BLOG DESATIVADO

Responsabilidade Social, Saúde e Prevenção



ANS relança guia sobre planos de saúde e amplia atendimento pelo Disque ANS


Brasília - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou hoje (11) o relançamento do Guia Prático sobre Planos de Saúde e a ampliação quantitativa de atendimentos pelo Disque ANS. Agora, o canal de atendimento pode receber o dobro de ligações de beneficiários de planos de saúde, passando de 45 para 90. A agência também anunciou a criação de mais 19 postos de atendimento, para atender de forma simultânea até 68 usuários que buscam informações ou fazem reclamações.
O Guia Prático Sobre Planos de Saúde auxilia na contratação de um plano de saúde e alerta sobre a importância do consumidor estar ciente sobre a rede credenciada de profissionais, laboratórios, clínicas, hospitais e valores. O guia pode ser encontrado em eventos organizados pelos Procons, nos núcleos da ANS e pelo site da agência.

Confira o  Guia Prático Sobre Planos de Saúde 

Fonte:Agência Brasil

______________________________________________________________________

Cartilha dá dicas para prevenir acidentes de trabalho

Brasília (11/03/13) - Noções básicas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, orientações sobre o uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva e esclarecimentos sobre a responsabilidade do empregador são o conteúdo da Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável, lançada hoje (11) no Senado.

O material foi elaborado pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Produzida em formato de história em quadrinhos e com orientações de forma simples e didática, a cartilha vai ser distribuída em escolas de ensino fundamental, médio e profissionalizante.

“Por enquanto nós estamos trabalhando na área educativa. Ainda falta muita informação em termos de segurança do trabalho e mesmo em termos de direitos do trabalho”, disse o presidente da Anamatra, Renato Sant'Anna, em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos para discutir questões relacionadas a esses acidentes.

Ele lembrou que tramita no Senado um projeto que transfere da Justiça Federal para a do Trabalho as ações regressivas desse tipo acidente. Esses processos têm objetivo de fazer com que as empresas ressarçam aos cofres públicos as despesas geradas para tratamento de saúde ou pagamento de benefícios aos acidentados. De acordo com o Ministério da Saúde, esses gastos chegam a cerca de R$ 70 bilhões anualmente.

Segundo dados do Ministério da Previdência, cerca de 700 mil acidentes de trabalho são registrados, em média, no país todos os anos, sendo 3 mil fatais. Na prática, estima-se que os números sejam bem maiores, já que muitos casos não são notificados. No entanto, só os dados oficiais já levaram o Brasil a ocupar a quarta colocação no mundo em mortes por acidente de trabalho.

Na avaliação do auditor fiscal do trabalho, Jeferson Seidler, o que falta é conscientização de empregadores e de boa parcela da sociedade de não esperar a fiscalização chegar para pôr as normas em prática. Ele disse que o perfil da fiscalização tem mudado, uma vez que no passado a orientação era que o trabalho fosse muito mais de orientação do que de autuação. “A gente aprendeu que com isso a gente preparava o empregador para esperar pela fiscalização. Aos poucos, especialmente na questão de saúde e segurança com risco real de agravos à saúde e acidentes, a gente tem procurado autuar e fazer as multas com mais frequência”, explicou.

Segundo Seidler, no Brasil, o setor de transporte de cargas é o maior causador de acidentes de trabalho, seguido da construção civil. Para fiscalizar todas as empresas e todos os setores, existem cerca 3 mil fiscais no país. Apesar de reconhecer que o número é insuficiente para a demanda, ele acredita que mais importante do que fiscais são as ações educativas, já que a maioria das empresas não cumpre seu papel na área de segurança e as que seguem as normas enfrentam resistência dos próprios funcionários para a utilização dos equipamentos necessários.

Fonte:Agência Brasil
_____________________________________________________________________

Agendamentos serão feitos nos postos de saúde

A Prefeitura Municipal de Piúma-ES, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando algumas mudanças para melhorar o atendimento ao cidadão. A preocupação é acabar com as filas e a espera no Centro de Especialidades, no bairro Tamarindo. “As pessoas não precisarão mais se deslocar de seu bairro para o Centro de Especialidades. Tudo será agendado em seu próprio Posto de Saúde do bairro.
De acordo com o secretário de saúde, Manoel Gonçalves, a alteração foi feita pensando em uma maior comodidade para o cidadão. “Agora o morador não precisará enfrentar filas e se deslocar de seu bairro para marcação de consultas médicas e fazer a marcação de exames”, explicou. Um reunião de treinamento já foi feita com a equipe dos postos de saúde, para poder acertar os detalhes  fazendo que o projeto funcione corretamente.
Fonte:Site PMP
__________________________________________________________________

Um fumante de maneira habitual encurta a esperança de vida em 6,5 anos

Sempre tem se dito que o tabaco é nocivo para a saúde, que pode produzir câncer e que a longo prazo encurta a vida das pessoas. Um novo estudo realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Bristol na Inglaterra, da mais precisão a estas advertências ao calcular que cada vez que um homem fuma um cigarro esta encurtando sua vida em 11 minutos. Como se fosse pouco, o estudo publicado pela revista cientifica British Medical Journal, afirma que os adictos ao tabaco diminuem em 6,5 anos sua esperança de vida por culpa dos cigarros.
De qualquer forma, este ultimo calculo rege unicamente para pessoas do sexo masculino que começaram a fumar aos 17 anos e não pararam até os 71.
O investigador inglês Richard Mitchell explica que estimaram que se um homem fuma como media 5.722 cigarros anuais a partir dos 17 anos de idade, e não deixa de faze-lo até os 71, haverá consumido um total de 311.688 cigarros em toda a sua vida.
Pesquisa dos dados
O doutor observou durante 4 décadas - começando em 1951 a mais de 34 mil médicos ingleses do sexo masculino. Todos eram maiores de 40 anos sendo alguns fumadores e outros não. Dentro dos resultados, Doll descobriu que a porcentagem de mortes de aqueles que fumavam era 3 vezes maior em homens entre 45 e 64 anos e o dobro para os que tinham entre 65 e 84 anos, em comparação com os não fumantes. É que os efeitos nocivos do tabaco vão além do câncer de pulmão. Os fumadores habituais tem mais possibilidades de apresentar sintomas de deterioro intelectual, como perda de memória, linguagem e capacidade de aprendizagem. Além disto triplica as possibilidades de dano cerebral e um fator de risco para as doenças cardiovasculares, entre outros numerosos males.
Jogos Matemáticos
Entenda o caminho seguido pelos investigadores ingleses para chegar a estabelecer que cada cigarro resta, em media, 11 minutos de vida a uma pessoa.
Primeiro calcularam que os 6,5 anos de diminui a expectativa de vida equivalem a 2.374 dias ou 56.976 horas ou a 3.418.560 minutos. Logo determinaram que o consumo de 5.772 cigarros ao ano multiplicado por 54 anos desde os 17 até os 71 dão como resultado 311.688 cigarros ao longo de toda a vida. Finalmente dividiram os 3.418.560 minutos perdidos pelos 311.688 cigarros fumados. Esta operação entrega a cifra de que perdem 11 minutos de vida por cada cigarro consumido.

Fonte:Folhadoes.com.br

_______________________________________________________________________

'Perdi ele para as drogas', lamenta ex-mulher de Chorão

Graziela Gonçalves, a ex-mulher de Chorão resolveu comentar a morte do cantor ao deixar o cemitério Vertical Memorial de Santos, no final da tarde desta quinta-feira (7). Ela aproveitou para pedir para as pessoas terem mais consciência com o uso de drogas. "Estão divulgando que fui a causa da morte dele. Lutei até o final, mas perdi ele para as drogas. E que isso fique de lição para as pessoas", desabafou.
"Amor infinito"

Mais cedo, a estilista publicou uma mensagem no site oficial da banda Charlie Brown Jr. e declarou "amor infinito" ao vocalista. Os dois estavam separados há seis meses após um casamento de 15 anos.

"Obrigada por tudo que você compartilhou comigo, por toda parceria, por ser meu melhor amigo, por ser meu grande amor infinito!", escreveu ela em uma das mensagens. Durante o texto, ela ainda parafraseou a canção "Como tudo deve ser", uma das composições de Chorão. "Não existe forma mais generosa e bonita de se eternizar um sentimento. Você também falou "vamos viver nossos sonhos, temos tão pouco tempo"! Foi pouco mesmo, meu amor. Tão pouco..."

"Morreu por amor"

Ao chegar no velório, Sonia Abrão, prima do cantor, disse que Chorão morreu por amor e eximiu a ex, Graziela, de culpa pelo ocorrido. "Não é culpa dela ser tão amada por ele. Eles se apaixonaram e o desamor veio por etapas. Meu primo Ricardo disse 'meu irmão morreu por amor' e eu não duvido disso. Ele não soube lidar com esta perda e ela não teve culpa."

No sepultamento do músico estavam presentes, também, os integrantes do Charlie Brown Júnior (Marcão, Thiago Castanho, Champignon, e Bruno Graveto), além dos vocalistas da banda Camisa de Vênus, Marcelo Nova e d'O Rappa, Falcão.

A mãe do cantor, Nilda, estava visivelmente abalada ao chegar no velório nesta manhã. Ela até fez um pedido à imprensa: "Me respeitem". De acordo com Sônia, Nilda estava sedada.

Morre Chorão

A causa da morte dele ainda não foi divulgada. No apartamento do cantor, foram encontradas garrafas de bebidas, marcas de sangue, móveis revirados e uma substância branca.

Após saber da morte, na quarta-feira (6), Sônia Abrão esteve no prédio onde Chorão morava e disse à imprensa, na saída do local, que ele reclamava de solidão nos últimos tempos. "Aparentemente não foi homicídio. O IML é que vai dar a causa da morte. Aparentemente ou foi por uso de medicamento ou outra substância", declarou ela, contando ainda que ele estava pouco conformado com o fim do casamento.

Investigação

A família ainda pretende cremá-lo após o término das investigações que definirão a causa da morte. De acordo com Sônia Abrão, o vocalista da banda Charlie Brown Jr. gostaria de ser cremado. "Eles não podem cremar por conta das investigações, precisaria de uma liberação da polícia. A cremação seria um desejo dele", contou a jornalista.

Segundo a assessoria do cemitério, o corpo poderá ser cremado em até três anos. Tudo depende do tempo que será necessário para a investigação terminar. Enquanto isso, ele ficará em uma das urnas do Memorial, no 5º andar, no bloco M, até que a família receba a permissão da Justiça para exumar o corpo para a cremação. Em alguns dias o local será aberto para visitação pública. A data, no entanto, não foi divulgada.

Fonte: Folhadoes.com.br/com informações Tribuna hoje
___________________________________________________________________

Piúma preparada para o combate a dengue


O Município de Piúma, através de sua nova administração, se preparou para o trabalho de combate e prevenção a dengue, estabelecendo metas de trabalho para os agentes de endemias.
No mês de janeiro, com uma estratégia recebida do Mnistério da Saúde, a cidade conseguiu obter em quatro dias, o real cenário da situação de proliferação do vetor, essa estratégia é conhecida como LIRA (Levantamento de Índice Rápido).
O levantamento de acordo com algumas premissas, sorteou as residências estratégicas no qual 595 imóveis foram inspecionados e teve como resultado que:
* dos 595 imóveis, apenas 1,2 % apresentaram-se positivos quanto ao vetor, o aedes aegypti.
* constatou-se ainda que na cidade de Piúma, o maior descuido da população tem sido em ralos com água parada, e pratinhos de plantas e pequenos recipientes deixados pelo quintal da residência.
No ano de 2012 em Piúma foram notificados 127 casos de dengue, onde os meses de fevereiro e maio são onde se apresentou o pico dos casos, o ano de 2012 foi bem regular à relação ao país.
No ano de 2012 em Piúma foram notificados 127 casos de dengue.Fonte:Site da PMP


_____________________________________________________________________

 Esperança Renovada - Sen.Ricardo Ferraço 


A tragédia de Santa Maria comoveu o mundo inteiro.
Choramos juntos a morte estúpida de 239 jovens.

Não nos lembramos, no entanto, que esse é praticamente o
mesmo número de brasileiros mortos, a cada dois dias, nas
nossas ruas e nas nossas estradas.

Mortes também estúpidas, que poderiam ser evitadas – assim
como em Santa Maria – com mais responsabilidade e
segurança.

Pois o endurecimento da Lei Seca acende, enfim, uma chama
de esperança no sentido de um trânsito mais seguro e mais
humano.

A resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito, que
regulamentou as mudanças na lei, instituiu, na prática, o que
venho defendendo desde sempre: a tolerância zero para
álcool no trânsito.

Se não conseguimos aprovar um limite mais rigoroso para o
enquadramento no crime de trânsito, que rende até três anos
de cadeia, o motorista que beber antes de dirigir não vai
conseguir escapar das penalidades administrativas, que
ficaram muito mais pesadas com a nova lei aprovada no final
do ano passado.

Pela nova norma do Contran, quem for flagrado no trânsito
com uma única gota de álcool no sangue – ou com uma taxa
igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar soprado no
bafômetro (a metade da tolerância anterior) – vai ser
considerado infrator.

Ou seja, vai ter que bancar uma multa de R$ 1.915,30 e arcar
com sete pontos na carteira, além de ter a carteira de
habilitação apreendida e o direito de dirigir suspenso por um
ano.

O objetivo é esse mesmo: fazer com que o motorista pense
duas vezes antes de tomar qualquer dose de bebida alcoólica.

Se a consciência não pesa, diante do risco de colocar a
própria vida e a vida de terceiros em perigo, é a ameaça de
uma punição rigorosa que vai fazer a diferença, ajudando a
construir um trânsito mais humano.

Mais um motivo para comemorar – e apostar na redução do
número de mortes no trânsito: não adianta recusar o
bafômetro para escapar da penalidade; junto com a multa, o
agente fiscalizador vai poder apresentar um formulário
indicando sinais visíveis de embriaguez, como alteração da
capacidade psicomotora, olhos vermelhos, odor de álcool,
agressividade e fala enrolada.

Isso sem contar que a nova lei já admite a apresentação de
outras provas além do bafômetro, como vídeos e testemunhos
de terceiros.

É rigor em excesso? De jeito nenhum. É só conferir os últimos
dados da Polícia Rodoviária Federal: no carnaval deste ano, o
número de mortes nas estradas federais foi 18% menor que
no ano passado – ou 24% menor, se considerado o número
de mortes por milhão de veículos.

Um dos motivos que mais pesaram nessa redução, segundo o
próprio Ministério da Justiça, foi o maior rigor na Lei Seca e na
fiscalização (o número de testes de consumo de bebida
alcoólica aumentou 183% na comparação com 2012).

O trânsito no Brasil mata mais de 40 mil brasileiros por ano;
65% dos que sobrevivem aos acidentes ficam com sequelas
graves, para a vida inteira. Diante dessa realidade, ser
tolerante com quem bebe e dirige, é ser conivente.

Nossa vida é nosso patrimônio mais precioso. Insisto: apostar
em segurança e ter responsabilidade no trânsito é evitar uma
tragédia da dimensão da de Santa Maria, a cada dois dias.

Ricardo Ferraço é senador da República.Artigo transcrito da coluna do autor no Site Agência Congresso (18/02/13) 

   _________________________________________________________________________

Criança que foi contaminada com o vírus HIV pela mãe é curada, mostra estudo

Brasília (04/03/13)  – Uma equipe de médicos norte-americanos anunciou o primeiro caso de cura funcional de uma criança de 2 anos, que desde o nascimento foi contaminada com o vírus HIV, transmitido pela mãe soropositiva. De acordo com os especialistas, trata-se de eliminação viral. A criança ficou em tratamento por um ano e meio. Ela foi medicada com antirretrovirais e não apresenta mais sinais do vírus no organismo.
Para os pesquisadores, o tratamento precoce explica a cura funcional, bloqueando a formação de “estoques virais escondidos”. O caso foi apresentado durante a 20ª Conferência Anual sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (Croi), em Atlanta, na Geórgia.
A médica  Deborah Persaud, do Centro Infantil Johns Hopkins, do Hospital Universitário de Baltimore (Maryland, nos Estados Unidos), principal autora do estudo, disse que é fundamental que a terapia com antirretrovirais seja introduzida o mais cedo possível para impedir o avanço desses estoques escondidos.
A única cura completa de pessoa contaminada com o vírus HIV, que foi oficialmente reconhecida, é a do norte-americano Timothy Brown, conhecido como o paciente de Berlim. Ele foi declarado curado depois de um transplante de medula óssea de um doador que tinha uma mutação genética rara, que impedia o vírus de penetrar nas células. O transplante foi concebido para tratar a leucemia.FonteAgência Brasil

_____________________________________________________________________

Nova logomarca de Itapemirim é aprovada

Foi aprovado nesta quarta-feira (27/02), pelos vereadores municipais de Itapemirim-ES, o Projeto de Lei, da nova logomarca do Município com o slogan “CUIDAR DE VOCÊ, NOSSA PRINCIPAL MISSÃO", que enfatiza o foco da atual administração que é cuidar do povo e de seu desenvolvimento humano.
A logo será utilizada pela administração pública municipal, em impressos oficiais da municipalidade; na identificação de móveis e imóveis municipais; em objetos e materiais pertencentes ao Município; e nos materiais de publicidade e divulgação.
A logomarca segue a tendência de humanização da administração pública. A valorização do povo é destacada pela unidade central da logomarca, simbolizando o cidadão no centro das atenções (na cor amarela). Depois, o desenho descreve sobre a infraestrutura, representada pela cor azul; a saúde com a cor verde; a educação de laranja; e a segurança na cor vermelho. A base da logomarca faz referência ao sol nascente no litoral, focando no turismo litorâneo.
As cores vermelho, laranja e amarelo são cores quentes que passam a sensação de alegria, as cores verde e azul marinho são cores frias que passam credibilidade e confiança.
A logomarca final foi escolhida conjuntamente com Prefeito Municipal, que fez questão de convidar vários membros de sua equipe para a seleção. Os Servidores, Cleverson Hernandes Maia e Lucas Fernando Queiroz Alves (foto), foram os responsáveis pela elaboração do rol de layouts. Dentre os trabalhos, o selecionado para ser a marca da gestão nos próximos anos, foi a logomarca idealizada pelo Servidor Cleverson, membro do time da Comunicação da PMI. Fonte:Assessoria de Comunicação PMI

______________________________________________________________________

Farmácia cidadã em Marataízes

A Farmácia Cidadã é um convênio entre a Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria de Saúde, com a Secretaria Estadual de Saúde.
O objetivo da Farmácia Cidadã é facilitar o fornecimento de medicamentos excepcionais (alto custo) padronizados na REMEME (Relação Estadual de Medicamentos Essenciais e Excepcionais) aos munícipes. Para receber essa medicação, o médico deverá preencher o LME – Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos, preenchendo corretamente todos os campos e apresentar o seu cartão nacional de saúde.
O medicamento deverá ser prescrito com o nome do princípio ativo e não o comercial. O médico deverá prescrever a quantidade utilizada pelo paciente mensalmente. O número do CID (Código Internacional de Doenças) deverá ser de acordo com os padronizados exigidos pela Farmácia Cidadã, pois caso isso não aconteça o processo poderá ser indeferido ou exigida documentação fora do protocolo.
O diagnóstico dado pelo médico deverá coincidir com o CID e a história clínica do paciente deverá estar bem relatada, inclusive se o paciente já realizou ou está realizando tratamento para a doença, descrevendo o medicamento utilizado anteriormente com posologia e sintomas adversos apresentados.
Caso o paciente seja menor ou incapaz, o médico deverá preencher este campo. Outro documento imprescindível para a abertura do processo é o preenchimento completo do termo de esclarecimento e responsabilidade, que deverá estar datado, carimbado e assinado pelo médico e pelo paciente.
Isso pode parecer complicado, mas com a devida orientação dos funcionários da farmácia e todos os documentos assinados, o paciente estará recebendo a sua medicação em aproximadamente vinte dias.
A Farmácia Cidadã de Marataízes solicita aos médicos que atentem para o correto preenchimento do LME, pois qualquer erro ocasiona o indeferimento do pedido pela Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica.
Mais informações:
Secretaria Municipal de Saúde de Marataízes
(28) 3532-1876 - Fonte: Site PMM

_____________________________________________________________________

Mosquito da dengue criou resistência a repelente, diz pesquisa

BRASÍLIA - Uma pesquisa conduzida por cientistas na Grã-Bretanha revelou que o mosquito da dengue aparentemente desenvolveu resistência a um princípio ativo presente na maioria dos repelentes atualmente comercializados no mundo, inclusive no Brasil.
A substância, conhecida como DEET, ou dietiltoluamida, é largamente empregada em repelente contra insetos, combatendo mosquitos, pernilongos, muriçocas e borrachudos. O composto age interferindo nos receptores sensoriais desses animais, inibindo seu desejo de picar o usuário.
O estudo, divulgado pela publicação científica "Plos One", analisou a reação de mosquitos da espécie Aedes aegypti, vetores da dengue e da febre amarela, à substância. Os cientistas concluíram que, ainda que inicialmente repelidos pelo composto químico, os insetos depois o ignoraram.
Eles recomendaram que governos e laboratórios farmacêuticos realizem mais pesquisas para encontrar alternativas à DEET.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue é hoje a doença tropical que se propaga mais rapidamente no mundo. Nos últimos 50 anos, sua incidência aumentou 30 vezes, o que pode transformá-la em uma pandemia, advertiu o órgão.

