram reeleitos vereadores em suas cidades, respectivamente, Cachoeiro e Colatina.
O retorno de Euclério Sampaio (PDT) e Janete de Sá (PMN) à Ales, e a chegada de Jamir Malini (PTN), foram confirmados ainda em 1º turno com as vitórias de Marcelo Coelho (PDT), em Aracruz; Luciano Pereira (DEM), em Barra de São Francisco; e Dr. Henrique Vargas (PRP), em São Gabriel da Palha.Fonte:ALES

  ____________________________________________________________________________

Três municípios do ES escolhem seus prefeitos neste domingo  

Os quase 800 mil eleitores de Vitória, Vila Velha e Cariacica vão voltar às urnas neste domingo (28) para escolher os prefeitos de seus municípios. O deputado estadual Luciano Rezende (PPS) e o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) disputam o pleito na capital. Em Vila Velha, são candidatos o deputado estadual Rodney Miranda (DEM) e o atual prefeito, Neucimar Fraga (PR). Em Cariacica, estão no páreo o atual vice-prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, do PPS, e o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB). Esses municípios terão segundo turno porque possuem mais de 200 mil eleitores e seus candidatos a prefeito não obtiveram 50% mais um dos votos válidos.  Em Vitória, Luciano Rezende obteve 39,14% dos votos e Luiz Paulo, 36,69%. Em Vila Velha, Rodney Miranda teve 37,62% e Neucimar Fraga, 35,30%. Já em Cariacica, 45,18% dos votos foram para Juninho, enquanto Marcelo Santos recebeu 23,49%.No Espírito Santo, serão utilizadas 2.121 urnas eletrônicas no segundo turno, sendo que o Estado terá aproximadamente 500 urnas de reserva para substituições necessárias. Dos três municípios em que o segundo turno irá ocorrer, Vila Velha é o que possui mais seções eleitorais: 820. Já Cariacica possui 684 seções, enquanto a capital do Estado, Vitória, possui 617.
Conheça o perfil dos candidatos 
Vitória
Luciano Rezende: o candidato do PSS tem 50 anos, é médico e nasceu em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Foi vereador em Vitória de 1995 a 2008, secretário municipal de Educação e de Saúde de Vitória e secretário de estado de Esportes e Lazer. Foi eleito deputado estadual em 2010, com 21.146 votos.
Luiz Paulo Vellozo Lucas: candidato pelo PSDB, tem 55 anos e é natural de Vitória. Engenheiro, é funcionário público do BNDES. Além de prefeito de Vitória entre 1997 e 2004, ocupou outros cargos públicos: deputado federal, secretário do Ministério da Fazenda, secretário de estado de Agricultura e secretário de Planejamento de Vitória.
Vila Velha
Rodney Miranda: o democrata tem 46 anos e é delegado da Polícia Federal. Na PF, entre outros, chefiou a Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes da Superintendência Regional, em Brasília. Também foi secretário de Segurança Pública no ES e secretário de Defesa Social de Pernambuco. Foi eleito deputado estadual em 2010. 
Neucimar Fraga: o candidato do PR nasceu no interior da Bahia, tem 46 anos e é servidor público municipal. Iniciou a vida pública como líder comunitário. Depois, elegeu-se vereador de Vila Velha em 2000 e deputado federal nos pleitos de 2002 e 2006. Em 2008, foi eleito prefeito do município com 52% dos votos válidos (108.476) e agora disputa a reeleição. 
Cariacica
Geraldo Luzia de Oliveira Júnior (Juninho): candidato pelo PPS, tem 42 anos, é carioca e formou-se em Educação Física. Atualmente é vice-prefeito de Cariacica, onde foi secretário de Cultura, Esporte e Lazer e presidiu o Conselho Municipal de Cultura. Atuou também como assessor técnico do Idaf e chefe de gabinete da Secretaria de Saúde de Vitória.  
Marcelo Santos: o candidato pelo PMDB tem 42 anos, nasceu em Cariacica e é formado em Administração de Empresas. Em 1997, foi eleito vereador de Cariacica, onde se concentra a sua maior base eleitoral. Elegeu-se deputado estadual em 2002 e atualmente está em seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa.
Fonte:Web Ales 

 __________________________________________________________________________

Câmara muda regimento para deputados trabalharem menos

BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprovou ontem, na surdina, em votação simbólica, uma mudança no Regimento Interno da Casa que autoriza deputados a faltarem às sessões de segunda e de sexta-feira. 
Na prática, o projeto de resolução incluído de última hora na pauta de votações oficializa a já tradicional gazeta dos parlamentares nos dois dias da semana, ao prever a realização de sessões ordinárias apenas entre a terça e a quinta-feira, e não mais nos cinco dias úteis da semana, como era antes da alteração. 
“É um estímulo à desmoralização da Câmara”, criticou o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR). “Com tanta coisa importante para votar, com diversos projetos parados na Câmara, colocam em votação uma proposta que restringe ainda mais o período de votações”, observou o parlamentar oposicionista.Hoje, os deputados podem ter descontados em seus salários as faltas durante as sessões deliberativas, aquelas que têm votação de projetos. Em tese, essas sessões podiam acontecer nos cinco dias da semana, mas, normalmente, as que ocorrem na segunda e na sexta são apenas para debates. Também há votações em sessões extraordinárias, que podem ser convocadas a qualquer momento por decisão da presidência da Câmara.Com a aprovação do projeto de resolução, as sessões ordinárias da Casa passam a ser realizadas “apenas uma vez por dia, de terça a quinta-feira, iniciando-se às 14h”. As segundas e as sextas-feiras ficam reservadas para sessões de debates, oficializando a prática atual.Não é só com desconto salarial que deputados faltosos podem ser punidos. Um dos motivos de perda de mandato de parlamentares, previsto na Constituição Federal, artigo 55, inciso III, é o não comparecimento a um terço das sessões ordinárias da respectiva Casa em cada sessão legislativa, “salvo licença ou missão por esta autorizada”. Fonte:Agência Conresso (Com informações do Correio Braziliense) 

__________________________________________________________________________

Senador Ricardo Ferraço cobra conclusão de obras de aeroporto, antes que ocorra uma tragédia em Vitória-ES

 

 BRASÍLIA (16/10/12)- O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) lamentou, em pronunciamento nesta terça-feira (16), a situação "caótica e lamentável" do aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, e criticou as autoridades aeroportuárias pelo descaso com os capixabas. O parlamentar lembrou que as obras de modernização do aeroporto, que sofre de problemas estruturais e de superlotação, estão paradas há quatro anos.- O caso de Vitória é o símbolo, é o ícone, da ausência de responsabilidade e de compromisso - criticou.Segundo dados apresentados por Ricardo Ferraço, a taxa de ocupação do aeroporto de Vitória chega a ser cinco vezes maior que a capacidade instalada, o que submete os passageiros ao desconforto e à insegurança. Ricardo Ferraço ainda pediu a instalação, em Vitória, do ILS, sistema que permite pouso de aeronaves em circunstâncias de baixa visibilidade. Segundo ele, a falta do equipamento torna o aeroporto sujeito a fechamentos frequentes. O senador concluiu afirmando que a conclusão das obras no aeroporto aumentará a capacidade do Espírito Santo de contribuir com o progresso nacional.Fonte:Agência Congresso-Senado Federal (16/10/12)

 __________________________________________________________________________

Senado paga IR devido por senadores com dinheiro do contribuinte

BRASÍLIA (15/10/12) - Mesmo diante da reação da opinião pública e de um grupo restrito de parlamentares, o Senado Federal não recuou na decisão de pagar o calote histórico aplicado na Receita Federal por atuais e ex-senadores que receberam 14º e 15º sem descontar Imposto de Renda.A Secretaria de Administração Financeira da Casa já calculou o valor do rombo, mas ainda não divulgou a cifra. O pagamento com o dinheiro do contribuinte vai ser efetuado até quarta-feira (17). O assunto é tão delicado que a assessoria de imprensa do Senado não se pronunciou ao ser questionada. No cálculo, não foram incluídos aqueles senadores que resolveram pagar a dívida por conta própria.No entanto, a Casa ressaltou que os parlamentares que se anteciparam e pagaram o imposto podem solicitar o ressarcimento do valor.Logo após o anúncio de que o calote seria coberto com o dinheiro do contribuinte, o vice-presidente da Casa, senador Aníbal Diniz (PT-AC), declarou que, depois da notificação do Fisco, os senadores pressionaram a Mesa Diretora para não serem punidos.Cálculos preliminares apontavam entre R$ 70 mil e R$ 90 mil o débito dos parlamentares há mais tempo na Casa.
Fonte:Agência Congresso.com.br

 __________________________________________________________________________

 Prefeito de Guarapari pede ajuda a Sarney para assumir mandato 

 BRASÍLIA - AGÊNCIA CONGRESSO (10/10/12)- O prefeito de Guarapari, Edson Magalhães (PPS) está em Brasília desde às 9 horas da manhã.Ele desembarcou de carona no avião do deputado Camilo Cola (PMDB), seu aliado político. Com os dois também chegou a Brasília o senador Ricardo Ferraço (PMDB).Impugnado pela Justiça eleitoral, Edson busca ajuda política para assumir o terceiro mandato. Ele obteve 58% dos votos no último domingo, mas sua votação não foi validada pela justiça devido a impugnação da candidatura. Ricardo Conde (PSB) segundo colocado, conseguiu quase 20% dos votos. Com o resultado, nova eleição terá que ser realizada na cidade. Ferraço marcou uma reunião com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) para tentar ajudar o prefeito do PPS. Do Senado, Magalhães se reúne com advogados que devem entrar com ação para tentar obter uma liminar que permita sua posse, apesar dos diversos processos que responde por irregularidade administrativa. Fonte:www.agenciacongresso.com.b

__________________________________________________________________________

Devido a recursos, 4 municípios do ES podem ter novas eleições, diz TRE

Mesmo após as eleições municipais deste domingo (7/10), quatro municípios do Espírito Santo seguem com a situação do pleito indefinida. São os casos de Guarapari, Pedro Canário, Mucurici e Pancas. Nestas cidades, quatro candidatos concorreram ao cargo de prefeito mesmo com o registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). São eles: Edson Magalhães (PPS) , em Guarapari; Walace (PSD) , em Pancas; Dica (PSD) em Mucurici; Fiorot (PSB)  em Pedro Canário. Eles concorreram graças a recursos e aguardam julgamento dos mesmos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o presidente do TRE-ES Sérgio Bizzotto, em alguns casos pode haver novas eleições.
Na apuração dos votos, o TRE-ES não divulgou a quantidade de votos destes candidatos. Os votos foram contabilizados como nulos, mas como foram mais do que 50% em alguns casos pode acontecer novo pleito.
Fonte: G1-ES (08/10/12)

  ____________________________________________________________________

 Famosos que se deram bem e que se deram mal nas eleições

 08/10/12

 A maioria das personalidades midiáticas que se candidataram a vereador em 2012 não teve resposta positiva nas urnas no domingo (7). Alguns, entretanto, conseguiram se eleger - entre os que tiveram sucesso, grande parte é esportista. Já os cantores dominam a lista dos que não se deram bem nas eleições municipais de 2012.

