BLOG DESATIVADO

Agenda Cultural, Educação e Esportes

   

Praça Saudável será construída em Itapemirim

O esporte sempre esteve lado a lado com o bem estar e a saúde, proporcionando qualidade de vida e disposição aos praticantes. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Itapemirim, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer buscou mais uma parceria com o Governo do Estado para investir na área esportiva do Município.

O Projeto da Secretaria Estadual de Esporte, “Praça Saudável” tem a missão de constituir um excelente instrumento de saúde em qualquer faixa etária, induzindo várias adaptações fisiológicas, psicológicas, afetivas e sociais. A proposta é oportunizar, de forma gratuita aos cidadãos, a prática de atividade física em ambiente de convivência familiar, disponibilizando equipamentos modernos, de fácil utilização e adequados a cada faixa etária e pessoas com deficiência física.

De acordo com o Secretário Municipal de Esportes, Evandro Paiva, a “Praça Saudável” será construída na Sede do Município, na Avenida Beira Rio. “O local será referência em práticas esportivas e atendimento ao público. Todos terão a oportunidade de participar e contribuir com uma boa saúde física e psicológica. As atividades físicas serão praticadas em meio ao convívio social de uma praça, mas com a qualidade de área esportiva”, comenta o Secretário.

A construção e os equipamentos serão adquiridos pelo Governo do Estado. Os profissionais e todo acompanhamento será de responsabilidade do Município, que já se organiza para receber o novo investimento.

Fonte:Assessoria de Comunicação PMI
________________________________________________________________________

Aberta as inscrições para o Projeto Viva Esportes 2013

O esporte sempre foi motivo de orgulho para o País, e em Itapemirim-ES não é diferente. Grandes nomes do Município já ganharam destaque no cenário nacional e o “Projeto Viva Esportes” tem contribuindo com isso.
O “Projeto Viva Esportes” tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida, promovendo atividades esportivas, focando na socialização e na redução do índice de criminalidade, envolvimento com drogas e prostituição de crianças e adolescentes.
Dentro do Projeto são oferecidas as modalidades de futebol de campo, futsal, futebol de areia, vôlei de quadra, vôlei de praia, handebol, xadrez, basquete, ginástica rítmica e atletismo para crianças e adolescentes entre 05 e 17 anos de idade.
As inscrições são realizadas na Secretaria Municipal de Esportes ou no Projeto de cada comunidade, com a cópia do documento pessoal e uma foto 3x4. Os alunos devem estar acompanhados pelos pais ou retirar a ficha de inscrição para ser preenchida em casa, junto com o responsável. Na Secretaria o atendimento é das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, a princípio o Projeto vai continuar atendendo as comunidades que já recebem as atividades, mas que o intuito é expandir para outras comunidades e aderir novas modalidades. Atualmente o serviço é oferecido nas localidades de Garrafão, Bom Será, Retiro, Itaipava, Itaoca, Graúna, Campo Acima e Sede.
Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Esportes pelo telefone (28) 3529-6656 ou pelo e-mail esporte@itapemirim.es.gov.br.
Fonte:Assessoria de Comunicação PMI

____________________________________________________________________

STF diz que lei do piso de professores vale a partir de 2011

Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (27) mudar a vigência da Lei do Piso Nacional dos Professores da Rede Pública. Embora tenha sido editada em 2008, ficou definido que a lei só pode ser considerada a partir da data na qual o Supremo confirmou sua legalidade, em abril de 2011. Haverá impacto direto na programação orçamentária dos estados e da União.

Os ministros atenderam a recursos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Ceará e de Mato Grosso do Sul, que alegaram dificuldades para adaptar as finanças às novas regras. As unidades da Federação lembraram que o STF deu liminar em 2008 suspendendo os efeitos da lei. Os estados passaram a aguardar posicionamento definitivo da Corte antes de alterar os orçamentos. A decisão liminar caiu quando o julgamento foi concluído pelo plenário do STF, três anos depois.

O julgamento de hoje começou com o voto do relator do processo e presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. Ao negar os recursos, ele entendeu que os estados estavam usando de artifícios processuais para atrasar a conclusão do julgamento e, consequentemente, não cumprir a lei. Ele alegou que a lei tinha um escalonamento que permitiria a adaptação financeira dos estados ao longo do tempo.

Seguido apenas pelo ministro Luiz Fux, Barbosa acabou mudando de ideia quando a maioria dos ministros acompanhou a divergência aberta pelo ministro Teori Zavascki. Segundo Zavascki, a preocupação trazida pelos estados faz sentido, uma vez que a lei deixou de produzir efeitos entre 2008 e 2011 e não houve adaptação neste meio tempo.

“As informações que se tem é que os gastos são muito elevados, e em alguns estados, comprometem seriamente a previsão orçamentária e o atendimento de outras necessidades”, observou Zavascki. O ministro Antonio Dias Toffoli não votou porque se declarou impedido. Ele atuava como advogado-geral da União na época do fato e defendia a aplicação imediata da lei nacional.Fonte:Agência Brasil


_____________________________________________________________________

ARTE PARA TODOS EM ANCHIETA
 
A Gerência de Cultura e Patrimônio Histórico de Anchieta-ES lança o projeto Arte para Todos, com o objetivo de capacitar instrutores, professores, profissionais de arte e público em geral para aprimorar e desenvolver novos conceitos em arte e cultura. Moldado nos pilares que formam o campo das artes, o curso, que terá início em março, visa melhorar o ensino de artes nas escolas públicas municipais.
Com duração de dois meses, o Arte para Todos será ministrado pela Gerente de Cultura e Patrimônio Histórico de Anchieta, professora Marta Prates, e terá a duração de dois meses. Parte do curso será presencial e parte semipresencial. Na parte semipresencial, o aluno escolherá um tema e desenvolverá um projeto que será apresentado ao final do curso. Os projetos apresentados serão adaptados e aproveitados nas escolas municipais e os que obtiverem maior nota na avaliação final poderão ter os trabalhos apresentados e expostos na Casa de Cultura, podendo até mesmo fazer parte do acervo local futuramente.
De acordo com Marta Prates, todos os projetos da Casa de Cultura são voltados para o resgate da história e cultura locais, por isso, os temas propostos durante o curso serão voltados para o resgate da memória anchietense:” Não há futuro sem cuidar da história. Resgatar e preservar as raízes da nossa cidade é uma forma de fortalecer  a identidade  de nosso município”, enfatiza Marta.
Serviço:
Curso “Arte para Todos”
Local: Centro Cultural
Inscrições abertas: 26/02 á 04/03
Público-Alvo: Alunos acima de 18 anos, Professoras, Público em geral.
Turma: Noturno 18:00 ás 19:00h
Dias da semana: 5ª
Início do curso: 14/03

Fonte:PMA

   __________________________________________________________________

Infocentro de Anchieta abre nova turma para o curso de Informática Básica

O Infocentro de Anchieta-ES reabre inscrições para nova turma do curso de Informática Básica do primeiro semestre de 2013. A novidade deste período é a duração do curso, que passou de seis para três meses. Para concorrer a uma vaga, os interessados deverão ser maiores de 16 anos e levar a documentação pessoal e comprovante de residência, juntamente com o número de identificação social – NIS ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, no horário de 08 às 17 horas. As inscrições ficarão abertas até o preenchimento de todas as vagas.
As aulas serão ministradas nos três turnos, de segunda a quinta, conforme o quadro abaixo:
Terças e quintas:
08:00 às 11:00 / 12:30 às 15:30 / 15:40 às 18:40 e 18:50 às 21:50
Segunda e quarta:
08:00 às 11:00 / 12:30 às 15:30/ 15:40 às 18:40
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, fica na Rua das Pitangas, 909 – Nova Esperança
Telefone: 3536-1989  /   E-mail:crasanchieta@hotmail.com  / Fonte:Site PMA

___________________________________________________________________

Crianças 'viciadas' em TV têm mais probabilidade a crimes

(19/02/13) Uma pesquisa realizada na Nova Zelândia aponta que crianças que assistem à televisão em excesso são mais sujeitas do que outras a cometer crimes ou ter atitudes agressivas quando adultas.
A Universidade de Otago acompanhou mais de mil adolescentes nascidos no início da década de 1970, desde os quinze anos de idade até os 26, para avaliar os potenciais impactos da televisão nos seus comportamentos.
O estudo, publicado nesta semana na revista americana "Pediatrics", conclui que existe uma forte correlação entre a exposição excessiva de crianças à televisão e comportamentos antissociais de jovens adultos.
"O risco de um jovem adulto ter antecedentes criminais aumenta em 30% para cada hora que assistiu televisão em média durante a semana quando criança", disse Bob Hancox, co-autor da pesquisa.
A pesquisa também apontou que o fato de assistir televisão em excesso está ligado a comportamentos agressivos e à tendência de sentir mais emoções negativas.
Estas ligações são ainda mais significantes em termos de estatísticas quando são levados em conta fatores como a inteligência, a condição social e a educação dada pelos pais.
"Ao mesmo tempo que não podemos dizer que a televisão leva diretamente a comportamentos antissociais, os resultados da nossa pesquisa sugerem que o fato de passar menos tempo assistindo televisão pode reduzir os comportamentos antissociais na sociedade", analisou Hancox.
Ele ainda disse que concordava com as recomendações da Academia Americana de Pediatria, segundo a qual crianças não deveriam assistir a mais de uma ou duas horas de programas de televisão por dia.
O estudo também aponta que é possível que crianças tenham desenvolvido comportamentos antissociais ao imitar o que viram na televisão.
No entanto, os conteúdos assistidos não seriam os únicos fatores que levariam a estes comportamentos. O isolamento social vivido por pessoas que ficam horas diante da TV também seria um agravante.
"É possível que o fato de assistir televisão em excesso leve a comportamentos antissociais mesmo se a criança não está exposta a conteúdos violentos", disse a pesquisa.
"Se ficar tempo demais na frente da televisão, a criança pode ter menos relações sociais com amigos ou parentes, além de um desempenho ruim na escola, e correr assim mais risco de ficar desempregado", explicou.
Hancox ainda salientou que o estudo foi baseado em hábitos de crianças no fim da década de 1970 e no início da década de 1980, antes da chegada em massa de videogames.
"Se a pessoa passa horas na frente de um jogo que não apenas a expõe a cenas violentas, mas também estimula a matar pessoas, isso pode ser pior ainda, mas não tenho nenhum dado concreto sobre este assunto", disse Hancox em entrevista à Radio New Zealand.
Fonte:Folhadoes.com.br

________________________________________________________________________

Casal que dava volta ao mundo de bicicleta morre na Tailândia


Bancoc (18/02/13) - O casal estava fazendo uma viagem de volta ao mundo de bicicleta e já havia cruzado a Europa, a Ásia Central e a China. O acidente aconteceu na quarta-feira passada, a cerca de 100 km à leste da capital Bancoc.Thompson e Root morreram ao colidir frontalmente com uma picape em Chachoengsao, de acordo com a imprensa local.
A Embaixada do Reino Unido na Tailândia foi procurada pela BBC Brasil para maiores detalhes do caso, mas não deu entrevista até a tarde desta segunda-feira. A representação afirmou apenas que "todos os esforços estão sendo feitos para ajudar as famílias das vítimas".
Root era morador da ilha de Jersey e cresceu em Guernsey. Thompson era de Bristol. Ambos se conheceram há 14 anos na faculdade Falmounth College of Arts - onde estudavam arte.
A dupla tinha um blog, uma página no Twitter e postava vídeos no Vímeo (site de compartilhamento de vídeos) narrando a aventura que começou em julho de 2011. Eles já haviam pedalado mais de 25 mil quilômetros.
A última publicação na internet foi feita há sete dias e mostrava imagens da passagem do casal pelo Camboja em janeiro.
Amigos da comunidade Lonely Planet publicaram comentários no fórum homenageando os ciclistas.
"Se você alguma vez teve a chance de encontrar pelo caminho essas duas pessoas adoráveis, você deve ter sido arrebatado pela generosidade, entusiasmo e jeito de tocar banjo de Peter e ter sido tocado pela natureza gentil, senso de humor e lindo sorriso de Mary", escreveu o também ciclista Chris Roach.
Mortes no trânsito
Conhecida por seu trânsito caótico, a Tailândia tem uma frota de mais de 25, 6 milhões de veículos e registra cerca de 12,5 mil mortes no trânsito a cada ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.
São comuns os casos de turistas acidentados, pois é popular o aluguel de vespas e motocicletas para pessoas sem experiência. Além disso, ruas superlotadas com má sinalização e a presença de tuk-tuks, os triciclos coletivos, aumentam os riscos.
Tragicamente, Peter Root comentou em seu blog dias antes de morrer que estava satisfeito com o trânsito na Tailândia, pois era menos barulhento que nas nações vizinhas. "Bom estar em um país onde há menos ação de buzinas", escreveu ele.Fonte:BBC Brasil/Foto:AP
_____________________________________________________________________