ISCA 

Para provar a eficácia da DEET os cientistas pediram a voluntários que aplicassem repelente com DEET em um braço e soltaram mosquitos.
Como esperado, o repelente afastou os insetos. No entanto, poucas horas depois, quando ofereceram aos mesmos mosquitos uma nova oportunidade de picarem a pele, os cientistas constataram que a substância se mostrou menos eficiente.
Para investigar os motivos da ineficácia da DEET, os pesquisadores puseram eletrodos na antena dos insetos.
"Nós conseguimos registrar a resposta dos receptores na antena dos mosquitos à DEET, e então descobrimos que os mosquitos não eram afetados pela substância", disse James Logan, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, instituição que realizou o estudo.
"Há algo sobre ter sido exposto ao composto químico pela primeira vez que muda o sistema olfativo dos mosquitos. Ou seja, a substância parece mudar a capacidade dos mosquitos de senti-la, o que a torna menos eficiente", acrescentou.
Uma pesquisa anterior feita pela mesma equipe descobriu que as mudanças genéticas em uma mesma espécie de mosquito podem torná-los imunes à DEET.
"Os mosquitos evoluem muito rapidamente", disse ele. "Quanto mais nós pudermos entender sobre como os repelentes funcionam e os mosquitos os detectam, melhor poderemos trabalhar para encontramos soluções para o problema quando tais insetos se tornarem resistentes à substância."
O especialista acrescentou que as descobertas não devem impedir as pessoas de continuarem usando repelentes com DEET em áreas de alto risco, mas salientou que caberá aos cientistas tentar desenvolver novas versões mais efetivas da substância.
Para complementar o estudo, os pesquisadores britânicos agora planejam entender por quanto tempo o efeito dura depois da primeira exposição ao composto químico.
A equipe também deve estudar o efeito em outros mosquitos, incluindo espécies que transmitem malária.

BRASIL 

No Brasil, a dietiltoluamida está presente na maioria dos repelentes encontrados à venda. Produtos com termetrina e citronela também podem ser achados, mas em menor número.
Não é a primeira vez, entretanto, que a substância causa polêmica.
No ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu à consulta popular uma proposta de resolução para assegurar a segurança e a eficácia dos repelentes a ser adotada pelos fabricantes.
No documento, cujo objetivo era disciplinar o comércio desse tipo de produto, o órgão determinava, por exemplo, a proibição do uso de repelentes com DEET em crianças menores de dois anos, além de informar sobre a necessidade de um estudo prévio para produtos com dosagem acima de 30% para um público acima de 12 anos. Em altas dosagens, especialmente em crianças, repelentes com DEET podem ser tóxicos.
Em entrevista à BBC Brasil, Jorge Huberman, pediatra e neonatologista do Hospital Albert Einstein e diretor do Instituto Saúde Plena, sugeriu alternativas ao uso de repelentes com DEET.
"É comum que depois de algum tempo os mosquitos adquiram certa imunidade ao produto, ainda que sejam necessários mais estudos para comprovar tal tese", explicou.
"Como alternativa, as pessoas podem usar repelentes com citronela e tomar complexo B, cujo cheiro desagrada os mosquitos, além, é claro, de usar mosquiteiros", disse.

Fonte:Agência Congresso/Com informações do site Bol. 



______________________________________________________________________

Dengue ataca em Cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim-ES enfrenta um crescente número de casos de dengue, o que pode se transformar em epidemia. Apenas nas sete primeiras semanas de 2013, foram registrados 127 casos e mesmo a quantidade sendo 46% menor que o mesmo período do ano passado esse risco existe.
Nos últimos dias, o Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes, no bairro Baiminas, tem atendido vários pacientes apresentando os sintomas da doença que são: manchas pelo corpo, dor de cabeça e febre alta. "O número é crescente, e já observamos uma grande procura do serviço", confirma o secretário de Saúde, Abel Santana.
O médico orienta para medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue: não deixar água parada e receber em casa os agentes da secretaria de saúde. Qualquer pessoa que sentir os sintomas de dengue deve procurar imediatamente um médico e não tomar remédios por conta própria.
O secretário não descarta a possibilidade de uma epidemia. "Isso é possível, mas vamos tentar evitar com ações de conscientização e limpeza", destacou.••.Fonte:Folhadoes.com.br

____________________________________________________________________

Remédio usado para burlar bafômetro não elimina efeitos do álcool no comportamento, dizem médicos

Brasília (17/02/13) - Com a Lei Seca mais rigorosa desde janeiro para os motoristas que forem flagrados dirigindo embriagados, voltam a circular na internet informações de que é possível burlar a fiscalização. No mundo virtual, a informação é que é possível driblar o bafômetro ao tomar alguns comprimidos do princípio ativo pidolato de piridoxina (Metadoxil), derivado da vitamina B6. Indicado para tratamento de pessoas com problemas hepáticos, como cirrose, o remédio age na remoção do álcool dos tecidos e do sangue, conforme a bula, Com tarja vermelha, deve ser vendido com receita médica. 
De acordo com José Luís Maldonado, assessor técnico do Conselho Federal de Farmácia, apesar de o medicamento acelerar o metabolismo do álcool no organismo, ele não elimina os efeitos da substância no comportamento da pessoa. “A coordenação motora e a habilidade dos reflexos não melhoram com o uso do medicamento. Ele não dá condições de dirigir em segurança”, explicou. 
Maldonado esclareceu que o medicamento é usado para a recuperação de pessoas que sofrem de intoxicação severa por álcool ou para aquelas pessoas que estão com problemas hepáticos, como cirrose hepática e fígado alcoólico. O remédio provoca também efeitos colaterais, continuou Maldonado. Entre eles, sonolência, dor abdominal, vômito, náusea e, em grandes quantidades, pode levar à trombocitopenia (problema com a capacidade de coagulação). 
Paulo Chizzola, gerente e médico do laboratório fabricante, disse que o medicamento não funciona com o fim de burlar o bafômetro. “Ele acelera o metabolismo do álcool no sangue, mas não o anula”, esclareceu e lembrou que a substância deve ser tomada com orientação médica. 
Depois da Resolução 432, do Conselho Nacional de Trânsito, o motorista com teor igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar no teste do bafômetro será autuado, responderá por infração gravíssima, pagará multa de R$ 1.915,40 e terá a carteira de habilitação recolhida. 
Além disso, a embriaguez pode ser comprovada por outros sinais, como sonolência, olhos vermelhos, vômito, soluços, desordem nas vestes, cheiro de álcool no hálito, agressividade, exaltação, arrogância, ironia ou dispersão. 
Chizzola acentuou que o remédio é indicado para tratamento de situações clínicas específicas como intoxicação alcoólica, alcoolismo crônico, fígado gorduroso e hepatite alcoólica, situações clínicas que devem ser diagnosticadas e acompanhadas por médicos. O laboratório reforça que o uso do medicamento também não normaliza prontamente os reflexos alterados pelo uso do álcool. 
Segundo o laboratório, não houve aumento nas vendas do remédio depois dos boatos na internet. O coordenador-geral de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), José Roberto Soares, disse que após vários testes, a corporação não detectou medicamentos capazes de burlar a fiscalização.
Fonte:Agência Brasil/Foto:Reprodução video Internet

_______________________________________________________________


Televisão prejudica fertilidade masculina


O sedentarismo é um dos grandes vilões da fertilidade masculina, segundo um novo estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, homens jovens e saudáveis que assistem televisão por mais de 20 horas semanais têm a metade da concentração de espermatozoides no sêmen do que aqueles que passam pouco tempo em frente ao aparelho. Por outro lado, a prática de atividade física parece promover uma vantagem nesse sentido: indivíduos que se exercitam durante 15 horas por semana chegam a apresentar uma contagem de esperma 73% maior do que aqueles que são pouco ativos.
O novo trabalho, que foi publicado nesta segunda-feira no periódico British Journal of Sports Medicine, ajuda a entender os resultados de estudos recentes que vêm mostrando que a concentração de espermatozoides no sêmen dos homens de diversas regiões do mundo está diminuindo com o tempo — o que não significa que eles estão se tornando inférteis, mas sim que existe uma tendência para que isso ocorra um dia.
Para realizar o estudo, Audrey Jane Gaskins, pesquisadora do Departamento de Nutrição Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, reuniu uma equipe multidisciplinar. O time selecionou, entre 2009 e 2010, 189 homens de 18 a 22 anos, que foram questionados sobre a quantidade e a intensidade de atividade física que haviam praticado nos três meses anteriores, além do tempo que passavam em frente à televisão em um dia. Os participantes também relataram outros fatores que podem afetar a fertilidade, como problemas de saúde em geral, hábitos alimentares, tabagismo e níveis de stress, e tiveram recolhidas amostras de seu sêmen.
Sedentarismo - Na análise de Gaskins, as pessoas que se exercitavam mais do que 15 horas por dia foram incluídas no grupo dos participantes mais fisicamente ativos. Embora essa quantidade de exercícios tenha aumentado a concentração de espermatozoides no sêmen desses homens, ela não impactou a forma ou o volume do esperma. Além disso, muitas horas em frente à televisão neutraliza esse efeito positivo da atividade física. O sedentarismo parece ser o fator mais prejudicial ao homem nesse sentido, já que nem o tabagismo e nem o peso, por exemplo, eliminaram os benefícios dos exercícios.
Segundo os autores do estudo, a atividade física pode afetar a função reprodutiva "por meio de sua capacidade de regular a energia e o equilíbrio do organismo, influenciando no índice de massa corporal (IMC)", escreveram. "Os exercícios, exceto aqueles que são levados à exaustão, vêm se mostrando capazes de aumentar a expressão de enzimas antioxidantes no corpo. A atividade física regular, então, pode proteger as células germinais masculinas." Ainda de acordo com os pesquisadores, estudos futuros devem determinar que tipo de atividade física é benéfico à fertilidade masculina.
Fonte: folhadoes.com.br/veja.abril
_____________________________________________________________________

Secretaria de Saúde alerta para perigo do spray de espuma durante o carnaval

Brasília (10/02/13) – O tradicional spray de espuma usado por diversos foliões durante o carnaval pode causar sérios danos à saúde, de acordo com alerta da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A composição do produto apresenta substâncias que, em contato com a pele, podem causar reações alérgicas e urticárias, além de irritações na garganta e nos olhos.

Além disso, o gás utilizado para fazer com que o mecanismo de spray funcione é derivado de petróleo altamente inflamável e responsável por parte da destruição da camada de ozônio.
A orientação é não usar o produto diretamente na pele e sempre desviar o rosto dos jatos de espuma. Caso haja contato do spray com alguma parte do corpo, a recomendação é lavar bastante o local com água corrente. Persistindo os sintomas, o folião deve procurar atendimento médico.

A Secretaria de Saúde destacou ainda que, assim que a espuma do produto acabar, a pessoa não deve insistir em apertar o botão do spray, já que a única coisa a sair da latinha serão os resíduos de gás.
Desde 2007, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece critérios de segurança que devem ser seguidos para a fabricação e a comercialização desses produtos. Devem ser feitos testes toxicológicos que mostrem que o spray não é absorvido pela pele e todas as embalagens devem apresentar especificações como o nome do fabricante e o que fazer em caso de acidente.

Fonte:Agência Brasil

_____________________________________________________________


Clínica Santa Isabel quer suspender tratamento pelo SUS


A Comissão de Saúde, Agricultura, Meio Ambiente e Saneamento Básico da Câmara de Cachoeiro de Itapemirim eleita para o biênio 2013/2014, na primeira Sessão oficial nesta terça-feira dia 05 de Fevereiro, que elegeu os vereadores Pastor Delandi Macedo como presidente, Rodrigo Enfermeiro como Relator e Osmar como membro, já está atuando, ao receber um ofício da Clínica de Repouso Santa Isabel de que estaria encerrando suas atividades junto ao Sistema Único de Saúde – SUS, ocasionando a dispensa de aproximadamente 400 pacientes que são atendidos pela instituição.
Os vereadores fizeram uma visita à Clínica para conhecer a verdadeira situação, quando foram recebidos pelo Dr. Sebastião Ventury Batista e Dr. Sérgio Bourbon Cabral que relatou as dificuldades em manter os serviços pelo SUS, considerando o valor recebido por cada paciente internado de R$ 39,00, para cobrir despesas tais como: Equipe Multidisciplinar (Médicos psiquiátricas e clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogos, terapeutas ocupacionais, vigilantes socorristas, recreadores, e outros), além de 05 refeições diárias, toda medicação psicotrópica e clínica padronizada, material médico hospitalar, serviço de lavanderia, vestuário, remoção, tratamento clínico e todo serviço de hotelaria hospitalar além de toda exigência estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores..
O pedido da instituição ao governo do estado é de um complemento que cheque a pelo menos R$ 130,00/diária por paciente, para que o atendimento seja normalizado caso contrário, a partir de 1º de abril, o atendimento somente será feito a particulares que não dependam do SUS.Fonte:Folhadoes.com

_______________________________________________________________________

Especialistas alertam sobre risco do uso de analgésicos para aliviar dor nas costas


Brasília - Usar relaxantes musculares ou analgésicos para aliviar aquela dorzinha que de vez em quando aparece nas costas é uma estratégia desaconselhável e pode resultar em dano maior à coluna vertebral. Para informar as pessoas sobre as principais medidas de prevenção e os riscos que algumas atividades podem trazer à coluna, diversos fisioterapeutas, especialistas em tratamentos para a coluna, lançaram ontem (2), de forma simultânea, em 30 cidades, a Campanha Nacional Alerta para Prevenção de Dores nas Costas.

Em Brasília, fisioterapeutas foram ao Parque da Cidade para alertar os frequentadores do local. “Nosso foco é a prevenção desses problemas e chamar a atenção para a necessidade de um diagnóstico precoce, além de contribuir para que as pessoas tomem a decisão de melhorar a postura para proteger a coluna”, disse à Agência Brasil a diretora do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC), Ângela Lepesqueur.

Segundo a fisioterapeuta, as pessoas precisam ficar atentas a quaisquer dores irradiadas (aquelas que percorrem um caminho ao longo do corpo, em geral associadas aos nervos comprometidos), formigamentos e dormência em membros, falta de força, dores espontâneas que surgem sem motivo aparente, além de contraturas musculares nas regiões lombar e cervical e dores locais ou decorrentes de posturas mantidas.

“O maior problema é quando a pessoa resolve o incômodo tomando analgésicos, porque deixa de investigar a causa e, com isso, o problema fica maior”, ressalta Ângela.

Foi o que aconteceu com o lanterneiro (funileiro) Revanildo Rodrigues, 38, morador da Estrutural. “Eles me alertaram que é importante eu estar sempre atento à minha postura e que tenho de reeducar meu corpo”, disse. O trabalho de Revanildo requer muito esforço físico, e a dor o acompanha há mais de oito anos.

“Minha região lombar dói a toda hora, todo dia e a todo minuto, mas nunca fiz nenhum tipo de tratamento. Soube que ia ter essa campanha aqui no parque e resolvi vir. Eu não associava essas dores à minha postura. Tomava então relaxantes musculares e achava que estava pronto para o dia seguinte”, disse o lanterneiro.

O problema de saúde então começou a se transformar em problema financeiro. “Era comum eu ficar dois ou três dias sem trabalhar. Como sou autônomo, ganho pelo serviço. As repetições [das crises de dor] acabaram comprometendo entre 30% e 40% dos meus ganhos mensais”.

A conversa com os fisioterapeutas ajudou Revanildo a se convencer de que precisa consultar especialistas no problema. “Na segunda-feira vou ao fisioterapeuta ver qual é o exercício ideal para ajudar a reeducar minha postura. Do jeito que está, não tem como. E a tendência é piorar”, concluiu.Outras pessoas precisam de tratamento para lidar com problemas congênitos. “Nasci com uma vértebra a mais do que o normal”, explica a farmacêutica Débora Souza, 46, moradora do bairro Sudoeste. “Isso resulta em uma compressão da vértebra sobre as outras, o que me causa dores desde os 30 anos”, acrescentou.

Por causa do problema, Débora teve de abandonar diversas atividades físicas que tinha como hobby. “Eu gostava detrekking [caminhada em trilhas], bicicleta, vôlei. Tive de abandonar tudo por causa da dor. Para piorar, fiquei traumatizada com o ortopedista que me orientou a fazer musculação e pilates. Como a orientação da academia não era específica para o meu problema, acabei forçando [de forma inadequada] a minha coluna. O resultado foi que as dores aumentaram ainda mais”, disse a farmacêutica.

“Um médico chegou ao cúmulo de recomendar que eu fosse a um psiquiatra por achar que a origem do problema era de fundo psicológico”, acrescentou. A solução foi apresentada por um fisioterapeuta: duas sessões semanais de fisioterapia e pilates leve e direcionado ao problema. Com o tempo, a musculatura fortaleceu e hoje a farmacêutica já pode fazer exercícios de maior intensidade.

Depois de descobrir que tinha três hérnias de disco na coluna lombar e de sentir muita dor, a engenheira mecânica Juliana Mol, 35, moradora do Sudoeste, ouviu de seu médico a recomendação de que fizesse hidroterapia. Infelizmente, as dores continuaram. O médico sugeriu, então, que ela fizesse uma cirurgia.

“O problema é que ele não garantiu que a cirurgia aliviaria minha dor. Em meio a essa incerteza, optei por um tratamento conservador. Foram cinco meses de fisioterapia para introduzir os exercícios ideais. Sentia que a dor ia e voltava, e, gradativamente, a dor virou desconforto para, depois, desaparecer”, disse a engenheira, que faz fisioterapia há dois anos.

Professor de educação física, Andrett adverte: exercícios sem orientação profissional podem resultar em danos à saúde. Nesse sentido, o acesso a equipamentos públicos de musculação representa um risco maior aos praticantes. “A gente sabe que muitos não têm acesso a profissionais para orientar as atividades físicas. O que indicamos para esses casos é que eles pratiquem a atividade de forma mais moderada e com maior amplitude [maior número de repetições do exercício, mas com uma carga mais leve], sempre lembrando que a dor é o limite de qualquer movimento”. Fonte:Agência Brasil/Foto:Reprodução
_________________________________________________________________________

SECRETARIA DE SAÚDE DE MARATAÍZES ALERTA SOBRE EPIDEMIA DE COQUELUCHE NO ESTADO
23/01/13
A Secretaria Estadual de Saúde informa que, embora a cobertura vacinal para coqueluche esteja acima da média nacional, está ocorrendo uma epidemia no Estado do Espírito Santo. Cerca de 60 municípios já tiveram casos notificados.
Em Marataízes-ES, a Secretaria de Saúde orienta a população para os  principais sintomas e sinais da doença são: coriza, tosse seca, surtos de tosse, febre baixa, protusão as língua (fica para fora da boca), falta de ar, vômitos, cianose (pele com tom arroxeado).

Caso confirme a doença, o paciente deve ser afastado de suas atividades no período de cinco dias. Crianças, adolescentes ou adultos, independente de ter sido vacinado, caso apresente os sintomas acima citados devem procurar, imediatamente, o atendimento médico, com o cartão de vacina em mãos. Quanto mais rápido for o diagnostico maior é a chance de prevenir as complicações, óbitos e a disseminação da doença.

Todo o caso suspeito deve ser iniciado o tratamento, imediatamente, e o setor de Vigilância Epidemiológica do município deve ser acionada pelo telefone 3532-1876, falar com a enfermeira Érika.Fonte:Assessoria de Comunicação PMM

 ____________________________________________

ANS suspende venda de 225 planos de saúde

Brasília (10/01/13) – A partir da próxima segunda-feira (14), 225 planos de saúde administrados por 28 operadoras estarão proibidos de ser comercializados em todo o Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a decisão foi tomada em razão do descumprimento dos prazos máximos fixados para marcação de consulta, exames e cirurgias.
A venda dos planos ficará suspensa até março, podendo ser prorrogada em caso de reincidência. Desde dezembro de 2011, quando foi iniciado o monitoramento, 16 operadoras não vem cumprindo, de forma reincidente, os critérios estabelecidos pelo governo e serão indicadas para a abertura de processo para que corrijam as anormalidades.