Veja abaixo a lista com alguns candidatos famosos que conseguiram vaga de vereador (à esquerda), e os que não tiveram sucesso (à direita).
FAMOSOS QUE SE DERAM BEM
Poucos foram bem-sucedidos nas urnas

FAMOSOS QUE SE DERAM MAL
A maioria não conseguiu cargo; confira alguns
ver (Foto: ver)

Veronica Costa
Funkeira e empresária

31.515 votos no Rio
pera (Foto: pera)

Mulher Pêra
Funkeira

2.126 votos em São Paulo
coracao valente (Foto: coracao valente)

Washington Coração Valente
Ex-jogador de futebol

8.005 votos em Caxias do Sul (RS)
kiko (Foto: kiko)

Kiko
Cantor do KLB
Nenhum voto em São Paulo (candidatura impugnada)
aurélio miguel (Foto: aurélio miguel)

Aurélio Miguel
Ex-judoca
32.520 votos em São Paulo
washington (Foto: washington)

Compadre Washington
Cantor do É o Tchan

410 votos em Salvador
Tarcísio (Foto: Tarcísio)

Tarciso
Ex-jogador de futebol

5.231 votos em Porto Alegre
Rosana (Foto: rosana)
Rosana
Cantora do hit "O Amor e o Poder"
317 votos no Rio
Paulo rink (Foto: paulo rink)

Paulo Rink
Ex-jogador de futebol

5.625 votos em Curitiba
brunninha (Foto: brunninha)

MC Bruninha
Funkeira

1.430 votos no Rio
Aladim (Foto: aladim)

Aladim Luciano
Ex-jogador de futebol

5.130 votos em Curitiba
Serginho (Foto: serginho)

Serginho
Ex-BBB

2.619 votos em São Paulo
João Derly (Foto: joao derly)

João Derly
Ex-judoca

14.038 votos em Porto Alegre
Marquito (Foto: Marquito)

Marquito
Humorista

22.198 votos em São Paulo
netinho (Foto: netinho)

Netinho de Paula
Cantor e apresentador

50.698 votos em São Paulo
Marcelinho Carioca (Foto: Marcelinho Carioca)

Marcelinho Carioca
Ex-jogador de futebol

19.729 votos em São Paulo
Vandick (Foto: Vandick)

Vandick
Ex-jogador de futebol

9.742 votos em Belém
Dinei (Foto: Dinei)

Dinei
Ex-jogador de futebol

9.243 votos em São Paulo
tupazinho (Foto: tupazinho)

Tupãzinho
Ex-jogador de futebol

908 votos em Tupã (PR)
Paulinha Abelha (Foto: Paulinha Abelha)

Paulinha Abelha
Ex-vocalista do Calcinha Preta

1.111 votos em Aracaju

Pink (Foto: Pink)

Pink
Ex-BBB

2.374 votos em Recife
Wanessa Mattos (Foto: Wanessa Mattos)

Wanessa Mattos
Musa do Brasileirão 2009

112 votos em Jaboatão dos Guararapes (PE)

Davi sambarilove (Foto: davi sambarilove)

Davi Sambarilove
Humorista

1.643 votos no Rio
nani venancio (Foto: nani venancio)

Nani Venâncio
Apresentadora
4.194 votos em São Paulo
Agnaldo Timoteo (Foto: Agnaldo Timoteo)

Agnaldo Timóteo
Cantor
12.009 votos em São Paulo
marcelo tchakabum (Foto: marcelo tchakabum)

Marcelo Menezes
Cantor da banda Tchakabum
753 votos no Rio
mulher bambu (Foto: mulher bambu)

Mulher Bambu
Cantora
64 votos em São João de Meriti (RJ)
angela maria (Foto: angela maria)

Angela Maria
Cantora
2.291 votos em São Paulo
Ademir da guia (Foto: ademir da guia)

Ademir da Guia
Ex-jogador de futebol
14.345 votos em São Paulo
Todas as fotos desta matéria são de divulgação dos candidatos no site do Tribunal Superior Eleitoral.


Fonte:Jornal Folha do ES ( http://www.folhadoes.com )

   _________________________________________________________________________

Kennedy com três candidatos disputando a prefeitura

Com a renúncia, na quinta-feira (04), do prefeito afastado pela Justiça e cassado pela Câmara de Vereadoresde Presidente Kennedy-ES, Reginaldo Quinta (PTB), ficaram apenas três candidatos na disputa pela prefeitura na eleição de domingo: Aluízio Corrêa (PR); Jorgian Henriques Porto (PMN) e Amanda Quinta (PTB).Com a saída do petebista, o quadro tende a favorecer Aluízio que já administrou o município por duas vezes e conseguiu um cresci-mento expressivo de sua campanha nas últimas semanas. O republicano tem multiplicado os simpatizantes e correligionários nas diversas caminhadas que promoveu nos últimos dias.O município, que foi destaque negativo na imprensa regional e nacional com a repercussão dos escândalos protagonizados por Regi-naldo, segundo a Polícia Federal, o Ministério Público e o Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, o desembargador Pedro Valls Feu Rosa, terá reforço policial durante o período de votação.O pedido de policiamento reforçado foi do juiz eleitoral da Comarca, Ronaldo Domingues de Almeida.Fonte:http://www.folhadoes.com

  ______________________________________________________________________

VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ESTÁ PROIBIDA EM 47 MUNICÍPIOS DO ES

Até a tarde desta sexta-feira, 05/10/12, 47 municípios do Espírito Santo informaram ao Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) a proibição da venda de bebidas alcoólicas no próximo domingo, 07/10, data do primeiro turno das eleições municipais. Em alguns municípios, a venda de bebida alcoólica está proibida já a partir da noite de sábado, 06/10.O TRE-ES deixou a critério de cada juiz a decisão sobre a venda ou não de bebidas alcoólicas no dia do pleito em suas respectivas zonas eleitorais. Em Presidente Kennedy, a venda de bebidas alcoólicas está proibida a partir das 18 horas deste sábado até as 18h30 de domingo. Em Domingos Martins e Marechal Floriano, a proibição vai das 20 horas de sábado até 18 horas do dia do pleito.Já em Conceição da Barra e em Muniz Freire, a venda está proibida das 22 horas de sábado às 18 horas de domingo. Em Castelo, a proibição vai das 22 horas de sábado às 17 horas do dia 07. Em Mimoso do Sul, há a recomendação para que os comerciantes não vendam bebidas alcoólicas das 6 às 18 horas do dia do pleito.Em Iúna, Ibatiba, Irupi, Itaguaçu, Rio Bananal e São José do Calçado, a venda está proibida a partir da meia-noite de sábado para domingo, sendo vedada até as 17 horas do dia 07. Em Pinheiros, Ecoporanga e Itarana, a proibição também vale a partir da meia-noite, mas se estende até as 18 horas do dia do pleito.Em Vila Velha, Cariacica, Viana e Cachoeiro de Itapemirim, a venda de bebidas alcoólicas está proibida das 8 às 17 horas de domingo. Já no município de Serra, a restrição vai das 7 às 17 horas do dia do pleito.

Fonte:Assessoria de Comunicação do TRE-ES/Vitória, 05 de outubro de 2012.

  ___________________________________________________________________________

 Termina nesta quinta-feira (04) a transmissão do horário eleitoral

Termina nesta quinta-feira (4) a transmissão do horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio, segundo a Resolução 23.370 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O último programa eleitoral antes do 1º turno das eleições contará com inserções dos candidatos a vereador. Na quarta-feira (3), foi a última vez que os candidatos a prefeito fizeram suas propagandas.Foram 45 dias de espaço reservado para o horário político, exibido duas vezes ao dia, por 30 minutos: das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30, no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h, na televisão.O 1° turno das eleições municipais de 2012 ocorre no domingo (7). Segundo o TSE, 140.394.103 eleitores em todo o país vão escolher entre 15.641 candidatos a prefeito e 449.749 a vereador. O eleitor pode votar em sua seção eleitoral das 8h às 17h.
VésperaOs debates são permitidos até 7h de sexta-feira (5). Já a distribuição de panfletos, a circulação de carros de som e a realização de carreatas ou caminhadas podem ocorrer até 22h de sábado (6).
Segundo turnoNas cidades onde há segundo turno, o horário eleitoral retorna à programação das emissoras a partir de 48 horas após a divulgação dos resultados do pleito. As exibições vão até o dia 26 de outubro, dois dias antes da votação. Nesse período, as inserções serão mais curtas, com 20 minutos de duração.
Fonte:Portal G1.com

  ___________________________________________________________________________

Projeto de Lei determina meia-entrada para professores no estado

 Com o objetivo de promover o acesso aos bens culturais, o deputado Roberto Carlos (PT-Foto) protocolou, na Assembleia Legislativa-ES, o Projeto de Lei 365/2012, que assegura aos professores das redes pública e particular do Espírito Santo que estejam exercendo suas funções o pagamento de 50% do valor cobrado para o ingresso em espetáculos de lazer, entretenimento e difusão cultural.
“Os professores da rede pública e particular de ensino prestam um serviço imprescindível à sociedade brasileira, difundindo o conhecimento técnico-científico e preparando jovens e adultos para o mercado de trabalho. A valorização da classe docente a partir de mecanismos de qualificação profissional e valorização da categoria são instrumentos essenciais para a qualidade de vida no exercício da atividade”, afirmou o deputado.
De acordo com o projeto, a meia-entrada corresponderá sempre à metade do valor do ingresso cobrado, ainda que sobre o seu preço já incidam descontos. Estão incluídos os estabelecimentos que realizam espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, atividades sociais recreativas, de artes plásticas e quaisquer outros que proporcionem lazer e entretenimento. Para o recebimento do benefício, deverão ser apresentados o comprovante de vínculo empregatício ou funcional com a instituição de ensino e o documento oficial de identificação.
“A remuneração dos professores, nas três esferas de governo e na iniciativa privada, ainda é insuficiente. Essa realidade cria uma situação contraditória, pois cabe aos professores incentivar os jovens na busca do conhecimento cultural e científico, usufruindo dos bens culturais disponíveis, enquanto os mesmos estão excluídos do gozo desses bens em virtude da situação financeira precária”, justificou o parlamentar.Fonte:ALES-ES-Foto:Reprodução