Escola separa ricos dos pobres, denuncia Ministério Público do ES

Pais de alunos de uma escola municipal de Muniz Freire, no Sul do Espírito Santo, estão revoltados com a informação de que os estudantes têm sido separados de acordo com a posição social da família. Segundo os pais, os alunos com maior poder aquisitivo são colocados em uma sala de aula, enquanto os de menor renda são postos em outra. A secretária do colégio alega que tentaram uma distribuição por ordem alfabética, mas disse que houve resistência de pais com melhores condições financeiras. Após a denúncia, o Ministério Público enviou uma notificação de discriminação social à prefeitura. A prefeitura foi procurada mas não quis falar sobre o assunto.
A escola em questão é a Lia Terezinha Merçon Rocha, que atende a cerca de mil alunos, da 1ª à 8ª série do ensino fundamental. Entre a população, a revolta foi grande e levantou opiniões de pais e alunos. “Todos nós somos irmãos, somos filhos de Deus e ninguém é mais que ninguém. Então, eu acho que isso tem que mudar”, falou a estudante Tainara Costa.
A doméstica e mãe de aluno, Cleisiana Oliveira, também ficou insatisfeita com a situação. “Se as mães estão achando ruim de os filhos delas ficarem misturados com os nossos, compra um terreno e constrói uma escola”, falou Cleisiana.
Em uma cidade com pouco mais de 18 mil habitantes e nenhuma escola particular, a secretária do colégio, Marinha Carvalho, alegou que a direção tentou organizar as turmas por ordem alfabética, mas os pais com maior poder aquisitivo reclamaram. “Teve a divisão e alguns pais não concordaram. As crianças tinham se adaptado com a divisão de turmas por ordem alfabética, mas depois houve a separação”, disse Marinha Carvalho.O Ministério Público já enviou uma notificação à prefeitura e recomendou a separação dos estudantes por ordem alfabética.
Segundo o promotor de Justiça Elion Vargas, o critério, anteriormente, era subjetivo. “Eles faziam do jeito que queriam. Mas, agora será por ordem alfabética e, assim, os beneficiados estarão juntos àqueles que foram discriminados. Não é admissível hoje, em uma sociedade que preza pela educação e pela igualdade na educação, a gente aceitar um fato que remonta a Idade Média, em que separavam os nobres da plebe”, declarou.
Fonte:G1-ES/Foto:Reprodução TV Gazeta
________________________________________________________________________

MEC reconhece cursos superiores presenciais e a distância

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição de ontem (15) do Diário Oficial da União portarias que reconhecem 126 cursos superiores de graduação em instituições privadas e públicas. Foram reconhecidos ainda 30 cursos superiores na modalidade de educação a distância.
A maior parte dos cursos presenciais e de educação à distância reconhecidos nas portarias está em instituições particulares, mas há também vagas em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
O reconhecimento é uma segunda etapa do processo de abertura de cursos. Primeiramente, a instituição pede autorização do Ministério da Educação para iniciar a oferta de uma turma. O reconhecimento deve ser solicitado pela instituição de ensino superior quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas.
Entre os cursos reconhecidos estão os tecnológicos em construção de edifícios, da Universidade Estácio de Sá (RJ); em análise e desenvolvimento de sistemas, da Faculdade de Pato Branco (PR) e o bacharelado em engenharia elétrica, do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (PA).
As listas com os cursos reconhecidos, número de vagas autorizadas e as instituições estão em cinco portarias (38, 39, 40, 41 e 42). Mais duas portarias, as de número 45 e 46, renovam o reconhecimento de 91 cursos superiores. A renovação do reconhecimento deve ser solicitada pela universidade ou faculdade ao final de cadaciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) – que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes.
Em janeiro, o Ministério da Educação havia autorizado o funcionamento de 69 cursos superiores em instituições privadas.
Fonte:Agência Brasil
_________________________________________________________________________

Hindus celebram no Rio Ganges o maior festival religioso do mundo

Brasília ( 10/02/13) - Milhões de pessoas mergulharam ontem (10) nas águas do Rio Ganges, em Allahabad, no Norte da Índia. A data marca o festival religioso Kumbh Mela, quando os hindus fazem o ritual para "lavar" os seus pecados. O Kumbh Mela é considerado o maior festival religioso do mundo.
Milhões de pessoas nuas tomaram o banho antes do amanhecer. A cidade, que tem cerca de 1,2 milhão de moradores, reuniu 40 milhões de pessoas na manhã de hoje. Desse total, cerca de 20 milhões de hindus participaram diretamente do ritual nos locais reservados para os banhos nas margens do rio.
Quase 30 mil voluntários e 7 mil policiais trabalharam na organização e segurança do festival, pedindo rapidez aos participantes durante a prática do ritual para garantir que todos conseguissem participar.
O festival Kumbh Mela, que começou no mês passado e termina em março, ocorre a cada 12 anos em Allahad.

Fonte:Agência Brasil 
_______________________________________________________________________

Elisa Lucinda em Itapemirim

Muitas gargalhadas e aplausos foram ouvidos ontem (05), no Ginásio Waldir Alves, na Vila de Itapemirim, durante a abertura do ano letivo 2013, com a presença especial da atriz, cantora, escritora e poeta, Elisa Lucinda.
Conhecida nacionalmente pelas suas participações em novelas da televisão brasileira, a capixaba também tem a formação de professora. No evento, ela apresentou uma variação da sua peça “Parem de falar mal da rotina”, para profissionais da rede municipal de ensino.
Entre canções e poemas, Elisa dissertou sobre racismo, comportamento, criatividade e frisou a importância de levar o poema para sala de aula. “O professor precisa ler, entender e fazer com que seu aluno vivencie a mesma experiência. Não basta cobrar, professor também tem que aprender”, ressaltou.
Além da presença da atriz, o evento contou com a participação de secretários municipais e do Prefeito Municipal, Luciano de Paiva, que na oportunidade reafirmou o compromisso de valorizar a classe do magistério. “Professores merecem tudo. Quero garantir a valorização profissional, incluindo boas condições de trabalho e melhorias no salário.”
A Secretária Municipal de Educação e Vice-prefeita, Viviane Peçanha, se sentiu emocionada e garantiu novidades para a educação de Itapemirim. “Neste ano ainda vamos ter muitas surpresas boas para a educação de Itapemirim. Tenho certeza que começamos com o pé direito”, afirma.
Fonte:Assessoria de Comunicação PMI

  ____________________________________________________________________

Prefeitura de Piúma-ES vai contratar professores

A prefeitura Municipal de Piúma, através da Secretaria Municipal de Educação, abriu  processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores para o ano de 2013.  As inscrições serão no dias 25 e 28 de janeiro.Serão contratados os seguintes profissionais.
Professor A – para exercer a função de Regência de Turma em escolas municipais de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;
Professor B  -  para exercer a função de Regência de Turma em escolas munici-pais nos anos finais do Ensino Fundamental.
Professor PP – para exercer a função de planejamento, orientação, coordenação pedagógica.
As funções, requisitos, carga horária e número de vagas encontram-se no presente Edital em anexo.

Fonte:Assessoria de Comunicação PMP

 ______________________________________________________________________

Itapemirim-ES: Transporte Universitário - Confira as informações

Documentos necessários para renovação:
  • 01 foto 3 x 4;
  • carteirinha transporte escolar do 2º trimestre de 2012;
  • cópia do comprovante de residencia
  • copia do comprovante de rematricula ou boleto de pagamento do mês de janeiro de 2013
  • frequência relativa ao segundo semestre de 2012.
Documentos necessários para carteirinha nova:
  • 02 fotos 3 x 4
  • cópia dos documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF e Titulo de Eleitor)
  • Cópia do comprovante de residencia (caso o imóvel seja alugado, anexar cópia do contrato de aluguel ou declaração do proprietário do imóvel firmada em cartório);
  • original ou cópia autenticada de matricula ou boleto de pagamento do mês de janeiro/2013;
  • quando se tratar de aluno bolsista, anexar documento comprobatório do benefício;
  • se servidor, cônjuge, filhos ou estagiário do município, apresentar comprovante
Período para renovação e solicitação de novas carteirinhas:

  • 22/01/13 à 30/01/13
  • após o dia 30/01/2013 não serão mais aceito os pedidos;
Procedimentos para inscrição e solicitação:
  • o aluno deverá preencher o formulário no site
  • após ter feito a inscrição o aluno terá até o dia 30/01/2013 as 16h para entregar os documentos comprobatórios na recepção da SEME, dentro de um envelope lacrado com a etiqueta com o nome completo do mesmo;
  • qualquer irregularidade será informado através do e-mail informado pelo estudante para contato;
  • será disponibilizado no site da prefeitura a listagem por ônibus com o nome dos alunos;
  • os alunos receberão as carteirinhas no primeiro dia de funcionamento do transporte nos seus respectivos ônibus;
  • os alunos que não utilizarem o transporte no primeiro dia, deverá se dirigir a SEME até o dia 18/02/2013 para retirar sua carteirinha, após esta data aqueles que não retirarem a mesma perderão o direito ao transporte, sendo cedida a vaga para a lista de espera (se houver).
    Fonte:Secretaria Municipal de Educação PMI

  ______________________________________________________________________

Marta Suplicy diz que trabalhador decide o que comprar com o Vale-Cultura

Na iminência de começar a ser distribuído, o Vale Cultura ainda suscita muitas dúvidas sobre sua mecânica de funcionamento. Nesta quinta-feira (17), no programa Bom Dia Ministro, a própria ministra Marta Suplicy falou sobre as controvérsias. Disse que não vai ser permitido comprar os produtos em supermercados.
O Vale deve ser regulamentado até o dia 26 de fevereiro e um grupo de trabalho acerta os últimos detalhes de sua implantação "para evitar coisas erradas", segundo a ministra. O processo será feito por meio de portarias e não há unanimidade ainda nem sobre o uso de um cartão magnético. Marta disse que não haverá "censura" para nenhum tipo de produto.
"Pode revista? Pode. Mas pode qualquer revista? Gente, eu não sou censora, claro que pode qualquer revista. Aí uns dizem: "Ah, mas vai revista porcaria ou vai comprar revista de direito ou vai comprar...". E eu penso assim: o bom do Vale Cultura é que trabalhador é que decide, gente", afirmou a ministra.
O Vale-Cultura concede R$ 50 por mês a trabalhadores contratados em regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que recebem até cinco salários mínimos. Só será oferecido pelas empresas que aderirem ao sistema, que terão incentivo fiscal (isenção de imposto de R$ 45 por cada vale doado). Nenhum trabalhador é obrigado a entrar, nem a empresa é obrigada a oferecer o Vale.Fonte:Gazetaonline.com

_______________________________________________________________________

MARATAÍZES: ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES EM DESIGNAÇÃO TEMPORÁRIA (DT)

(15/01/13) A Prefeitura Municipal de Marataízes-ES por meio da Secretaria Municipal de Educação divulga e estabelece, com base nas Leis n° 867/2005 e 1563/2013, as normas para a abertura de inscrições para a realização de PROCESSO SELETIVO DE PROVAS OBJETIVAS, de caráter eliminatório, e de PROVAS DE TÍTULOS, de caráter classificatório, para contratação em designação temporária (DT) para atendimento a excepcional interesse público de Professores MaPA, MaPB e MaPP  para atuarem nas escolas da rede municipal de ensino, municipalizadas e instituições conveniadas, para o ano letivo de 2013, de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://gualimpconsultoria.com.br/concurso.asp?id_concurso=52, no período entre 00:00 horas do dia 16 de janeiro de 2013 e 12 horas do dia 18 de janeiro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital, que poderá ser obtido gratuitamente pelos endereços eletrônicos  www.gualimp.com.br e  www.marataízes.es.gov.br e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.Fonte:Assessoria de Comunicação PMM

_______________________________________________________________________

Piso salarial dos professores terá reajuste de 7,97% em 2013

Brasília (10/01/13) - O valor do piso salarial nacional do magistério da educação básica terá reajuste de 7,97% em 2013. A informação foi divulgada ontem (10) pelo Ministério da Educação. Com o aumento, o valor passa de R$ 1.451 para R$ 1.567 e já será pago, por estados e municípios em fevereiro. A composição do piso leva em conta o custo anual por estudante dos últimos dois anos, calculado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O reajuste do piso em 2013 não segue a tendência de aumento dos últimos dois anos, quando foi registrado 22%, em 2012, e 18%, em 2011. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o reajuste menor é por causa da desaceleração da economia e da queda na arrecadação de receitas. O Fundeb é um fundo contábil e composto por uma cesta de impostos e transferências estaduais e municipais, e sua vigência se estende até 2020. Por lei, pelo menos 60% dos recursos do Fundeb devem ser usados para pagamento do salário dos professores e gestores educacionais.
“Não tem o mesmo impacto que a correção do ano passado, mas é um reajuste acima da inflação. O problema é que nós partimos de um patamar muito baixo de salário, R$ 1.567, é pouco mais que dois salários mínimos”, disse o ministro. Fonte:Agência Brasil

 _________________________________________________________________________

Piúma: Escola José de Vargas Scherrer apresenta exposição

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, a escola José de Vargas Scherrer abrirá suas portas para a comunidade no dia 23 de novembro, no horário de 08h às 17h, para apresentar a exposição "GELEIA GERAL DO BRASIL" (negros, índios e brancos ). “Esperamos a participação de todos, será uma bela exposição, mais um trabalho maravilhoso a ser apresentado por nossa escola”, diz a diretora da escola, a professora Francisca Feres de Souza Siqueira.