Prazos máximos de atendimento definidos pela ANS

Situações de urgência e emergência
Atendimento imediato
Consultas com pediatras, clínicos, ginecologistas, obstetras e cirurgiões gerais
Atendimento em até 7 dias úteis
Consultas com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas
Atendimento em até 10 dias
Consultas nas demais especialidades
Atendimento em até 14 dias

 Veja aqui a relação dos planos de saúde cuja comercialização foi proibida pela ANS para novos beneficiários

Veja aqui a relação dos planos de saúde cuja comercialização foi reativada

Veja aqui a relação das operadoras que terão medidas administrativas adicionais
 

 Fonte: Portal da ANS

_____________________________________________________________________

EQUIPE DE SOCORRO ATENDE 24 HORAS EMERGÊNCIA CAUSADA PELAS CHUVAS EM MARATAÍZES

ATENÇÃO!!!! A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Marataízes-ES informa a população os contatos da EQUIPE DE SOCORRO 24 horas para atender emergência causada pelas chuvas:

- Chaguinha (secretário de obras)  (28) 8814-3140 
- Giovanni (encarregado)  (28) 9946-0896 
- Ademilson (oficial de obras)  (28) 9921-0036 
- Wenderson (oficial de obras)  (28) 9968-4275 
- Fernando Laurindo (auxiliar de serviços)  (28) 9912-8257 
- Augusto (auxiliar de serviços)  (28) 9912-8257 
- Jacimar (motorista)  (28) 9935-2609 
- Zé Luiz (operador de retro-escavadeira)  (28) 9995-8203 

Mais informações:
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos
 (28) 3532-2140 
Contato com a Imprensa:
Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos |  (28) 8814-3442 
E-mail: pmmcomunica@gmail.com

  _____________________________________________________________________

 Itapemirim: Ambulância não atende, e idosa morre de infarto

Henedina Felismino Costa, 73 anos, começou a passar mal no final da tarde da última terça-feira (20), mas o posto médico municipal, que funciona até as 16h, já estava fechado. Na quarta (21), às 7h30, a filha dela, Ana Lúcia Batista, 57, procurou o atendimento. "Pedi à enfermeira que mandasse uma ambulância, pois minha mãe estava sentindo muita dor no estômago", disse.
Ana Lúcia foi informada de que a ambulância só poderia atender à paciente às 10h. Mas o quadro de saúde de Henedina piorou, e, às 9h30, uma prima voltou ao posto. "A enfermeira responsável disse que não poderiam atendê-la, pois o carro fazia visita domiciliar em uma localidade próxima", disse a prima e dona de casa Gislaine Pinheiro, 35.Sem saída, a família pagou R$ 70 reais a um vizinho para que levasse Henedina até Cachoeiro de Itapemirim. "Minha tia foi toda desconfortável no carro. Ela era obesa e estava com a perna quebrada, por isso a gente queria tanto uma ambulância. "Se ela tivesse sido atendida a tempo, estaria viva", diz Gislaine.Segundo o laudo médico, dona Henedina morreu de infarto fulminante. Sua filha não decidiu se vai acionar a Justiça.
A prefeitura informou que uma ambulância fica à disposição do Posto de Saúde do Garrafão. Mas o veículo não foi enviado prontamente ontem porque era usado por outro paciente, com câncer.

Fonte: A Gazeta

 ________________________________________________________________________

Piúma-ES: Mobilização e prevenção contra AIDS

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Piúma (CTA) realiza a partir do dia 22 de novembro, uma grande mobilização intitulada, FIQUE POR DENTRO E NÃO CORRA RISCOS. Essa mobilização faz parte da comemoração ao 01 de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a AIDS.
Segundo o coordenador do CTA, Dr. Fabiano Costa Santiliano, as atividades do centro foram reiniciadas no mês de agosto e todos os trabalhos são no sentido de estimular a população quanto à realização dos Testes. Segundo ele, neste período já foram realizados cerca de 1000 testes para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.
A população pode procurar o CTA, que funciona na Unidade de Saúde do Bairro União, de segunda a sexta - de 07h00 as 11h00 e de 13h00 as 16h00 - para distribuição de preservativos e nas quintas e sextas, nestes mesmos horários, para a realização dos testes rápidos.
Dr. Fabiano explica ainda que em diversos pontos do município vão ocorrer as "BLITZ DO FIQUE SABENDO", com o objetivo de estimular a população a procurar a Unidade para realização dos Testes.
Programação:
Dia 22 e 23/11/12 - Caravanas de Testagens nos PSFs Céu Azul, Niterói, Itaputanga e Nova Esperança de 07h00 as 12h00 e de 14h00 as 18h00.
29 e 30/11/12 - Rodada de Palestras "O que são DSTs? Medidas de prevenção e estímulo à realização dos testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C" nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio do município, de 07h00 as 12h00 e de 13h00 as 18h00. DURANTE ESTES DOIS DIAS SERÃO OFERECIDOS TESTES RÁPIDOS PARA A POPULAÇÃO NA UNIDADE DO CTA LOCALIZADA NA UNIDADE DE SAÚDE DO BAIRRO UNIÃO.
DIA 01 DE DEZEMBRO - MOBILIZAÇÃO NO CTA no bairro União. Durante todo o dia serão oferecidos testes rápidos para HIV, SÍFILIS, HEPATITE B e HEPATITE C. Haverá aconselhamento, distribuição de kits de preservativos masculinos, femininos e lubrificantes além de materiais informativos e recreação para as crianças.Fonte:Assessoria de Comunicação PMP

 __________________________________________________________________________

Alerta médico ressalta perda de eficiência dos antibióticos

 A professora Dame Sally Davies, principal consultora para assuntos médicos do governo britânico, qualificou o problema como uma das maiores ameaças atuais para a saúde humana."Os antibióticos estão perdendo a sua eficácia em um ritmo alarmante e irreversível - semelhante ao do aquecimento global", disse Davies.Segundo a médica, o uso desnecessário de antibióticos em casos de infecções leves é o que estaria ajudando a ampliar a resistência de algumas variedade de bactérias, como a E. coli e a causadora da gonorreia."As bactérias estão se adaptando e encontrando formas de sobreviver aos efeitos dos antibióticos. Elas estão se tornando resistentes e os tratamentos não fazem mais efeito", explicou.

Novos antibióticos

O problema seria agravado pelo fato de que, hoje, haveria relativamente poucas novas variedades de antibiótico sendo desenvolvidas.
Apoiada pela Agência de Proteção à Saúde britânica (HPA, na sigla em inglês), Davies fez uma apelo para que pacientes e médicos pensem duas vezes antes de fazer uso desse tratamento.
"Todos parecemos esquecer quanto uma gripe ou resfriado podem fazer com que uma pessoa se sinta mal", disse a médica Cliodna McNulty, da HPA.
"Isso talvez faça que, ao menor sinal dessas doenças, acreditemos que precisamos de antibióticos para melhorar. Mas esse não é o caso e outros medicamentos podem ajudar a aliviar as dores de cabeça, dores musculares e coriza", disse.Fonte:BBC Brasil/Foto:Reprodução

 ________________________________________________________________________

OBSTETRAS PAULISTAS DEFENDEM COBRANÇA DE HONORÁRIOS POR DISPONIBILIDADE, E NÃO PELO PARTO EM SI

Brasília – Obstetras que atendem por planos de saúde devem ter o direito de cobrar de gestantes honorários referentes à disponibilidade deles para o acompanhamento do parto, e não pelo parto em si, que continuará sendo custeado pelo plano de saúde. A proposta foi apresentada pelo presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), César Eduardo Fernandes.
No início da semana, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou parecer que permite aos obstetras conveniados estabelecer e cobrar valores específicos para acompanhar, presencialmente, as gestantes no momento do parto. Desta forma, os planos de saúde fariam apenas a cobertura do pré-natal.
Em entrevista à Agência Brasil, Fernandes disse que vê o pré-natal, a disponibilidade para realizar o parto e o parto em si como três procedimentos distintos. “Independentemente do que a paciente escolher, a operadora [do plano de saúde] deve arcar com sua responsabilidade e continuar pagando o parto. Se não, o médico vai ter que incorporar taxas que vão onerar mais a paciente.”
Para Fernandes, o parto é um procedimento único na medicina. “Ninguém fica disponível, por exemplo, para uma apendicite aguda. É o plantonista quem faz”, disse ele. Já o obstetra pode ficar dias, semanas ou meses à disposição da gestante, que faz questão de passar pelo parto com o mesmo obstetra do pré-natal, ressaltou.O presidente da Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Etelvino Trindade, considerou válida a proposta dos médicos paulistas, mas quer um debate mais prolongado sobre o assunto.Procurado pela Agência Brasil, o Conselho Federal de Medicina  informou que não recebeu oficialmente a proposta da Sogesp para alteração do parecer e que, assim que o documento for entregue, será analisado pelo órgão.Fonte:Agência Brasil

 ________________________________________________________________________

 Diabetes mata mais que aids e trânsito no Brasil

Brasília – Dados do Ministério da Saúde divulgados hoje (13) indicam que 54 mil brasileiros morreram em 2010 em decorrência do diabetes. Isso significa que a doença matou quatro vezes mais do que a aids (12 mil óbitos) e superou o total de vítimas de trânsito (42 mil) no país.
A pasta alertou que o total de mortes provocado pelo diabetes é ainda maior quando se considera que a doença age como fator de risco para outras enfermidades, como câncer e doenças cardiovasculares. Em 2010, o diabetes esteve associado a 68,5 mil mortes, o que totaliza cerca de 123 mil mortes direta e indiretamente.De 2000 a 2010, a doença foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil, enquanto a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,8 casos para cada 100 mil habitantes.
As mulheres são as principais vítimas e responderam, em 2010, por 30,8 mil mortes contra 24 mil entre os homens. Em 2000, 20 mil mulheres morreram por causa do diabetes, ante 14 mil homens.
A faixa etária com o maior número de mortes, em 2010, é acima dos 80 anos, totalizando 15,7 mil. O número mais que dobrou quando comparado ao ano 2000, quando 6,7 mil mortes foram notificadas na mesma faixa etária.Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o diabetes constitui um problema contemporâneo. Ele lembrou que, atualmente, 15% da população brasileira são obesos e que o quadro é um facilitador para a doença.“Esta é a hora de revertermos a possibilidade do nosso país ser cada vez mais um país de diabéticos”, disse, ao citar mudanças como melhoria dos hábitos alimentares e aumento da atividade física. “É um momento fundamental para que o conjunto da população brasileira, sobretudo os profissionais de saúde, tenham atitudes em relação à prevenção”, completou.
No ano passado, o governo federal lançou o Plano de Ações para o Enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que inclui medidas para a redução de casos e de mortes por diabetes.
A meta é alcançar queda de 2% ao ano nas mortes prematuras provocadas por doenças crônicas, a partir da melhoria de indicadores relacionados ao consumo de álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade, fatores considerados de risco para o diabetes.Fonte:Agência Brasil

  ___________________________________________________________________________

            Projeto obriga hospital a divulgar leitos disponíveis
Com o propósito de impedir que unidades de saúde mascarem o número de vagas, a deputada Aparecida Denadai (PDT) propôs um projeto de lei (PL) que obriga hospitais particulares do estado a divulgarem quadro contendo o número atualizado de leitos disponíveis em cada setor.O PL 413/2012 dispõe que a divulgação deve ser feita nas recepções das unidades de saúde e, para facilitar a visualização, poderão ser usados cartazes ou meios eletrônicos, como televisores e computadores.O hospital deverá enviar a listagem também para as secretarias de saúde do Estado e do município onde estiver sediado, bem como para a Secretaria Municipal de Fazenda.De acordo com a matéria, a Lei Federal 12.653/2012 proibiu a cobrança de cheque caução ou qualquer outra garantia como condição para atendimento médico-hospitalar. Em contrapartida, passou-se a priorizar o atendimento aos planos de saúde, mascarando a real lotação das unidades.Fonte ALES

  _____________________________________________________________________

Deputado do ES quer remédio de graça para combate ao câncer de mama

 BRASÍLIA -Deputado Manato (PDT- ES) requereu ao Poder Executivo sugerindo ao Ministério da Saúde a inclusão do medicamento Trastuzumabe (Herceptin) na lista de remédios distribuídos gratuitamente pelo SUS.O deputado que é médico, sugeriu a inclusão da substância após um estudo que comprovou que aproximadamente entre 20% e 25% das pacientes diagnosticadas com câncer de mama têm indicação para receber a medicação Trastuzumab.O Trastuzumab é considerado uma das drogas mais avançadas na terapia contra o câncer de mama, porque é um anticorpo monoclonal que promove uma “terapia-alvo”, já que ele tem a capacidade de atingir exclusivamente as células doentes, preservando as sadia. É o sétimo medicamento mais demandado judicialmente ao Ministério da Saúde, que em 2011 gastou R$ 266 milhões na compra de remédios determinados por decisões judiciais, sendo R$ 4,9 milhões para atender a 61 ordens de compra do Trastuzumab.Neste ano, o governo federal já recebeu 98 determinações judiciais para compra do medicamento e gastou R$ 12,6 milhões. Caso haja uma negociação para compra em massa diretamente com o laboratório que produz o medicamento, por meio de uma negociação direta o preço pode ser reduzido em até 50%.Fonte:Agência Congresso

 _______________________________________________________________________

Mulher que teria alta cai no hospital Evangélico entra em coma e morre

Uma mulher estava internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Evangélico de Cachoeiro, e de acordo com a família, morreu após cair da cama do local, que não tinha proteção alguma.O acidente com Maria da Penha Sardinha, de 68 anos, aconteceu na noite de sábado para domingo, quando a aposentada tentou se virar na cama.De acordo com a filha, ela foi internada na segunda-feira da semana passada para um procedimento de cateterismo em função de problemas cardíacos. Ela contou que o tratamento transcorreu bem e a mãe só não teve alta no mesmo dia porque a médica preferiu mantê-la um dia a mais por precaução. “Minha mãe estava bem. Conversava com a gente, fazia brincadeira. Ela teria alta no dia seguinte. Agora está lá, entre a vida e a morte. O médico não nos deu esperança alguma”. Disse Marinete Sardinha Ferreira Pessanha, 49.Marinete ainda disse que no dia seguinte ligou para a mãe avisando que iria buscá-la, mas só ouvia gemidos do outro lado da linha. “Depois ela falou que tinha caído e reclamou que ficou muito tempo no chão até alguém vir socorrê-la”, contou.Os netos foram ao hospital e ao chegarem ao local perceberam que a avó apresentava hematomas no rosto e nas costas, além de inchaço no braço. “Depois disso a situação foi piorando. Ela está em coma. Não reage. Tenho medo que aconteça o pior”, disse a filha.O hospital respondeu, por meio de nota, que a internação da aposentada na UTI foi "decorrente unicamente do agravamento de sua doença cardíaca". Disse ainda que "as explicações já foram fornecidas à família e que a instituição não se furtou de dar a devida assistência à paciente".
A instituição não se pronunciou com relação à denúncia de que a paciente teria caído do leito.Fonte:Jornal Folha do ES/Viaes

  ________________________________________________________________________

Aprovado projeto que define prazo para que SUS inicie tratamento de pessoas com câncer

Brasília - O plenário do Senado aprovou hoje (30) projeto que estabelece prazo máximo de 60 dias para o início do tratamento de pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Se o caso for grave, o prazo pode ser menor, segundo o texto.O projeto original, do Senado, previa apenas o pleno acesso dos pacientes a medicamentos e analgésicos à base de ópio para os casos em que a doença provoque dor intensa. Mas, na Câmara, foi aprovado substitutivo ao texto que amplia a matéria incluindo o prazo máximo para início do tratamento e a obrigatoriedade de que os estados desenvolvam planos de oncologia para instalar serviços especializados.A relatora da matéria, senadora Ana Amélia (PP-RS), elogiou que o projeto tenha sido aprovado ao mesmo tempo em que se encerra o Outubro Rosa, movimento pela prevenção e tratamento do câncer de mama. Na opinião dela, a nova lei irá beneficiar as mulheres que sofrem com a doença.
O projeto prevê a quimioterapia, a radioterapia ou cirurgia, como o tratamento previsto dentro do prazo. O texto segue agora para sanção presidencial.Fonte:Agência Brasil

   ________________________________________________________________________

Casas de parto da periferia de São Paulo são opção para gestantes que buscam atendimento humanizado

Do correspondente:Marcos Casarini
São Paulo – Um corredor com um jardim bem cuidado conduz as gestantes à sala de estar onde uma mesa com suco, frutas e bolos foi preparada especialmente para recepcioná-las. Reproduzir o aconchego do lar na etapa final da gravidez é a proposta da Casa Angela, uma das duas casas de parto de São Paulo, localizada no Jardim Mirante, na periferia da zona sul da capital paulista. O vocativo “mãezinha”, como costumam ser chamadas as gestantes em hospitais, é substituído por Marlene, Suzana, Cristina. Mães, pais e bebês têm rostos e nomes nesses locais, e eles têm, sobretudo, vontades.
É esse clima de naturalidade no momento de dar à luz e de respeito às necessidades da família que tem feito mulheres optarem pelas casas de parto em vez de recorrer a hospitais bem equipados. “Fiquei assustada quando voltei a morar no Brasil e descobri que, caso fizesse meu parto em hospital particular, teria até 90% de chance de passar por uma cesariana”, relata a administradora de empresas Marlene Ábila, 32 anos, que teve seu filho Ramon na Casa Angela, em janeiro deste ano. A casa atende apenas mulheres com gravidez de baixo risco, que não passam por procedimentos cirúrgicos ou intervenções médicas para dar à luz.Fonte:Agência Brasil(22/10/12)

  _______________________________________________________________________

Presidente do CFM alerta para crise iminente nos planos de saúde

18/10/12

Brasília - No Dia do Médico, comemorado ontem (18), o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d'Avila, diz que o país está prestes a viver uma crise no sistema de saúde suplementar. “Os médicos estão se descredenciando das operadoras [de plano de saúde]. Daqui a pouco vai ter mais gente comprando plano de saúde e menos médicos querendo trabalhar com operadoras porque não nos respeitam. É um jogo burro”, disse o presidente.
D'Avila diz que os médicos não querem mais trabalhar por cerca de R$ 40 por consulta, o que relata que pagam os planos de saúde e que, além disso, as “interferências antiéticas” feitas pelos planos de saúde na relação médico-paciente estão “insustentáveis”.
Entre as interferências antiética, d'Avila citou que “existem médicos que estão com limitação de pedir exames; muitas vezes você tem que seguir regras, tipo protocolos e diretrizes, que eles [as operadoras de plano de saúde] estabelecem e existe limitação de autonomia profissional”.
Os embates existentes entre médicos e planos de saúde foram motivo de atos públicos feitos pelos médicos contra o que eles chamam de  “abusos praticados pelas empresas da saúde suplementar”. De acordo com o CFM, os médicos de 21 estados confirmaram este mês a suspensão dos atendimentos de consultas, exames e outros procedimentos eletivos por planos de saúde como forma de protesto.
“Falta uma carreira de Estado para toda área de saúde”, diz o presidente do CFM, sugerindo como solução para a valorização da profissão a criação de uma carreira de Estado, com dedicação exclusiva, assim como ocorre com a magistratura e com os membros do Ministério Público. Ele acredita que isso também resolveria o problema da falta de médicos em locais de difícil provimento.
“Dinheiro há. Mas [o governo] tem que corrigir os desvios da gestão fraudulenta”, diz d'Avila.
Fonte:Repórter da Agência Brasil

 ___________________________________________________________________________

ES JÁ REGISTRA QUASE 18 MIL CASOS DE DENGUE

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu um total de 17.736 notificações de casos de dengue, sendo 701 suspeitas da forma grave (dengue com complicação e hemorrágica), nove óbitos confirmados e 12 em investigação, no período entre 1º de janeiro e 13 de outubro. Essas informações são enviadas à Secretaria até o dia anterior à divulgação do boletim epidemiológico. Nesse caso, a incidência calcula a quantidade de notificações de dengue em relação ao número de habitantes. Em outras palavras, torna mais real a análise da situação da doença em uma determinada localidade. Para o cálculo da incidência, divide-se o número de notificações pelo quantitativo populacional do município e multiplica-se este valor por 100 mil. O Ministério da Saúde (MS) considera três níveis de incidência de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes).
Como se prevenir
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, toneis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa ( http://www.es.gov.br)

 ______________________________________________________________________

Lei da Cadeirinha reduz em 23% mortes de crianças no trânsito

  As mortes de crianças de até 10 anos de idade que estavam sendo transportadas em automóveis reduziram 23%, após um ano da entrada em vigor da Resolução nº 277, de 28 de maio de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conhecida como Lei da Cadeirinha.
De setembro de 2009 a agosto de 2010, o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde notificou a morte de 296 crianças nessa faixa etária. Entre setembro de 2010 - quando a lei passou a valer - e agosto de 2011, o número caiu para 227. Se comparado com a média dos cinco anos anteriores à Lei (267,9), a queda foi de 15%.Em seis anos, é a primeira vez que há registro de queda. Nos cinco anos antes da entrada em vigor da lei, vinha ocorrendo um crescimento gradual de mortes de crianças durante o transporte: de 238 óbitos - no período de 1º de setembro de 2005 até 31 de agosto de 2006 - para 296 óbitos no período de 1º de setembro de 2009 até 31 de agosto de 2010. 
Lei da Cadeirinha
Conhecida como Lei da Cadeirinha, a resolução obriga o uso de dispositivos de retenção para o transporte de crianças em veículos. De acordo com a medida, crianças até 12 meses devem ser transportados no bebê-conforto. De um a quatro anos, devem viajar em cadeirinhas. Já entre quatro e sete anos e meio, o ideal é que utilizem o booster - assento elevatório.O cinto de segurança do veículo deverá ser usado por aquelas com idade superior a sete anos e meio e igual ou inferior a 10 anos. O descumprimento da norma prevê multa gravíssima de R$ 191,54, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até que o assento seja colocado.Fonte:Portal da Saúde(http://portalsaude.saude.gov.br)

  ______________________________________________________________________

Cras de Anchieta é reconhecido como o melhor do Estado

  O Centro de Referência de Assistência Social de Anchieta “Antônio Libardi” foi reconhecido como o melhor Cras do Espírito Santo. Amanhã (16), às 13 horas, uma equipe do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, juntamente com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direito Humanos (SEADH), vem para conhecer o trabalho realizado pelo Cras.As equipes irão visitar as dependências doprédio, bem como conhecer o modelo de gestão e o projeto Cras Itinerante: Serviços de Atendimento às Famílias – Inserção do Agente Social Municipal. Os representantes dos governos estadual e federal irão visitar, também, in loco, o Cras Itinerante na comunidade de Limeira.O estudo foi feito pelo Governo do Estado, que constatou que, em Anchieta, o Cras tem o melhor modelo de gestão implantado e melhor capacidade de gerir os recursos públicos, estadual e federal.Serviço: Centro de Referência da Assistência Social (Cras) - Telefone: (28) 3536 3770.