   ______________________________________________________________________

TRE-ES MANTÉM CANDIDATURA DE REGINALDO QUINTA

 Em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira, 02/10/12, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por maioria de votos, manteve a candidatura de Reginaldo Quinta ao cargo de prefeito de Presidente Kennedy. O político, que tenta a reeleição, já havia sido liberado pelo TRE-ES, mas, após ser cassado pela Câmara Municipal, o juiz eleitoral da 49ª Zona Eleitoral cassou o registro de candidatura de Quinta, determinando ainda que a coligação “Lutando com amor pelo povo kennedense” substituísse o candidato, indicando outro nome. Quinta recorreu ao TRE-ES desta decisão e, nesta tarde, teve a candidatura confirmada.Após a divergência, o juiz federal Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha pediu vista dos autos, proferindo seu voto nesta terça. Almagro acompanhou o entendimento do relator, afirmando que não há uma ação específica para cassar o registro de Quinta, já que o juiz eleitoral determinou a cassação e a substituição do candidato apenas por ofício. Devido ao empate, o presidente do TRE-ES, desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça, proferiu seu entendimento, votando pela manutenção da candidatura. Após a divergência, o juiz federal Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha pediu vista dos autos, proferindo seu voto nesta terça. Almagro acompanhou o entendimento do relator, afirmando que não há uma ação específica para cassar o registro de Quinta, já que o juiz eleitoral determinou a cassação e a substituição do candidato apenas por ofício. Devido ao empate, o presidente do TRE-ES, desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça, proferiu seu entendimento, votando pela manutenção da candidatura.Bizzotto lembrou que este é um caso de inelegibilidade superveniente, já que a cassação do político ocorreu após o registro de candidatura, e que, por isso, a inelegibilidade pode ser discutida apenas na época da diplomação, caso o político seja reeleito. Dessa forma, por maioria de votos, o TRE-ES manteve a candidatura de Reginaldo Quinta ao cargo de prefeito de Presidente Kennedy.Fonte:TRE-ES (02/10/12)             

  _______________________________________________

TRE-ES ESTÁ PREPARANDO MAIS DE 400 SEÇÕES PARA DEFICIENTES 

Depois de fazer uma campanha em favor das eleições acessíveis, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo registrou em sua base dados 3.964 eleitores com algum tipo de deficiência, portanto, necessitam votar em seções de fácil acesso. Esse número corresponde a 0,15% do eleitorado do Espírito Santo.
Para atender a essa demanda registrada na base de dados da Justiça Eleitoral do Estado, o TRE-ES planejou, em todo o Estado, 419 seções especiais para receber esses eleitores, que foram até aos Cartórios Eleitorais declarar que possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida.Todas as urnas eletrônicas possuem o código braille em suas teclas, então, o deficiente visual, que não prestou a informação a Justiça Eleitoral, poderá votar tranquilamente na sua seção. Este ano, todas as urnas também terão saída para fone de ouvido, o que poderá auxiliar aquele eleitor com algum problema visual e que não sabe ler em código braille.Os eleitores com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, mas que não prestaram essa informação para a Justiça Eleitoral, poderão recorrer aos presidentes das seções eleitorais, que estão instruídos a preencher um formulário com esses dados, para que o problema não volte a ocorrer nas eleições de 2014.
Em todo o Estado do Espírito Santo, estarão funcionando no dia 7 de outubro, 1.690 locais de votação e um total de 7.703 seções eleitorais. 
Fonte:TRE-ES(28/09/12)

 ___________________________________________________________________________

Indecisos vão decidir eleição em Cachoeiro-ES

Faltando 7 dias para as eleições de Cachoeiro de Itapemirim, estão nos votos dos indecisos quem será o prefeito. O Instituto Leia/FOLHADOES ouviu 900 pessoas entre os dias 24 a 28/09 e constata empate entre Glauber Coelho (PR) e Carlos Casteglione (PT) dentro da margem de erro de 3,25%. O republicano tem 43% e o petista 40,88%. Indecisos, nulos e brancos somam 16,12%.Com a polarização entre dois candidatos, a oscilação do deputado estadual foi maior do que a do prefeito, movendo-se mais entre os indecisos. Glauber oscilou entre 47% e 43% em toda rodas de pesquisas, enquanto Casteglione conseguiu em três meses sair dos 33%, chegando aos 40%. Até o domingo os indecisos podem garantir a vitória de um ou de outro. 
Fatos
Os acontecimentos mais relevantes que aconteceram na semana para essa proximidade foram ação mais efetiva da máquina administrativa nos bairros, a presença de Lula no programa eleitoral de Carlos Casteglione e a paralisação da agenda do deputado Glauber Coelho, internado por estafa e complicações gastroenterites.O empate técnico corresponde neste momento o sentimento da cidade entre quem já é Executivo e quem pretende ser, considerando que o republicano nunca disputou a Prefeitura. O certo é que o prefeito, mesmo admitindo que não vez um bom mandato, comunica aos eleitores de que vai melhorar num segundo. Esta consideração colocam ambos sob um julgamento subjetivo, mas real nos números. Parte deseja dar oportunidade ao petista e parte quer experimentar uma gestão do republicano.
A margem de erro da pesquisa é de 3,25% e foi registrada sob o número 00108/2012 no TRE-ES.
Fonte:Jornal Folha do ES (http://www.folhadoes.com)

__________________________________________________________________________

Dr. Jander lidera em Marataízes-ES (22/09/12)

A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de setembro, nas áreas urbana e rural, alcançando um total de 17 localidades. Na avaliação estimulada, considerando os votos válidos, doutor Jander ficou com 49,67% das intenções de voto, enquanto Toninho aparece com 40%. O prefeito lidera tanto na sede quanto no interior de Marataízes.Doutor Jander (PSDB) leva ainda larga vantagem sobre o peemedebista quando a apuração das intenções de voto é feita entre os eleitores de até 24 anos e aumenta a diferença sobre seu adversário quando se considera apenas as mulheres. Nesse caso, doutor Jander tem mais de 50% das intenções de voto, enquanto Toninho (PMDB) não passou de 35%. Em relação aos eleitores evangélicos, doutor Jander possui quase o dobro das intenções de voto que Toninho, enquanto entre os católicos existe um empate técnico, com o prefeito liderando com 47,39% contra 45,41% de Toninho.A vantagem do atual prefeito muda um quadro que parecia favorável ao candidato Toninho Bitencourt até o final de julho, quando o crescimento do doutor Jander começou a ser percebido nas ruas do balneário. Em terceiro lugar, com 5,48 % das intenções de voto, o candidato Rudinho de Souza (PV) disputa com o pedetista Jaiminho a última colocação na pesquisa, ambos praticamente com pouquíssimas chances no pleito que acontecerá em 07 de outubro. A diferença entre os dois é de menos de um por cento, o que caracteriza empate técnico.

Dados técnicos
O resultado geral da pesquisa LEIA, considerando os votos inválidos, aponta que doutor Jander segue na liderança com 38,5% contra 31,00% do candidato Toninho Bitencourt. Rhudinho pontuou com 4,24% das intenções de voto e Jaiminho 3,75%. Um total de 22,5% dos eleitores votaria nulo ou em branco. A margem de erro da pesquisa é de 3,25 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um grau de confiança de 95%. A Pesquisa está registrada no TRE sob o número 00080/2012.
Fonte:http://www.folhadoes.com

 _______________________________________________________________________________

TERMINA DOMINGO O PRAZO PARA A JUSTIÇA ELEITORAL RECEBER A SEGUNDA PRESTAÇÃO DE CONTAS PARCIAL DAS CAMPANHAS




Começou no dia 28 (terça) e vai até dia dois de setembro, domingo , o prazo para os candidatos e os diretórios partidários, juntamente com seus comitês financeiros, apresentarem na Justiça Eleitoral a segunda prestação de contas parcial da campanha.
        A Coordenadoria de Controle Interno (Cocin) do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo esclarece aos interessados que as prestações de contas parciais devem ser elaboradas com a utilização do Sistema SPCE – Sistema de Prestação de Contas Eleitoral, que está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
        Outro detalhe importante, é que não é preciso ir ao Cartório Eleitoral do município para entregar a prestação de contas.  O envio das prestações de contas parciais é por meio eletrônico.  No próprio sistema SPCE, depois de preenchido os dados,  há uma opção “Enviar Prestação de Contas”, é só clicar nesse ícone e enviar as informações para a Justiça Eleitoral.
        A Cocin ainda orienta os candidatos que o TSE já disponibilizou em seu site uma nova versão do programa SPCE, versão 1.06.  Essa nova versão veio corrigir a falha, detectada pelos candidatos, que impedia a exclusão do nome de um fornecedor lançado equivocadamente.  As versões anteriores apresentavam esse problema que foi corrigido na nova versão.Fonte: TRE-ES
  ______________________________________________________________________________

PRESIDENTE KENNEDY:TRE-ES LIBERA CANDIDATURA DE REGINALDO QUINTA

 

 Em sessão extraordinária realizada na tarde desta quinta-feira, 23/08, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) deu continuidade ao julgamento dos recursos referentes a registros de candidatura. Nesta tarde, a Corte liberou mais três candidatos ao cargo de prefeito de diferentes municípios, indeferiu o registro de um prefeitável e deu continuidade ao julgamento de outro.O Pleno deu continuidade ao julgamento do registro de Reginaldo Quinta, candidato ao cargo de prefeito do município de Presidente Kennedy, decidindo, por maioria de votos, deferir o registro de candidatura do mesmo. Em sessão passada, o relator do processo, Marcus Felipe Botelho Pereira, havia votado pelo deferimento do registro, sendo acompanhado pelo juiz do TRE-ES Marcelo Abelha Rodrigues e pela juíza Rachel Durão Correia Lima. Apenas o desembargador Annibal de Rezende Lima havia votado pelo indeferimento. “As notícias publicadas pela imprensa mostraram o caos na cidade de Presidente Kennedy, chegando o município a ter, inclusive, um interventor, fato incomum aqui no Estado”, afirmou Júlio César sobre o afastamento de Reginaldo Quinta da prefeitura de Presidente Kennedy. Sobre o possível retorno de Quinta ao cargo, Júlio César afirmou que “não é essa a vontade da Constituição cidadã” e que, nesse caso, “o princípio da moralidade deve se sobrepor à presunção de inocência”.Porém, após o voto do juiz Júlio César, o juiz federal Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha proferiu seu entendimento, votando pelo deferimento do registro. “Não me sinto confortável em indeferir o registro do candidato não havendo uma condenação transitada em julgado”, afirmou Almagro. Assim, por quatro votos a dois, foi deferido o registro de Reginaldo Quinta.