A escola tem cerca de 600 alunos de 6ª ao 9ª ano e 51 funcionários. Todos unidos por uma educação de qualidade. E apresenta em seu currículo, um diferencial. É o funcionamento de salas de aula temáticas. De acordo com a diretora, tudo que é feito é para proporcionar aos alunos, o melhor ensino possível. “Aqui o aluno tem a possibilidade de aprender em cada sala separadamente, conhecendo história, geografia entre outras matérias. Tudo isso de forma lúdica, o que facilita o aprendizado”, explicou a diretora

 Fonte:Chefia de Comunicação e Marketing PMP/Fotos:Reprodução

____________________________________________________________________________

Inep aplica Enade no próximo domingo

Brasília -  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai aplicar, no próximo domingo (25), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para estudantes universitários que concluem a graduação em todo país. Devido à greve das instituições de ensino superior, foram dispensados os estudantes que colariam grau em agosto deste ano. Também estão liberados do exame, os alunos matriculados em instituição estrangeira e os calouros (alunos ingressantes em 2012).
Serão avaliados este ano os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também serão avaliados.
De acordo com Inep, em 2012 não haverá processo de amostragem. Todos os estudantes que concluem a graduação este ano serão obrigados a fazer a prova. Segundo a autarquia, o aluno concluinte que não realizar a prova não receberá o diploma, já que o Enade é componente curricular obrigatório.
Entre os objetivo do Enade está a avaliação do desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos previstos nos cursos de graduação e a aferição do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Os resultados da avaliação são utilizados em atividades de regulação do ensino superior pelo Ministério da Educação (MEC), como a elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e de seus respectivos cursos. Criado em 2004, o Enade é aplicado anualmente pelo Inep e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A prova será realizada às 13 horas de domingo (hora de Brasília). Para saber o local, o aluno pode consultar o sistema do Enade com o número do CPF. O resultado do exame deve ser divulgado até dia 25 de dezembro.Fonte:Agência Brasil

 _____________________________________________________________________

Prefeitura de Anchieta convoca professores aprovados no Concurso Público

  A Prefeitura de Anchieta-ES, por meio da portaria Nº 336/2012, convoca novos servidores para os cargos efetivos, constantes no Edital 001/2011. Os candidatos nomeados são para os cargos de Professor MaPA, MaPB nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História e Educação Física. Os candidatos nomeados deverão comparecer para realização do exame médico, a partir de segunda-feira (12) até 23 de novembro. Os exames laboratoriais serão realizados no Centro de Especialidades Unificadas (CEU), situado na Rodovia do Sol, 1621 (km 21,5), Vila Residencial Samarco, ao lado da Prefeitura. A avaliação médica será realizada na Medicina do Trabalho, que fica na Avenida Antonio Nogueira, S/N, esquina com a Rua Francisco de Cristo nº 03, bairro Portal de Anchieta.A relação de documentos de entrega obrigatória para a posse deverá ser retirada na Gerência de Recursos Humanos, na sede da Prefeitura, ou através do site, no link Recursos Humanos, devendo ser devolvidos até o dia 14 de dezembro de 2012.Fonte:Gerência de Comunicação Social PMA

  ______________________________________________

Anchieta: Educação publica portaria para regulamentar matrícula e rematrícula

 A Secretaria de Educação de Anchieta publicou portaria para regulamentar as normas do processo de matrícula e rematrícula para p ano letivo de 2013. A partir do dia 19 de novembro iniciam as rematrículas, já o ingresso de novos alunos na rede municipal de ensino, só a partir de 03 de dezembro. 

Serviço. Confira abaixo os documentos exigidos para a matrícula:

Cronograma:
Rematrículas – 19 a 23 de novembro de 2012 – confirmação da permanência do(a) aluno(a) na unidade escolar independente do seu rendimento no ano em curso;
Matrículas– 03 a 07 de dezembro de 2012 – ingresso do(a) aluno(a) morador(a) do município de Anchieta na unidade escolar mais próxima de sua residência ou que na sua localidade inexista a etapa ou modalidade de ensino.
Documentos necessários:
Educação Infantil:
I – cópia da Certidão de Nascimento;
II – cópia do Cartão de Vacinação;
III – cópia do Comprovante de Residência;
IV – cópia do cartão da família emitida pela Secretaria de Saúde de Anchieta.
Ensino Fundamental de 9 anos:
II – Histórico Escolar/Transferência, a partir do 2º ano;
III – cópia do comprovante da Residência;
IV – cópia do cartão da família emitida pela Secretaria de Saúde de Anchieta.
Educação de Jovens e Adultos – EJA:
I –cópia da Certidão de Nascimento ou casamento;
II – Histórico Escolar/Transferência, a partir da 2ª etapa;
III – cópia do Comprovante de Residência;
IV - cópia do cartão da família emitida pela Secretaria de Saúde de Anchieta.

Fonte:Gerência de Comunicação Social PMA/Foto:Reprodução

 ________________________________________________________________________

Centro Cultural Anchieta divulga calendário de novembro

 O Centro Cultural Anchieta preparou uma belíssima programação para o mês de novembro. Além de apresentações musicais, haverá no espaço palestras e lançamento de CD. Ainda, é possível apreciar no Centro Cultural, marcantes fotos do fotógrafo Renan Alves, com o tema Recortes de Anchieta, focadas nos detalhes da cultura e das peculiaridades anchietenses. 

Confira a programação:

NOVEMBRO 2012
 Dia 07 (4ª feira)
18h00: Palestra “Produção escrita Pe. José de Anchieta em Reritigbá” com a historiadora Maria Jos
 19h00: “Quarteto de Cordas de Vitória” - Circulação Cultural da Secult
 Dia 08 (5º feira)
 19h00: Apresentação musical - Laura Din
 Dia 09 (6ª feira)
19h00: Sexta Musical com Maestro Gonzaga e Convidados – Integrantes do grupo “Sinfonia da Mata”
20h00: Apresentação Musical Gean Pierre (Circulação Cultural – Secult)
 Dia 13 (3ª feira)
15h00: Momento Literário com Marcos Antônio de Souza Soledade (Durinho)
 Dia 21 (4ª feira)
19h00: Lançamento do Livro As bruxas madrinhas de Alessandra Barros
20h00: Apresentação cultural - Tambores Mirins de São Mateus
 Dia 22 (5ª feira)
08h00 às 17h30: Seminário Territorial Plano Estadual de Cultural (Secult)
17h30: Apresentação musical “Jazz Orquestra”
18h30: Apresentação Cultural “Congo e Jongo de São Mateus”
 Dia 23 (6ª feira)
15h00: Documentário Mestre da Cultura e bate papo com os realizadores do documentário
 Dias 26 a 29
15h00 às 20h00: Oficina de Cenografia – Instrutor José Dias (RJ)
Realização: Secult/ES; Funart – Minc e Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico.
 Dia 29 (5ª feira)
19h00: Apresentação cultural “Terno de Reis Estrela da Amizade”
 Dia 30 (6ª feira)
19h00: Lançamento do CD “Cabana na praia”

 Serviço. Horário de funcionamento: Segunda à sextade 08h00 as 20h00. Visitas monitoradas ao Centro Cultural de Anchietadevem ser agendadas pelo telefone  (28) 3536-1756 .
Fonte:Gerência de Comunicação Social PMA

 ________________________________________________________________________

Centro Cultural de Anchieta-ES promove encerramento dos cursos de Balé e Violão

 A Gerência de Cultura e Patrimônio Histórico de Anchieta-ES informa que hoje (18/10) acontece o encerramento dos cursos de Balé e Violão que tiveram inicio em abril. Na ocasião, haverá apresentação dos alunos, às 17h30, no Centro Cultural, com entrega dos certificados, além das apresentações Culturais com Tambores Mirins e Congo e Jongo de São Mateus, projetos que foram contemplados com o “Premio Anchieta Arte e Cultura”.Amanhã sexta-feira (19/10), haverá sexta musical com Ney da Viola e Amarildo.

Fonte:Thiago de Barros-Gerência de Comunicação Social/ PMA 

  ________________________________________________________________

Espírito Santo terá o primeiro Centro de Treinamento Olímpico do Brasil

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sesport) assinou, na noite desta terça-feira (09), com o Ministério do Esporte, um convênio que dá início à gestão olímpica do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, que vai receber nove modalidades das seleções brasileiras, em preparação para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.O projeto, que visa transformar o Centro Olímpico Jayme Navarro de Carvalho num centro esportivo de referencia nacional para o alto rendimento, representa um investimento de R$ 16.800.927,30, sendo R$ 12.920.927,30 do Ministério do Esporte e R$ 3.880.000,00 do Governo do ES.Através do convênio, a Sesport se compromete a elaborar, implantar e gerenciar planos, programas, projetos e parcerias que proporcionam suporte esportivo, educacional, técnico, médico, fisioterápico, nutricional, psicológico e social para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento.Fonte:Assessoria de Comunicação (www.sesport.es.gov.br)
    ________________________________________________________________________

Educação em Itapemirim supera meta do IDEB 2011

(08/10/12)

O Ministério da Educação (MEC) mede a qualidade de ensino, das redes públicas e privadas, através do Índice de Desenvolvimento Educacional Brasileiro (IDEB) que é realizado a cada dois anos. O resultado do levantamento referente a 2011 foi divulgado no mês de agosto e o Município de Itapemirim superou a meta projetada.Com a nota de 4,7 (ensino de 4ª série/5ºano) e 3,5 (ensino 8ª série/9º ano), o ensino itapemirinense superou sua meta em 0,3 e 0,5 respectivamente, ultrapassando inclusive a meta para 2013, que é de 4,7 para os anos iniciais do ensino fundamental e 3,4 para os anos finais do ensino fundamental. 

Entenda o IDEB

  O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo MEC para medir a qualidade no ciclo básico de ensino. Ele é feito a cada dois anos e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e 2011). Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.Fonte:Assessoria de Comunicação PMI

________________________________________________________________________

Centro Cultural Anchieta promove Exposição Fotográfica

Postado 06/10/12

A cidade de Anchieta-ES será mostrada na exposição fotográfica Recortes Anchietenses, sob o olhar do fotógrafo Renan Alves, na Galeria de Arte Ronaldo Moreira, no Centro Cultural. A exposição parte de um recorte cultural do município para a inauguração, junto a Gerência de Cultura e Patrimônio Histórico. A exposição trás 15 imagens do fotógrafo, do período de 2011 e 2012, clicadas nos quatro cantos do município, reunindo muita história e cultura. Os interessados poderão visitar até 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 09h às 19 horas. De acordo com a gerente de Cultura e Patrimônio Histórico, Telma Amaral, quem comparecer à exposição poderá apreciar um olhar singular da diversidade cultural de Anchieta. “As fotos expostas retratam a minha visão sobre a cidade de Anchieta, trazendo imagens de pontos turísticos bem conhecidos, como a Matriz Nossa Senhora da Assunção, a praia Central, Ruínas Jesuíticas, e manifestações culturais, como o Jaraguá”, disse o fotógrafo Renan Alves. Serviço - Centro Cultural Anchieta, Galeria de Arte Ronaldo Moreira.  Endereço: Avenida Carlos Lindemberg, s/nº, Centro, Anchieta - ES.  Telefone: (28) 3536-5577-Fonte:Gerência de Comunicação Social PMA  _____________________________________________________________________

Aulas de Karatê para quase 200 alunos de Anchieta-ES

 As crianças, os adolescentes e adultos de Anchieta,Litoral Sul do ES, estão a cada dia mais adeptos ao esporte. O Programa Anchieta Rumo ao Futuro oferece, também, aulas de Karatê há nove meses. As aulas iniciaram nas comunidades de Nova Anchieta e Planalto e, hoje, estendido para a Vila Samarco e Justiça II.Ministradas pelo professor Marcus Rangel, conhecido como Kadoshi – faixa preta há 35 anos e coleciona diversas medalhas de competições estaduais, nacionais e internacionais –, as aulas de karatê nas quatros comunidades reúnem cerca de 180 alunos.Nas comunidades de Nova Anchieta e Planalto, as aulas acontecem no Centro de Convivência de Planalto, nas segundas, quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã (das 08h às 09h e das 09h às 10h) e da tarde (17h às 19h). Na Vila Samarco, aos sábados, das 10h às 12h, e na comunidade de Justiça II, as terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h.Segundo o professor, os alunos anchietenses já participam de competições estadual e nacional em pouco tempo de existência do programa. “Comparando com outros municípios, nós saímos na frente. Com apenas nove meses de existência, já temos alunos que estão participando de competições estaduais, sendo que quatro desses alunos já são considerados campeões antecipados (masculino e feminino, entre crianças, adolescentes e adultos), mas outros nove têm grandes chances de conquistarem a medalha de ouro”, disse. Serviço. Para efetuar sua inscrição, basta comparecer a Gerência Estratégica de Esporte e Lazer Comunitário, situada no Ginásio Poliesportivo, ou em uma das aulas. Tel.:  28 3536-3292 .

 Fonte:Gerência de Comunicação Social PMA-Fotos:Reprodução PMA

 ________________________________________________________________________

Artista que pinta com sangue conta que já foi hospitalizado antes de exposição

Da BBC-Brasil(5/10/12 - 05:27 (Brasília) 08:27 GMT  

 O artista Vincent Castiglia, de 30 anos de idade, diz que começou a pintar usando o próprio sangue para se conectar profundamente a seu trabalho.Por isso, há mais de uma década ele vem criando pinturas com o próprio sangue.Usar tinta, porém, parece ser mais seguro. O artista chegou a ser hospitalizado em 2006, quando preparava sua primeira exposição.Vincent Castiglia está prestes a abrir sua quinta exposição em Nova York, dando continuidade ao fluxo de seu estilo incomum.