Fonte:Gerência de Comunicação Social PMA

_________________________________________________________________________

SP: morre idosa que escorregou em santinhos eleitorais

10/10/12-Do correspondente em SP Marcos Casarine

Uma eleitora morreu por complicações relacionadas a uma queda causada por "santinhos" de candidatos a cargos municipais nesta quarta-feira, por volta das 6 horas da manhã, em Bauru (SP). No último domingo, dia de votação, Luciana Lucas, que tinha 64 anos, escorregou nos papéis espalhados no chão por campanhas eleitorais. A queda ocorreu na escola estadual Francisco Alves Brizola.Luciana já tinha complicações de saúde e problemas renais. A fratura no quadril causada pela queda agravou o quadro e a levou a óbito. Logo após a queda, a eleitora foi levada para o Pronto Socorro e então encaminhada para o Hospital Estadual, onde morreu.Como a idosa não tinha familiares, o velório e enterro estão sendo providenciados pela Funerária Municipal.Segundo dados da prefeitura de Bauru, quase 7 toneladas de lixo eleitoral foram retirados das ruas da cidade entre domingo e segunda-feira. Ao todo, 6.925 quilos foram varridos do entorno dos 87 locais de votação da cidade.

Fonte:Portal Terra(noticias.terra.com.b)Foto:Reprodução

  ___________________________________________________________________________

Suspensão de 301 planos de saúde passa a valer a partir de hoje (05)

 Agência Brasil:Brasília – A partir de hoje (5/10/12), 301 planos de saúde administrados por 38 operadoras estão proibidos de ser comercializados em todo o país. A suspensão foi anunciada na última terça-feira (3) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).De acordo com o órgão, a venda dos planos ficará suspensa até que as empresas se adequem à Resolução 259, que estabelece prazos máximos para a marcação de consultas, exames e cirurgias. Dados indicam que entre julho e setembro foram registradas mais de 10 mil reclamações referentes ao não cumprimento dos prazos estabelecidos.A ANS informou que quem já é beneficiário dos planos suspensos não terá o atendimento prejudicado. A suspensão consiste em impedir as operadoras de vender os planos a novos segurados. Para o Ministério da Saúde, a medida permite que a operadora se organize e passe a garantir os prazos estabelecidos.

 Veja aqui a relação dos planos de saúde cuja comercialização foi proibida pela ANS para novos beneficiários

  ___________________________________________________________________________

EliminaSífilis: Começa a campanha nas unidades de Saúde de Anchieta-ES

 A partir de segunda-feira (08/10/12) começa a campanha EliminaSífilis em todas as unidades de Saúde de Anchieta. No interior, a coleta de sangue será nas próprias unidades, quem mora na área urbana deve procurar o Centro de Especialidades Unificado (CEU), de segunda a quinta, das 7h às 14h. O exame é indicado para todas as pessoas com vida sexual ativa, não é necessário encaminhamento médico, e a pessoa não precisa estar em jejum. A campanha vai até 31 de outubro. A expectativa é que sejam feitos exames em cerca de duas mil pessoas.A sífilis é uma doença infecto-contagiosa, de evolução sistêmica crônica causada por uma bactéria denominada Treponema Pallidum. A forma mais comum de transmissão é pela via sexual e por contatos íntimos. Pode também ser transmitida da mãe para o feto (intraútero) ou pelo contato da criança com as lesões maternas durante o parto. Nesse caso, passa a ser denominada Sífilis Congênita.Após o contato, as manifestações clínicas aparecem de 10 a 90 dias, dependendo do número e virulência das bactérias infectantes e também da resposta imunológica da pessoa infectada. A primeira manifestação que aparece é chamada cancro duro, uma lesão sem dor, com as bordas endurecidas. Se não for tratado, a lesão pode persistir por mais 30 a 90 dias e pode desaparecer espontaneamente.Após 50 a 180 dias do contágio, surgem lesões chamadas exantemáticas no órgão genital e ou na boca. Essa fase é conhecida como sífilis secundária. 
Tratamento
O diagnóstico da sífilis é feito com um exame denominado VDRL. Outros exames também podem ser solicitados. No caso da gestante o pedido do VDRL deve ser feito na primeira visita e o outro no início do terceiro trimestre (34ª semana).O melhor tratamento ainda é a penicilina. Estudos já comprovaram a sua eficácia superior a outros medicamentos. A dose deve ser de acordo com o estágio clínico da doença.  O tratamento deve ser estendido também para a parceira. Se apenas um deles fizer o tratamento, é considerado como tratamento inadequado e há possibilidade de recorrência da sífilis. Para comprovar a cura, devem ser feitos novos exames VDRL aos 3, 6 e 12 meses após o tratamento. A melhor prevenção é usar preservativos e realizar consultas periódicas para saber como está sua saúde.
Serviço.  Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA)-Tel:(28)9963-3712
Fonte:Gerência de Comunicação Social PMA 

  ___________________________________________________________________________

Itapemirim inaugura Unidade de Saúde da Família
   A partir de ontem , dia 27 de setembro os itapemirinenses contam com mais benefícios na área da saúde. Foi inaugurada na noite de ontem (26) a primeira Unidade de Saúde da Família (USF) de Itapemirim. Uma obra do Governo Municipal em parceria com o Governo do Estado.
  A iniciativa vai contemplar cerca de 6 mil pessoas com serviços de atenção básica de saúde, que vão desde consultas médicas, odontológicas, até a vacinação e realização de curativos e nebulização. Com 630 m² de área física, no local estão instalados seis consultórios, sendo um multidisciplinar e um odontológico, além de salas de curativo, nebulização, vacina, farmácia e auditório para 78 pessoas. A Unidade também abrigará duas equipes da Estratégia de Saúde da Família e Saúde Bucal.
  O novo empreendimento recebeu o nome da saudosa Maria da Penha Freire Mezher, carinhosamente conhecida por todos na Vila – Sede do Município – como Dona Pepenha.Mais de duzentas pessoas foram prestigiar a cerimônia do início do funcionamento da Unidade. Participaram da solenidade de abertura a Prefeita Norma Ayub Alves, o Deputado Estadual Theodorico de Assis Ferraço, a Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Pereira Donato, o Diretor do Hospital Evangélico, Osvaldo Albuquerque, familiares da homenageada Maria da Penha Freire Mezher e o Padre Tiago da Silva Vargas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que abençoou as instalações.
  A unidade está situada na Vila – Sede do Município – no bairro Jardim Paulista e será administrado pelo Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim.


Fonte:Assessoria de Comunicação PMI/Fotos:Reprodução
  _____________________________________________

INAUGURAÇÃO HOJE (26/09) MAIS UMA UNIDADE DE SAÚDE EM ITAPEMIRIM-ES

Nesta quarta-feira (26), às 18 horas, o Poder Executivo em parceria com o Governo do Estado realizará uma cerimônia para anunciar o início de funcionamento da Unidade de Saúde da Família “Maria da Penha Freire Mezher”.A unidade localiza-se no bairro Jardim Paulista, em um terreno cedido pelo Município, com 630 metros quadrados de área física e capacidade mínima para atendimento de seis mil pacientes. Além disso, a Unidade abrigará duas equipes da Estratégia Saúde da Família e Saúde Bucal.Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão acesso a seis consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico), espaço específico para higiene bucal, salas para inalação, imunização, suturas e curativos, além de farmácia, auditório para 78 lugares e ambientes administrativos. As características físicas da unidade incluem ainda janelas para permitir iluminação e ventilação natural; amplo pé direito; salas de atendimento com acessos independentes para os pacientes e profissionais; jardim no interior da edificação; áreas técnicas.Fonte:Aline Machado-Assessoria de Comunicação PMI

_________________________________________________________________________

Mãe de ginasta morta em acidente cobra mais respeito às leis de trânsito

  Uma semana após a morte da ginasta capixba Eduarda Queiroz , de 17 anos, a ex-técnica da seleção brasileira de ginástica rítmica e mãe da vítima, Mônika Queiroz, fez um apelo pelo uso do cinto de segurança, inclusive no bando de trás. A adolescente se envolveu em um acidente de trânsito, no dia 16 de setembro, e foi lançada para fora do carro por não usar o cinto, em Viana, na Grande Vitória.- Peço que as pessoas, respeitem mais as leis de trânsito, que não corram muito, que os jovens não queiram viver a vida com tanta pressa, cada coisa tem seu momento. Falta conscientização para uso do cinto no banco de trás. Confesso que já saí com meus filhos e não coloquei o cinto neles, não escondo isso. Não sei se, caso ela estivesse com o cinto no acidente, teria sobrevivido, nenhum especialista no mundo vai poder me dizer, mas através dessa minha conscientização posso tentar preservar outras vidas - disse.Desde o acidente, Mônika ainda não conseguiu retornar para casa e retomar a rotina, que incluía viagens, aulas e treinos diários. Ela está hospedada na casa da mãe e recebe diariamente o conforto de parentes e amigos.
Fonte:G1-ES(http://globoesporte.globo.com/es/noticia)

  _____________________________________________________________________________

Bebê morre após mamar e família do ES acredita em asfixia

Um bebê de 21 dias foi encontrado morto na madrugada desta sexta-feira (21), no bairro Via Merlo, em Cariacica, na Grande Vitória-ES. A família acredita que a criança tenha sido sufocada com o leite materno. O corpo do bebê foi encaminhado para o Departamento de Médico Legal (DML), que vai investigar a causa da morte.
Segundo o pai da criança, Elviro Oliveira, 65 anos, antes do incidente, a mãe amamentou a filha e a colocou na cama, quando ela começou a soluçar. "Então, falei para ele colocar uma linha do cobertor na cabeça para parar o soluço, mas, a respiração da menina foi sumindo", contou o pai.
A família relatou que a mãe ficou desesperada. "Moramos ao lado da casa e, logo pela manhã, vimos a mãe com a criança no colo andando de um lado para o outro. Quando aproximamos,, vimos que a criança estava morta e acionamos o Samu, que, ao chegar na casa, constatou que a criança já estava morta", contou o primo do bebê, Iverson das Neves Barreto.O Samu informou que tem recebido três ligações referente a casos como este por semana no estado. “O pais devem ficar atentos. A mãe deve amamentar a criança sentada, depois colocá-la para arrotar, deitá-la de lado e observá-la por alguns minutos", explicou a médica Kelly Novaes Rocha.Fonte:G1-ES (http://g1.globo.com/espirito-santo)

 __________________________________________________________________________

GESTANTES EM MARATAÍZES RECEBEM KIT BEBÊ (19/09/12) 

Na tarde desta última terça-feira (18) A Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, entregou cerca de 30 Kits Bebê para as gestantes residentes na Barra de Itapemirim. O auxílio natalidade é um direito da gestante, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) – Lei 8.742/93.A ação é feita em parceria com a Secretaria de Saúde, através da equipe de enfermeiras da Saúde da Família, que leva às gestantes, de forma bem dinâmica e objetiva, diversas orientações sobre a importância do aleitamento materno, os mitos e as verdades sobre a prática que é saudável para o bebê e para a mãe. Ainda, orientações sobre a sexualidade neste período e os cuidados necessários com o bebê.Destaque para uma informação muito importante dada durante a palestra sobre o aleitamento. Segundo a enfermeira a mãe não deve jamais deixar seu filho ser amamentado por outra mulher, às chamadas “mãe de leite”, devido o contagio de doenças transmitidas através do leite materno, como, por exemplo, a DST Aids. Então muito cuidado, não esqueça essa informação.A entrega do Kit Bebê atende cerca de 100 gestantes residentes próximas ao CAIC, Barra, Cidade Nova, Marataízes I e II, Boa Vista do Sul, Lagoa Dantas e Jacarandá. Para participar a gestante deve estar cadastrada na Secretaria de Assistência Social, ter o pré-natal em dia, assistir as palestras dadas pela Secretaria de Saúde e passar por um processo de avaliação da assistente social para verificação do atendimento aos critérios da LOAS – per capita familiar e vulnerabilidade social. Deverá ainda fornecer xérox de seus documentos pessoais (RG/CPF) e comprovante de residência.
 

 Fonte:Assessoria de Comunicação PMM/Fotos:Reprodução

  ___________________________________________________________________________

TST garante estabilidade para gestante contratada por tempo determinado

 A partir de agora, o Tribunal Superior do Trabalho reconhece a estabilidade provisória de gestante mesmo quando o contrato de trabalho for por tempo determinado.
A redação anterior do item III da Súmula nº 244, era expressa no sentido de que a empregada gestante admitida mediante contrato de experiência não tinha direito à estabilidade provisória. A justificativa era a de que a extinção da relação de emprego dava-se em razão do término do prazo contratual, não constituindo  dispensa arbitrária ou sem justa causa.
O cancelamento do item proposto pela comissão de jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho deu-se em razão de entendimento de que as garantias à gestante não devem ser limitadas em razão da natureza da  modalidade contratual.
Um dos fundamentos que orientou a alteração foi o de que o alvo da proteção conferida pela Constituição da República é também o nascituro. Os princípios da isonomia,  garantia na dignidade da pessoa humana e proteção à maternidade também foram considerados na proposição.
Nesse sentido, foi aprovada a seguinte redação para o inciso III da súmula 244:
IIIA empregada gestante tem direito à estabilidade provisória prevista no art.10, inciso II, alínea b, do ADCT, mesmo na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado.
Fonte:Portal do Tribunal Superior do Trabalho-Seg,17Set2012, 08:52(http://www.tst.gov.br)

  _________________________________________________________________________

POSTO DE SAÚDE RECEBE REFORMA E AMPLIAÇÃO
 Na última quarta-feira, dia 05 de setembro a Prefeitura de Itapemirim entregou aos moradores da comunidade de Vila de Retiro, 5° Distrito Piabanha, a reforma e ampliação do posto de saúde.As estruturas antigas do prédio foram totalmente reformadas e ampliadas de forma que possam possibilitar um atendimento qualificado.A solenidade contou com a presença dos funcionários do posto, de representantes da comunidade e do deputado estadual Theodorico de Assis Ferraço que enfatizou a importância dos investimentos na área da saúde.Além das reformas feitas nas estruturas do posto de saúde, a comunidade foi comtemplada com uma ambulância que estará a disposição em tempo integral para atender o Distrito, assim como um automóvel 0 Km que ficará disponível para agilizar a ação dos agentes de saúde que circulam na localidade.

Fonte:Assessoria de Comunicação PMI - Fotos:Reprodução


  __________________________________________________________________________

AUXÍLIO NATALIDADE EM MARATAÍZES

  A Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, tem oferecido o Auxílio Natalidade através do Kit Bebê. Este benefício eventual é previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) – Lei 8.742/93.Além deste auxílio, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação acompanha as mulheres grávidas através de um planejamento conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. Todo trabalho é desenvolvido pela equipe do CRAS (Assistentes Sociais e Psicólogas) e Saúde (Médica PSF, Enfermeira e Agentes Comunitários).As palestras abordam temas como cuidados com o recém nascido, aleitamento materno, cuidados com a gestante e outros, e são feitas pela equipe da Saúde da Família.Neste primeiro momento estão envolvidas mais de 100 gestantes moradoras das seguintes localidades: CAIC, Barra, Cidade Nova, Marataízes I e II, Boa Vista do Sul, Lagoa Dantas e Jacarandá.Cada Kit Bebê contém: Banheira, chuquinha, escova de mamadeira, sabonete, óleo, algodão, jogo de pente e escova, talco, sabão em barra (coco), tesourinha, travesseiro, lençol, toalha de banho, toalhinha de boca, calça mijão, pagão em malha, fraldas em tecido, calça pimpão, meia, sapatinhos, luvinhas, mantas de flanelas e mantas de fustão.Fonte:Assessria de Comunicação PMM

   _____________________________________________________________________________

Projeto da Saúde de Anchieta ganha prêmio em São Paulo

 Um projeto desenvolvido pelas equipes da Estratégia Saúde da Família de São Mateus e Itapeúna, no interior do município de Anchieta, acaba de ganhar o primeiro lugar (categoria QualiDia) na 4ª edição do Prêmio Inovação em Serviços Médicos, promovido pelo Laboratório Farmacêutico Sanofi. Do certame, participaram mais de 200 trabalhos de 84 municípios do país.O nome do projeto vencedor é “Reorganização do serviço da ESF através da classificação de risco familiar”, e foi elaborado pela enfermeira Alana Araújo. “O objetivo é gerar mapas de classificação de riscos das famílias na área das duas unidades, e priorizar o atendimento às famílias com risco mais alto”, diz Alana.As agentes comunitárias de Saúde aplicaram os instrumentos da pesquisa nas casas das famílias durante os meses de março de abril de 2012. A classificação envolveu características como ciclos de vida, condições crônicas (hipertensão e diabetes, por exemplo); idosos, dependências químicas (álcool e tabaco), transtornos mentais e condições sanitárias das moradias.A partir dos dados coletados, as 194 famílias visitadas foram classificadas em três categorias de riscos: baixo (18%), médio (46%) e alto (26%). “As famílias consideradas de alto risco passam a receber cuidados especiais, prioridade nas consultas da agenda programada e nas visitas domiciliares. É o princípio da equidade do SUS, aplicado na prática pelas unidades de saúde do nosso território. A equipe da Estratégia Saúde da Família não pode olhar para as famílias como se fossem iguais, as famílias com maior risco precisam de um olhar diferenciado”, diz Alana.Fonte:Comunicação em Saúde – SECRETARIA DE SAÚDE DE ANCHIETA

   ______________________________________________________________________________

Dengue: Anchieta recebe prêmio pelo Monitoramento Inteligente

                                   


 O Workshop aconteceu na semana passada, nos dias 23 e24 de agosto, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (MG), onde o município de Anchieta foi premiado como “Cidade Vigilante“. O prêmio reconhece os municípios que tiveram desempenho acima de 80% dentro dos padrões do projeto de Monitoramento Inteligente da Dengue, implantado recentemente no município. Anchieta têm o índice de infestação abaixo de um, nível considerado livre de propagação do vírus. Os agentes Josélia Frontino e Thimóteo dos Anjos foram agraciados com a premiação de “Colaboradores Modelo”, que reconhece agentes de campo e supervisores gerais do MI Dengue com desempenho médio acima de 90% no programa PED.O PED é uma ferramenta de excelência adotada pela ECOVEC, detentora dos direitos do inovador sistema no Brasil. A administração municipal firmou contrato no dia 09de abril deste ano, sempre preocupada com o bem estar da população. É considerado o mais moderno e confiável sistema de combate ao Aedes Aegypti,o mosquito transmissor da dengue. O programa padroniza todas as atividades do Monitoramento Inteligente da Dengue, colaborando para que os gestores possam acompanhar os resultados obtidos com implementação da tecnologia e perceber com as atividades do monitoramento respondem a esses padrões, que são específicos para cada função e determinam, ao final do ciclo anual, quais são os totais mensais dos municípios.

 
 Fonte:Assessoria de Comunicação PMA/Fotos:Reprodução
  ________________________________________________________________________________

Itapemirim na luta contra o tabagismo

Na data em que comemora-se o dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, a Prefeitura de Itapemirim, através da Secretaria de Saúde realizará mobilização na praça de Itaoca , de 08h às 11h, com o seguinte tema: “Fumar faz mal para você, faz mal para o planeta”.

Durante o evento, alunos da 8ª série da Escola Municipal “Elvira Meale Lesquevis” apresentarão trabalhos sobre o tema e a Coordenação Municipal do Programa de Tabagismo juntamente com os presentes avaliarão as atividades expostas pelos estudantes.

Além da apresentação dos trabalhos vários serviços serão oferecidos no local. Avaliação nutricional, aferição de pressão arterial e glicemia, orientação e distribuição de panfletos, relato de experiência dos participantes do Programa do Tabagismo e pré cadastro de pessoas interessadas em frequentar futuros grupos.Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas.A dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado, etc

Estima-se que cinco milhões de pessoas morrem por ano no mundo por doenças decorrentes do tabagismo, 200 mil só no Brasil, segundo informações do Ministério da Saúde.

O evento é aberto ao público. Participe, esta campanha precisa de você!