Fonte:Assessoria de Comunicação do TRE-ES/Vitória, 23 de agosto de 2012.



 ____________________________________________________________________________

TSE começa campanha para estimular o voto em candidatos "ficha limpa"

 

BRASÍLIA (Agência Congresso) – A Justiça Eleitoral começou a divulgar ontem a campanha Voto Limpo, por meio de peças publicitárias no rádio e na televisão. 
As mensagens pretendem estimular os eleitores a participar do processo eleitoral e a escolher candidatos ficha limpa, ou seja, sem problemas na Justiça. 
De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha é composta por cinco filmes e cinco peças de divulgação para rádio. 
Cada peça publicitária tem 30 segundos e trata de temas relacionados à Lei Complementar 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, que vale para as eleições municipais de outubro deste ano. 
Os filmes e a propaganda de rádio alertam os eleitores para a importância de pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de cada um. 
As mensagens da campanha incentivam a participação no pleito de eleitores de todas as idades, inclusive os que têm 16 e 17 anos e os maiores de 70 anos, para os quais o voto é facultativo.

  ____________________________________________________________________________

Dr. Luciano faz mega caminhada no comércio de Itapemirim nesta segunda-feira

Nesta Segunda-feira, dia 20, o candidato a prefeito municipal de Itapemirim, pelo PSB-40, Dr. Luciano, caminhou na sede do município, acompanhado pela sua vice, a professora, Viviane Peçanha (PSDB) e toda equipe 100% Itapemirim.
Várias comunidades participaram da caminhada. Itapemirim está aqui representada. Somos “100% Itapemirim”, disse Rubens Gomes, Presidente do PSC.Durante a caminhada, o socialista recebia o carinho do povo com muita alegria. Outra fala importante de Dr. Luciano, foi no sentido de garantir à população a prioridade na saúde. “Vamos funcionar os postos de saúde de cada comunidade e fornecer os serviços informatizados, para auxiliar na marcação de consultas e exames. Chega de sofrer em busca de atendimento”, assegurou o candidato.Fonte:http://www.atenasnoticias.com.br ___________________________________________________

Campanha de Casteglione divulga foto com Lula

 

Uma semana após a viagem a São Paulo para fazer fotografias ao lado do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o candidato a reeleição em Cachoeiro, Carlos Casteglione (PT), divulgou nesta terça-feira a tão valiosa fotografia ao lado da estrela maior do partido. Além do petista cachoeirense, 117 candidatos das maiores e estratégicas cidades do país também tiveram a mesma oportunidade.
 Sem grandes estrelas eleitorais em seu palanque, é provável que a foto ao lado do ex-presidente seja uma das maiores armas do PT cachoeirense, justamente porque a recente pesquisa da CNT mostra que se as eleições para a presidência fossem hoje Lula estaria eleito com mais de 50% da preferência eleitoral brasileira.Fonte:Ilauro Oliveira/http://www.atenasnoticias.com.br

 __________________________________________________

Termina hoje prazo para partidos divulgarem relatório de financiamentos de campanha

 Brasília – Os candidatos, partidos políticos e coligações têm até hoje (6) para divulgar na internet um relatório discriminado dos recursos para financiamentos da campanha eleitoral e gastos. Pela lei, eles devem mencionar também estimativas de gastos. Os dados serão divulgados na página da Justiça Eleitoral. Os eleitores que ainda não tiraram a segunda via do título têm mais dois dias para solicitar o documento.O calendário, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não prevê prorrogações. As eleições municipais ocorrem nos dias 7 e 28 de outubro. No dia 7, será o primeiro turno e em 28, o segundo turno, caso seja necessário. Pelos dados do TSE, há 15.351 candidatos a prefeito, 15.491 a vice-prefeito e 442.179 a vereador em todo o país.O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral tem até quarta-feira (8) para requerer a segunda via do título em qualquer cartório eleitoral. Ao solicitar a segunda via, o eleitor deve esclarecer se quer receber o documento na sua zona eleitoral ou naquela onde a requereu.No dia 8, terminam os prazos para os órgãos de direção dos partidos políticos preencherem as vagas remanescentes para as eleições proporcionais. O alerta do TSE é para que sejam observados os percentuais mínimo e máximo para candidatos de cada sexo.Também ocorre na quarta-feira a designação dos locais das mesas eleitorais para o primeiro e segundo turnos, além de ser a data limite para a nomeação dos integrantes das juntas eleitorais. Fonte: Agência Brasil
  _______________________________________________________________________

Horário eleitoral gratuito de 2012 vai custar R$ 606 milhões ao povo brasileiro




BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Como dizia o Nobel de Economia de 1976, o americano Morre Friedman, “Não exite almoço grátis”. 

A União vai deixar de recolher este ano R$ 606 milhões em impostos devido à eleição de outubro. 
A estimativa é da Receita Federal. Trata-se do valor que as emissoras de rádio e televisão deixarão de pagar em impostos pela transmissão do horário eleitoral gratuito. 
Os veículos de comunicação recebem isenção fiscal por divulgarem, obrigatoriamente, a propaganda partidária em horários que estariam ( em tese) recebendo dinheiro dos anunciantes comerciais. 
O valor é menor do que o registrado em 2010, ano de eleições gerais: R$ 851 milhões. 
Fonte: www.agenciacongresso.com.br


_________________________________________________________________________

Justiça de Kennedy decide barrar candidatura de Reginaldo Quinta



O prefeito afastado de Presidente Kennedy, Reginaldo Quinta (PTB), teve o registro de candidatura à reeleição barrado ontem (29) pela Justiça Eleitoral por falsidade documental. O Ministério Público Eleitoral (MPE) impugnou a candidatura alegando irregularidades na procuração dada por Reginaldo a sua sobrinha Amanda Quinta, para que fizesse o registro em seu nome.Reginaldo teve a candidatura registrada quando ainda estava na cadeia. Acusado de comandar fraudes em contratos da prefeitura, ele ficou 82 dias na prisão, na carceragem do Quartel Geral da Polícia Militar, em Maruípe, Vitória.Em sua decisão, o juiz Ronaldo de Almeida diz que Reginaldo "não deixou a unidade no dia em que outorgou a procuração e nem tampouco foi contatado por tabelião e ou funcionário do Cartório Tabelionato Castelo, considera-se inexistente o ato".

O próprio cartório, diz a decisão, admitiu "informação falsa na procuração, quando se declara que Reginaldo esteve na serventia e outorgou procuração".
Reginaldo pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para tentar continuar na disputa. Nem ele nem o presidente municipal do PTB, Stéfano Stulzer, foram localizados para comentar a decisão.
O juiz não acolheu, porém, os pedidos de impugnação contra Reginaldo feitos pelo candidato Dionatan Cordeiro (PPL), tendo como base o envolvimento do prefeito afastado em fatos relacionados à Operação Lee Oswald, que o levou a prisão.
Fonte:Vera Ferraço/gazetaonlinesul.com.br
 _____________________________________________________________________

CASTEGLIONI FARÁ FOTOS COM LULA NESTA SEGUNDA-FEIRA  (30)

Sem figurões de outros partidos em sua campanha, ao contrário do seu concorrente Glauber Coelho (PR), resta ao prefeito de Cachoeiro e candidato do PT à reeleição, Carlos Casteglione, ir atrás de soluções caseiras. E ele conseguiu um apoio de peso que pode ajudar muito: o ex-presidente Lula.
Atendendo a um chamado do próprio Lula, o prefeito e demais candidatos de outras cidades importantes irão nesta segunda-feira (30) a São Paulo fazer um diagnóstico sobre as candidaturas do partido em nível nacional. O ex-presidente deve participar de campanha de alguns candidatos durante o processo eleitoral. Não está confirmada e nem descartada a sua presença em Cachoeiro.
Inicialmente será feita uma sessão de fotos de Lula com os candidatos a prefeitos do Partido dos Trabalhadores nas cidades consideradas prioritárias pela direção nacional. Capitais como Vitória, Belo Horizonte e Recife e municípios como Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Cariacica no Espírito Santo também foram apontadas como prioritárias.Fonte:Ilauro Oliveira(http://www.atenasnoticias.com.br)
 _________________________________________________________________________

JORNAL DO ES É MULTADO POR DIVULGAR PESQUISA SEM REGISTRO

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo manteve a sentença que determinou ao jornal Folha Guanduense, de Baixo Guandu (ES), o pagamento de multa no valor de R$ 53.205,00 por ter divulgado pesquisa eleitoral sem o registro prévio na Justiça.
Para o relator do processo, Júlio César Costa de Oliveira, a pesquisa foi tendenciosa. “Um dado interessante da pesquisa mostra uma avaliação muito positiva do prefeito Lastênio Cardoso, o que o coloca na condição de forte influência do voto do eleitor na escolha do novo prefeito”. Segundo o relator, o candidato ou a candidata apoiada pelo prefeito Lastênio pode ser o grande beneficiado pela pesquisa divulgada.Fonte:http://www.atenasnoticias.com.br __________________________________________________

Dr. Luciano lança candidatura neste sábado em Itapemirim

 

A coligação 100% Itapemirim, com os partidos PSB, PSDB, PV, PT, PSC, PTN, PP, PDT e PR, lança oficialmente a candidatura do Dr. Luciano neste sábado, dia 28.
 O candidato do PSB promete em seu plano de governo, dar prioridade a saúde e educação, juntamente com a vice, professora, Viviane Peçanha (PSDB).
Na ocasião, Dr. Luciano pretende começar seu trabalho transparente com a população de Itapemirim. "Nós queremos ser diferentes mesmo. Nossa Política não é escondida, nós queremos o povo junto conosco nesta caminhada, que é pra valer", afirma o candidato.
Ele é a candidatura de oposição à continuidade do governo Norma Ayub (DEM), representado pelo candidato Estevão (PMDB).
 O evento será às 15 horas, no Camping e Pousada Itaipava, no balneário do município.
Fonte:Ilauro Oliveira( http://www.atenasnoticias.com.br)