 

Fotos:Reprodução Internet

 ______________________________________________________________________

Centro Cultural abre as portas para a cultura e arte em Anchieta

 Anchieta continua resgatando história, valorizando e promovendo a cultura. Junção do antigo com o moderno. Essa foi à essência usada para que o antigo Hotel Anchieta fosse adaptado para receber o Centro Cultural, inaugurado na noite de ontem (02), no Centro da Cidade.O prefeito Edival Petri; o governador do Estado, Renato Casagrande; o secretário de Estado da Cultura, Maurício José da Silva; a gerente de Cultura e Patrimônio Histórico de Anchieta, Telma Amaral; a superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do ES (Iphan), Diva Figueiredo, além da família Bezerra, outras autoridades estaduais e municipais, e toda a comunidade, que estava curiosa para conhecer as novas instalações. Apresentações culturais, como o Jongo mirim da comunidade de São Mateus, ballet e violão, deram um charme especial à inauguração, além da exposição fotográfica “Recortes Anchietenses”, do fotógrafo Renan Alves Nogueira.Segundo a gerente de Cultura e Patrimônio Histórico, Telma Amaral, todas as apresentações são de alunos do Centro Cultural. “Este é o espaço de cultura para toda a região. Este hotel foi adquirido pela prefeitura em 2010 e foi transformado neste belíssimo Centro Cultural. Toda a obra foi fiscalizada pelo Iphan, pois o prédio encontra-se na área do entorno do bem tombado. Anchieta já vem resgatando a cultura, bem como a autoestima dos artistas do nosso município. Aqui serão abrigados cursos, exposições, entre outros, formando, também, cidadãos”, disse.



  Fonte: Gerência de Comunicação Social PMA

 __________________________________________________________________________

Obras do Complexo Esportivo de Anchieta serão abertas hoje para visitação

  Hoje terça-feira (02/10), a partir das 16h, a prefeitura de Anchieta-ES irá abrir para visitação as obras do complexo esportivo de Anchieta. O projeto inclui um Centro Poliesportivo de Lazer com ginásio e uma Vila Olímpica. As obras, já bem adiantadas, vêm sendo executadas em quatro fases. A população terá oportunidade de conhecer como andam as obras do Complexo Esportivo, considerado o maior do Sul do Estado.

Dentro de alguns meses a cidade terá uma área exclusiva e moderna para prática de diversas modalidades esportivas. Ginásio de esportes, praça, piscinas, pista de patins, campo de futebol, rampa para skate, duas quadras de vôlei de areia (com arquibancadas), campo de bocha, campo soçaite e quadras poliesportivas. Será diversificado o público que poderá usufruir do espaço, que conta ainda com um playground com 400 m2.

O Ginásio de Esportes é um projeto arrojado, numa área de 4 mil m2. O novo ginásio foi edificado para receber eventos esportivos internacionais. A obra conta com arquibancadas confortáveis para comportar três mil pessoas, além de som ambiente e placar eletrônico. Será o terceiro maior do Estado. O piso da quadra recebeu uma textura emborrachada para prática de futebol. No pavimento inferior funciona a sede da Gerência Estratégica de Esportes e Lazer Comunitária.
Fora do ginásio, vem sendo implantados os implementos externos: urbanismo e paisagismo, incluindo calçadas, jardins, pórtico, área de estacionamento, muros e bancos. Na realidade, será uma praça na entrada do ginásio, com ruas que farão conexão à Vila Olímpica.Na Vila Olímpica, serão erguidos campos e quadras para prática de vôlei de areia, futebol soçaite, basquete de rua, pista de patins, playground, minirrampa de skate, bar, vestiário e campo de bocha. Ainda, no local, serão construídos ciclovia, pista para caminhada e um belo castelo d’água, enriquecendo a beleza da obra. A área possui cerca de 15 mil m2, que terá ainda enfermaria e sanitários.
Na última etapa da obra, serão construídos recepção, portaria, piscinas, quadras, bilheteria, piscinas, camarim, cobertura e estacionamento com cobertura. 
Fonte:Gerência de Comunicação Social PMA-Fotos:Reprodução

  ___________________________________________________________________________

MARATAÍZES LANÇARÁ SEU PRIMEIRO CD

(30/09/12)

Está marcado para a próxima quinta-feira (04/10) no Praia Hotel, no centro de Marataízes, o lançamento do CD inédito “Marataízes e Suas Canções”, uma promoção da Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.A produção conta com 15 músicas de autoria de artistas da terra inspiradas no amor e admiração por Marataízes, gravado na Life Stúdio, possível através da Lei n° 1.374, de 2011 de incentivo aos artistas locais, de autoria do Professor Cléber, atualmente responsável pela pasta da cultura em Marataízes.Marataízes vem ganhando notoriedade em diversos aspectos, principalmente o cultural. O álbum, além de valorizar os músicos locais, trás em seu encarte diversos registros fotográficos do fotógrafo Reynaldo Monteiro, que retratam seu olhar belezas naturais da Pérola Capixaba.O CD não terá fins comerciais e será doado às instituições de ensino e entidades do município.Fonte:Gleice Campos-Assessoria de Comunicação PMM   _____________________________________________________________________________

Educadores se reúnem para dar continuidade a implementação da Lei Federal que institui o piso salarial para os profissionais da educação

Ontem (28/09/12), reuniu-se no Polo UAB – Itapemirim, as gerências pedagógicas, subgerências da SEME, a Assessoria pedagógica, os pedagogos do Campo e os professores multidisciplinares, para darmos continuidade a Implementação da Lei Federal 11.738/2008 que institui o piso salarial para os profissionais da Educação e assegura 1/3 da carga horária total para o planejamento, estudos e formação em especifico para os profissionais que atuam na Educação do Campo.Registramos que essa ação foi coletiva envolvendo a participação das comunidades e profissionais do magistério já instituídos.Em suma, este momento foi de grande contribuição para os fazeres na Educação do Campo, pois ampliarão as experiências no cotidiano escolar, potencializando o currículo da Educação do Campo.“ Nada grandioso pode-se fazer na vida sem sentimento poderoso”. (Vygotsky )Fonte:Assessoria de Comunicação PMI

  ____________________________________________________________________________

BANDA DE MÚSICA DO EXÉRCITO FAZ APRESENTAÇÃO EM MARATAÍZES (25/09/12)  

Marataízes recebeu na noite de ontem, terça-feira (25) a presença da Banda de Música do 38° Batalhão de Infantaria do Exército numa belíssima apresentação na Praça da Barra, sob a regência do Tenente Isael, auxiliado pelo Sub Tenente Mendonça.O momento contou o prestígio de autoridades municipais, a guarda municipal, alunos e professores da Escola José Marcelino e diversos moradores, arrancando aplausos através de um belo repertório indo do clássico ao popular. Trilhas de filmes famosos como Indiana Jones e Missão Impossível até o melhor da MPB (Música Popular Brasileira) encantou o público presente, enchendo a Praça de encanto e harmonia.O 38º Batalhão de Infantaria (38º BI) é uma unidade do exército brasileiro , localizado no município de Vila Velha-ES. A Banda de Música é composta por militares músicos oriundos de diversos estados do Espírito Santo  Brasil, dividida em nove naipes de instrumentos e com uma média de 200 apresentações por ano, a Banda de Música do 38° Batalhão de Infantaria faz jus ao título de uma das mais solicitadas e atuantes do Estado do Espírito Santo.Fonte:Assessoria de Comunicação PMM. VEJA GALERIA DE FOTOS
 ___________________________________________________________

  LEI DE INCENTIVO A ARTISTAS LOCAIS PROMOVE LANÇAMENTO DE LIVRO HOJE (21) EM MARATAÍZES

A Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico lança nesta sexta-feira (21/09/12), as 20h, no Palácio das Águias, em Barra do Itapemirim, o livro de crônicas “Arroubos Literários – Crônicas Cotidianas” do escritor cachoeirense-maratimba, jornalista e músico Ricardo Lemos.O livro traz crônicas bem humoradas sobre temas presentes na vida do cidadão comum: amor, família, dinheiro, sexo, poder, política, e outras "cositas más", como diz o próprio autor.
Boa parte dessas crônicas foi publicada em jornais da região sul - capixaba. Ricardo Lemos além de escritor, também tem uma “veia musical”, fazendo apresentações solo, é integrando “Os 3 Loucados – A Banda!”, juntamente com a publicitária Luciana Fernandes e o advogado Ronald Mignone. Um trio musical bem irreverente e extrovertido.O livro é o segundo a ser lançado em Marataízes com base na Lei n° 1374, de 07 de abril de 2011, que Incentiva os Artistas Locais, de autoria do atual Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Marataízes, Cléber Júnior Pereira Bento.Em breve, Marataízes será presenteado com mais uma obra cultural, por meio de um CD de músicas em homenagem ao município. Todas as melodias de autoria de diversos artistas da terra.
Como ter acesso ao Convênio
Para firmar o convênio o artista deve fazer um pedido via protocolo na Prefeitura Municipal de Marataízes e anexar cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência no município de Marataízes, por no mínimo três anos, título de eleitor acompanhado do comprovante de votação e ainda apresentar o valor solicitado e a finalidade a que o repasse se destina. O processo é encaminhado para a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico e após os tramites legais, estando de acordo com a dotação orçamentária existente é autorizado pelo Chefe do Executivo.Fonte:Assessoria de Comunicação de Marataízes-PMM

  ___________________________________________________________________________

Projeto de inclusão social em Cachoeiro-ES

Em Cachoeiro de Itapemirim-ES, um projeto de inclusão social acaba de ser lançado para jovens de 15 a 29 anos com vários cursos que incluem aulas de dança, música, artes, informática e esportes, de diversos tipos. Dentre eles, capoeira, forró, teatro, fotografia, violão e bateria. Ao todo, são 20 cursos nos turnos matutino e vespertino, e 560 vagas.Para se inscrever, os interessados devem procurar a sala do Menor Aprendiz, localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na Ilha da Luz, de segunda à sexta, das 8h às 17h. Maiores informações podem ser obtidas também pelo telefone 3155-5002. É preciso documento com foto e CPF.As aulas são fruto de uma parceria entre governo federal e municipal e começam no dia 28 de setembro, quando deverá acontecer a aula inaugural, durante a inauguração do Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Cachoeiro de Itapemirim, na Praça de Fátima.As inscrições vão até o dia 26 de outubro na sala do Menor Aprendiz, localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na Ilha da Luz e os cursos abrangem Música violão; música teclado; música cavaco; música bateria; música guitarra; DJ; grafitagem; operador de áudio e som; informática web design e audiovisual, entre outros.
Fonte:Reverendo Caruso Godinho(http://www.folhadoes.com)

  __________________________________________________________________

MUNICÍPIO DE ICONHA SELECIONA OS MELHORES TEXTOS PARA REPRESENTAR A ETAPA ESTADUAL

A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.A Comissão Julgadora Municipal selecionou os textos para participar da Etapa Estadual que acontecerá entre os dias 22/09/12 e 17/10/12.

TEXTOS SELECIONADOS:

POESIA
Título: O meu lugar
Escola: EMEF ROSITA SALVADOR CARDOSO
Diretor(a): Jacqueline Salvador Munaldi
Professor(a): Rita de Cassia Vieira Bianchini
Aluno(a): Thiago Caprini Cremonini

MEMÓRIAS LITERÁRIAS
Título: Memórias de minha infância
Escola: EEEFM CORONEL ANTONIO DUARTE
Diretor(a): Mateus Vetorazzi
Professor(a): Andreia Vieira Salarolli Lorencini
Aluno(a): Ageu Ferreira de Souza

CRÔNICA
Título: A grande cidadezinha
Escola: EEEFM CORONEL ANTONIO DUARTE
Diretor(a): Mateus Vetorazzi
Professor(a): Luziane Ceccon Caprioli
Aluno(a): Athus Assunção Cavalini

ARTIGO
Título: Do projeto para a realidade
Escola: EEEFM CORONEL ANTONIO DUARTE
Diretor(a): Mateus Vetorazzi
Professor(a): Izabel Maria Moneque Correia
Aluno(a): Marcos Filipe Zandomenigue Moneque
Informações Adicionais:
VEJA OS TEXTOS ANEXOS:

Anexo(s)



ARTIGO - Título: Do projeto para a realidade infância
CRÔNICA - Título: A grande cidadezinha
MEMÓRIAS LITERÁRIAS - Título: Memórias de minha infância
POESIA - Título: O meu lugar
Fonte:Assessoria de Comunicação PMI(www.iconha.es.gov.br

_____________________________________________________________________________

COMEÇOU O VIII JOEMA EM MARATAÍZES

O Esporte é considerado o caminho para o desenvolvimento saudável na vida de todo ser humano, principalmente na infância e juventude. Há oito anos consecutivos a Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Esportes, promove um evento que envolve diversas escolas da rede municipal e estadual de ensino em competições esportivas através do JOEMA - Jogos Estudantis de Marataízes.A abertura oficial aconteceu nesta segunda-feira (17), as 13 horas na quadra da Escola de Ensino Infantil "Professor Marcelo Gomes Moreira", com a presença de autoridades municipais, corpo docente, alunos e a Banda Marcial da Escola Lagoa Dantas, sob a regência do Maestro Avelino Faria.Segundo a Secretária de Educação Marlúcia Brandão, o evento é uma tradição no município e aguardado com ansiedade pelos alunos, que participam ativamente de todas as atividades esportivas propostas pelo cronograma.Logo após a abertura, houve competição de xadrez mirim, masculino e feminino, entre as escolas de Lagoa Funda, Maria da Glória Nunes Nemer, José Marcelino, Nagib Meleipe, Pontal e Láurea Freire, na quadra da EMEI Professor Marcelo Gomes Moreira. Diversas equipes disputaram os três primeiros lugares. Momentos de muita concentração e raciocínio, acompanhados de perto pelos professores. Todos os alunos integram o Projeto Xadrez na Escola, implantado pela Secretaria de Educação.