Fonte:Assessoria de Comunicação PMI

______________________________________________________________________________

Contaminação por hepatite ameaça trabalho de manicures e tatuadores
Agência Brasil:

Brasília – Por trabalharem com instrumentos cortantes e perfurantes, sob constante risco de contato com sangue de clientes, manicures e tatuadores são alguns dos profissionais mais vulneráveis a contrair hepatite. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 33 mil novas pessoas são infectadas anualmente no Brasil por hepatites virais. De olho na proteção dessas pessoas, o Ministério da Saúde abriu o concurso cultural Arte, Prevenção e Hepatites Virais para Tatuadores e Manicures. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro. Os prêmios vão de televisões a quantias de R$ 2 mil e R$ 5 mil. O edital está disponível na internet . Cada vez mais, esses profissionais se tornam conscientes de que devem reforçar a proteção contra a doença, especialmente com o uso de luvas e óculos de proteção, além de realizarem a vacinação. Mesmo conhecendo os riscos, entretanto, nem todos seguem integralmente as recomendações.A dona de um salão de beleza em Brasília, Marina Praia, entrou em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para saber como proceder para garantir a segurança de clientes e empregados do empreendimento. Ela recebeu como orientação o uso de autoclave, um equipamento que esteriliza materiais metálicos, como aço e inox, a altas temperaturas.
_____________________________________________________________________________

  Hospital Evangélico e equipe de médicos terão de indenizar mulher em coma há 8 anos

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim e uma equipe de três médicos foram condenados pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) a pagar R$ 100 mil de indenização, além de todas as custas de internação, à paciente Aldileia Cardoso da Silva, que há quase oito anos encontra-se em estado de coma por problemas ocorridos durante uma cirurgia plástica realizada em dezembro de 2004.
 A decisão foi tomada nesta terça-feira (21), quando a 1ª Câmara Cível julgou a apelação cível 11050175733 e o voto do relator, desembargador Fábio Clem de Oliveira, foi seguido pelos desembargadores-substitutos Janete Vargas Simões e Lyrio Regis de Souza Lyrio. Em primeira instância, a indenização havia sido fixada em R$ 240 mil, mas o relator a reduziu para parâmetros idênticos a casos correlatos.Aldiléia está hoje com 46 anos e é mãe de três filhos. Na época, segundo laudos incluídos no processo, ela submeteu-se a cirurgia plástica corretiva das mamas e do abdomen. No final da cirurgia, sofreu uma parada cardíaca devido à anestesia e o anestesista havia deixado a sala de cirurgia. No seu voto, o desembargador salienta que o tempo que levou entre a ocorrência e o retorno do profissional foi fatal para o agravamento do quadro da paciente.Segundo os autos, o anestesista deixou a sala diversas vezes durante o procedimento, contrariando a orientação do Conselho Regional de Medicina (CRM) de que o profissional fique durante todo o tempo no local. A equipe médica era formada pelo cirurgião plástico Renato Harckbart Carvalho, auxiliar Humberto Pimentel Santana e o anestesista Wesley de Sá Lessa, que pertence ao quadro funcional do Hospital Evangélico. De acordo com o voto, o chefe da equipe é responsável pelo comportamento de todos os profissionais do grupo (Assessoria de Comunicação do TJES/Atenas Notícias.com.br)

  __________________________________________________________________________

Anchieta inaugura nesta sexta (24) Caps Álcool e Drogas

A Prefeitura de Anchieta e o Governo do Estado inauguram nesta sexta-feira (24), a partir das 15h, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). O edifício foi construído em parceria com o Estado fica na Praia de Guanabara.“Não é uma instituição para internação”, explica a secretária de Saúde, Jaudete Denadai. A nova unidade de saúde mental vai funcionar com uma equipe multidisciplinar, cujo principal objetivo será a ressocialização de pessoas com dependência de álcool e outras drogas (tabaco, crack, cocaína, ecstasy, etc).A equipe vai incluir médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social. Será uma referência para a rede de atenção primária de Anchieta. De acordo com a Secretaria de Saúde, no Espírito Santo estão sendo construídas onze unidades como essa, mas todas em municípios com mais de 70 mil habitantes. Com a inauguração dessa nova unidade, o Caps 1 poderá voltar-se exclusivamente para o tratamento de transtornos mentais.Fonte:Assessoria de Comunicação PMA


 _________________________________________________

Piúma: Secretaria de Saúde realizará Campanha de Multivacinação

A Secretaria Municipal de Saúde realizará neste mês de agosto a Campanha de Multivacinação, que visa promover a atualização do cartão de vacinação de todas as crianças de 0 a 4 anos.
No período de 18 a 24 de agosto, os pais devem levar os filhos a uma das unidades de saúde do município, de 8h às 17h, munidos do cartão de vacinação.A Secretaria de Saúde destaca a importância da campanha, lembrando que por meio das ações de imunização várias doenças estão hoje em processo de eliminação no país, como a paralisia infantil, a rubéola, o sarampo, entre outras. Por isso é necessário que todos os pais colaborarem levando seus filhos à unidade de saúde mais próxima da sua casa.Durante a Campanha de Multivacinação todas as vacinas serão disponibilizadas, com exceção da vacina contra Febre Amarela, BCG e Raiva. Fonte:Chefia de Comunicação e Marketing PMP

 _________________________________________________

Menino atingido por portão de escola terá que implantar dentes 

Já está em casa o menino Arthur Martins Domingues Severino, de 8 anos, que foi atingido por um portão de uma escola municipal, em Marataízes, no Litoral Sul do Estado, na noite da última quarta-feira (8).A criança perdeu quatro dentes da frente e precisará passar por uma cirurgia para reconstituir a arcada dentária. A família diz que o menino está traumatizado.O portão da escola de Educação Infantil “Professor Marcelo Gomes Moreira” caiu sobre Arthur quando ele e os coleguinhas seguiam para a quadra que fica nos fundos da unidade.A secretária municipal de Educação, Marlúcia Brandão, informou que a prefeitura pretende arcar com todas as despesas no tratamento de saúde de Arthur. “Estamos à disposição da família. Todo o gasto que eles tiverem com a criança nesse tratamento será ressarcido”, afirma a diretora.
O portão da escola já foi consertado. Segundo a secretária, o motivo da queda foi vandalismo. Ela disse ainda que o portão nunca havia caído e que em momento nenhum a direção foi acionada por conta de problemas. Fonte: gazetaonlinesul.com.br(Ana Paula Santos) 

___________________________________________________

Moradores de Kennedy estão há quinze dias sem coleta de lixo

 

 Os moradores dos distritos de São Paulinho e Marobá, em Presidente Kennedy, Litoral Sul, estão há 15 dias sem ter o lixo de casa recolhido. A situação está tão crítica que em determinados pontos é necessário fechar portas e janelas para evitar o mau cheiro.
O problema é pior para quem tem que ir ao mercado ou mora próximo às latas de lixo. “É insuportável o cheiro. Na casa da minha mãe a porta tem que ficar fechada o dia todo. No mercado ninguém consegue ir, porque o cheiro incomoda demais”, explicou Neuza. Os resíduos se acumulam em diversos pontos e alguns moradores para amenizar a situação têm colocado fogo.Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, André Víctor de Mendonça Alves, a falta de coleta de lixo foi por causa da escala dos catadores para atender a Festa das Neves, evento religioso que acontece anualmente no município.“Por causa do pequeno número de funcionários o trabalho é feito em escala: um dia coleta na sede e outro nas localidades”, disse. De acordo com secretário o serviço deve ser normalizado, ainda este mês. Fonte:gazetaonlinesul/Gustavo Ribeiro
 

_______________________________________________________________________________________________

Piúma: Centro Municipal de Fisioterapia ganha novo espaço

 O município de Piúma ganhou um novo espaço para o Centro Municipal de Fisioterapia, que funciona de segunda a sexta-feira, na Avenida Beira Rio, bairro Acaiaca, das 7h às 16h. O novo espaço foi projetado para oferecer total conforto e comodidade aos pacientes e funcionários.O setor de fisioterapia oferece atendimento especializado em reabilitação física nas áreas de traumato-ortopédica, neurológica, respiratória e reumatológica, em um ambiente amplo e dotado de equipamentos de última geração. O atendimento é destinado a toda população mediante encaminhamento médico. A equipe é formada por 07 fisioterapeutas, sendo que 02 profissionais estão à disposição dos pacientes no Centro de Fisioterapia e 05 profissionais fazem o atendimento aos pacientes acamados.O serviço de fisioterapia domiciliar visa atender pacientes que apresentem limitações físicas, ou seja, que não tenham possibilidade de locomoção. Esse atendimento tem como objetivo orientar as famílias no manuseio correto do paciente e nos procedimentos adequados para evitar complicações respiratórias e auxiliar na manutenção ou melhora do quadro motor. Fonte: Chefia de Comunicação e Marketing PMP

  ______________________________________________

BOLSA CAPIXABA PARA FAMÍLIAS ATILIENSES

A população de Atílio Vivacqua começou a receber o beneficio do Bolsa Capixaba. O Projeto Bolsa Capixaba-PBC instituído pela Lei Nº 9753 de 19/12/2011, é destinado a ações de transferência de renda as famílias em situação de extrema pobreza inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, que mesmo recebendo o beneficio do Bolsa Família continuam em situação de extrema pobreza.O Bolsa Capixaba, que é uma ação dentro do Programa Incluir, visa retirar famílias capixabas da situação de extrema pobreza, através de três eixos principais: transferência de renda (pagamento de R$ 50,00 mensais por família), condicionalidades e programas complementares nas áreas de qualificação profissional, atenção à saúde, educação, esporte, habitação, dentre outras.Para usufruir do benefício as famílias devem ter renda mensal per capta de até R$ 70,00 e precisam assinar com o Governo do Estado o Plano de Emancipação Familiar (PEF), que prevê o prazo de dois anos para os beneficiários do programa conquistarem sua emancipação, por meio das oportunidades criadas pelo Estado. Fonte:Assessoria de Comunicação PMAV (http://www.pmav.es.gov.br)

___________________________________________

PROJETO TENTA INCENTIVAR LICENÇA-MATERNIDADE DE 6 MESES 

Empresas que não concederem licença-maternidade de seis meses às funcionárias correm o risco de não poderem participar de licitações públicas, caso seja aprovado um novo projeto de lei idealizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A proposta entrou em tramitação no Congresso Nacional e foi anunciada essa semana, durante o lançamento da Campanha Nacional de Amamentação 2012, que contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A exemplo da lei que garante a licença de seis meses ao funcionalismo público e que também deu origem ao Programa Empresa Cidadã, concedendo compensações por isenção fiscal a empresas que oferecem a licença ampliada, o projeto pretende incentivar um maior número de instituições a conceder esse benefício às trabalhadoras. Fonte:gazetaonlinesul.com.br

 _________________________________________________

NASCE O PRIMEIRO CASAL DE GÊMEOS NO HOSPITAL MATERNO INFANTIL MENINO JESUS EM ITAIPAVA

No final da tarde de ontem, dia 01 de agosto, o casal Isamara de Sá Maia e João Paulo Maia Filho viviam o tão esperado momento, o nascimento dos seus primeiros filhos, que vieram ao mundo pelas mãos da equipe de profissionais do Hospital Materno Infantil Menino Jesus.De parto cesárea, os gêmeos nasceram por volta das 17h:25min. Primeiro, a mãe deu a luz ao pequeno João, com 3,430 kg e 47 cm, em seguida veio a linda Suryah, pesando 3,165 kg e medindo 49,5 cm.Emocionado, o pai que aguardava ansioso a chegada dos bebês. De acordo com o pai a escolha do hospital foi acertada. Portugueses, eles moram no Brasil há 17 anos e em Guarapari há 2, o casal visitou o Hospital Menino Jesus para conhecer as instalações e logo decidiram, os filhos nasceriam ali. A avó coruja, Tereza Maria também aguardava ansiosa a chegada dos netinhos.A chegada das crianças foi uma festa no Hospital, todos loucos para conhecerem os pequenos gêmeos, paparicados por todos assim que nasceram.Os profissionais responsáveis pelo parto foram, o obstetra, Dr. Jackson Fernandes Jacques, o pediatra, Dr. Manoel Moulin e a enfermeira obstetra, Kalini Romualdo Alves.



 
Fonte:Assessoria de Comunicação PMI (Por Luana Braga)


   _______________________________________________

AGORA É LEI: FARMÁCIA DEVE PERMITIR CONSULTA A BULAS

As farmácias e drogarias do Espírito Santo devem manter em suas dependências o compêndio de bulas de medicamentos para consulta gratuita pelos consumidores, em local visível e de fácil acesso.  É o que determina a Lei 9.792/2012, de autoria do deputado Dr. Henrique Vargas (PRP) e em vigor desde abril de 2012.

O compêndio, que contém os princípios ativos dos medicamentos alopáticos comercializados, foi editado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  A publicação é anual e traz informações para o paciente e para o profissional da Saúde.

Para o deputado Dr. Henrique Vargas, a consulta à bula é um direito do paciente, pois ela contém informações valiosas para o tratamento. 

“Na elaboração da lei, pensamos principalmente no grande número de usuários que recebem medicamentos gratuitos por meio da rede pública de saúde. Muitas vezes, as doses prescritas são entregues em cartelas e não nas caixas, e, portanto, desacompanhadas de bula, explica o parlamentar na justificativa do projeto. 

Quem descumprir a lei estará sujeito à multa de 1.000 Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs), o que corresponde hoje a R$ 2.258. O valor dobra em caso de reincidência. 

Fonte:Portal Web Ales http://www.al.es.gov.br    __________________________________________________

GRÁVIDAS PARTICIPAM DE CURSO PARA GESTANTES NO HOSPITAL MENINO JESUS EM ITAIPAVA

 Com a gravidez, surgem várias dúvidas, principalmente para os pais de primeira viagem e pensando nisso, na última sexta, o Hospital Materno Infantil Menino Jesus, no Distrito de Itaipava com o apoio da Prefeitura de Itapemirim, ofereceu gratuitamente seu primeiro Curso Preparatório de Gestantes. O encontro, que antes era oferecido pelo Hospital Santa Helena tem o objetivo de fornecer informações importantes aos pais sobre a gestação e o parto.Composto por profissionais capacitados - ginecologista/obstetra, enfermeira obstetra e psicólogo, o curso abordou temas essenciais para as futuras mamães e seus bebês como, a psicologia da gestação, o desenvolvimento gestacional, as mudanças que ocorrem com o corpo, a importância dos exames pré natais e o acompanhamento com um profissional.

 A psicóloga ressaltou ainda que situações difíceis, momentos tristes e de angustia devem ser trabalhados de maneira correta para que o bebê não se sinta rejeitado, “conversar com a criança, explicar a situação e deixar claro que apesar das dificuldades ela é amada e muito desejada. Isso é o correto a se fazer”. Após a conversa com a Dra. Guilhermina as gestantes participaram de mais um bate papo com a médica ginecologista/obstetra do hospital, Dra. Rachel Dias Carneiro e a enfermeira obstetra coordenadora da maternidade, Kalini Romualdo Alves.De acordo com a enfermeira Kalini, “a gestação deve ser um período tranquilo, sem traumas, emocionante, alegre e que proporcione lembranças agradáveis para o resto da vida do casal, por isso a importância das grávidas receberem este curso que as auxilia e esclarece muitas dúvidas”.  O curso foi realizado no auditório da Hospital Menino Jesus e reuniu cerca de 30 grávidas, que após as palestras participaram de sorteios de brindes para os bebês.

 Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

 _________________________________________________

Remédios sem receita médica voltam a ser vendidos fora do balcão das farmácias

 Repórter da Agência Brasil (27/07/2012 - 11h43)

Brasília – Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza a partir de hoje (27) a venda de medicamentos isentos de receita médica em gôndolas de farmácias e drogarias de todo o país, ficando ao alcance direto do consumidor. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.De acordo com a resolução, os remédios de venda livre devem ficar em área separada da de produtos como cosméticos e dietéticos e devem ser organizados por princípio ativo para permitir a fácil identificação pelos consumidores.O texto também exige que, na área destinada aos remédios de venda livre, sejam fixados cartazes com a seguinte orientação: “Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.”
Até então, uma resolução da Anvisa, publicada em 2009, obrigava a venda dos remédios isentos de prescrição médica atrás do balcão do farmacêutico. Por meio de nota, o órgão informou que a determinação foi amplamente questionada pelo setor e rendeu cerca de 70 processos judiciais. Nos últimos meses, 11 estados criaram leis estaduais e reverteram a proibição da venda nas gôndolas.Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br    _______________________________________________

MARATAÍZES TEM PROGRAMA DE COMBATE AO TABAGISMO

 O tratamento constitui reuniões semanais no primeiro mês, no segundo, terceiro e quarto mês reuniões quinzenais e nos meses seguintes para manutenção do tratamento consultas mensais, até completar 1 ano de tratamento. A primeira reunião contou com a presença da psicóloga e atual Secretária Municipal de Saúde de Marataízes, Ivilisi Soares de Azevedo, cuja fala contribuiu para a discussão sobre o enfrentamento da dependência de nicotina. O programa já inicia com uma turma composta por 20 pacientes. A partir do mês de setembro novas inscrições estarão disponíveis para o segundo grupo, com início no mês de outubro. Os interessados deverão procurar a Enfermeira Ellen na Secretaria de Saúde todas as terças-feiras a tarde no período de 13:00hs às 16:00hs.As reuniões acontecem sempre às quartas-feiras no Auditório da Prefeitura de Marataízes. Informações adicionais Tel: (28) 3532-1876

Fonte:Assessoria de Comunicação PMM

  _________________________________________

SECRETARIA DE SAÚDE DE MARATAÍZES APRESENTA SUAS AÇÕES DO 1° QUADRIMESTRE DE 2012

 Foi com muito entusiasmo que a secretária de saúde, Ivilisi Soares falou dos trabalhos desenvolvidos e dos resultados positivos obtidos durante este período, destacando os programas ofertados à população e o investimento em novas unidades de saúde, próximo ao CAIC, Pontal e na localidade do interior, em Boa Vista, visando melhorar o atendimento médico na região. Ivilisi destacou também o reforço no Pronto Atendimento Médico da Barra que recebeu dois novos médicos no período da manhã. Outra boa notícia, Marataízes conta com mais dois profissionais na saúde, um psiquiatra e um neurologista. A saúde registra ainda o aumento na oferta de exames, estando disponível para a população a ultrassonografia e eletrocardiograma. A Vigilância em Saúde, coordenado pela Marcelle Lemos Leal, atua diretamente com a população, formada pelas vigilâncias sanitária (coordenadoo pelo Roniel Nunes de Souza), epidemiológica (coordenado pela Enfª. Érica Marvila Garcia) e ambiental (coordenado pela Beatriz Simões Porto Santiago), apresentaram dados positivos que demonstram que o município está mantendo o controle em diversas áreas de atuação. Além do trabalho com a comunidade, a vigilância desenvolve palestras nas escolas periodicamente.Fonte:Assessoria de Comunicação PMM

 _________________________________________________

Um em cada dez jovens já fez sexo com alguém da internet

Levantamento do Ministério da Saúde, baseado em dados de 2008, revela que 67,2% das pessoas entre 15 e 24 anos são sexualmente ativas, mas apenas 49,5% usam camisinha regularmente. Além disso, 14,6% tiveram mais de cinco parceiros sexuais em um período de 12 meses e 10,5% conheceram ao menos um companheiro por meio da internet. Segundo o diretor do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa, há grande preocupação com a falta de consciência de crianças e adolescentes. “O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas visa reduzir as taxas de Aids, DSTs e evasão escolar ocasionada pela gravidez na adolescência, mas a família é um fator importante para que a iniciativa dê certo.”  Fonte:Portal Andi-Agência de Notícias dos Direitos da Infância.

  _________________________________________________

Unimed deve atender clientes em todas as unidades

Clientes da Unimed podem ser atendidos em qualquer uma das unidades do país, quando o tratamento necessário não é oferecido no seu estado. O entendimento foi aplicado pela 11ª Vara Cível de São Paulo no caso de um paciente de Goiânia que teve de fazer o tratamento em Brasília e São Paulo porque a sua unidade não o oferecia. O paciente foi representado no processo pelo advogado Cláudio Castello de Campos Pereira, do escritório Castello de Campos & Gazarini Dutra. Segundo ele, “a decisão é muito importante para consolidar o entendimento no sentido de que a Unimed constitui uma única entidade, subdividida em diversas outras, e cuja estruturação cria dificuldades para a fixação de responsabilidades em prejuízo do consumidor. Se as Unimeds se beneficiam pela publicidade que vinculam em sites e na grande mídia informando que são um sistema integrado de abrangência nacional, minimamente devem ter os ônus de arcar com essa confiança que despertam no cliente”. Fonte: http://www.atenasnoticias.com.br/extraído da Revista Consultor Jurídico

  __________________________________________________

Bebê morre sufocado depois de engasgar com o leite

  A segunda-feira (16) foi marcada por uma tragédia no distrito de Soturno, em Cachoeiro de Itapemirim. Um bebê de apenas 1 mês e dois dias, morreu sufocado entre os pais. De acordo com o pai, a menina sempre dormia na cama. Ele disse ainda que a outra filha também foi criada da mesma forma, pois o frio é intenso no sítio onde moram.
O pai informou que, durante a madrugada, a criança acordou, mamou e voltou a dormir. Quando a mãe acordou, pegou a menina e percebeu que ela já estava gelada e sem respirar. 

O homem acredita que a filha morreu sufocada depois de engasgar com o leite. O corpo já está no Instituto Médico Legal (IML) e só o laudo da perícia vai informar com precisão qual foi a causa da morte. A mãe, muito abalada, não falou sobre o caso.Fonte:gazetaonlinesul.com.br

   ________________________________________________

12 motivos para consumir mais água durante o dia

Quem consome água de forma regular durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor, previne problemas de saúde e até fica mais bonito. "A água tem um papel regulador de muitas funções de nosso organismo. a quantidade de água que consumimos tem um papel fundamental desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório", explica o fisiologista Raul Santo de Oliveira, da Unifesp.Para saber a quantidade certa de água para consumir, basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Assim, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 2,1 litros de líquido por dia. "É importante lembrar que esse cálculo é feito de maneira geral, mas a necessidade de água varia de pessoa para pessoa. Uma atleta de alto rendimento, por exemplo, pode perder um litro de água por hora, e por isso precisa de uma maior ingestão", diz o fisiologista. 

A seguir, conheça 12 motivos para deixar sempre um copo de água por perto.

1.Controlar a pressão sanguínea: Um estudo feito pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que a água sem nenhum aditivo pode ter um papel importante para regular a pressão sanguínea. "A água tem grande influencia no controle da pressão, já que a sua presença determina a densidade do sangue. É por isso que em alguns aparelhos medidores, a pressão é medida em porcentagem de água no sangue", explica Raul Santo.