   ______________________________________________

PINHEIROS: 54% DE AUMENTO PARA VEREADORES

De surpresa, e sem o conhecimento da população, a Câmara de Pinheiros, no Extremo Norte do Estado, reajustou em 54% o salário dos vereadores, durante a sessão realizada na noite da última segunda-feira (23). De R$ 3,7 mil, o salário vai saltar para R$ 5,7 mil, a partir de 2013. O projeto de lei ainda contempla abono de R$ 1,9 mil para o presidente da Casa, que vai passar a ganhar R$ 7,6 mil. Na próxima gestão, os parlamentares também vão ter 13º salário.A Câmara de Pinheiros possui nove vereadores. Leison Duarte (PSB), Landuete Neri (PV) e Antônio Eupídio de Souza Ganho (PR) votaram contra o aumento. "Acho um absurdo. Um salário abusivo. Votei contra, argumentamos, mas não teve jeito", lamenta Landuete. 
O vereador Everaldo Ton (PSD) estava viajando quando a sessão ocorreu. Ele disse que chegou a iniciar um abaixo-assinado contra o reajuste e não sabia que o projeto iria entrar em pauta. "Só soube quando cheguei de viagem".Votaram a favor: Florisval Pinheiros, Ronaldo Crema, Robson Fernando Silva (PP) e Gildete Rocha (PT). O presidente, Tadeu Sá (PSB), não foi encontrado ontem pela reportagem. Fonte:gazetaonlinesul.com.br 

______________________________________________________________________________________________ 

Antes de votar, eleitor precisa conhecer atribuições de prefeito

 Da Agência Brasil

Brasília – Os quase 140 milhões de eleitores que irão às urnas no pleito municipal de outubro devem estar atentos às promessas dos candidatos ao cargo de prefeito. Administrador direto de sua cidade, ele tem deveres e restrições. É comum, por exemplo, um candidato prometer na campanha investimentos em segurança pública – parte dessas competências, porém, é do estado e não do município, de acordo com a Constituição.
Nesse item, a incumbência do prefeito se limita à criação de Guarda Municipal ou ações de prevenção como a garantia de uma boa iluminação pública em suas cidades. A finalidade da Guarda Municipal é preservar os bens públicos e não desenvolver ações de proteção direta do cidadão, que cabem às polícias Militar e Civil, sob o comando dos governadores.
Na área da educação, cabe ao gestor municipal investir na construção e preservação de creches, bem como escolas de educação infantil e ensino fundamental.
Além disso, a Constituição de 1988 municipalizou os serviços de saúde. Ao criarem o Sistema Único de Saúde (SUS), os constituintes transferiram às cidades a responsabilidade pelo setor. Cabe aos prefeitos garantir os recursos necessários para a implementação de ações como a avaliação de programas locais e a administração de hospitais, centros e postos de saúde, desde que obedeçam à legislação do SUS, de competência federal.
Outro ponto temático comum nas campanhas eleitorais para prefeito é a melhoria do transporte público. O prefeito é responsável por garantir transporte coletivo de qualidade ao cidadão. No entanto, quando esse transporte integrar regiões metropolitanas, a competência fica com o governador.
É competência do prefeito, ainda, de acordo com o Artigo 30 da Constituição, investir na urbanização da cidade que administra. Para tanto, ele deve desenvolver projetos definindo, por exemplo, se determinada região será residencial ou comercial. Outras ações como pavimentação e manutenção de ruas, além da coleta de lixo, também são de responsabilidade dos prefeitos.
Para implementar todos esses programas, o administrador municipal terá à disposição recursos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Serviços (ISS), além da prerrogativa de criar impostos e taxas para execução de políticas públicas em prol da comunidade. É o caso, por exemplo, de taxas de iluminação cobradas na conta de energia que o cidadão recebe.
As cidades de menor densidade populacional, porém, dependem, quase que totalmente, dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios para implementar políticas públicas.
Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br 

  _________________________________________________________________________________

Vitória de Glauber em Cachoeiro deverá ser atribuida a Ferraço, diz Tasso

Foto:José Tasso/Reprodução

 BRASÍLIA- AGENCIA CONGRESSO - Em visita a Brasília, ontem,(16) o ex-deputado federal, ex-prefeito de Cachoeiro, José Tasso (PMDB), disse que o PT vai perder a reeleição em Cachoeiro.Tasso ganhou a convenção do PMDB mas renunciou a candidatura em favor do candidato do PR, Glauber Coelho, apoiado pelo presidente da Assembléia, Theodorico Ferraço. 

Ele disputou a convenção do PMDB com o empresário Camilo Cola, venceu mas não será candidato: "Criamos uma frente contra o PT. Camilo queria jogar o PMDB no colo do PT", afirmou.Para Tasso, uma vitória do deputado Glauber, deverá ser atribuida a Ferraço, e não ao senador Magno Malta (PR), partido de Glauber.Em Brasília ele se reuniu com o presidente regional do PMDB, deputado Lelo Coimbra.

 _______________________________________________________________

 MAIS DE NOVE MIL CANDIDATURAS SÃO REGISTRADAS NA JUSTIÇA ELEITORAL DO ESPÍRITO SANTO

Mais de nove mil candidatos concorrem aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador no Espírito Santo nessas eleições 2012. Até esta sexta-feira, 13/07, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) DivulgaCand registrava, em todo o Estado, 9.193 pedidos de registro de candidatura. No Espírito Santo, serão eleitos no dia 07 de outubro 838 vereadores e 78 prefeitos (se não houver segundo turno nos municípios com mais de 200 mil eleitores, previsto para o dia 28 de outubro).
Os registros agora estão em fase de análise por parte dos juízes eleitorais.  Cada registro foi transformado em um processo, que também é analisado pelo Ministério Público Eleitoral.  Depois da manifestação do promotor, que analisa, entre vários documentos, a ficha do candidato, o processo retorna para o juiz que dará a palavra final de deferimento ou não do registro.  Os interessados na situação de cada processo, podem acompanhar a tramitação pela página do TRE-ES, no link DivulgaCand, "Estatísticas".
A propaganda eleitoral, como comícios e propaganda não paga na Internet, entre outras formas, está liberada desde o dia 6 de julho.
A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa apenas no dia 21 de agosto, uma terça-feira, sendo encerrada no dia 04 de outubro, três dias antes da realização do pleito. Também no dia 04 se encerra o prazo para propaganda mediante reuniões públicas ou comícios e também para realização de debates nas rádios e nas TVs.
No dia 05 de outubro, termina o prazo para divulgação de propaganda paga em jornal impresso e, no dia 06, acaba o prazo para propaganda mediante alto-falantes ou amplificadores de som, bem como para distribuição de material gráfico e promoção de carreatas.
 Mais informações sobre a propaganda eleitoral no site do TSE:http://www.tre-es.gov.br - Fonte:Assessoria de Comunicação do TRE-ES

  ____________________________________________________

Fonte desmente notícia difamatória envolvendo Magno Malta

Depois de publicado matéria neste site sobre situações envolvendo divórcio de parlamentares, a fonte ligou para o jornalista Jackson Rangel para desmentir, dizendo que ouvira falar, mas que nega a afirmativa. “Peço desculpa ao site. Considero até injurioso e difmatório contra o senador Magno Malta, porque veio de inimigos dele, eu sei!”
A notícia ficou menos de 24 horas no ar, e o site condena notícias de origem duvidosas e, principalmente, mentirosas. A verdade que o site não checou a veracidade da história, num erro crasso. A “notícia” dizia respeito à vida particular da deputada Lauriete, seu divórcio. O senador, na verdade, nunca dissera que sabia sobre as motivações da vida alheia, apenas se mostrou indignado com a situação como evangélico, esclarece o responsável pelo site, Jackson Rangel.
“Os adversários, sempre em épocas de eleições, procuram lançar mentiras contra a minha honra. Estou acostumado. Apenas, sinto quando atinge outras pessoas que nada tem a ver com minhas lutas”, enfatizou o senador Magno Malta.
Disse: “ Respeito a liberdade de imprensa e, principalmente, este jornal que sempre acompanhou minha vida pública desde vereador. Infelizmente, ninguém está imune ao erro. O importante é dar oportunidade de desfazê-lo. Sou o mesmo nas minhas convicções morais.”
Concluiu: “ O jornalista Jackson Rangel é meu amigo e sei o quanto sofre com informações distorcidas advindas de políticos. Sua fonte foi justa ao desmentir a mentira sobre vida pessoal. Estou triste pela nota, mas alegre porque o mal-entendido foi esclarecido. E que o meu adversário que , por ventura se passa por amigo, pague pelas suas próprias palavras”, referindo-se ao disseminador da difamação.
Jackson Rangel não considera mais o político sua fonte legítima e desautoriza a redação do site tê-la como referência, mesmo sendo com mandato (adversário do senador). Fonte:http://www.folhadoes.com

 ___________________________________________________

Presidente Kennedy: Solto e desimpedido pela Justiça, só Deus tira reeleição de Reginaldo Quinta  

Se o ex-prefeito de Presidente Kennedy Reginaldo Quinta (PTB) já era querido pela população do município, depois da prisão ele passou a ser idolatrado. Ao afastá-lo, mas se conseguir dar respostas concretas às demandas imediatas da população, a Justiça capixaba reforçou o mito do “prefeito pé no chão”, espécie de pai dos pobres, numa versão municipalizada de um Getúlio Vargas. O resultado disso é a criação de um super-candidato imbatível nas urnas, se a Justiça deixar.
Quando se olha de longe, sem o viés judiciário e de seus prazos legais, mas apenas sob a ótica popular, observa-se que um dos erros da Justiça foi não ter nomeado um interventor tão logo foi deflagrado o processo de prisão do prefeito. Para se ter idéia, isso só aconteceu nesta semana, ou seja, quase 90 dias após a prisão de Reginaldo e exatamente quando ele coincidentemente também é solto. O resultado disso é um só: o ex-prefeito retorna a Kennedy muito mais querido e fortalecido do que quando saiu, e a intervenção fica enfraquecida. 
Reginaldo, que já está na cidade e é apontado pelo Ministério Público Estadual (MPES) como um dos envolvidos em um grande esquema de corrupção, teve a liberdade concedida, em caráter liminar, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além dele também foram soltos: Geovana Quinta Costalonga, que acumulava as pastas de Educação, Assistência Social e Habitação; o pregoeiro Jovane Cabral da Costa e os ex-secretários Flávio Jordão (Transportes) e Márcio Alves da Silva (Meio Ambiente).