A programação segue durante a semana com diversas modalidade esportivas. Confira:

8/09/12 – Terça – Feira
Modalidade esportiva: Cabo de Guerra e Queimada
Local: Campo do Ypiranga, na Barra
Horário: A partir das 8h
19/09/12 – Quarta – Feira
Modalidade Esportiva: Vôlei de Praia e Beach Soccer
Local: Praça de Esporte na Praia da Barra
Horário: A partir das 8h
Modalidade Esportiva: Basquete e Vôlei de quadra
Local: Ginásio da EMEF José Marcelino
Horário: A partir das 13h
20/09/12 – Quinta – Feira
Modalidade Esportiva: Futsal Mirim
Local: Quadra de Lagoa Dantas
Horário: 8h
21/09/12 –Sexta– Feira
Modalidade Esportiva: Futsal Infantil
Local: Quadra de Lagoa Dantas
Horário: 8h
25/09/12 – Terça – Feira
Modalidade esportiva: Atletismo
Local: Campo do Ypiranga, na Barra
Horário: A partir das 8h
Modalidade Esportiva: Futsal Juvenil
Local: Quadra de Lagoa Dantas
Horário: A partir das 13h

Fonte: Assessoria de Comunicação de Marataízes
  pmmcomunica@hotmail.com
   _____________________________________________________________________________

Música é realidade nas escolas municipais de Anchieta

 O Programa de Musicalização, implantado pela Secretaria de Educação de Anchieta desde 2005, ganhou novos investimentos. Foram adquiridos 700 novos equipamentos, tanto para a melhoria das fanfarras quanto para as aulas de música que são disponibilizadas nas escolas municipais. Com a iniciativa, os alunos podem aprender canto coral, flauta doce, teclado e violão.Ao todo, 10 profissionais atendem as escolas, onde cerca de 400 alunos inscritos recebem aulas de iniciação musical. Três instrutores atendem as seis fanfarras, compostas por alunos da rede, e os demais ficam à disposição das unidades beneficiadas com o projeto.Além das escolas de Alto Pongal; Zuleica Flores da Purificação (Jabaquara); Amarilis Fernandes Garcia e Terezinha Godoy (Sede); Manoel de Paula Serrão (Iriri) e Maria Luiza Flores (Mãe-Bá), são disponibilizados instrutores para atender também a escola da Sociedade Pestalozzi e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).Entendendo que a música na escola contribui de forma significativa para uma formação mais humana dos estudantes, a Secretaria de Educação ampliou o programa implantando o resgate da musica afrobrasileira na escola de Recanto do Sol e também disponibilizando aulas de teclado e flauta doce na Escola Tio Liliu, na Sede.

Serviço.Secretaria de Educação de Anchieta –  28 3536-3481 .Fonte:Gerência de Comunicação Social PMA

   ________________________________________________________________________

Biblioteca Móvel de Anchieta inicia visita às comunidades

 A Biblioteca Móvel de Anchieta, recentemente inaugurada, irá iniciar suas visitas na próxima segunda-feira (17) na comunidade de Nova Esperança, levando informação e cultura para os moradores locais, com oferta de quatro mil livros. Outras 10 comunidades serão visitadas ainda este mês, conforme cronograma abaixo.

 Itinerário das Próximas Semanas:

DATA
COMUNIDADE
HORÁRIO
LOCAL
17/09/2012 Nova Esperança 08h às 16h Quadra de Esporte
18/09/2012 Nova Jerusalém 08h às 16h Quadra de Esporte
19/09/2012 Ponta dos Castelhanos 08h às 16h Praça
20/09/2012 Planalto Anchieta 08h às 16h Em frente a Escola
21/09/2012 Parati 08h às 16h Quadra de Esporte
23/09/12 Alto Joeba 08h às 16h (Campo de Futebol na Festa da Viola)
24/09/2012 Ubu 08h às 16h Praça da Sereia
25/09/2012 Recanto do Sol 08h às 16h Praça Central
26/09/2012 Mãe-Bá 08h às 16h Rua da Escola Maria Luíza Flores
27/09/2012 Chapada do A 08h às 16h Ao lado da Escola
28/09/2012 Inhaúma 08h às 16h Próximo a Escola

Fonte:Gerência de Comunicação Social PMA

 ____________________________________________________________________________

 Governo do ES fará concurso com mais de 2.300 vagas para professores

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), divulgou nesta quarta-feira (12) o edital do concurso público para preenchimento de 2.337 vagas destinadas a professores, que atuarão em escolas da rede estadual nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. As vagas estão distribuídas pelos 78 municípios do Estado, com oportunidades nas 13 disciplinas que compõem o currículo da educação básica estadual. Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (12) no gabinete da Sedu, o secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, destacou que a realização do concurso atende a uma diretriz estratégica do Governo do Espírito Santo e tem como objetivo contribuir para a qualidade da educação pública estadual.O concurso irá selecionar profissionais para atuação nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Biologia/Ciências, Geografia, História, Educação Física, Arte, Física, Inglês, Química, Sociologia, Filosofia e Espanhol.A remuneração inicial varia de R$ 1.824,21 a R$ 3.271,00, para jornada de 25 horas de trabalho semanal, sendo um terço desse período destinado ao planejamento, e dois terços para atividades em sala de aula. Para participar do concurso, o candidato precisa possuir licenciatura plena na disciplina para a qual deseja se inscrever, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).Inscrições:
O concurso será executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB). As inscrições devem ser efetuadas a partir do dia 20 de setembro, exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/ concursos/SEDU_ES_12_PROFESSOR. O prazo de inscrição vai até o dia 11 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 55.
Fonte:http://www.educacao.es.gov.br

 ___________________________________________________________________________

Biblioteca Móvel de Anchieta será entregue à população hoje (11)

Hoje (11/09), a Secretaria de Educação de Anchieta irá realizar o lançamento oficial da Biblioteca Móvel. A solenidade acontece a partir das 19h, na Praça São Pedro. Nesta noite, a população poderá visitar e conhecer a unidade móvel, antes do início do seu itinerário.Recentemente, a Secretaria de Educação adquiriu um ônibus adaptado para implantar a “Biblioteca Móvel de Anchieta”. O projeto será um serviço de extensão da Biblioteca Pública Municipal “Professor José de Anchieta Pompermayer” e irá percorrer todas as comunidades e escolas do município com oferta de quatro mil livros.A Biblioteca Móvel funcionará de forma itinerante, por meio de um ônibus adaptado, especialmente adquirido para o transporte de livros, periódicos, jogos e materiais didáticos, dotado de estantes, armários, fichários, alto-falante, microcomputador, elevador, mesas e cadeiras dobráveis, televisão e DVD. “O projeto vai ao encontro dos leitores onde eles estiverem”, disse a coordenadora da Biblioteca Municipal, Adriana Louzada.O itinerário será previamente divulgado e suas atividades planejadas de acordo com seu público e local de atuação. Os serviços oferecidos são semelhantes ao de uma biblioteca fixa, ou seja: empréstimo de livros, auxílio à pesquisa, mediação de leitura, atividades culturais e de lazer, organizadas e acompanhadas pelo auxiliar de biblioteca.Fonte:Gerência de Comunicação Social PMA

  __________________________________________________________________________

VIII JOGOS ESTUDANTIS DE MARATAÍZES COMEÇA EM SETEMBRO

(10/09/12)
A Secretaria Municipal de Educação divulga o Cronograma do VIII JOEMA 2012 - Jogos Estudantis de Marataízes.A abertura está prevista para o dia 17 de setembro, a partir das 13 horas na quadra do EMEI “Professor Marcelo Gomes Moreira”, com a presença de autoridades e todas as escolas participantes em diversas modalidades esportivas. Logo após acontece a primeira competição de Xadrez.O evento segue até o dia 25 de setembro e a expectativa é grande entre as equipes.

Confira a Programação:

17/09/12 - Segunda– Feira
Abertura: EMEI “Profº Marcelo Gomes Moreira”
Horário: 13h
Modalidade Esportiva: Xadrez
Local: EMEI “Profº Marcelo Gomes Moreira”
Horário: A partir das 14h
18/09/12 – Terça – Feira
  Modalidade esportiva: Cabo de Guerra e Queimada
Local: Quadra da EMEF “Nagib Meleip”
Horário: A partir das 8h
  19/09/12 – Quarta – Feira
  Modalidade Esportiva: Vôlei de Praia e Beach Soccer
Local: Praça de Esporte na Praia da Barra
Horário: A partir das 8h
  Modalidade Esportiva: Basquete e Vôlei de quadra
Local: Ginásio da EMEF José Marcelino
Horário: A partir das 13h
  20/09/12 – Quinta – Feira
  Modalidade Esportiva: Futsal Mirim
Local: Quadra de Lagoa Dantas
Horário: 8h
  21/09/12 –Sexta– Feira
  Modalidade Esportiva: Futsal Infantil
Local: Quadra de Lagoa Dantas
Horário: 8h
  25/09/12 – Terça – Feira
  Modalidade esportiva: Atletismo
Local: Praça de Esporte na Praia da Barra
Horário: A partir das 8h
  Modalidade Esportiva: Futsal Juvenil
Local: Quadra de Lagoa Dantas
Horário: A partir das 13h
  Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos | (28) 8814-3442 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (28) 8814-3442 end_of_the_skype_highlighting
Contato: pmmcomunica@gmail.com
________________________________________________________________________________

Paralimpíadas: Brasil conquista 20 medalhas de ouro e supera marca de Pequim

Agência Brasil-Brasília (08/09/2012 - 18h11) – O Brasil atingiu hoje (8) a marca de 20 medalhas de ouro nas Paralimpíadas de Londres, superando os 16 ouros registrados nos Jogos de Pequim em 2008.
A seleção brasileira de futebol de cinco venceu a França por 2 a 0 na final. Os gols foram marcados por Bill e pelo francês Martin Baron (gol contra). Na estreia dos jogos de Londres, as duas equipes se enfrentaram e fecharam o placar em 0 a 0.
A brasileira Shirlene Coelho conquistou o ouro no lançamento de dardo F37/38 . Além de registrar a melhor marca da prova, a atleta bateu o recorde mundial na categoria com 37,86m – a marca anterior, de 35,95m, também era de Shirlene.Na categoria bocha BC2, Maciel Sousa Santos venceu o chinês Zhiqiang Yan por 8 a 0 e também conquistou a medalha de ouro. Na bocha BC4, Dirceu Jose Pinto venceu o chinês Yuansen Zheng e garantiu seu segundo ouro na competição.Na natação, o brasileiro Daniel Dias ficou em primeiro lugar nos 100m estilo livre S5 com o tempo de 1m09s35. Esse é o sexto ouro do atleta na competição de Londres e a 15ª medalha dele na história das paralimpíadas.

________________________________________________________________________________

Aluna da EMEF Céu Azul compete na fase nacional das Olimpíadas Escolar


A aluna do 9º ano da escola municipal Céu Azul, Nayara Portela de Almeida, embarcou na tarde de hoje (05/09), para Poços de Caldas-MG, para competir na etapa nacional das Olimpíadas Escolares 2012, que acontece entre os dias 06 e 15 de setembro.Atleta do Projeto Juntos, Nayara é Bicampeã Estadual de Arremesso de Dardo, e, vai competir na etapa destinada aos estudantes de 12 a 14 anos.O Projeto Juntos busca, em parceria com as escolas do município, por meio do esporte, diminuir a evasão escolar, atrelando o esporte à escola.O evento é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que por meio das olimpíadas estudantis buscou uma forma de contemplar as olimpíadas universitárias e escolares, desenvolvendo assim novos eventos esportivos. A ideia é resgatar as competições estudantis no país, incentivar a prática esportiva entre os jovens, promover inclusão social por meio do esporte e descobrir novos talentos. A competição acontece a cada ano em uma cidade brasileira e reúne jovens de todo país.
Fonte: Chefia de Comunicação e Marketing PMP

_______________________________________________________________________________

Time de Basquete do Município a um passo de representar o Espírito Santo nas Olimpíadas Escolares Brasileira - Fase Nacional





Foto:Reprodução PMI
Durante a competição o time do Município venceu o jogo contra Venda Nova do Imigrante e disputou a final contra o time da casa, vencendo e classificando-se para as finais estaduais que acontecerá também em Domingos Martins entre os dias 19 a 23 de setembro.A competição estadual, organizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer é dividida em quatro etapas: municipal, regional, final sul e norte e final estadual. Nossos campeões do basquete venceram as três primeiras etapas estaduais e se ganharem a última, representarão o Espírito Santo na fase nacional que acontecerá em Cuiabá (MT), entre os dias 25 de novembro a 08 de dezembro.As Olimpíadas Escolares, maior evento esportivo do Brasil, são divididas em quatro etapas: municipal, regional, estadual e nacional. Desde 2005, resgata a importância das competições estudantis no País, promovendo a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens a partir de uma prática positiva e saudável e é um excelente momento desportivo para revelar novos talentos.Fonte:Assessoria de Comunicação PMI 

____________________________________________________________________________

Ainda dá tempo de participar dos Passos dos Imigrantes

 

As inscrições podem ser efetuadas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Strap), próximo a Praça São Pedro, sentido Pronto Atendimento (PA)), e na Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Seturce), das 09 às 17 horas. O valor da inscrição é de R$ 12,00, que dá direito a camisa, crachá e suporte durante a caminhada.O percurso, de 41 km, refaz a trajetória dos imigrantes italianos quando aportaram no município, no século XIX, e subiram as terras mais altas para desbravá-las e construir lavouras e comunidades. Na concentração para a saída, no primeiro dia, será oferecido café da manhã, apresentações culturais e, também, será feito o aquecimento. Os andarilhos irão percorrer o trajeto em 02 dias, por belas paisagens e pontos turísticos. 