2.Previne cãibras:As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio hidroelétrico em nossos músculos, causando uma contração involuntária da musculatura. "Elas acontecem por que existe um desequilíbrio na quantidade de água de nossos músculos. Beber água regularmente ajuda manter o equilíbrio hidroelétrico e o bom funcionamento das células musculares", diz o fisiologista.

3.Protege o coração: Um estudo feito pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que bebem mais de cinco copos, o que equivale em média a dois litros, de água diariamente, têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração do que aqueles que bebem menos do que isso. "Com o sangue mais diluído, ele flui com mais facilidade pelos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de infartos e derrames", explica o fisiologista.

4.Melhora o funcionamento do intestino: Quando o intestino não está funcionando muito bem, uma boa dica é comer mais fibras e ingerir mais água também. Aliás, ingerir muitas fibras e pouca água provoca o efeito reverso: intestino preso. Isso mesmo, a água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.

5.Aumenta a resistência física: Durante exercícios físicos, a perda de água pelo suor faz com que nosso desempenho piore. Esse processo pode ser observado também longe do treino. De acordo com o especialista, algumas profissões exigem um esforço muito grande do corpo, e consequentemente, há uma perda maior de água pela transpiração. "Um carteiro ou um entregador, por exemplo, se não tomarem cuidado com a hidratação, não conseguirão fazer um bom trabalho, já que realizam um esforço físico muito grande durante o dia". Além da hidratação, a água ajuda a controlar a temperatura do corpo, e assim melhora o rendimento em alguns esportes.

6.Limpa o organismo: De acordo com a nutricionista Márcia Curzio, o consumo de água é vital para o bom funcionamento do organismo, já que quando não nos hidratamos corretamente, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam retidas no organismo, abrindo o caminho para o aparecimento de algumas doenças. "A cada 500 gramas de gordura que o organismo metaboliza, são produzidos e despejados no organismo cerca de 550 gramas de um mix de água e resíduos que tende a se acumular cada vez mais. Para que sejam eliminados, só há um meio: botar mais água para circular no corpo, o que proporciona uma espécie de faxina interna, garantindo o equilíbrio hídrico do organismo", explica Márcia Curzio.

7.Protege contra pedra nos rins: Beber muita água é a principal maneira de se proteger da formação de um cálculo no rim. Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo. "A ingestão continua de água faz com que nossos rins trabalhem constantemente devido ao maior volume de sangue. E isso acontece sem sobrecarregar os rins, mantendo sua função de "limpar" o sangue eficiente", diz o urologista Roberto Maluf, do Hospital Santa Cruz.

8.Transporte de nutrientes A água também é fundamental para que ocorra um bom transporte de nutrientes em nosso organismo. Segundo o fisiologista Raul Sano, sem ela, o sangue fica mais denso e, consequentemente, menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células. "A parte líquida do sangue, chamada de plasma, deve corresponder a 55% do sangue. Se essa proporção diminui pela falta de água, as células não recebem todos os nutrientes que deveriam".

9.Ajuda a emagrecer: Por aumentar a atividade no sistema nervoso, e assim elevar o nível de energia gasto, o hábito de beber água constantemente também promove a perda de peso. De acordo com cientistas do Vanderbilt University Medical Center, uma pessoa que beba três copos de água por dia pode perder três quilos em um ano, sem mudar em mais nada sua rotina. Isso não resolve o problema de excesso de peso, mas ajuda quem quer emagrecer a entender como o sistema nervoso funciona. De acordo com a endocrinologista Alessandra Rascovski, se ingerirmos bastante líquido durante o dia, conseguiremos manter o estômago relativamente preenchido. Isso significa maior saciedade e, por sua vez, menor comida ingerida.

10.Protege os olhos: Manter o organismo hidratado é essencial para que os olhos fiquem protegidos de lesões. "Os olhos são órgãos muitos sensíveis a desidratação. Por isso, manter o organismo com níveis de água elevados, protege os olhos de ressecamento que podem levar a problemas oculares como inflamações e infecções", diz Raul Santo.

11.Absorção de vitaminas: as vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, só são absorvidas pelo organismo com a presença de água. "Ao contrário das vitaminas lipossolúveis, que ficam armazenadas no tecido adiposo, as vitaminas hidrossolúveis precisam ser consumidas regularmente, assim como a água, já que são eliminadas pela urina", diz Raul Santo.

12. Manter a pele jovem: Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. "Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Por exemplo, quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos. Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele. Fonte: http://www.minhavida.com.br/

   _________________________________________________________________________

Pesquisa mostra que 60% dos homens só vão ao médico com a doença já em fase avançada

Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Levantamento feito pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, mostra que 60% (1,5 mil) do total de pacientes que chegam ao centro por mês já estão com doenças em estado considerado avançado e necessitam de intervenção cirúrgica para tratá-las. O quadro é reflexo da baixa procura por consultas regulares e exames preventivos por parte dos homens.
“Os homens devem ir ao médico, a partir dos 40 anos, no mínimo uma vez ao ano. Eles devem fazer um check-up, uma avaliação de rotina urológica completa, em particular da próstata, que é o que mais preocupa os homens”, disse Joaquim Claro, urologista e médico coordenador do Centro de Referência da Saúde do Homem.
O levantamento mostra que a maioria dos pacientes desconheciam suas condições de saúde e ignoraram sintomas iniciais das doenças mais comuns, adiando a busca por ajuda especializada. “Se tiver tudo em ordem o urologista vai orientar para o homem voltar em um ano. Se tiver problema, vai ser diagnosticado, tratado e, na imensa maioria das vezes, é um diagnóstico precoce, em que a cura supera 90% dos casos”, disse Claro.
O médico diz que as doenças mais comuns que podem ocorrer com o sexo masculino após os 40 anos são câncer de próstata, que atinge cerca de 16% dos homens, e também problemas relacionados à bexiga e ao rim, onde podem ocorrer câncer. O crescimento benigno da próstata, que atinge 100% dos homens, alterações hormonais e cálculos renais também devem ser acompanhados.
De acordo com o médico, logo ao nascer, o menino deve ser examinado por um urologista, para checar a disposição dos testículos e se o pênis teve uma formação adequada. É uma fase em que podem ocorrer tumores de testículo. Depois disso, na puberdade ocorre outra fase em que pode ocorrer o câncer, embora raro, nos testículos.
“Com o passar dos anos, com o envelhecimento, os problemas começam a ser, se não mais frequentes, pelo menos mais preocupantes. A partir dos 40, principalmente, é necessário acompanhar também se o paciente é diabético, hipertenso, obeso, se tem colesterol alto ou se a parte da função erétil está normal”.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o diagnóstico precoce permite tratamentos menos agressivos e com maiores chances de cura. A recuperação do paciente é mais rápida e os gastos com o procedimentos e a hospitalização, menores.
Preconceito - De acordo com o médico o preconceito dos homens em relação aos exames preventivos ao câncer de próstata está diminuindo. O medo em relação ao câncer, segundo ele, também está levando mais pacientes ao médico.
“Está aumentando muito [os casos de] câncer de próstata porque a gente está diagnosticando muito mais. Entre todas as classes socioeconômicas da nossa população, todo mundo conhece um vizinho, um primo, um amigo do trabalho que teve câncer de próstata. Isso está gerando uma procura muito maior pelos exames preventivos e pelo check-up anual, se compararmos com a realidade de alguns anos atrás”.

 _____________________________________________

Anchieta: Caps Álcool e Drogas será inaugurado em Guanabara

Está pronto para ser inaugurado o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). O edifício construído em parceria com o governo do Estado fica na Praia de Guanabara. “Não é uma instituição para internação”, explica técnicos da unidade.A nova unidade de saúde mental vai funcionar com uma equipe multidisciplinar, cujo principal objetivo será a ressocialização de pessoas com dependência de álcool e outras drogas (tabaco, crack, cocaína, extasy, etc).A equipe vai incluir médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social. Será uma referência para a rede de atenção primária de Anchieta. De acordo com a Secretaria de Saúde, no Espírito Santo estão sendo construídas onze unidades como essa, mas todas em municípios com mais de 70 mil habitantes. Com a inauguração dessa nova unidade, o Caps 1 poderá voltar-se exclusivamente para o tratamento de transtornos mentais. Fonte:Assessoria de Comunicação PMA-João Carmo

  _________________________________________________________________________________

Anvisa suspende venda e uso de suplemento alimentar com estimulante proibido

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu hoje (10/07) a distribuição, a divulgação, o comércio e o uso do suplemento alimentar Oxielite Pro. A medida é válida em todo país.
De acordo com o órgão, o produto, fabricado por empresa desconhecida, possui a substância dimethylamylamine (DMAA) na composição, um estimulante que ajuda a emagrecer e aumenta o rendimento atlético.
Na última terça-feira (3), o DMAA foi incluído na lista de substâncias proscritas no Brasil, o que impede a importação de suplementos alimentares que contenham a substância, mesmo que por pessoa física e para consumo pessoal. Além do Oxielite Pro, o DMAA é encontrado na composição de suplementos alimentares como Jack3D e Lipo6 Black.
Por meio de nota, a Anvisa alertou que o consumo de suplementos alimentares pode causar graves danos à saúde. Muitos deles são comercializados irregularmente no país, sem terem passado por nenhum tipo de avaliação de segurança.
Alguns desses produtos contêm ingredientes que não são seguros para o uso em alimentos, como estimulantes e hormônios, segundo a agência reguladora. Os suplementos alimentares também podem conter substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser consumidas sem acompanhamento médico.
“Os agravos à saúde humana podem englobar efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte”, alertou o órgão.
O comunicado destaca ainda que o forte apelo publicitário e a expectativa de resultados rápidos contribuem para o uso indiscriminado dos suplementos alimentares por pessoas que desconhecem os riscos envolvidos no consumo.
No Brasil, alimentos apresentados em formatos farmacêuticos, como cápsulas e tabletes, só podem ser vendidos depois de avaliados e com registro na Anvisa.
Confira as orientações da Anvisa para evitar o uso de suplementos alimentares não autorizados no país:
- Promessas milagrosas e de ação rápida, como “Perca 5 kg em 1 semana!”;
- Indicações de propriedades ou benefícios cosméticos, como redução de rugas, de celulite e melhora da pele;
- Indicações terapêuticas ou medicamentosas, como cura de doenças, tratamento de diabetes, artrites e emagrecimento;
- Uso de imagens e/ou expressões que façam referência a hormônios e outras substâncias farmacológicas;
- Produtos rotulados exclusivamente em língua estrangeira;
- Uso de fotos de pessoas hipermusculosas ou que façam alusão à perda de peso;
- Uso de panfletos e folders para divulgar as alegações do produto como estratégia para burlar a fiscalização;
- Produtos comercializados em sites sem identificação da empresa fabricante, distribuidora, endereço, CNPJ ou serviço de atendimento ao consumidor.
As recomendações da Anvisa para quem usa ou pretende consumir suplementos alimentares:
- Solicite auxílio de um nutricionista ou médico para a identificação de produtos seguros e regularizados;
- Desconfie se o produto for “bom demais para ser verdade”.Ter um corpo definido e emagrecer nem sempre é rápido ou fácil, principalmente de forma saudável;
- Consumidores que adquiriram produtos que contém DMAA (dimethylamylamine) na composição devem buscar orientação com a autoridade sanitária local sobre a destinação adequada dos suplementos;
- Mais informações podem ser obtidas na central de atendimento da Anvisa pelo telefone  0800 642 9782 . Fonte:AgênciaBrasil/PaulaLaboissière    ___________________________________________________

 "VOCÊ FUMA? APAGUE ESTA IDÉIA!"

O tabagismo (cigarro) é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS/2011) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 200.000 pessoas morrem por ano em decorrência do tabagismo.
Se cada município fizer a sua parte, muitas vidas serão salvas. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Iconha implantou no município o “Programa de Controle do Tabagismo”.
O primeiro grupo de apoio iniciou no mês de fevereiro na Unidade Básica de Saúde da Família de Duas Barras e já transformou a vida de muitas famílias.
Em maio, foi iniciado mais um grupo na Unidade Básica de Saúde da Família do Centro, onde 21 pessoas participaram do encontro. O tratamento baseia-se em 04 sessões realizadas através da abordagem cognitivo-comportamental e apoio medicamentoso quando indicado. Alguns pacientes param de fumar somente com a participação regular nas sessões de apoio psicológico.
O tratamento inicia com 04 sessões que são realizadas 01 vez por semana durante durante 01 mes. Depois, são realizados encontros quinzenais durante 2 meses. Após este período os encontros acontecem 01 vez por mês durante 01 ano.
Este é um programa permanente. Se você deseja parar de fumar, procure uma Unidade Básica de Saúde da Família. Estamos esperando por você.
VOCÊ SABIA?
• Que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas?
• Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos?
• Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?
• Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças?
- Fonte:Assessoria de Comunicação PMI

 ________________________________________________________________

 Governo do ES lançou Política Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa nesta quinta-feira (28)

Visando melhorar o acesso e a qualidade do atendimento do público idoso, o Governo do Espírito Santo lançou nesta quinta-feira (28) a Política Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, voltada para reorganização da rede de atenção de saúde em todo o Estado. A cerimônia de lançamento foi realizada em solenidade às 15 horas, no Palácio Anchieta. Na ocasião, o médico e pesquisador em saúde pública, Alexandre Kalache, que há mais de 30 anos pesquisa a área do envelhecimento, ministrou a palestra “Sob a ótica do envelhecimento ativo: como ser um Estado amigo do idoso”. A população idosa é o grupo etário que mais cresceu nas últimas décadas no País. 

No Estado, as pessoas com mais de 60 anos já representam 11% da população e a tendência é de que esse número aumente ainda mais. A faixa etária com mais de 60 anos vem crescendo progressivamente no Espírito Santo. Conforme dados do Censo do IBGE, em 1991 ela representava 6,73 % da população. Em 2000, esse percentual subiu para 8% e, em 2012, para 11%. A expectativa média de vida do capixaba é de 74,3 anos.Dentre os idosos, 70% do grupo permanece ativamente inserido na sociedade, tendo a autonomia e a independência preservadas, ainda que possam ser portadores de alguma enfermidade crônica. Já os outros 30% sofrem de doenças crônicas, já com algum tipo de limitação física, mental ou social e, por isso, necessitam de uma assistência especializada em geriatria e gerontologia, voltada aos seus problemas de saúde específicos. Fonte:http://www.saude.es.gov.br/default.asp

 _______________________________________________________________

NESTE SÁBADO (23) PROJETO ITAPEMIRIM CIDADÃO EM ITAIPAVA E ITAÓCA

O Projeto Itapemirim Cidadão continua beneficiando os moradores das localidades visitadas, já foram Garrafão, Luanda e Palmital contemplados com o projeto, e neste sábado, dia 23 de Junho, será a vez das localidades de Itaipava e Itaóca receberem o projeto. O evento será promovido nas dependências do prédio da Secretaria Regional, situado ao lado do Hospital “Menino Jesus”, com início às 09:00h e encerramento às 16:00h.

 Serão oferecidos diversos serviços a população, dentre eles:
  • Emissão de Carteira de Trabalho
  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Inclusão no Programa Bolsa Família
  • Orientação para benefício de Prestação Continuada (BPC).
  • Orientação para emissão de Carteira do Idoso
  • Cadastro no Programa de Habitação
  • Atendimento Social
  • Corte de cabelo masculino
  • Orientação da Defesa dos Direitos do Consumidor ( PROCON)
  • Empréstimos para investir em seu negócio ( Nosso Crédito)
  • Aferição de Pressão Arterial e Teste de Glicemia
 Os interessados em emitir documentos deverão comparecer munidos com: 01 foto 3x4 e Certidão de Nascimento ou Casamento original. Fonte:Assessoria de Comunicação PMI

____________________________________________________

Itapemirim realiza testes rápidos de 4 DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis

Testes rápidos para detectar o vírus da Aids, sífilis e hepatite B e C estão sendo feitos no Consultório do Departamento de Saúde Pública, na Vila, sede do Município. Os exames são gratuitos e o diagnóstico dado em 15 minutos. O serviço é ofertado de segunda a quarta-feira, das 07 horas às 10h30 min.

  Para fazer o teste rápido, a pessoa doa uma gota de sangue (o paciente recebe uma picada no dedo) que é colocada em contato com reagentes químicos. “O teste que antes demorava até 30 dias para se ter o resultado, agora pode ser feito em minutos. O paciente já fica sabendo se é portador ou não de umas das quatro doenças”, explicou a enfermeira Mônica Faria Rodrigues, coordenadora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica Municipal. Ela ressaltou ainda que quando o teste demorava dias, boa parte das pessoas não voltavam para buscar o resultado.
  É importante frisar que o sigilo é absoluto e apenas o paciente tem acesso ao diagnóstico. As pessoas com resultado positivo refazem o teste e se confirmado o profissional da Vigilância Sanitária e Epidemiológica encaminha-o para os serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Fonte:Assessoria de Comunicação PMI

___________________________________________________________________________________

Governador do ES sanciona Lei que cria Sistema de Políticas Públicas Sobre Drogas

O governador Renato Casagrande sancionou a Lei que institui o Sistema Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Sisesd), na tarde desta segunda-feira (18), durante a cerimônia de lançamento da Semana Estadual Sobre Drogas, no Palácio Anchieta, com a presença de deputados estaduais, federais, secretários de Estado, representantes do Conselho Estadual Sobre Drogas, da Coordenação Estadual Sobre Drogas e membros da sociedade civil organizada, dentre outras autoridades.
O Sistema criado pelo Governo do Espírito Santo tem como objetivos articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas à prevenção do uso indevido das drogas, de atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas.O secretário da Justiça Angelo Roncali destacou que as drogas atingem a todas as classes atualmente e que o trabalho conjunto se faz indispensável.
Semana sobre Drogas
A Semana Sobre Drogas, realizada desde o ano de 2001, segue de 19 a 26 de junho de 2012. Haverá eventos relacionados às ações desenvolvidas que visam debater a temática drogas em todo o Estado e Municípios, nas áreas da educação, saúde, trabalho, reinserção social, redução de danos, enfrentamento ao tráfico de drogas e à violência social dele decorrente
Mais sobre o Sistema Sobre Drogas
O Sistema vai viabilizar estudos, pesquisas e avaliações que permitam incrementar o conhecimento sobre as drogas e suas consequências, além de alinhar as ações do Estado às diretrizes da Política Nacional sobre Drogas (Lei Federal 11.343/2006), principalmente na área de prevenção.
Também são objetivos do Sistema, contribuir para a inclusão social do cidadão, visando torná-lo menos vulnerável a assumir comportamentos de risco para o uso indevido de drogas, seu tráfico ilícito e outros comportamentos correlacionados, bem como promover a construção e a socialização do conhecimento sobre drogas no Estado do Espírito Santo.
Coordenação sobre Drogas
A Coordenação Estadual Sobre Drogas (Cesd), criada em dezembro de 2011 e ligada à Secretaria de Governo (SEG), será também parte integrante do Sisesd para as ações de enfrentamento aos problemas gerados pelas drogas.
Fonte:Portal do Governo do ES www.es.gov.br

_____________________________________________________

Itapemirim e Marataízes participam da Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil

A Prefeitura de Itapemirim, através da Secretaria de Saúde participa da mobilização neste sábado, na abertura da campanha, equipes das seguintes Unidades de Saúde do Município ficarão de 08 às 17 horas de prontidão para atender o público-alvo:

  • Unidade de Saúde de Itaipava;
  • Escola Estadual de Itaoca;
  • Unidade de Saúde do Gomes;
  • Unidade de Saúde da Vila;
  • Unidade de Saúde de Campo Acima;
  • Unidade de Saúde do Garrafão;
  • Unidade de Saúde de Graúna;
  • Unidade de Saúde do Paineras;
  • Unidade de Saúde de Luanda;
  • Unidade de Saúde do Frade;
  • Unidade de Saúde do Retiro.

PIÚMA:
 Local: Todas as Unidades de Saúde do município

ANCHIETA
Todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 8h às 16h para atendimento à população. A vacina é oral e a expectativa é a imunização de 2.250 crianças.