Agora, em liberdade, Reginaldo pode tocar sua campanha à reeleição. Não havia dúvidas na cidade de que mesmo preso, ele era o candidato mais forte do pleito. E com a decisão desta terça-feira (10), pode se afirmar com toda certeza: só Deus tira a reeleição dele.
Fonte:Ilauro Oliveira/www.atenasnoticias.com.br



  ____________________________________________________

SENADOR MAGNO MALTA SABE O MOTIVO DA SEPARAÇÃO DA CANTORA E DEPUTADA FEDERAL LAURIETE
 O senador Magno Malta (PR-ES), dias depois da separação da cantora e deputada federal Lauriete do pastor Reginaldo Almeida e ex-deputado estadual, colocou-se ao lado da colega parlamentar, afirmando que seu ex-marido “é homossexual”.
“Ele é um canalha, vagabundo e nojento. Foi flagrado na cama com outro homem. E a empregada gravou tudo. Ela nunca desconfiou disso, mas agora, está tudo claro. Eu estava ajudando ele acertar seus problemas no Tribunal de Contas da União, mas larguei tudo, confirma”
Reginaldo Almeida ficou impedido nas últimas eleições de disputar o cargo de deputado federal e colocou a mulher no seu lugar que recebeu 69 mil votos pelo PSC. Ele nunca se manifestou publicamente sobre o divórcio e nem ela sobre a motivação.
A declaração do senador foi dada ao jornalista Jackson Rangel que perguntou se ele sabia algo sobre os boatos. Inclusive, Magno chegou a pedir até um artigo para revelar que o divórcio foi em razão do pastor ser “bissexual”. O artigo não fora escrito.
Após confirmação do divórcio, boatos foram espalhados, inclusive, envolvendo “affair” entre o senador e a deputada, um deles vinda da boca do presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM).
 Após reunião política em Cachoeiro de Itapemirim-ES, com várias testemunhas, Ferraço gesticulou: “o homem não é fácil, não!.Em Brasília  todo mundo já sabe. De mãozinhas dadas e tudo mais, referindo-se a Magno e Lauriete.”
De tudo, um coisa é certa: PR e PSC só andam juntos de mãos dadas no Espírito Santo.
Fonte:  http://www.folhadoes.com/10.7.2012 - Redação

__________________________________________________ 

 Casteglione gastará o dobro do que gastou em 2008 para tentar se reeleger

A eleição em Cachoeiro vai custar para os candidatos Carlos Casteglione (PT) e Glauber Coelho (PR) cerca de R$ 8 milhões. Os números são a estimativa de gastos feita pelos dois partidos.
 Isso significa dizer que desta vez Casteglione vai gastar o dobro do que gastou em 2008. Na campanha em que se elegeu prefeito o PT desembolsou R$ 2,5 milhões. Agora serão R$ 5 milhões. Mais modesta, a campanha de Glauber deve custar em torno de R$ 3 milhões.   
Os gastos são sempre para as mesmas coisas: programa de televisão e rádio, que costuma consumir boa parte desse dinheiro, e outras coisas não menos importantes como plotagens de carro, santinhos, carros alugados e, claro, combustível.
  Já os vereadores da coligação do petista tiveram a estimativa de campanha em R$ 70 mil, para cada um. Na campanha de Glauber a projeção ficou em R$ 200 mil para cada. Fonte: http://www.atenasnoticias.com.br 

 _______________________________________________________________________________

Candidatos podem fazer propaganda eleitoral a partir de hoje

Da Agência Brasil

Brasília - A partir desta sexta-feira (06) a propaganda eleitoral está liberada para candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2012. Eleitores e candidatos devem estar atentos às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Estão proibidos qualquer tipo de distribuição de brindes, tais como camisetas, bonés, canetas, cestas básicas ou outros produtos que favoreçam ao candidato. Os cartazes e placas em locais públicos também estão proibidos. Quem descumprir esta regra será notificado e terá 48 horas para remover a propaganda sob pena de multa que varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

O TSE permite a colocação de cavaletes e placas móveis ao longo das pistas e estradas, assim como bandeiras, faixas e mesas para distribuição de folhetos. Esse tipo de propaganda pode ser utilizada entre 6h e 22h. Propagandas em bens particulares, como casas e lojas, será permitida desde que não ultrapasse o tamanho de quatro metros quadrados e não pode ser paga. Outdoors estão expressamente proibidos.

Os carros de som e trios elétricos devem circular a uma distância mínima de 200 metros de escolas, hospitais, igrejas, bibliotecas e teatros. Os showmícios continuam proibidos.

Na internet está liberada a divulgação em sites e blogs dos candidatos, partidos e coligações devidamente registrados. Nas redes sociais, a divulgação também está garantida. Os concorrentes poderão, ainda, enviar mensagens eletrônicas para e-mails previamente cadastrados. As mensagens deverão possuir mecanismo que permita o descadastramento de quem a receber.

Nos jornais impressos, as mensagens deverão ocupar um oitavo da página e deverão conter o valor referente ao uso do espaço no jornal de forma visível. Também está autorizada a reprodução virtual das propagandas dos meios impressos.

A propaganda no rádio e TV começará no dia 21 de agosto e vai até 4 de outubro e será transmitida das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30 no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na televisão. 
   
____________________________________________________________________________

Mesmo preso, Reginaldo Quinta é candidato à reeleição

O prefeito de Presidente Kennedy, Reginaldo Quinta (PTB), que está preso desde o dia 19 de abril, é candidato a reeleição. Mesmo detido, a candidatura de Quinta foi registrada na Justiça Eleitoral.

Ele terá como vice Léo da Cultura, também do PTB. O prefeito declarou um patrimônio de 147 mil reais. Outros três candidatos estão na disputa pela prefeitura de Kennedy. 

A coligação de Reginaldo Quinta - Progresso com Justiça Social - tem como partidos coligados o PRB / PP / PTB / DEM / PHS e PV. O prefeito estimou um gasto de campanha no valor de R$ 2 milhões. Disputam ainda a prefeitura da cidade os candidatos Aluízio Corrêa (PR), Dionatan Cordeiro (PPL) e Jorgian Porto (PMN).O prefeito foi preso pela Polícia Federal durante a operação Lee Oswald. Na ocasião, a Justiça determinou ainda o afastamento de quatro vereadores. Destes, três vão tentar se reeleger para a Câmara de Kennedy: Dorley Fontão (PV), Clarindo Fernandes (PDT) e Vera Lúcia Terra (PTB).Fonte:gazetaonlinesul.com.br _____________________________________________________

Instituições unidas para aplicação da Lei da Ficha Limpa

 Os Tribunais de Justiça e Regional Eleitoral (TRE/ES), o Ministério Público Estadual e a Procuradoria Regional da República estão unidos para a aplicação da Lei da Ficha Limpa no Espírito Santo. Estima-se que cerca de 7 mil pessoas se candidatem no Estado este ano.
Para o Procurador Regional Eleitoral, Carlos Fernando Mazzoco, que participou nesta segunda-feira (2) do lançamento da Central de Expedição de Certidão no TJES, é importante que outros órgãos que têm responsabilidade para o cumprimento da Lei da Ficha Limpa verifiquem se os candidatos que disputarão as eleições deste ano se enquadram na nova legislação eleitoral.
“O cidadão também pode contribuir para um processo eleitoral mais limpo. Quem souber de informações que possam ajudar na impugnação de um registro, é só procurar o Cartório Eleitoral do município ou o Ministério Público e fazer a denúncia”, pediu Mazzoco.
Já o dirigente do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do Ministério Público Estadual, promotor de Justiça Francisco Martinez Berdeal, acredita que a Lei da Ficha Limpa criou uma inibição maior entre os candidatos que não estejam legalmente aptos para disputar um pleito.
“Além disso, o Tribunal Regional Eleitoral exige que o candidato preencha uma ficha em que ele tem que garantir que não tem condenação na Justiça. Ou seja, que é um candidato ficha limpa. Se ele mentir, é mais um crime, de falsidade ideológica. Tem ainda o fato de a Lei da Ficha Limpa ter sido de inciativa popular. Significa que a sociedade está atenta. Outro detalhe é que os próprios partidos já estão filtrando seus candidatos de modo a não permitir que candidatos que não tenham ficha limpa se candidatem”, disse o promotor de Justiça Francisco Martinez Berdeal. Fonte:atenasnoticias.com.br

  ___________________________________________________

TONINHO BITENCOURT É ACLAMADO CANDIDATO

MARATAÍZES – O PMDB confirmou no final de semana o nome de Toninho Bitencourt como seu candidato a prefeito, tendo como vice o produtor rural Gelson Julião, do PSL. A convenção contou com as presenças dos sete partidos – PMDB, PP, PPS, PTC, PTB, PSL e PMN - que vão caminhar juntos nas eleições. As presidentes do PSC e do PRP também participaram do encontro.
O PSC, que tem no vereador Luis Carlos Silva Almeida, a sua maior liderança, foi retirado da coligação de apoio a Toninho Bitencourt por determinação do senador Magno Malta (PR). Magno tem forte influência sobre a deputada federal Lauriete Rodrigues (PSC), que não conseguiu manter Luis Carlos como candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo PMDB, quebrando sua promessa. O vereador já definiu sua posição em relação às eleições de outubro: apoiará Toninho Bitencourt e não disputará a reeleição. Seu destino e pelo menos o de 70% dos filiados em 2013, será o PSL, partido do candidato a vice-prefeito Gelson Julião, que está se organizando em Vitória, Cachoeiro e Marataízes. O PRP deve fechar hoje com o grupo de Bitencourt. Fonte:http://www.jornalfato.com.br
 _____________________________________________________

Dr. Abel fecha a vice com Casteglione e Glauber terá apoio de Ferraço

O domingo de reuniões foi decisivo para definir o quadro eleitoral em Cachoeiro. Agora o eleitor terá duas opções jovens para comandar o município por mais quatro anos. De um lado o atual prefeito Carlos Casteglione (PT), que busca a reeleição, e do outro o deputado estadual Glauber Coelho (PR). Os martelos foram batidos ontem (domingo) após intensas conversas e ambos receberam nomes de peso para somar em seus palanques.
 Casteglione fechou a parceria que sonhava com o Dr. Abel Santana (PV) de vice-prefeito. O anúncio será feito na tarde desta segunda-feira (02). É que ainda há um impasse em saber se ele terá o PSDB e o PDT, que recebem pressão de cima. Por isso a chapa completa só se saberá mais tarde.