Serviço: Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STRAP) – (28) 3536 1457/ Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Seturce) –  (28) 3536 3668 . Fonte:PMA
 
  _________________________________________________________________________

Governador do Estado visita Centro Cultural de Anchieta

Sexta-feira (24), após a inauguração do Caps AD, em Guanabara, litoral de Anchieta, o governador do Estado, Renato Casagrande e o prefeito Edival Petri visitaram as obras do Centro Cultural de Anchieta, no Centro da cidade.Petri e a gerente de Cultura e Patrimônio Histórico, Telma Amaral, apresentaram ao governador todos os espaços que irão funcionar para fomentar a cultura no município. “Uma belíssima obra. Investimento certo para evidenciar e estimular as manifestações culturais dessa terra”, disse Casagrande.As obras do Centro Cultural de Anchieta estão na reta final e a previsão que seja inaugurado em setembro. O desafio da obra é conciliar o antigo e o novo, já que o antigo Hotel Anchieta, do século passado, dará lugar ao novo espaço, preservando, principalmente, sua identidade histórica.Fonte:Gerência de Comunicação Social PMA

______________________________________________________________________________

Iniciadas obras dos campos de futebol de Ubú e Recanto do Sol

Em Ubú, será construído um campo de futebol oficial, com complexo administrativo, vestiário, alambrados, área de lazer, arquibancadas, banheiros, praça de alimentação e substituição do gramado. O valor de investimento é de R$ 1,3 milhão. A empresa executora é a RR Costa Construções Ltda. que terá 240 dias para entregar a obra concluída.Na comunidade de Recanto do Sol o investimento será de aproximadamente R$ 600 mil, que contemplará substituição do gramado, construção de vestiário, bancos de reserva cobertos, alambrado. A RR Costa Construções Ltda., empresa responsável pela obra, se comprometeu em entregar a obra no mês de dezembro, mas o prazo oficial para conclusão, conforme rege no contrato, é de seis meses.Fonte:Gerencia de Comunicação Social PMA

_____________________________________________________________________________

VARGEM ALTA: MENINO DE 8 ANOS É CAMPEÃO DE RODEIO EM BARRETOS

 Por: Thiago Lorencini do Nascimento

 

Foto:Rodrigo em 1º Lugar

 Rodrigo Lorencini, de apenas 8 anos, mora na pacata comunidade de Belém, interior de Vargem Alta. Alimentado por um sonho, o pequeno escreveu uma carta e levou aos correios sem que ninguém soubesse. Com a intervenção de várias pessoas a carta chegou a Barretos, sem que ele suspeitasse de nada.Os idealizadores do envio da carta não tinham expectativa alguma de um retorno, mas todos foram surpreendidos quando a Associação Os Independentes – organizadora do evento de Barretos – enviou vários presentes para Rodrigo. Surpreso, ele disse: “Não sei o que fazer com tanta felicidade”. O que ele não sabia é que essa história estava longe do seu fim.

Emocionado com a história simples e determinada do nosso pequeno herói, o presidente da Associação, Hugo Resende Filho, convidou Rodrigo e sua família através de um vídeo para conhecerem a Festa do Peão já garantido a inscrição do Rodrigo no Rodeio em Carneiros e seu irmão Mateus como salva vidas.

Foto:Rodrigo com irmão Mateus que participou como salva vidas
 Chegando lá todos ficaram muito emocionados por Rodrigo ter conseguido levar toda a sua família para realizar esse sonho. E nosso pequeno capixaba fez bonito, no sábado (18/08/2012) montou pela primeira vez num carneiro e se classificou para a final da etapa do fim de semana. No dia seguinte (19/08/2012) ele realizou seu sonhou em montou na arena principal do rodeio, e ainda conseguiu vencer. Com o título de Campeão da etapa Rodrigo ganhou uma fivela que deu a ele o direito de participar da grande final do próximo fim de semana, porém ele e sua família retornaram de viagem na segunda feira (20/08) e foram recepcionados com muito orgulho por seus parentes no aeroporto de Vitória.

 ___________________________________________________________________________

 

ABERTURA DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES DE ITAPEMIRIM 2012

Alunos e professores de várias escolas do Município compareceram ao evento que contou com a presença de antigos atletas itapemirinenses, que representaram a cidade em competições esportivas nas décadas de 80 e 90. Atletas do passado, que nas competições olímpicas municipais deste ano são os grandes homenageados.  “Eles são merecedores desta homenagem. Merecem todo nosso respeito e admiração. São pessoas que brilharam no esporte, trouxeram honras e glórias para o Município e hoje estamos aqui, para aplaudi-los e agradecê-los”, disse emocionada a Secretária de Esporte e Lazer, Ana Márcia Salles.Em 2012, as Olimpíadas Escolares terão a participação das seguintes escolas: E. E. Washington Pinheiro Meirelles, E. E. Antônio Jacques Soares, E. E. Leopoldino Rocha, E. M. Elvira Meale Lesquevis, E. M. Marluce Bianchi, E. M. Pedro Siqueira, E. M. Narciso Araújo e E. M. Anacleto Jacinto Ribeiro.Estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – categoria infantil, e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio – Categoria juvenil, até o dia 24 de agosto, defenderão suas escolas em vários jogos em modalidades como futsal, handebol, basquete, vólei, xadrez e atletismo.Veja as fotos:

 

 Fonte:Assessoria de Comunicação PMI-Fotos/Reprodução   _______________________________________________________________________________

Anchieta: Ideb - Escola de Alto Pongal é a 9ª melhor unidade do Estado


 De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada, o município de Anchieta superou mais uma vez as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tanto para os anos iniciais, quanto para os finais do ensino fundamental. A Escola Municipal de Alto Pongal, no interior do município, atingiu a nota 5.3 no 9º ano do Ensino Fundamental, ficando no ranking das nove melhores escolas do Estado, segundo Ideb 2011.
De maneira geral, o município vem crescendo suas notas a cada ano. A meta estabelecida pelo MEC para este ano no 5º ano do ensino fundamental era de 5.1, Anchieta alcançou 5.2. Já no 9º ano, o município cresceu 17% em relação a média do MEC que é de 3.6.
O diretor da unidade, Gelson Calenzani, atribui essa conquista nas ações que vêm sendo realizadas dando total atenção ao aluno. “Atribuo esse nosso crescimento à administração municipal, que tem focado no aluno”, disse.
A titular da pasta, Márcia Moura, lembra que a conquista na educação depende do envolvimento de todos, do aluno, da família, da escola e da comunidade. Fonte:Gerência de Comunicação Social PMA
    __________________________________________________________________________

Estudante de Marataízes leva prêmio nacional em redação


Um estudante de uma escola pública da localidade de Jacarandá, em Marataízes, no Litoral Sul do Estado, será premiado no Rio de Janeiro, pela Academia Brasileira de Letras (ABL). A redação escrita por ele, em comemoração ao centenário do Barão de Rio Branco, está entre as dez melhores de todo o país.Arthur Almeida Campanha, 17 anos, inscreveu-se no concurso realizado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Fundação Alexandre de Gusmão-Academia Brasileira de Letras no fim do ano passado. Oito meses depois, recebeu a notícia de que ele e uma ex-estudante da escola, que hoje mora em Minas Gerais, ganharam. "É muito gratificante saber desse prêmio", afirmou Arthur.Ele escreveu uma redação que uniu o lado infantil com a história do Barão de Rio Branco. "Durante a pesquisa, cheguei à moeda de R$ 0,50, que tem o rosto dele impresso. Então, comecei a redação com um diálogo entre um avô e um neto sobre o herói (Barão) e fui contando, de maneira mais coloquial, a vida desse importante nome da história brasileira", lembra.
Esse não é o primeiro concurso de redação que Arthur vence: em 2011, ele ficou em primeiro lugar em um realizado pela Secretaria Estadual da Educação.
O aluno contou que continuará a se inscrever em concursos, mas seu objetivo é o vestibular de Engenharia Aeroespacial no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
Nesta segunda-feira (20), Arthur viaja para o Rio de Janeiro, onde será premiado no dia seguinte, junto de outros jovens do país.Fonte:gazetaonlinesul.com.br


___________________________________________________

Atletas de Itapemirim representarão o Espírito Santo na Fase Nacional das Olimpíadas Escolares Brasileira

  No dia 11 de agosto, atletas de Itapemirim, participaram em Vitória da final estadual das Olimpíadas Escolares Brasileira – Modalidade Atletismo. Durante a disputa, os esportistas que ficassem em primeiro lugar representariam o Espírito Santo na última etapa da competição. Os atletas do Município, Bruna Santos, Walace Cardozo e Milena Santos venceram as 3 primeiras fases das Olimpíadas e entre os dias 6 a 15 de setembro, representarão o Espírito Santo na última fase, a nacional, que acontecerá em Poços de Caldas, Minas Gerais.Durante a final estadual, Bruna Santos ganhou medalha de ouro na corrida de 75 metros e medalha de prata no salto em distância. Walace Cardozo competiu e conquistou o primeiro lugar na corrida de 80 metros com barreira e prata no salto em distância, na categoria masculina. E os atletas Milena Santos e Manoel Neto conquistaram, respectivamente, medalha de prata e medalha de bronze no lançamento de dardo.“Todos nossos atletas são muito talentosos. Quatro, conseguiram medalhas na final da etapa estadual e desses, três terão a honra e a responsabilidade de representarem nosso Estado na etapa final, a mais importante, a nacional. Eles competiram com outros grandes atletas, conseguiram a vitória em todas as fases das Olimpíadas e hoje representarão Itapemirim e o nosso Estado na última etapa. Vamos torcer pra que eles consigam mais esta vitória e tragam o troféu para casa. Vencendo, eles serão campeões brasileiros das Olimpíadas em suas categorias”, destacou a Secretária de Esporte e Lazer, Ana Márcia Salles.

Professora Renata Vinte com os atletas Bruna Santos e Walace Cardozo e a Secretária Ana Marcia Salles.

Os atletas Milena Santos e Manoel Neto.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI /Fotos:Reprodução

_________________________________________________________________________________________________________________

Anchieta: Ainda há vagas para o curso de teatro gratuito para a Terceira Idade

 A Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico abriu uma nova turma, com 20 vagas específicas para a Terceira Idade, para o Curso de Teatro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Casa da Cultura. A aula inaugural acontece na hoje (13), às 13 horas. Os cursos irão acontecer todas as segundas e sextas, das 13h às 15h30, na sede da Escola de Governo. O objetivo dos cursos e oficinas oferecidos pela Gerência é de facilitar o acesso do cidadão à cultura, além de fomentar o surgimento de novos talentos, proporcionando atividade cultural para a população.
Serviço:
Inscrição na Casa da Cultura – Tel.:  28 3536 2467  (Bairro Porto de Cima, próximo ao Hospital do Mepes)/ Gerência de Cultura -  (28) 3536 3577

 Fonte:Assessoria de Imprensa/Gerência de Comunicação Social PMA

 ___________________________________________________

Itapemirim na Final Estadual das Olimpíadas Escolares 2012

Hoje, dia 11 de agosto, a Prefeitura de Itapemirim, através da Secretaria de Esportes e Lazer levará alunos das Escolas do Município, para participarem da final das Olimpíadas Escolares Estadual – Modalidade Atletismo, que acontece em Vitória, na pista de atletismo do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo).As Olimpíadas Escolares é o maior evento esportivo do Brasil. Desde 2005, resgata a importância das competições estudantis no País, promovendo a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens a partir de uma prática positiva e saudável e é um excelente momento desportivo para revelar novos talentos.A competição estadual, organizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer é dividida em quatro etapas: municipal, regional, final sul e norte e final estadual. Nossos campeões do atletismo (em todas as categorias da modalidade) venceram as três primeiras etapas estaduais e se ganharem a última, representarão o Espírito Santo na fase nacional que acontecerá em Poços de Caldas (MG), entre os dias 06 a 15 de setembro.“Peço pensamento positivo de todos e vamos torcer para que nossos atletas tragam mais medalhas para Itapemirim, que vem se consolidando cada vez mais no atletismo”, lembrou Ana Márcia Sales, Secretária de Esporte e Lazer.
As Olimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e correalizadas pelo Ministério dos Esportes e Organizações Globo.Fonte Assessoria de Comunicação PMI

 __________________________________________________

Interior de Anchieta irá sediar Sabores da Tapioca

Os moradores da comunidade vêm reafirmando sua tradição agrícola com base na produção do aipim que tem influência em sua culinária. Da expressiva produção local do tubérculo, derivaram alguns sabores da gastronomia, onde a tapioca é o grande destaque. A comunidade de Simpatia é reconhecida pela sua culinária; o tempero guarda o sabor da comida caseira e já atrai visitantes aos finais de semana para saborear a famosa “galinhada de Solange” e as tapiocas com vários sabores, servidos na Casa da Tapioca.
Programação:

12h – Chegada da cavalgada de tropeiros
13h – Apresentação dos violeiros “Ney e Amarildo”
15h – Apresentação da dança da Tapioca
15h30min – Apresentação da dança do Carimbó
16h – Confecção da Tapioca Gigante
18h – Banda Casaca
20h – Apresentação da dupla “Fernando e Reginaldo”

Gerência de Comunicação Social/ PMA
Telefone: (28) 3536 1785/  (28) 9969 7693  

 ____________________________________________

Projeto Cultura nas Estradas em Muritioca



Mais uma comunidade de Itapemirim recebeu o Projeto “Cultura nas Estradas”. Neste último sábado, dia 04 de agosto foi a vez dos moradores da comunidade de Muritioca, Distrito de Itaipava, participarem do programa que leva cidadania e conhecimento para todos os cantos do Município.Realizado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura as famílias da localidade tiveram um dia inteiro de diversão.Foram oferecidos gratuitamente várias atividades, além de apresentações culturais, como teatro, dança e música. A criançada se divertiu com leitura de histórias em quadrinhos, pintura facial, teatro, tenda de artes, roda de leitura,  pula-pula, escorregador inflável, cinema ao ar livre, entre outras brincadeiras.Para encerrar a festa, a noite os moradores curtiram um animado show com Cleidimara e João Paulo.O Programa percorre as várias localidades do Município e é sucesso por onde passa, confira algumas fotos do último evento.