Fonte:Assessoria de Comunicação PMI/PMM/PMP E PMA

_________________________________________________________________________________

 

Foto da "Menina do Napalm" completa 40 anos nesta sexta-feira 

A famosa fotografia da "Menina do Napalm" completa 40 anos nesta sexta-feira como um dos grandes símbolos dos estragos da guerra, um aniversário que seus protagonistas celebraram exaltando a capacidade da imagem para mudar o curso da história.Kim Phuc tinha somente nove anos quando um avião do exército sul-vietnamita bombardeou o pequeno povoado de Trang Bang, próximo de Ho Chi Minh (então Saigon), em um ataque coordenado com o comando americano que tratava de controlar a estrada entre Camboja e Vietnã.
Os relatórios dos EUA indicavam que não havia civis na cidade, como explicaram posteriormente os militares à frente da operação, os mesmos que deram sinal verde para o lançamento de mísseis carregados de napalm, um combustível capaz de carbonizar qualquer forma de vida, que transformou o lugar em um inferno em chamas."Até então eu era uma menina feliz", assegurou Phuc, que aterrorizada com toda a situação tinha se refugiado com sua família no templo de Cao Dai. O fogo dessas bombas, que alcança 1,2 mil graus, queimou suas roupas e causou queimaduras em 65% de seu corpo, especialmente nas costas e no braço esquerdo, cuja pele era derretida pelo calor.Phuc saiu correndo sem roupas pela estrada ("muito quente, muito quente!", gritava) com o rosto em lágrimas, assim como seus outros parentes.
Neste mesmo momento, essa imagem acabou sendo imortalizada pelo fotógrafo vietnamita Nick Ut, que cobria a Guerra do Vietnã para a agência americana Associated Press.A foto, tirada no dia 8 de junho de 1972, foi divulgada em todo mundo e revelou todos os horrores do conflito à sociedade internacional, sendo decisiva para acelerar o fim dos confrontos. "A Guerra do Vietnã terminou graças a essa fotografia", disse o fotógrafo, que esta semana se reencontrou com Phuc em uma conferência organizada pela igreja batista Liberty de Newport Beach, no sul da Califórnia.Aquela imagem foi uma das muitas que Ut tirou naquele conflito, embora essa foi a que tenha marcadp sua carreira e ainda lhe rendeu o prêmio Pulitzer. "Para mim parece que foi ontem.
É muito triste. Olho novamente as fotografias e observo o quanto foi terrível aquela guerra, todas as guerras, não só a do Vietnã", comentou o fotógrafo, que ainda segue na atividade aos 61 anos de idade.Kim Phuc chegou em estado crítico ao centro médico e o pessoal, sem muitos recursos, enviou a jovem diretamente para o necrotério, onde passou três dias. "Mas eu não morria", contou Phuc, que graças a um amigo de seu pai acabou sendo realocada em umas instalações para queimados. Neste local, a jovem ficou internada durante 14 meses.
"É um milagre o fato de eu ter conseguido sobreviver", confessou a mulher que emocionou os californianos com sua história. No encontro, Phuc também mostrou as cicatrizes em seu braço queimado, que, mesmo depois de 17 cirurgias plásticas, ainda seguem visíveis.
Após a Guerra do Vietnã, Kim Phuc foi convidada pelo governo comunista do país para diversas campanhas. Após criar uma boa relação com as autoridades, a jovem conseguiu uma permissão para estudar em Cuba, onde aprendeu um pouco de espanhol e conheceu seu marido. Em 1992, quando voltava de uma viagem de Moscou para Havana, Phuc aproveitou uma escala de seu avião no Canadá para pedir asilo político. Há 15 anos é embaixadora de Boa Vontade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).Fonte:http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/
 ________________________________________________

MARATAÍZES TERÁ CENTRO DE ATENÇÃO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA 

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMM    
_____________________________________________________

 Samu 192 define nesta quarta-feira (30) hospitais que serão referência para o serviço na Região Sul


Segundo a coordenadora estadual do Samu 192, Engre Beilke, foram identificados 13 hospitais em 10 municípios do Sul que podem atuar como retaguarda para o serviço (veja a lista abaixo). As unidades hospitalares terão perfil de atendimento diferente.“Em Cachoeiro de Itapemirim, por exemplo, o Capaac, que faz parte da rede estadual, atenderá às urgências psiquiátricas. o Hospital Evangélico será referência no atendimento cardiológico de urgência e a Santa Casa de Misericórdia terá o perfil de atendimento a traumas graves”, explica Engre.

Os dez municípios que contarão com hospital de retaguarda são: Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Guaçuí, Alegre, Itapemirim, Iconha, Muniz Freire, Iúna, Mimoso do Sul e São José do Calçado.

Hospitais de referência
- Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

- Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

- Hospital Infantil Francisco de Assis, em Cachoeiro de Itapemirim

- Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos, em Cachoeiro de Itapemirim

- Santa Casa de Misericórdia de Castelo

- Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí

- Casa de Caridade São José, em Alegre

- Hospital Evangélico, em Itapemirim

- Hospital Menino Jesus, em Muniz Freire

- Santa Casa de Misericórdia Jesus Maria José, em Muniz Freire

- Hospital e Maternidade Danilo Monteiro de Castro, em Iconha

- Santa Casa de Misericórdia de Iúna

- Hospital Apóstolo Pedro, em Mimoso do Sul

- Hospital Estadual São José do Calçado

Fonte:Assessoria de Comunicação do Governo do ES - http://www.es.gov.br
 ____________________________________________________

 Itapemirim dá boas vindas aos novos cidadãos: duas mães dão a luz na maternidade do Hospital Menino Jesus
  
 No início da manha de hoje, dia 17 de maio, um novo marco na história de Itapemirim e do Hospital Menino Jesus acontece e é também a data mais importante da vida dos casais Scarlat Cunha A. Silva e Jadson de Oliveira Silva, moradores do Município e de Angélica Gomes Marafoni e Maycon Pereira de Souza, moradores de Marataízes.
Neste dia Deus nos presenteou com o nascimento dos dois primeiros bebês que vieram ao mundo na nova Unidade Hospitalar Materno Infantil do Hospital Menino Jesus, inaugurada no sábado, 12 de maio.
Nasceu às 8:50 o mais novo morador da localidade de Joacima no Distrito de Itaipava, o pequeno Isaque. Primeiro filho do casal Scarlat e Jadson, o bebê nasceu saudável de parto normal, com 50 centímetros e pesando 3,740 quilos. 
Emocionado, o pai que aguardava o nascimento do bebê na sala de espera, estava ansioso para ver o rostinho do filho. “É o nosso primeiro neném e o primeiro rapazinho da família. Já é muito amado e com certeza vai ser muito paparicado”.

 Ao final do primeiro parto, a sala logo foi preparada novamente para receber a mamãe Angélica que às 10:25 deu a luz a forte e sadia mocinha Micaele. De parto normal, a bebê, a mais nova moradora da Barra de Itapemirim, nasceu com 3,210 quilos e 51 centímetros.


A emoção do dia não acabou por aí. Além do nascimento das duas crianças uma outra mãe, a Thays Martins, moradora da comunidade São João do Jabuti, em Marataízes, já estava no hospital aguardando a hora do seu parto, que será cesariano.
“Hoje sem dúvida está sendo um dia muito emocionante. Acho que fiquei tão ansiosa quanto os pais para ver logo o rostinho de cada uma dessas crianças”, declarou Fabiana Donato, Secretária Municipal de Saúde, que esteve presente e acompanhou todos os detalhes e momentos do processo de trabalho de parto.
A Prefeita de Itapemirim, Norma Ayub Alves, a todo momento não escondia a ansiedade. Apesar de estar em Brasília, participando do Encontro Nacional de Prefeitos, a Chefe do Executivo ligava a todo instante querendo notícias das crianças e das mães. Conversou com toda a família por telefone e desejou muita saúde e bençãos para os pequenos.
Esteve no hospital o Deputado Theodorico Ferraço que ficou emocionado ao segurar no colo a linda Micaele. Ele fez questão de visitar os casais e os bebês e desejou felicidades às novas famílias.
“Estou muito orgulhoso do belo e dedicado trabalho que a Prefeita Norma está fazendo pelo presente e futuro de Itapemirim, cidade que ela tanto ama”, frisou o Deputado.
Os partos foram acompanhados por muitos moradores do Município através da Rádio Enseada FM, que fez toda a cobertura deste grande momento e deixou todos os ouvintes bem informados e emocionados com um dos acontecimentos mais bonitos da vida, o nascimento de uma criança.
As mães foram atendidas com todo amor, cuidado e assistência pela equipe do Hospital Menino Jesus, todos muito contentes com a chegada das crianças e o início dos trabalhos na nova maternidade. O obstetra, Dr. Jackson Fernandes Jacques fez o parto, que teve o acompanhamento do pediatra, Dr. Manoel Moulin que examinou e fez todos os procedimentos necessários nas crianças.
A felicidade no Município com a chegada dos bebês é grande. O Isaque e a Micaela foram apenas os primeiros de muitas outras crianças que virão ao mundo pela Unidade Hospitalar Materno Infantil do Hospital Menino Jesus.
Fonte:Por Luana Braga-Assessoria de Comunicação PMI
 _____________________________________________________

Conheça a capacidade operacional da Unidade Materno Infantil do Hospital Menino Jesus


A nova maternidade possui 48 leitos, dos quais, 46 são para internação e dois para observação; duas salas de cirurgia; duas salas para parto normal; salas de ultrassonografia e mamografia; berçário e uma enfermaria pediátrica, com cinco leitos, para atender a crianças com até doze anos de idade. Os atendimentos serão realizados em regime de plantão 24 horas.


Com capacidade para realizar 150 partos por mês, a Unidade Materno-infantil começou a funcionar nesta terça-feira (15) e o gerenciamento, assim como já ocorre no Pronto Atendimento, será pelo Hospital Evangélico.


O governador do Estado destacou: “Estamos garantindo um parto seguro a mulheres e crianças de diversos municípios da Região, com uma abrangência de 200 mil habitantes. Devemos pensar regionalmente, assim priorizamos a saúde pública destinada àqueles que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde. Agradeço a parceira do Poder Executivo de Itapemirim que teve participação majoritária na obra e na aquisição dos equipamentos. Parcerias assim somente são possíveis quando o objetivo maior é o amor e o respeito à população ", afirmou.

“A Unidade Materno-infantil do Hospital Menino Jesus é extremamente qualificada e vai ser uma referência não só para Itapemirim mas para todas as pessoas que moram na Região Sul do Estado. Os equipamentos comprados são de primeira linha. Esse investimento é importante para reduzir os índices de mortalidade tanto materna quanto infantil”, explicou o Secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino.



Na solenidade, o Presidente da Assembleia Legislativa anunciou importantes obras para o Município, em especial, destacou a abertura da licitação para recuperar a praia de Itaipava, um investimento de R$ 25 milhões, que será feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) na primeira quinzena de junho. Serão realizadas obras de dragagem e aterro hidráulico, entre outras.


 Em seu discurso, a Prefeita de Itapemirim ressaltou a emoção de inaugurar a maternidade do Hospital, na véspera do dia das mães. “Agradeço, sensibilizada, todo carinho e apoio que recebi desde o projeto da construção do Hospital Menino Jesus até a inauguração. O sonho de garantir saúde pública de qualidade, com infraestrutura e equipamentos modernos, tornou-se realidade. Esse é o presente da atual administração no dia das mães”.




O Centro Cirúrgico recebeu o nome de Anna Venturim Casagrande -  em homenagem a Sra. mãe do Governador Renato Casagrande.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI-Aline Machado  

 ____________________________________________________

O público prestigiou a inauguração do Hospital Materno Infantil de Itaipava

Veja galeria de fotos:

Foto: Itapemirim On-Line.Com
Dep.Ferraço,Gov.Casagrande e D. Anna Casagrande-Foto:IOL

Primeira Dama do Estado,Dep.Ferraço,D.Anna Casagrande,Governador Casagrande e Prefeita Norma Ayub-Foto:IOL
Gov.Renato Casagrande-Foto:IOL
Prefeita de Itapemirim Norma Ayub - Foto: IOL
Dep.Theodorico de Assis Ferraço-Foto:IOL
Senador Ricardo Ferraço-Foto: IOL
Foto: Itapemirim On-Line.Com (IOL)
Foto: Itapemirim On-Line.Com (IOL)
Foto: Itapemirim On-Line.Com (IOL)
Foto: Itapemirim On-Line.Com (IOL)

Foto: Itapemirim On-Line.Com (IOL)
Foto: Itapemirim On-Line.Com (IOL)
Foto: Itapemirim On-Line.Com (IOL)
Foto: Itapemirim On-Line.Com (IOL)
Foto: Itapemirim On-Line.Com (IOL)
Foto: Itapemirim On-Line.Com (IOL)
Vereador Estevão de Itapemirim - Foto IOL
D.Anna Venturim Casagrande (Mãe do Governador Casagrande)
 
 _____________________________________________________

Piúma inicia campanha de vacinação contra a gripe no próximo sábado
A Secretaria Municipal de Saúde de Piúma inicia, a partir do próximo sábado (05), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A composição da vacina inclui proteção contra linhagens da gripe A (H1N1) entre outras.
O serviço será oferecido em todas as Unidades de Saúde do município, no período de 05 a 25 de maio, de 8h às 17h. Devem procurar as unidades de saúde idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e grávidas em qualquer período da gestação. A meta é imunizar aproximadamente 2500 pessoas no município.
As crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.
A Secretaria de Saúde informa, que as pessoas que estão fora dos grupos prioritários e possuem alguma doença, fazendo necessária a vacinação, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa, munidas do laudo médico, para solicitarem a dose.
Fonte: Chefia de Comunicação e Marketing PMP
_____________________________________________________
   
Conheça sete benefícios de andar de bicicleta

















































































































Além de queimar calorias, você foge do trânsito e trabalha os membros inferiores

1)Faz bem à saúde
Segundo o médico do esporte Ricardo Nahas, do Hospital 9 de Julho, andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida. "Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo", aponta. Antes, entretanto, recomenda-se fazer uma avaliação médica para determinar a intensidade do exercício, já que cada pessoa apresenta um determinado peso e condicionamento físico. "Para os que desejam emagrecer, é necessário associar a atividade a uma alimentação equilibrada", afirma.

2)Trabalha os membros inferiores
"Andar de bicicleta trabalha os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen, pois a atividade exige uma postura ereta do usuário", afirma Ricardo Nahas. Segundo o especialista, pedalar é um exercício aeróbico e de resistência muscular, o que melhora o condicionamento físico do praticante.

3)Funciona como meio de transporte
A bicicleta já foi amplamente utilizada como meio de transporte, mas mudanças culturais fizeram com que ela passasse a ser vista apenas como um instrumento de lazer ou de ciclista profissional. "A maior parte das pessoas pedala apenas no fim de semana, como se andar de bike fosse somente uma atividade de entretenimento", aponta Thiago Benicchio, diretor geral da Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo.Outra grande razão que desestimula o uso da bike como meio de transporte é a falta de infraestrutura e educação de grande parte dos motoristas. Então, para quem não quer encarar os veículos motorizados, Thiago sugere usar a bike para trajetos curtos e de pouco movimento, como uma ida ao supermercado. 

4)Melhora a frequência cardíaca
A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco de quem o pratica. Desse modo, é possível fortalecer o coração com um passeio de bicicleta, já que esta é uma atividade aeróbica. "Quem organiza treinos geralmente alterna a bicicleta com a caminhada ou a corrida, pois esses exercícios são equivalentes e, misturados, acabam com a monotonia", conta Ricardo Nahas.

5)Oferece baixo impacto
Quando caminhamos ou corremos, todo nosso peso é jogado sobre as pernas, o que pode forçar as articulações dos membros inferiores. Sentado, entretanto, você distribui melhor a sua massa e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo, como explica o médico do esporte Ricardo. "Por isso, a bicicleta é recomendada para quem está começando a fazer exercícios ou está acima do peso", diz.

6)Tem baixo custo de manutenção
De acordo com o biker Thiago Benicchio, é possível comprar uma bicicleta de boa qualidade por cerca de mil reais. Apesar do susto desse investimento inicial, a manutenção do instrumento é baixíssima. "Com apenas 50 reais por mês, é possível deixá-la sempre pronta para uso", explica. Segundo ele, são pequenos os reparos que devem ser feitos e grande parte deles pode ser realizado pelo próprio usuário, pois não exigem grande conhecimento sobre o assunto. Os maiores gastos ocorrem quando é necessária a troca de pneus ou uma revisão geral, o que ocorre apenas uma vez por ano.

7)Promove a sensação de liberdade e independência
Imagine poder tomar rotas alternativas, passar em meio aos carros e ainda não afetar de maneira alguma o meio ambiente. Essa é a sensação de quem anda de bicicleta. "Em cima dela, é possível observar melhor tudo o que acontece a sua volta e você ainda foge do estresse de quem está preso no trânsito", lembra o biker Thiago. Segundo ele, os melhores locais para andar de bicicleta são os de terreno plano e arborizado.

Fonte:www.minhavida.com.br

_____________________________________________________


Como Funcionam as Bebidas Energéticas?

 As bebidas energéticas, muito consumidas por atletas e jovens, são produzidas e distribuídas de duas formas. Primeiro existem as bebidas isotônicas, que têm como função a reposição de líquidos, como o Gatorade.Depois temos as bebidas à base de cafeína, como Red Bull, que têm efeito estimulante. No caso desse tipo de bebida energética, elas conseguem diminuir a sonolência e garantem ganho  extra de  energia. No entanto, se ingeridas em excesso, essas bebidas podem provocar efeitos colaterais sérios, como aumento da frequência cardíaca, insônia e câimbras. Além disso, as substâncias dessas bebidas também podem causar dependência.As bebidas energéticas são consideradas hipertônicas, e são feitas a partir de metilxantina, vitaminas do complexo B, açúcares, guaraná, ginseng, maltodextrina, inositol, taurina, carnitina, creatina, glicuronolactona, ginkgo biloba, entre outros ingredientes.
Veja abaixo como funcionam os principais componentes das bebidas energéticas:

Taurina
– atua na contração do músculo cardíaco, pode criar uma sobrecarga física para o miocárdio. As pesquisas ainda são vagas, sendo que especialistas também acreditam que a substância age como antioxidante muscular, diminuindo os danos causados por longas horas de exercícios.
Glucoronolactona
- auxilia nos processos de eliminação de toxinas, age como um desintoxicante, diminuindo a fadiga e melhorando a performance.
Cafeína
- melhora o desempenho físico e cognitivo, pois aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos e no sistema nervoso central, mas o consumo exagerado pode causar tremores, desordens do sono e problemas gastrointestinais.
As bebidas energéticas, quando consumidas da maneira adequada, não causam problemas à saúde. A preocupação com esse tipo de bebida está relacionada aos excessos e à mistura desse tipo de preparação com bebidas alcoólicas.

É importante ressaltar que médicos e especialistas não recomendam o uso indiscriminado desse tipo de bebida. Fonte: www.sitedecuriosidades.com
_______________________________________

  Lei do Teste do Coraçãozinho é aprovado pela Câmara de Cachoeiro

O projeto de lei do vereador Júlio Ferrari (PV), que torna obrigatória a realização do Teste do Coraçãozinho nos bebês que nascerem em Cachoeiro de Itapemirim-ES foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. O exame é denominado Oximetria de Pulso, e, segundo o texto aprovado, que segue para a sanção ou veto do Poder Executivo, deverá integrar o rol de exames obrigatórios a serem realizados gratuitamente nas maternidades do município.
O teste detecta a cardiopatia congênita, que é uma anormalidade na estrutura ou nas funções do coração. Muitas pesquisas apontam para os benefícios do exame em bebês, que hoje só é realizado em UTIs neonatais, não se aplicando aos berçários com os bebês aparentemente normais. Com isso, a doença acaba sendo detectada tardiamente, após a alta hospitalar do recém-nascido.
“Isso pode resultar no agravamento e até na morte da criança. Por isso é fundamental que o Teste do Coraçãozinho seja realizado em todos os recém-nascidos”, afirma Ferrari. Com a aprovação da lei, Cachoeiro fará parte de uma lista de cidades que já tornaram o exame obrigatório, como defendem pediatras e cardiologistas de todo o Brasil. “Nossa preocupação é a saúde das crianças”, finaliza Ferrari

Fonte: folhadoes.com

____________________________________________________ 

Alteração hormonal provocada por estresse facilita infecções

 Estudo publicado esta terça-feira na revista Proceedings of The National Academy of Sciences sugere que o estresse pode estar diretamente ligado ao aumento da intensidade dos sintomas da gripe e outras doenças. De acordo com os pesquisadores, isto se deve ao fato de o organismo de indivíduos que sofrem de estresse crônico superproduzir um hormônio chamado cortisol. A substância, que tem como uma de suas funções aumentar a glicose sanguínea para que o corpo lide com situações de perigo, também exerce um papel de regulação do sistema imunológico. 

A irritação na garganta, a febre e o nariz entupido característicos das gripes e resfriados não são causados pelos vírus, mas, sim, efeitos colaterais provocados pela atuação do nosso sistemas de defesa à ameaça. Tal qual uma bactéria que desenvolve resistência a alguns medicamentos, as células imunitárias expostas constantemente ao cortisol tornam-se menos sensíveis a sua ação, o que permite que as inflamações se propaguem com maior facilidade.
"Existem muitas evidências de que estas pessoas, quando entram em contato com o vírus, estão mais propensas a desenvolver a enfermidade do que aquelas que não convivem com o transtorno. Sabíamos do impacto do estresse na saúde, mas até então não tínhamos indicativos de que forma ocorria", diz Sheldon Cohen, professor da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.
"Isto sugere que o estresse pode interferir, por exemplo, no surgimento e na propagação de problemas cardíacos, asma e doenças autoimunes", acrescenta.
"Na medida em que compreendermos melhor o assunto, poderemos projetar intervenções mais eficazes. Vamos entrar na era de medicina personalizada, em que seremos capazes de combater doenças antes mesmo de se manifestarem", entusiasma-se Redford William, diretor do Centro de Pesquisa de Medicina do Comportamento da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, também nos Estados Unidos.

Fonte:www.jb.com.br

_____________________________________________________

    Aplicativo no celular pode controlar a insulina

A SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) lançou recentemente, durante o 2º Congresso Controvérsias e Consensos em obesidade, diabete e hipertensão, um aplicativo gratuito para celular e tablets que vai facilitar a vida dos diabéticos. Muitos deles precisam fazer, a cada refeição do dia, contas que relacionam a taxa de glicemia no sangue naquele momento e a quantidade de carboidratos que o paciente pretende ingerir.
O aplicativo, na opinião dos especialistas, é uma alternativa acessível às bombas de insulina - que são fixadas no corpo do diabético e fazem aplicações automáticas do hormônio. Mas esses aparelhos custam entre R$ 12 mil e R$ 15 mil, mais uma manutenção mensal que pode chegar a R$ 1.000.
Com o aplicativo, chamado Diamigo, basta digitar o valor da glicemia, colhido em um teste portátil comum, e indicar os alimentos que serão consumidos. Feito isso, o recurso mostra a dose certa de insulina a ser aplicada.O instrumento estará disponível para download a partir de 1º de abril para Iphone e Ipod, no site da AppStore Brasil. Ainda neste ano, celulares com a tecnologia Android e Ipads também poderão baixar a ferramenta.