Glauber Coelho tem apoio de Ferraço, Magno Malta, Tasso, Valadão


Já o candidato Glauber Coelho tem muito o que comemorar também. Em reunião que só terminou depois das 23hs na casa do peemedebista Zé Tasso, ele conseguiu unificar o grupão e terá definitivamente o apoio do presidente da Assembléia Theodorico Ferraço (DEM), que é quem lidera o quadro sucessório no município, segundo pesquisas de consumo interno. Outro apoio importante será o do senador Magno Malta, do PR.
  Além de Ferraço e Magno, Glauber terá o PMDB, dos ex-prefeitos Roberto Valadão e José Tasso em seu palanque. Para que isso fosse possível, os peemedebistas foram para o sacrifício e além de retirarem a candidatura de Tasso, tiveram que abrir mão de uma chapa mais tranqüila na proporcional e enfrentarão siglas poderosas dentro da sua coligação que ficou definida com DEM e PMN. Pior para os pré-candidatos a vereadores do partido. Abalado pela forma que perdeu a convenção dentro do seu partido, o ex-deputado federal Camilo Cola deve ficar neutro na disputa.
 Agora para Glauber só falta definir o nome do vice-prefeito. Só se sabe que a vaga está aberta para o PSB, partido do governador. Entre os postulantes estão o Dr. Zé Renato, nome preferido de Ferraço e para quem o democrata abriu mão de indicar a Vera Maia (DEM). Por fora ainda correm Cláudia Lemos, preferida do PSB Cachoeiro, e o vereador Alexandre bastos, preferido das instancias maiores do PSB. Fontes dizem que essa decisão ficará a cargo do presidente da Assembléia junto ao PSB e ao próprio governo.
É aguardar. Mas sabe-se que a decisão do PT na Serra pode pesar na escolha do PSB em Cachoeiro. Não está excluída a chance de Casteglione ter o partido do governador. Isso facilita se o deputado Roberto Carlos (PT) aderir à candidatura de Audifax (PSB). 
Independente do PSB,  o fato é que Glauber terá uma forte chapa proporcional com (por enquanto, dependendo da decisão do PSB) 12 partidos, cujas “pernas” proporcionais ficaram assim: DEM, PMDB/PMN/PSD; PR/PP/PSC/PPS/PC do B; e PTC/PRTB/PSTC.
Fonte: http://www.atenasnoticias.com.br/Ilauro Oliveira  _________________________________________________________________________

Itapemirim: Convenção do PRP confirma apoio ao candidato a prefeito Estevão e Caprini declara renúncia à sua candidatura


Por:Augusto Carvalho/Giovanni Shermam


O presidente do diretório regional do PRP de Itapemirim, Marquinhos (da farmácia) e membros do partido realizaram ontem as 19 h na sede da Colônia dos Pescadores em Itaipava sua Convenção, onde fecharam apoio à Estevão pré-candidato a prefeito de Itapemirim .

Dentre outros assuntos o lançamento das pré-candidaturas a vereadores e a formação de uma coligação PRP,PTB,DEM e outros partidos que estão em fase de negociação.
Estiveram presentes representantes da Igreja, sociedade civil, correligionários,lideranças políticas, o pré-candidato a  prefeito por Itapemirim Estevão (PMDB), acompanhado de seu vice Luquinha(DEM)e Carlos Magno Caprini (PR) até então pré-candidato à

  prefeitura que de acordo com sua declaração “ Não sou mais candidato à prefeito” surpreendendo a todos.
Segundo declaração exclusiva do candidato Estevão ao Itapemirim On-Line (IOL)”...Há uma boa conversa entre Estevão e Caprini,há uma grande sinalização do PR-Caprini marchar junto conosco...além do PT que provavelmente deve vir marchar conosco” declarou o candidato.

 _______________________________________________________________________________

Convenção do PTB lança prefeito preso em Presidente Kennedy

A convenção do PTB de  Presidente Kennedy escolheu na quarta-feira (27) Reginaldo Quinta para encabeçar a chapa rumo à reeleição pela prefeitura. Ele está preso desde o dia 19 de abril acusado de ser o chefe de um esquema de fraude em licitações responsável pelo desvio de cerca de R$ 55 milhões dos cofres da prefeitura.
A convenção aconteceu às 17h e reuniu quase 200 filiados. Reginaldo era pré-candidato ao lado do presidente do diretório local do partido, Stéfano Stulzer de Almeida, e do ex-secretário municipal João Bosco. Ele foi eleito por unanimidade para disputar as eleições. Segundo Almeida, a candidatura foi para o bem do povo. "O povo quer ele de volta, e nós estamos respeitando a vontade deles. Ele tem uma ótima aceitação. Não tenho dúvidas que ele irá se reeleger", disse.
Fonte:gazetaonlinesul-(Ana Paula Santos)

 _____________________________________________________

CACHOEIRO: PR LANÇA DEPUTADO GLAUBER COELHO CANDIDATO À PREFEITURA

Por: Giovanni Shermam

Nesta última sexta-feira (22) à noite, o PR realizou sua Convenção Partidária confirmando o nome do deputado estadual Glauber Coelho como candidato à  prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e dos candidatos a vereadores. Na ocasião, estiveram presentes várias lideranças de diversos partidos tais como: PV, PDT, PMDB, PPS, PC do B e PSC entre outros. Também estiveram presentes associações de moradores, pastores e sociedade civil prestigiando o evento. O candidato Glauber Coelho vem se destacando no cenário político espíritosantense e é notória a sua força política na Capital secreta, agora em busca da cadeira do executivo cachoeirense. Os holofotes estão  cada vez mais apontados para sua candidatura que neste momento está tomando envergadura para enfrentar jornada eleitoral. No evento, o fenômeno político Senador Magno Malta declarau seu total apoio à candidatura de Glauber Coelho. Ainda há, nesse momento, uma expectativa em torno da possibilidade  do apoio de Camilo Cola, e  também do DEM, através do cacique político e presidente da Assembléia Legislativa, deputado Theodorico Ferraço. "Há uma grande chance de caminharmos juntos e a conversa está adiantada", disse Glauber Coelho. Agora só nos resta aguardar as últimas convenções partidárias para se confirmar este feito, pois em política 1% de incerteza é muito e tudo pode mudar rapidamente como um vendaval. 

Fotos dessa reportagem-Giovanne Shermam-Itapemirim On-Line.Com

 __________________________________

Calendário eleitoral - Eleições 2012

JUNHO - TERÇA-FEIRA, 5.6.2012

  1. Último dia para a Justiça Eleitoral enviar aos partidos políticos, na respectiva circunscrição, a relação de todos os devedores de multa eleitoral, a qual embasará a expedição das certidões de quitação eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 11, § 9º).

JUNHO - DOMINGO, 10.6.2012

  1. Data a partir da qual é permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador (Lei nº 9.504/1997, art. 8º, caput).
  2. Data a partir da qual é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção (Lei nº 9.504/1997, art. 45, § 1º).
  3. Data a partir da qual os feitos eleitorais terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandado de segurança (Lei nº 9.504/1997, art. 94, caput).
  4. Início do período para nomeação dos membros das mesas receptoras para o primeiro e eventual segundo turnos de votação (Resolução nº 21.726/2004).
  5. Último dia para fixação, por lei, dos limites de gastos de campanha para os cargos em disputa, observadas as peculiaridades locais (Lei nº 9.504/1997, art. 17-A).
  6. Data a partir da qual é assegurado o exercício do direito de resposta ao candidato, ao partido político ou à coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidas por qualquer veículo de comunicação social (Lei nº 9.504/1997, art. 58, caput).
  7. Data a partir da qual é permitida a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física de comitês financeiros de candidatos e de partidos políticos, desde que só haja o efetivo desembolso financeiro após a obtenção do número de registro de CNPJ do candidato ou do comitê financeiro e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.
  8. Data a partir da qual, observada a realização da convenção partidária, até a apuração final da eleição, não poderão servir como juízes eleitorais nos tribunais regionais, ou como juiz eleitoral, o cônjuge ou companheiro, parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição (Código Eleitoral, art. 14, § 3º).

JUNHO - SEGUNDA-FEIRA, 11.6.2012

  1. Data a partir da qual, se não fixado por lei, caberá a cada partido político fixar o limite de gastos de campanha para os cargos em disputa e comunicá-lo, no pedido de registro de seus candidatos, à Justiça Eleitoral, que dará a essas informações ampla publicidade (Lei nº 9.504/1997, art. 17-A).

JUNHO - SÁBADO, 30.6.2012

  1. Último dia para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador (Lei nº 9.504/1997, art. 8º, caput). Fonte:http://www.tse.jus.br/eleiçoes-2012

 _________________________________________________________________

 INDEFINIÇÃO DE FERRAÇO PREOCUPA CANDIDATOS

O presidente municipal do Partido Democratas (DEM) em Cachoeiro, Marcelo Bózio, marcou para quarta-feira (13), às 19h, a convenção do partido. O encontro será no plenário da Câmara Municipal e ratificará o nome da professora Vera Maia para concorrer à Prefeitura de Cachoeiro, além de definir chapa de vereadores.  

Apesar disso, a expectativa ainda ronda a sigla, com a indefinição do presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), sobre a sua candidatura a prefeito. Favorito nas pesquisas, ele protela a decisão e indica que poderá entrar no jogo eleitoral depois do início, em substituição a Vera Maia, que renunciaria. O problema da estratégia de Ferraço é que ela causa incertezas, tanto dentro do partido, pois há pré-candidatos a vereador que preferem não disputar caso ele não se candidate, como fora, na composição de alianças.

Não há, ainda, nenhuma fechada com o DEM.Sobre a demora de Ferraço em definir se vai se candidatar, Marcelo diz que o partido precisa definir agora, independente do que possa ocorrer no futuro. “O deputado tem se esforçado e dito sempre que prefere não se candidatar e segue em busca de um nome de consenso”.