  Fonte:Assessoria de Comunicação PMI-Fotos Reprodução

________________________________________________

Londres 2012: Zanetti credita ouro inédito a estratégia e concentração

 O ginasta brasileiro Arthur Zanetti conquistou nesta segunda-feira a primeira medalha da história da ginástica artística brasileira e ainda realizou duas proezas: foi medalhista de ouro – superando o tetracampeão mundial chinês Chen Yibing – e fez isso competindo nas argolas, modalidade de pouca tradição no Brasil."Me sinto muito bem, sinto satisfeito pela medalha que é pelo Brasil – a primeira medalha na ginástica. Estou bem satisfeito pelo meu esforço e por todos os profissionais que me ajudaram a conquistar essa medalha", disse Zanetti, logo após descer do pódio.O ginasta revelou ter usado dois artifícios para conseguir subir ao pódio na ginástica artística.Sua primeira tática foi traçada ainda nas eliminatórias para a prova. Zanetti fez questão de se classificar na décima posição – podendo assim se apresentar por último na final. Na visão do brasileiro, essa estratégia colocaria mais pressão em seus concorrentes do que nele próprio. Fonte: BBC Brasil

 _________________________________________________

FESTIVAL DE CINEMA DE MUQUI ABRE INSCRIÇÕES PARA CURTAS-METRAGENS

O 1º Festival de TV e Cinema Independente de Muqui (FECIM) recebe, até o dia 30 de agosto, inscrições de curtas-metragens para participação na mostra competitiva do evento. Os filmes devem ter até 15 minutos, podem ser captados em qualquer mídia, não têm restrição quanto ao ano de conclusão e a temática é livre. O FECIM acontece entre os dias 01 e 04 de novembro. As obras podem ser enviadas pela internet ou pelo correio. Caso escolha a primeira opção, o proponente deve enviar o link do curta-metragem, hospedado em algum site de vídeo, por email (contato.fecim@gmail.com) com o título "INSCRIÇÃO" na mensagem. No corpo do email ou em anexo, é preciso constar a ficha de inscrição preenchida, que está disponível no site do festival (www.fecim.com.br). Caso selecionado, o curta deve ser encaminhado em formato digital posteriormente.As inscrições enviadas pelo correio devem ter uma cópia digital, em DVD, e imagens da obra para divulgação no festival. A ficha de inscrição também deve constar anexa. O endereço é FECIM – Festival de TV e Cinema de Muqui – Rua Coronel Marcondes, n. 66, Centro – Muqui-ES. CEP: 29480-000.Em comemoração aos 100 anos de emancipação política de Muqui, a cidade recebe o seu primeiro festival audiovisual. Os três melhores curtas - escolhidos pelo júri oficial - e o melhor curta - escolhido pelo júri popular - receberão o troféu "Cidade Menina", título dado ao município sede do evento. Fonte:gazetaonlinesul.com.br

 _________________________________________________

Jovens itapemirinenses selecionados para testes em grandes clubes cariocas

Os atletas da seleção de Itapemirim de futebol de base, estarão em fase de testes no Clube de Regatas Vasco da Gama e Fluminense Futebol Clube entre os dias 06 e 08 de agosto de 2012.Após jogos da Copa A Gazetinha de futebol de base – fase regional, os atletas Brenner Ramos, Lohran Rangel, Richard Vieira, Rafael Maçalino e Alexander Peixoto, foram escolhidos por olheiros das equipes para os testes em seus Centros de Treinamentos.Os atletas viajarão no domingo, 05 de agosto, e ficarão alojados próximo aos centros de treinamentos, em um sítio, onde gozarão de todo conforto e tranquilidade, concentrados para desenvolver o melhor de seus potenciais futebolísticos. Na viagem os jovens estarão acompanhados por seu treinador Cláudio Gomes, ex-atleta do Vasco da Gama e Flamengo; pela preparadora física, Tarciany Leal; pela Diretora de Esportes, Ana Carla e pela Secretária Ana Márcia Sales da Penha.Fonte:Assessoria de Comunicação PMI

 _______________________________________________________________

Quadro de medalhas


País
ouro
prata
bronze
total
1
China
17
9
4
30
2
Estados Unidos
13
8
9
30
3
Coreia do Sul
6
2
4
12
4
França
5
3
5
13
5
Coreia do Norte
4
0
1
5
18
Brasil
1
1
1
3

Fonte:Portal Estadão.com.br(02/08/12- 09:34)

______________________________________________________________________


CONVOCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação, através dessa CONVOCA a todos os alunos, usuários do Transporte Escolar Superior, a comparecem a Sede da Secretaria na Rua: Franscisco Henrique de Araújo de Araújo, s/n – Bairro Vila Nova – Itapemirim-ES para Renovação das Carteiras de Estudante para o 2º semestre, no período de 30/07 a 03 de agosto de 2012, no horário de 08:30 às 11:00 e das 13:30 às 16:00 horas.
O não comparecimento para renovação será entendido como desistência da vaga. Os estudantes deverão comparecer munidos dos seguintes documentos:
_ Declaração da Faculdade de que cursou o 1º semestre e irá cursar o 2º;
_ Cópia do Calendário Escolar do 2º Semestre;
_ 1ª via ca Carteira de Estudante.
Para qualquer esclarecimento – Tel: 3529-6170 e 3529-6089

Fonte:Assessoria de Comunicação PMI

 __________________________________________________

Olimpíadas 2012: Dilma destaca importância do Bolsa Atleta para esportistas brasileiros

Agência Brasil

Brasília – Ao comentar a participação brasileira nos Jogos Olímpicos que começam na próxima sexta-feira (27) em Londres, a presidenta Dilma Rousseff destacou hoje (23) que, dos 259 esportistas da delegação, 111 são beneficiários do Bolsa Atleta. Além disso, no programa semanal Café com a Presidenta, ela ressaltou que atualmente mais de 4 mil esportistas recebem o benefício no país. “O Bolsa Atleta apoia desde os esportistas que estão começando a carreira até aqueles que já competem em Olimpíadas ou Paralimpíadas. Esse é um benefício importante porque permite que o atleta se dedique com muito mais tranquilidade aos treinamentos e às competições”, disse.Para 2012, a previsão é que cerca de R$ 60 milhões sejam investidos no Bolsa Atleta, além de R$ 200 milhões na modernização de centros de treinamento e R$ 13 milhões em equipamentos esportivos.O governo vai investir também R$ 1 bilhão na construção e na cobertura de mais de 2.800 quadras esportivas em escolas públicas de todo o país. Até 2014, a expectativa é que sejam construídas 6 mil quadras enquanto 4 mil devem receber cobertura.“É na quadra da escola, nas aulas de educação física, que a maioria das crianças tem o primeiro contato com o esporte. É uma oportunidade para muitos deles revelarem seus talentos, terem uma vida mais saudável e se apaixonarem pelo esporte”, disse.

 __________________________________________________

Alunos sofrem com salas alagadas no distrito de Itaipava, em Itapemirim

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Leopoldino Rocha, em Itaipava, distrito de Itapemirim, no Litoral Sul, tiveram uma surpresa na segunda-feira (16).
Eles encontraram as salas de aulas alagadas, devido a uma obra que a instituição realiza. Segundo os estudantes, parte do telhado foi retirada com a promessa de ser trocada antes de eles retornarem das férias.Mas a situação encontrada na escola foi bem diferente. Os alunos do 3º ano do ensino médio foram liberados das aulas, pois não tinham condições de estudar."A direção juntou as três salas de 3º ano em um único espaço, mas estava com goteiras, e não teve como a gente ficar. Então, a diretora liberou os alunos", explicou a estudante Aline Fernandes, 16 anos.A aluna contou que o problema também atinge outras salas da escola, e até mesmo a dos professores, que estava com o teto úmido. "Nunca aconteceu nada tão grave como hoje (ontem), a ponto de ficarmos sem aula. No ano passado, um ventilador caiu do teto e atingiu de raspão um aluno", lembrou a estudante.
A nova sede da escola está quase pronta. De acordo com os alunos, a informação que lhes foi passada é de que faltam apenas a pintura das paredes e a rede de esgoto para que ela seja inaugurada.Em nota, o gerente de Rede Física da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Aurélio Ribeiro, informou que as obras do novo prédio da Escola Leopoldino Rocha estão em andamento e atendem ao cronograma estabelecido. A conclusão está prevista para 2013.A gerência informou ainda que, mesmo com a obra da nova unidade, havia a necessidade de reforma no prédio atualmente em uso para a recuperação do telhado. A cobertura foi retirada na semana passada, e o serviço está em andamento.
A direção da escola informou que as aulas foram suspensas por causa das chuvas, mas já está sendo planejada a reposição aos sábados, no decorrer do semestre letivo. A direção acrescenta que mantém uma equipe de limpeza na unidade de ensino para evitar o acúmulo de água.Fonte:gazetaonlinesul.com.br

 ___________________________________________________

Em Marataízes será inaugurado uma homenagem ao município


A artista plástica Ana Cazetta inaugura, amanhã, em Marataízes, no Palácio das Águias, a mostra “Das Montanhas ao Mar”, um trabalho em homenagem ao município. São 25 quadros que retratam a beleza natural do patrimônio arquitetônico e natural, entre eles, o centro antigo, parte de seu casario mais antigo, suas lagoas, falésias, a Estação Ferroviária, algumas praias como: Missinho, do Iate, dos cações e lagoas: do Siri, Boa Vista e outras, além de 9 flores e naturezas mortas, em óleo e acrílica sobre tela.
A exposição permanecerá aberta a visitação até o dia 30 deste mês, de segunda a sextas de 13h ás 17h. A pintora tem seu trabalho reconhecido nacionalmente e foi premiada pela Sociedade Brasileira de Belas Artes, União Nacional dos Artistas Plásticos, Associação dos Artistas Plásticos e da Sociedade Antônio Parreiras.
Mineira, nascida em Astolfo Dutra, criada em Ubá região da Zona da Mata, Minas Gerais, Ana estudou Belas Artes na Escola Guignard em Belo Horizonte. Morou em Cachoeiro de Itapemirim-ES onde inaugurouum ateliê em 1993 com aulas de desenho, pintura e arte terapia. Reside atualmente em Piúma-ES. Fonte:http://www.folhadoes.com

 ___________________________________________________

CENTRO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA DE ITAPEMIRIM SERÁ INAUGURADO EM ITAOCA
        
Para melhor atender os turistas que todos os anos lotam as praias de Itapemirim e para apresentar-lhes outras atrações que o Município oferece, a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura inaugura, em Itaoca, na Avenida Itapemirim, no Centro Operacional da Administração Regional, próximo à Casa do Artesão, o Centro de Informação Turística de Itapemirim- CITI.
         Com a finalidade de melhorar o fluxo de informações, o espaço irá orientar visitantes e moradores sobre atrações e pontos turísticos de Itapemirim, tirar dúvidas, fornecer folhetos e programações de eventos da cidade, indicar hotéis, pousadas, transportes, entretenimento entre outros.
         Segundo informações da Secretaria Municipal de Turismo, Luciá Sampaio, os servidores que trabalharão no local foram orientados a realizar um cadastramento de profissionais de diversas áreas. Tal levantamento servirá como banco de dados para os turistas e moradores que necessitarem de informações referente a prestações de serviços.
         O CITI funcionará de segunda a sexta, das 08h às 18h e sábado, das 08h às 13h e será inaugurado nesta quinta-feira, dia 12 de julho, às 09h,  com um delicioso café da manhã. Você e sua família são nossos convidados para participarem desta grande conquista, que contribuirá para o desenvolvimento do Setor Turístico do  Litoral Sul do Espírito Santo. Fonte:Assessoria de Comunicação da PMI

 ____________________________________________________

Moradores de Anchieta irão ganhar 10 academias populares

Sedentarismo não fará mais parte do vocabulário dos anchietenses. Serão instaladas 10 academias populares nas praças do município. Uma já foi instalada no bairro Ponta dos Castelhanos e outra está sendo montada em Ubu.
O projeto incentiva acabar com o sedentarismo no município, beneficiando moradores da sede, litoral e interior. As academias serão instaladas ao ar livre, com equipamentos modernos e que podem ser utilizados por qualquer cidadão, na hora que desejar.
Além de Ponta de Castelhanos e Ubu, serão beneficiadas as comunidades de Porto de Cima e Alvorada (na Vila Olímpica), na sede; nos balneários de Iriri, Parati, além das comunidade de Mãe-Bá, Recanto do Sol, Jabaquara e Alto Pongal.
De acordo com informações da Gerência de Esportes e Lazer Comunitário, em até 60 dias todas as academias serão instaladas. “Estamos recebendo os materiais e iniciando a implantação dos equipamentos. Tomamos o cuidado de não gerar concorrência com as empresas do setor, existentes no município. O nosso objetivo é proporcionar qualidade de vida para a população”, disseram os responsáveis pelo projeto.
Cada academia irá possuir de sete a 10 aparelhos, dependendo do espaço disponibilizado na comunidade escolhida. Fonte:Gerência de Comunicação Social PMA