Fonte: folhadoes.com

____________________________________________________________  

 Tire suas dúvidas sobre o câncer de mama 
Se for diagnosticado e tratado logo no início, as chances de cura são maiores.

Só em 2012, o Instituto Nacional do Câncer estima que existam 52.680 novos casos no Brasil.
Drª Sabina Aleixo, médica do setor de oncologia do Hospital Evangélico de Cachoeiro, tira algumas dúvidas:
O câncer de mama é o que mais mata mulheres? 
Não é o que mais mata, mas, é muito importante fazer o tratamento logo no início, pois é um tipo de câncer que tem aumentado nos últimos anos.
Quais são os exames necessários para detectar o nódulo?
Primeiramente, é essencial que a mulher faça o exame de toque, em casa mesmo. Caso perceba algo errado, o ideal é procurar um médico, para realizar outros exames: mamografia, ultrassom e ressonância.
Uma pessoa com 20 anos pode ter a doença? 
É menos provável, mas pode aparecer. Quem teve casos da doença na família, é importante fazer os exames 10 anos antes do indicado.
O nódulo pode ficar nas axilas?
Às vezes, a mulher não percebe o nódulo na mama, porque ele se move para as axilas. É preciso fazer uma avaliação médica.
Com que frequência a mulher deve fazer o exame?
O ideal é fazer uma vez por ano.

Depoimento

Cristine Aoni, 38 anos, teve câncer de mama em 2010, mas não precisou fazer quimioterapia. A doença voltou com mais intensidade em 2011, e ela teve que se submeter aos tratamentos mais agressivos. Confira o que ela diz: "No início, a gente leva um choque. É díficil encarar outra imagem no espelho, ficar careca e sentir enjôo. Mas é preciso ter fé, e acreditar que Deus está no controle e que tudo vai acabar bem".
Lembrando que, os exames de mamografia, ultrassom e ressonância são feitos pelo Sistema Único de Saúde. Mulher, proteja-se e viva mais!
Fonte:Gazetaonlinesul
________________________________________________________________________

 Saiba Como Enfrentar a Folia: Os Abusos do Álcool
 
O carnaval chegou e com ele os abusos de álcool. As conseqüências são as mais graves possíveis. No trânsito, nos bailes, nos clubes, e até nas ruas, o uso do álcool causa problemas graves, como acidentes e brigas que elevam o número de ocorrências policiais, entradas em hospitais, aumento das vítimas e do número de crime com vítimas.

Também não podemos esquecer que a "ressaca" é outra desagradável conseqüência daqueles mais exagerados.

As bebidas alcoólicas ainda são responsáveis pela maioria dos incidentes na época de carnaval. O chamado "porre" é muito comum. A justificativa é o extravasamento de alegria ou até das tristezas. Nesta época, o motivo é o que menos importa.

Para quem pretende beber um pouquinho, algumas precauções devem ser observadas. Aquelas pessoas que têm úlcera no estômago devem redobrar os cuidados durante o carnaval. Bebidas alcoólicas não combinam com gastrites e úlceras. A velha técnica de ingerir gordura para combater os efeitos do álcool piora ainda mais a situação.

Outra atenção que deve ser tomada é na hora de escolher o que beber. Muitos não se importam e são capazes de beber qualquer coisa. Mas algumas bebidas têm índices de teor alcoólico maior que outras. A mais perigosa é a vodka, que possui cerca de 45% de álcool por litro de água. Já o uísque não fica longe. São 43% de álcool.

A famosa cerveja, que é a bebida preferida nacionalmente, tem apenas 5% de álcool por litro de água. O problema maior da cerveja é que a quantidade ingerida é infinitamente superior a de uma vodka ou de um uísque, o que iguala ou piora a situação.
 

Caminhos do Álcool

Quem pretende beber neste carnaval deve observar a hora de parar. O descontrole pode levar o indivíduo a um coma alcoólico. Esta é a fase de intoxicação provocada pelos excessos de bebida.

No início quando a quantidade ingerida ainda é pequena, a pessoa fica eufórica e falante. Conforme os níveis alcoólicos no sangue aumentam, há perda de controle, liberação da agressividade, a fala fica enrolada e a visão dupla.

Se a ingestão de álcool for rápida e a concentração no sangue se elevar muito, instala-se uma fase de anestesia, sonolência e perda da consciência (coma).

Se você for beber, moderação é a primordial, deve-se beber lentamente. Antes de começar, alimentar-se adequadamente ajuda a evitar a gastrite alcoólica. Não misture vários tipos de bebidas alcoólicas, principalmente aquelas que têm um alto teor de álcool como vodka e uísque.

As náuseas e os vômitos também são comuns após os exageros com o álcool. Em caso de constatação de coma verifique o pulso da vítima e a coloque deitada de lado, para que, caso ela vomite, não haja aspiração para os pulmões, o que provocaria asfixia.

Para a prevenção de seqüelas levar a pessoa imediatamente para um pronto-socorro ou hospital, onde terá um atendimento adequado.

Um aspecto importante a destacar é com relação à glicose, que se for mantida em níveis mais altos, ajuda o indivíduo a se recuperar da "bebedeira". Portanto, ao chegar após uma "saída", antes de dormir procure ingerir um suco adoçado com mel.
 

 "Day After"

A ressaca é uma temida conseqüência dos excessos com o álcool. O melhor a se fazer é repousar. Ingerir bastante líquido, de preferência água ou chás de erva cidreira ou doce. Também se deve fazer uma reposição moderada de açúcar com frutas como melão e melancia. A alimentação deve ser leve como vitaminas de frutas. Um caldo de galinha, sem gordura, ajuda a alimentar sem agredir o estômago.

Os analgésicos como as aspirinas devem ser evitadas porque podem piorar a gastrite alcoólica. A velha receita de café e banho frio não adianta. O máximo que se tem, neste caso, é um bêbado limpo e acordado, nunca lúcido.

Dirigir alcoolizado é perigoso para quem guia e para quem transita (veja "Acidentes automobilísticos e álcool", nesta edição da Bibliomed Saúde).

As vítimas nesta época de festa são muitas, às vezes fatais. Se você está programando beber, deixe o carro em casa e vá de táxi.

Copyright © 2000 eHealth Latin America(boasaude.uol.com.br)
 _______________________________________________________

“MÃE BILÚ”

 Em solenidade realizada em frente ao antigo prédio do posto de saúde da Vila, moradores de Itapemirim compartilharam com a Prefeita Municipal Norma Ayub Alves, o Deputado Estadual Ferraço, a Secretária de Saúde Fabiana Donatto e demais servidores a realização de mais um grande projeto em prol da saúde pública dos moradores da cidade.

         “A criação do Centro de Especialidades Mãe Bilú proporciona mais uma importante possibilidade aos nossos munícipes de acesso a médicos especialistas. Nossos conterrâneos terão aqui atendimento de qualidade como priorizamos desde o início de nossa gestão”, afirmou a Prefeita.

         Familiares da Itapemirinense D. Bilú participaram da reabertura das portas do prédio com grande alegria, demonstrando a gratidão por verem o nome de D. Bilú estampado na parede do Centro.
 “Dona Bilú foi uma mulher que a todos ajudava, que possuía um coração solidário e por isso merece ter seu nome em letras maiúsculas escrita aqui no Centro de Especialidades”, destacou a bisneta da antiga moradora.













  Fonte: Assessoria de Comunicação PMI  _______________________________________________________

Oito alimentos que ajudam a prevenir e combater a hipertensão

Aveia, cereais integrais e até leite são peças chave nessa luta


 Doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de mortes no Brasil e em mais da metade dos casos ela é decorrente da pressão alta. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão arterial elevada atinge 30% da população adulta brasileira e está presente em mais de 50% das pessoas na terceira idade.

Embora não tenha cura, a hipertensão pode ser controlada e evitada com algumas mudanças de hábito. E se você já pensou "não tenho tempo para praticar exercícios ou qualquer coisa semelhante", saiba que apenas incluindo alguns alimentos em sua dieta, a prevenção e o controle já são desenvolvidos naturalmente pelo seu organismo. Confira a seguir oito desses alimentos:

1)Aveia
"A aveia faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais", explica Cátia Medeiros, especialista em nutrição clínica pelo Ganep-SP e membro da clínica Espaço Nutrição. O alimento auxilia no processo de emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade.
Desse modo, ele auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para hipertensos. Além disso, a aveia contém magnésio que, em união com o cálcio, ajuda no relaxamento da musculatura, diminuindo o inchaço do corpo.
 
2)Amêndoa e noz

Por serem boas fontes de magnésio, amêndoas e nozes atuam como vasodilatadores, ou seja, ampliadores dos vasos sanguíneos, o que auxilia no controle da pressão arterial. Esses alimentos também são ricos em vitamina E, um dos principais antioxidantes naturais existentes, que ajudam a retardar o envelhecimento e diversas complicações cardíacas, como explica a nutricionista Cátia Medeiros.

3)Alimentos ricos em ômega 3

Presente em alimentos como sardinha, salmão, atum, linhaça e azeite, os ácidos graxos ômega 3 devem ser consumidos por pessoas com hipertensão
Estudos comprovam que a ingestão dessa substância está intimamente relacionada à diminuição da vasoconstrição e ao aumento da vasodilatação. Em outras palavras, o ômega 3 não só dificulta a síntese responsável por contrair os vasos sanguíneos como ainda facilita a síntese que promove a sua abertura.








4)Ervas
O que a salsa, a cebolinha, o coentro, o alecrim, a sálvia, o manjericão, o louro e o tomilho têm em comum? Todos são ótimos temperos naturais e, por isso, podem substituir como nenhum outro alimento o uso do sal. "Reduzindo o sal, também há diminuição da ingestão de sódio, um dos principais vilões dos hipertensos", alerta a nutricionista Cátia Medeiros. O sódio favorece a retenção de líquidos no organismo, aumentando a pressão arterial e elevando o risco de doenças renais e cardiovasculares.
 
5)Alho

Ótima fonte de vitamina C, o alho tem alto poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, pelo câncer e até por doenças cardíacas. Além disso, a combinação de diversos elementos presentes nesse alimento, como o magnésio, auxilia - ainda que de forma singela - na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.
 
6)Cereais integrais

Eles reduzem as chances de diabetes, previnem o câncer, ajudam a manter o peso e ainda são grandes combatentes da hipertensão. Motivos não faltam para incluir cereais integrais, como farelo de aveia e gérmen de trigo, na sua dieta. O grande mérito desses alimentos é a concentração de magnésio, que, segundo a nutricionista Cátia Medeiros, estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo, por tabela, o inchaço típico de pessoas que retêm líquidos.
 
7)Alimentos ricos em potássio

Se, por um lado, o sódio estimula a retenção de líquidos no organismo, aumentando a circulação sanguínea e, consequentemente, a pressão arterial, o potássio age como um natriurético, estimulando a eliminação do sódio presente no corpo. Assim, alimentos ricos nesse elemento são muito recomendados para hipertensos. "O potássio está presente no inhame, no feijão preto, na abóbora, na cenoura, no espinafre, no maracujá, na laranja, na banana e em diversos outros alimentos", explica Cátia.
 
8)Leite e derivados

Importantes fontes de cálcio, leite e derivados não podem ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão. O cálcio funciona como hipotensor, ou seja, atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio. A grande vantagem desses alimentos é o fato de pequenas porções apresentarem grande concentração do mineral. A nutricionista ainda recomenda que sejam consumidas as versões desnatadas e com baixo teor de gordura, como o queijo branco.
 
Fonte:Minhavida.com.br(15/08/11)
     _____________________________________________________







Projeto de educação sexual ajudará estudantes a esclarecer dúvidas
 Da Redação

 
Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Fernando Duarte Rabelo, de Vitória, participam nesta quarta-feira (14) até a próxima terça-feira (20) do projeto “Na real, gravidez na adolescência não é legal”. A iniciativa vai reunir todos os estudantes da escola para falar de sexualidade e prevenção.

Izy Rocha, professora de Biologia da escola e uma das organizadoras do projeto, afirma que uma das principais finalidades é informar os alunos a respeito da sexualidade na adolescência. “Com isso, esperamos ajudá-los na formação pessoal de cada um”, conta a professora.
Os estudantes vão participar de três oficinas ministradas pelos próprios professores e, em seguida, preparar um relatório sobre o que foi discutido. A primeira oficina se chama “Despertar para o sonho” e discorrerá sobre projetos de vida. A segunda, “Nem toda relação sexual engravida”, terá jogos sobre o funcionamento do corpo humano. Por fim, “Métodos Contraceptivos” envolverá atividades para discutir a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
Para a professora, o projeto vai contribuir muito para o futuro dos alunos. “Eles terão suas dúvidas esclarecidas e serão mais estimulados a refletir sobre seus atos”, avalia Izy.

Fonte:Es.gov.br  _______________________________________________________


 Temas como depressão pós - parto, drogas, relação familiar, dentre outros foram tratados durante os encontros realizados por profissionais com e as gestantes. Encontros estes que foram considerados como troca de experiências para a maioria das mulheres presentes.
          De acordo com a psicóloga, a maior parte das parturientes era menor de idade, possui pouca escolaridade e repete comportamento vivenciado pelos familiares.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMI
_______________________________________________________ 
  Acordo garante auxílio deslocamento de R$ 50 para gestantes do SUS

O Ministério da Saúde e Caixa Econômica Federal assinaram nesta quinta-feira (08/03/12) contrato que garante às gestantes do Sistema Único de Saúde (SUS) o auxílio deslocamento de R$ 50 para consultas de pré-natal e para o parto. A partir de hoje, municípios poderão pedir a senha de acesso. A expectativa do Ministério é que, neste ano, um milhão de gestantes devam receber o benefício.

Além do auxílio deslocamento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a obrigatoriedade da realização do exame de anemia falciforme entre gestantes. Para inclusão do teste, o governo pagará a municípios R$ 5 a mais por tratamento das gestantes. Pelos cálculos do governo, a mudança deverá gerar um impacto de R$ 12 milhões anuais.

O benefício de R$ 50 estará disponível para todas as gestantes que fazem o pré-natal no sistema público de saúde. Para receber recursos, a gestante terá de ser moradora de municípios inscritos na estratégia Rede Cegonha, lançada pelo governo no ano passado. Atualmente 1.685 municípios integram a estratégia.

Na primeira consulta de pré-natal, a gestante deverá assinar o requerimento que autoriza o pagamento do apoio deslocamento. O pagamento será feito em duas parcelas de R$ 25 - a última, quitada depois da 30ª semana de gravidez. Os recursos poderão ser recebidos no cartão de programas federais, para quem já é beneficiário.


Fonte: Agência Estado


_______________________________________________________


 A Prefeitura Municipal de Itapemirim, por meio da Secretaria de Assistência e Defesa Social, a partir do mês de fevereiro, passou a oferecer o auxílio natalidade. Inicialmente, a assistência consiste na doação de enxoval para o recém-nascido.
          O pagamento do benefício eventual é previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) – art. 22, Lei 8742/93. Além do auxílio, a lei determina que a Secretaria de Assistência Social elabore um plano de monitoramento das famílias atendidas. Em Itapemirim, as mulheres beneficiadas pelo programa recebem acompanhamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A psicóloga do CRAS, Mariles Reis de Oliveira, é a responsável por conduzir o Grupo de gestantes “Futura Mamãe”. O acompanhamento psico social é realizado através de quatro encontros, que acontecem uma vez por semana. Durante as reuniões Mariles debate assuntos que as próprias gestantes escolhem. Ao final dos encontros o acompanhamento, quando necessário, passa a ser individual.
          “Durante a gestação a mulher passa por uma série de mudanças e a adaptação pode gerar ansiedade, insegurança e medo para quem a vive. Durante nossas reuniões além da obtenção de mais informações e conhecimento sobre os assuntos sugeridos por elas, existe a troca de experiência, de emoções e a integração do grupo. Uma apoia a outra e juntas encontram formas de organizar seus sentimentos”, ressaltou a Psicóloga.
          Para terem direito ao auxílio-natalidade, as mulheres devem ter renda familiar de até um salário mínimo, estarem frequentando o acompanhamento pré-natal e com gestação a partir do 6º mês. As inscrições são feitas no CRAS, de segunda-feira a quinta-feira, de 09 horas às 11:30 horas e das 13 horas ás 16 horas.

Fonte:Assessoria de Comunicação e Cerimonial da PMI
_______________________________________________________




Chega ao fim o uso de sacolinhas nos supermercados

No lugar das sacolas plásticas, o consumidor deverá utilizar as biodegradáveis para embalar os produtos.

A partir desta segunda-feira (9), quando for ao supermercado, prepare-se para por a mão no bolso duas vezes: uma para pagar a conta dos produtos e outra para comprar as sacolas biodegradáveis para embalá-los. Cada uma vai custar até R$ 0,22. A venda das sacolas ecologicamente corretas - em substituição das sacolas plásticas tradicionais - tem início em Vitória, mas a campanha será ampliada para a rede supermercadista de todo o Espírito Santo, segundo o Ministério Público Estadual (MP-ES). Essa ampliação, no entanto, ainda não está definida.

Uma opção para o consumidor fugir da cobrança é levar a sua própria sacola retornável ou caixas de papelão. Quem ficar com essa opção, ganha R$ 0,03 de desconto para cada cinco produtos comprados. O benefício vale por seis meses, podendo ser prorrogado pelo supermercado.

"Queremos motivar o consumidor a levar a sua própria embalagem de casa. Mas se ele não levar, teremos disponível a sacola biodegradável, que custará de R$ 0,19 a R$ 0,22, o preço de custo delas. O valor será definido por cada supermercado", explica o superintendente da Associação Capixaba dos Supermercados (Acaps), Hélio Hoffmann Schneider.

A iniciativa é parte de um termo de compromisso assinado pelo Ministério Público Estadual (MP-ES), o Ministério Público do Trabalho (MPT-ES), a Associação Capixaba dos Supermercados (Acaps), a Associação Comunitária do Espírito Santo (Aces) e associações de moradores.

Os supermercados, no entanto, não são obrigados a cobrar pelas sacolas, segundo Schneider. "O dono do estabelecimento pode fornecer a sacola de graça, mas seria um prejuízo, pois o custo dela é mais elevado do que o da sacola comum", diz. As sacolas não ecológicas custam R$0,03.

O promotor Saint´Clair Nascimento Júnior, que é contra a obrigatoriedade da cobrança, diz que vai avaliar o início do projeto.

"Vou aguardar em que condições a cobrança vai se dar, para ver quais as medidas legais aplicáveis a essa situação. Mas com ela, o consumidor sairá prejudicado".

FonteGazetaonlinesul (09/01/12)

_______________________________________________________






Itapemirim inicia o ano de 2012 buscando novas ferramentas para contribuir para a melhoria da qualidade do ar, bem como de todo ecossistema.

Com este foco a Prefeita Municipal Norma Ayub Alves motivou a equipe de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a criar projetos em busca de novos tons verdes na cidade.

“Atendemos a determinação da Prefeita e criamos o Projeto Rua Viva na conhecida Rua da Borracha, em uma das entradas da cidade”, frisou Poliana Freire, Subsecretária de Meio Ambiente.

O projeto não se restringe apenas a esta rua. De acordo com a Subsecretária todo morador que tiver interesse em levar o projeto verde para sua rua, poderá fazer contato com os biólogos pelo telefone 3529-6419 para fazer a solicitação do atendimento.

“Quando somos solicitados e o projeto é abraçado pelos moradores, temos a responsabilidade de fazer o plantio das mudas, colocar o formicida e a grade de proteção das mudas. Caberá aos moradores regar e preservar as mudas”, informou a Sub secretária.

O projeto tem por finalidade levar a população a refletir e ampliar suas percepções sobre o uso do espaço público e o meio ambiente, resgatando o senso de responsabilidade. Arborizar espaços públicos e ruas principalmente aquelas com reduzido número de árvores.

HORTO MUNICIPAL - JARDIM BOTÂNICO

Em Itapemirim existem outros exemplos de mudanças de paradigmas no que diz respeito ao meio ambiente. Um deles vem da Secretaria Municipal de Agricultura com a criação de Horto Municipal no bairro Jardim Paulista.

Aproximadamente 1.500 mudas de árvores nativas foram plantadas no local que serve como um cinturão verde da cidade.

“Pretendemos deixar nossa contribuição para com o meio ambiente e para isto vamos motivar novos projetos até o fim de 2012”, frisou a Prefeita Municipal.

Assessoria de Comunicação da PMI 


_____________________________________________________


ATENÇÃO:

As informações e sugestões contidas neste Blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem a consulta, o aconselhamento e o acompanhamento do seu médico de confiança, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Não é a nossa finalidade a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu profissional de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA SUGESTÃO/MENSAGEM
-Comente! Participe!
Estimado leitor, o Itapemirim On-Line reserva o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, ofensivos, obscenos, racistas ou que estimulem a violência.
O comentário anônimo não será publicado e nem terá resposta .
Mesmo escolhendo a opção anônimo, solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome.
Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos.
Agradecemos a sua participação!
Editor-Responsável

MAIS VISTOS DA SEMANA

Pesquisar este blog