Lembra, entretanto, que a legislação eleitoral permite a troca de nomes, até três dias antes das eleições, em caso específicos, dentre os quais a renúncia da candidata escolhida. Fonte:http://www.jornalfato.com.br

 ____________________________________________________

PARDAL DO TRE-ES JÁ RECEBEU DENÚNCIAS DE CAMPANHA IRREGULAR  

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo já recebeu 26 denúncias, encaminhadas pelo sistema Pardal, de possíveis campanhas eleitorais irregulares em diversos municípios do Estado, inclusive do interior. Pelos dados contabilizados pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-ES, o Sistema de Recebimento de Denúncias Eleitorais foi muito bem recebido pela população capixaba, pois, em 10 dias de funcionamento, o aplicativo foi baixado por mais de 400 cidadãos.

O aplicativo do Pardal está disponível na parte superior da página do TRE-ES, no seguinte endereço: www.tre-es.jus.br . O Sistema de Recebimento de Denúncias Eleitorais possui dois aplicativos: um para computador ou notebook e outro para os smartphones.Fonte:TRE-ES

 _____________________________________________________

Jair Ferraço deixa a Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro

02.04.12 - Por Giovanni Scherman

Jair Ferraço - Foto:IOL

 

A cerimônia de despedida foi realizada na última sexta-feira,30, no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, onde deixa o comando que assumiu em 2011 para ser Pré-Candidato pelo PSB à Prefeitura de Castelo.

 


Jair Ferraço e o Prefeito Carlos Casteglioni - Foto:IOL

 

 Estiveram presentes na cerimônia o Prefeito de Cachoeiro Carlos Casteglioni, a Sra. Marcia Fardim - Secretária Municipal de Saúde de Cachoeiro, além de contar também com o carinho dos funcionários da Superintendência.

 


Jair Ferraço e o Monsenhor Rômulo - Foto: IOL

Jair Ferraço tem uma trajetória de sucesso na vida pública. Cirurgião Dentista, pós-graduado em Saúde Pública Gestão SUS pela Universidade de São Paulo (USP), foi Secretário de Saúde por duas vezes na cidade de Castelo, tembém exerceu a Secretaria de Saúde do Município de Santa Leopoldina além de ter sido Assessor de Gabinete do Secretário de Saúde de Vitória-ES. Caro Jair, nesse seu novo objetivo temos certeza que terá sucesso por que você desempenhará com a competência e dedicação que lhe é peculiar.

Jair Ferraço,Monsenhor Rômulo e a Secr.Mun.Saúde Marcia Fardim-Foto IOL
Jair Ferraço com a Secretária de Gabinete Lucia Carvalho

 _________________________________________________

 Palanque - As comparações que humilham o Brasil

 29.3.2012 - Por Jackson Rangel

Há 1 ano, o mundo assistiu a um Japão devastado. Parecia o fim do mundo tão anunciado sob a atmosfera daquele País com histórico ao logo de seu passado de lineares destruições. Contudo, como fênix, este povo miúdo em estatura já se recompôs, voltando a crescer na economia, com sua infraestrutura já, praticamente, refeita. 

Paralelamente, o Brasil, ostentando a sexta economia do Mundo, com diferenças sociais incríveis, sem mencionar a endêmica corrupção sob o manto da impunidade, não consegue reformar ao menos um aeroporto para atender o cronograma de eventos de grandezas universais como Olimpíadas e Copa do Mundo. 

Os brasileiros tem suas dificuldades sociológicas, mas abençoado. Sem ameaças ou fatores naturais de acidentes assoladores como ocorrem mundo afora: furacões, terremotos, tsunamis e desgraças afins, sem mencionar ausência de guerras militares em seu solo. Porém, existe um estado letárgico cultural de consequências imprevisíveis! 

Alemanha, ou exemplo típico de superação. Precisou ser reconstruídas por vezes e vencer a mácula do legado deixado por Adolph Hitler, sendo hoje, o único país imune à crise internacional, inclusive, norteando a Europa para saída da caótica condição econômica sem precedente na história daquele território até ontem exaltado como Primeiro Mundo e exemplar. 

Poderia ficar relacionando povos perserverantes e comprometidos com a verdade econômica e política, em função de resultados sociais com dignidade e valorização da qualidade de vida de sua gente. Entretando, preciso ressalvar o que vem acontecendo com o os brasileiros, povo trabalhador e ordeiro. A bolha econômica esconde as mazelas políticas, produzindo combustível para implosão de incertezas insanas. 

O Brasil cresceu por si, pela força da natureza generosa do pré-sal, do petróleo e dos micro-empesários, sem política de incentivo ou tributária. Ou seja, sem governante, o Brasil cresceria pela sua própria natureza e suas riquezas. óbvio, se com gestores capacitados, a linha ascentente econômica produziria certezas em vez de dúvidas sem explicações de ministros e demissões de outros por corrupção a luz do dia. 

Concluo este arrazoado com uma certeza. Do jeito que a Presidência da República vem conduzindo o nal, digo, sem passionalidade: só o povo para salvar a si mesmo dos males inerentes à ausência do Estado.

Fonte:folhadoes.com

_____________________________________________________




Jackson Rangel

O Comitê reuniu na última sexta pré-canditados a prefeito de Cachoeiro-ES

 O Comitê Suprapartidário de Cachoeiro de Itapemirim-ES reuniu, na última sexta-feira, 09/03, cinco pré-candidatos a prefeito do Município e atraiu várias lideranças partidárias, lotando o plenário da Câmara Municipal. O órgão político é presidido pelo prefeito Roberto Valadão (PMDB). Na oportunidade, 15 partidos marcaram presenças.

Dos pré-candidatos reconhecidos pela opinião pública estavam presentes: deputado estadual Glauber Coelho (PR); ex-vereadora Cláudia Lemos (PSB); jornalista Jackson Rangel (PP); ex-prefeito José Tasso Andrade (PMDB); e o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM). Todos estes comprometido com o Comitê.
A pauta girou em torno de debates sobre pontos de planejamento estratégico de Cachoeiro. Cada liderança presente se manifestou sobre o assunto. A discussão em comum foi a insatisfação sobre o estado político-administrativo da cidade, defendendo-se um plano estratégico para o Município.
Na parte política, ficou a curiosidade revelada pelo deputado Theodorico Ferraço sobre encontro recente com o ex-deputado federal Camilo Cola (PMDB), em Guarapari, onde o peemedebista, segundo o democrata, teria lhe dito que não vem pré-candidato a prefeito e preferia apoiar o nome do futuro presidente da Assembleia Legislativa para prefeito de Cachoeiro.
O presidente do Comitê, Roberto Valadão (PMDB) já agendou mais três reuniões antes de junho, quando acontecem as convenções dos partidos para definição de candidaturas a vereador e a prefeito.


Fonte:Portal Folha do ES


_______________________________________________________
 Ficha Limpa Nasceu do sentimento do povo brasileiro
Supremo Tribunal Federal validou a Ficha Limpa, que impedirá já nas eleições de 2012, candidatos ímprobos, confirmados em segunda instância por colegiado da Justiça. Mas, independenteFicha Limpa Nasceu do sentimento do povo dos debates técnicos sobre sua constitucionalidade, prevaleceu o sentimento popular, aquele voz com muita dificuldade de traduzir sua vontade de combate à imoralidade pelos seus representantes.
A Lei da Ficha Limpa, de certo modo, dispersa aquele sentimento de culpa do eleitorado de não saber votar. Com a nova legislação, o filtro promoverá uma seleção de candidaturas – não exterminando os maus políticos -, mas refreando os agentes viciados em máquinas administrativas públicas ineficazes pela ferrugem da corrupção endêmica.
O STF cumpriu um papel importante e democrático para dissipar as dúvidas sobre a aptidão da lei em favor do País, contudo, em ato contínuo, naquela discussão dos poderes do Conselho Nacional da Justiça, CNJ, terá de ampliar a visão positivista contra a banda podre do Judiciário para que não contamine o processo democrático com interesses submetidos às quaisquer influências politiqueiras.
A Ficha Limpa é instrumento, a partir de agora, do eleitor, principalmente, menos informados, instrua sua inclinação por candidatos peneirados, buscando o currículo de capacidade de pretendentes de moral ilibada para tratar dos seus direitos. Trata-se de marco histórico, cuja eficácia, espera-se, não seja suplantada pela malandragem brasileira.
Viva a Ficha Limpa! Parabéns à sociedade brasileira! Viva a democracia!
Fonte: Folha do E.Santo-Editorial-17/02/12
_______________________________________________________






ITAPEMIRIM : (Zona 22)

Juiz Eleitoral:ELIEZER MATTOS SCHERRER JUNIOR
Promotor:CLÁUDIA REGINA DOS SANTOS LOSS
Chefe:CESAR LEANDRO DOS SANTOS PEREIRA
Endereço:RUA MELQUIADES FÉLIX DE SOUZA, 150, SERRAMAR
CEP: 29.330-000 / Fórum de Itapemirm
Telefone:            (28)3529-6056                   (28)3529-6056      
Telefone/Fax:            (28)3529-6057   

 
      Horário/Atendimento: Das 11h às 18h























































Introdução 

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

A importância do voto

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Como votar conscientemente

Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

Durante a campanha eleitoral

Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e idéias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato. 

Conclusão

Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

Fonte: Site Sua Pesquisa.com 

_____________________________________

PSB SE REUNE EM ALMOÇO COM LIDERANÇAS DE ITAPEMIRIM

                                                                 
O PSB, (Partido Socialista Brasileiro) com lideranças locais, realizou neste último domingo 04/12/11, no Cerimonial do Keké em Itaipava, um almoço de Confraternização junto aos seus correligionários de Itapemirim.

2 comentários:

  1. Por favor apresente para o eleitores quais são os politicos da nossa região (sul-es) que poderão ser impedidos de disputar as proximas eleições por estarem com fichas sujas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor anônimo,
      Agradecemos sua visita ao nosso Blog e esperamos que continue nos prestigiando.
      A Resposta a sua pergunta encontra-se no Site www.transparencia.org.br
      Editor.

      Excluir

DEIXE AQUI SUA SUGESTÃO/MENSAGEM
-Comente! Participe!
Estimado leitor, o Itapemirim On-Line reserva o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, ofensivos, obscenos, racistas ou que estimulem a violência.
O comentário anônimo não será publicado e nem terá resposta .
Mesmo escolhendo a opção anônimo, solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome.
Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos.
Agradecemos a sua participação!
Editor-Responsável

MAIS VISTOS DA SEMANA

Pesquisar este blog