______________________________________________________________________________________________

 Avant-Première marca lançamento do Festival de Inverno de Domingos Martins

 A avant-première do XIX Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins foi realizada na noite dessa quinta-feira (05), no Theatro Carlos Gomes e marcou o lançamento do festival, que ocorrerá de 20 a 29 de julho. O tema "Do prelúdio ao baião" é uma homenagem aos músicos e compositores Claude Debussy e Luiz Gonzaga. 
A noite teve apresentações do pianista Fernando Vago, que interpretou músicas de Debussi e Villa Lobos e do acordeonista Mirano Schuler e seu Trio Gonzagão de Cartola, que agitou o público com composições consagradas de Luiz Gonzaga. 
Em seu discurso, o governador Renato Casagrande ressaltou a importância do festival e da música como instrumento de inclusão social. “O Festival de Domingos Martins já se tornou uma referência como evento em que a música é o foco para atração turística, mas que também tem uma função social muito importante. Nós temos hoje 1.800 alunos nas escolas públicas da Grande Vitória aprendendo música. 
Muitos dos alunos do festival são bolsistas, ou seja, é a música e a cultura ajudando na promoção da cidadania dos jovens capixabas”, comemorou o governador. 
O prefeito de Domingos Martins Wanzete Krüger agradeceu o apoio e a parceria do Governo do Estado para o resgate do formato original do festival, focado na música erudita e popular, garantindo à cidade um evento bem elaborado. “Antes, a cidade ficava lotada, suja e tinha fila para tudo. Agora, nós temos um público compatível com nossa estrutura e condições de apresentar um espetáculo com música de excelente qualidade, com conforto e bom atendimento para os visitantes”.
 O maestro Helder enfatizou a qualidade dos músicos que participam do evento, o que faz do festival um sucesso cada vez maior. “O nível dos professores tem atraído alunos de todos os cantos do Brasil e até do exterior. Das 32 oficinas oferecidas, 15 já estão lotadas. Devido à grande procura, tivemos que ampliar as vagas em algumas delas”.  Fonte:http://www.es.gov.br



  ___________________________________________________

Prefeitura de Piúma entrega os prêmios aos ganhadores do concurso de redação

1º lugar Ens.Fundamental - Carolayne de Alvarenga Rúbio - EMEF Itaputanga

 A Prefeitura de Piúma, por meio da Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação, entregou na noite do dia 28 de junho, na Praça Oenes Taylor, os prêmios aos ganhadores do concurso municipal de redação, cujo tema foi “Vida de Pescador”, que foi promovido como forma de homenagear os pescadores do município, além de incentivar a produção literária entre os alunos.

1º lugar Ensino Médio - Victor Peçanha Pontini - Ifes

 Participaram do concurso, alunos de todas as instituições de ensino do município. O concurso foi dividido em duas categorias, Ensino Fundamental e Ensino Médio, os ganhadores de cada categoria receberam: 1º lugar - Netbook, 2º lugar - Tablet e 3º lugar - Celular.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito José Ricardo, secretários municipais, professores, diretores, alunos e seus familiares. O prefeito de Piúma, José Ricardo da Costa, em sua fala lembrou a importância da educação para o futuro dos nossos jovens, e, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que se empenharam para a realização desse concurso. “Fiz uma leitura dos textos, estou muito feliz com o desempenho dos nossos alunos”, disse ele.
Durante a entrega dos prêmios, os alunos vencedores tiveram a oportunidade de ler seus textos.
Os vencedores do Ensino Fundamental foram:
1º lugar - Carolayne de Alvarenga Rúbio (aluna do 9º anoda Escola Itaputanga);
2º lugar - Anderson Soledade Barbosa (aluno do 9º ano da Escola Professora Filomena Quitiba);
3º lugar - Mileni M. C. Zuqui (aluna do 6º anoda Escola Professora Filomena Quitiba).
Os vencedores do Ensino Médio foram:
1º lugar - Victor Peçanha Pontini (aluno do Ifes);
2º lugar - Renato Gomes (aluno do 2º ano, Pesca, Ifes);
3º lugar - Marcella Feres de Souza Siqueira (aluna do 2º ano, Pesca, Ifes).Fonte:Chefia de Comunicação e Marketing PMP

 ____________________________________________________

MUQUI É DECLARADA CAPITAL ESTADUAL DA CULTURA

No domingo 24 de junho, dia de São João, Muqui foi presenteada com o título de Capital Estadual da Cultura através da promulgação da Lei 9.855/2012, proposta pelo Dep. Estadual Glauber Coelho que, pessoalmente, veio trazer a placa comemorativa do momento histórico e entregá-la em mãos do Prefeito Municipal Nicolau.A honraria, além de encher o povo muquiense de orgulho, traz vislumbres de grandes oportunidades à frente, tendo em vista a ampla divulgação que nossa cidade terá no cenário turístico estadual, sendo este também um dos primeiros degraus para a possível futura declaração de Muqui como Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 A conscientização, desta geração que se inicia, para o grande valor histórico e cultural que Muqui tem e merece, pavimentará a estrada do crescimento econômico e criação de oportunidades de trabalho e negócios para todos os que aqui moram e vivem. Fonte:Assessoria de Comunicação PMM

 ____________________________________________________

Aprovada cota social e racial para 50% das vagas em federais

Em reunião movimentada pela presença de estudantes e entidades que defendem cotas no ensino superior público, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quinta-feira 28) projeto de lei que institui um sistema de reservas de vagas nas universidades e instituições de ensino técnico federais para alunos da rede pública de ensino. Trata-se do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 180/2008, que vem tramitando há 13 anos. Após a aprovação, o público cantou o Hino Nacional.
O texto reserva, no mínimo, 50% das vagas por curso e turno para quem tenha feito integralmente o ensino médio em escolas públicas, além de sugerir critérios complementares de renda familiar e identidade étnico-racial.
Dos 50% destinados aos alunos de escolas públicas, 25% dos estudantes devem ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita. Para a outra metade, não há renda definida.O projeto passou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no início do mês, após quatro anos de exame naquela comissão. Fonte:Agência Senado

  ______________________________________________________________

Anchieta é roteiro da III Expedição Tropeira do Imigrante

Serão cinco dias de cavalgada, percorrendo os principais roteiros turísticos da Região da Costa e da Imigração e das Montanhas Capixabas. O início será em Anchieta, na próxima quarta-feira (27), com destino a Conceição do Castelo, onde a expedição chegará no domingo (30). O percurso será entre os municípios de Alfredo Chaves, Vargem Alta, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante. Mas é de Venda Nova do Imigrante que a tropa será enviada, no dia 26, a partir das 18h.A Tropa estará reunida em uma fazenda em Anchieta no dia 27 e partirá para a Praça dos Imigrantes, onde irá assistir aula de culinária com os chefs Alessandro Eller e Gilson Surrage, que irão ensinar o preparo de arroz carreteiro e linguiça flambada.Os participantes irão passar por diversas propriedades de agroturismo, onde poderão apreciar cachoeiras, rios, matas, lavouras, rampa de voo livre e comidas típicas da região.

O sucesso do turismo e agroturismo nessas regiões se devem à combinação de interesses, de um lado o empreendedor necessitando de uma agregação de valor à sua produção e/ou renda complementar e do outro os residentes dos centros urbanos, fugindo do ritmo estressante das cidades em busca do modo de vida simples do campo, da vivência com o natural, a qualidade de vida.Com base neste potencial, o “Tropeirismo” é o motivo principal, pela capacidade de articular diferentes agentes sociais em torno de uma proposta de resgatar a “identidade” histórica dessas regiões e sua importância na história do Estado, servindo como suporte para essa construção. Veja a programação completa no site do evento: www.okproducoes.com      Fonte: Gerência de Comunicação e Marketing da PMA

 ________________________________________________________________

A BOLA VOLTA A ROLAR EM ITAPEMIRIM COM A REALIZAÇÃO DE MAIS UM CAMPEONATO

Itapemirim vai sediar mais um grande evento que reunirá centenas de torcedores empunhando suas bandeiras e fazendo barulho para seus times: Trata-se da realização da final do Campeonato Municipal de Futebol Feminino que vai balançar as tranças e as redes do Estádio José Olívio Soares, o conhecido Campo do Atlético da Vila.“Vamos vir para mostrar que mulher gosta de maquiagem, cabelos bonitos, mas também não abre mão de bater uma redondinha e encaixa-la no canto do gol do adversário, diz a entusiasmada centro- avante do time da casa Márcia Borges.A Secretária Municipal de Esportes, a Professora Marcinha abre um largo sorriso só de se ver entrando em campo para apitar o final de mais um projeto voltado para o esporte.Então tá, se o jogo vai ser de categoria, não vale canelada, o negócio é ir na bola e deixar a redondinha rolar e a rede balançar.

Anote os horários dos jogos e marque presença, afinal esporte é saúde, é integração e vale como diversão...
 DIA 23/06/2012
 13:30
 FEMININO:
PÉROLAS DA VILA
 15:00
 VETERNANOS
 ATLÉTICO X GARRAFÃO
 CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL FEMININO- TAÇA LACINIO LIMA
 CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL VETERANO- TAÇA HAMILTON SANTOS
 As premiações serão entregues após as partidas.Fonte:Assessoria de Comunicação PMI

 ____________________________________________________

ITAPEMIRIM BRILHOU NO IX CONFABANI





A Praça Domingos José Martins transformou-se no palco de evoluções perfeitas de balizas que contorcionam seus corpos em busca do movimento perfeito. O público que ocupou as arquibancadas foi ao delírio diante de perfomances das bandas e fanfarras que entravam na avenida entoando seus instrumentos em perfeita sintonia.
   Nesta edição de 2012, Itapemirim recebeu 30 agremiações de diversas partes do país. Algumas com sabor de estréia em concurso de tão alto nível.

    “Sabemos de nossa responsabilidade diante das concorrentes que entrarão na avenida com toda garra para levarem o troféu de campeã para sua cidade”, frisou o regente do Município de Iconha que já participa do evento há vários anos.
   Foram dois dias de muita emoção, aplausos e homenagens. A COMUDI, Corporação Musical Douglas Ramos entrou na avenida inovando em coreografia e perfomance, arrancando calorosos aplausos da plateia.

     Mesclando sons tradicionais de festivais e trazendo novidades que estão no hit parede, a COMUDI homenageou a Chefe do Executivo com a entrega de uma peça artesanal confeccionada pelos servidores da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura para ratificar a relevância da Gestora como incentivadora de projetos culturais de relevância para o Município.
CLASSIFICAÇÃO:
Categoria Banda marcial Juvenil- COMULLC de Campo Acima Itapemirim
Categoria Banda marcial Sênior- COMUDI





Fonte:Assessoria de Comunicação PMI  
 ______________________________________________________________________

BANDA MARCIAL DE MARATAÍZES É A GRANDE CAMPEÃ NA CATEGORIA NO IX CONFABANI 2012 



Considerado uma tradição em Itapemirim, o CONFABANI já é parte da identidade cultural do município e é considerado um dos maiores concursos de bandas e fanfarras do país e o principal do gênero no Espírito Santo. Segundo os organizadores, o evento visa o resgate da cidadania e inclusão social por meio da musicalidade e civilidade, além de estimular o aprendizado musical das escolas, promover o desenvolvimento das técnicas musicais, a competição sadia e a troca de experiências entre as bandas e fanfarras do município e de outras cidades do Brasil que participam da competição. Este ano, o Concurso contou com a participação de 30 Corporações Musicais, vindas de diversos estados brasileiros, o que atraiu uma grande multidão para o município.

“Fiquei muito emocionado em ver o desempenho dos jovens, foi uma festa muito bonita, todos fizeram belíssimas apresentações. Parabenizo o município de Itapemirim pela organização e pelo espetáculo musical, colocando os nomes dos municípios do Litoral Sul Capixaba em destaque à nível nacional. Em especial, quero parabenizar a nossa Corporação Musical, COMUSMA, pela qualidade musical e pela disciplina, estamos orgulhosos de todos vocês”, parabeniza o prefeito de Marataízes, Jander Nunes Vidal.
 

 A 1ª etapa da competição aconteceu no sábado (16), sendo uma disputa entre as bandas de percussão. No domingo (17) o Concurso começou bem cedo, desde as 08 horas e estendeu-se durante todo o dia, sendo finalizado com a premiação de troféus e conquista de títulos referentes à classificação em cada categoria e modalidade.

Dentre belíssimas apresentações, a Corporação Musical de Marataízes – COMUSMA, sob a regência do maestro Flávio Marvila, encerrou as apresentações do Concurso, levando diversos troféus, sendo, 1º lugar em Regente, 1º lugar em Corpo Coreográfico, 1º lugar em Corpo Musical, 2º lugar em Baliza, 2º lugar em Balizador e 3º lugar em Pavilhão Nacional. Por essa colocação a COMUSMA fica classificada para a próxima etapa nacional prevista para acontecer em setembro.
COMUSMA – A BANDA MARCIAL DE MARATAÍZES
Dirigida pelo Maestro Flávio Marvila, a COMUSMA – Corporação Musical de Marataízes tem como mantenedora a Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria de Educação. Atualmente é composta por 95 integrantes divididos entre: Apoios, Pavilhão Nacional, Corpo Coreográfico, Baliza, Balizador, Comandante Mor e Corpo Musical, na qual vem se destacando em diversas cidades e estados do Brasil, conquistando diversos títulos, dentre eles: Tri-Campeã do CONFABANI em 2011, Campeã em Campos dos Goytacazes-RJ, Campeã em Cardoso Moreira-RJ, 3º lugar Geral em Angra dos Reis-RJ.
Fonte:Assessria de Comunicação PMM

_____________________________________________________

Enem 2012: Edição deste ano bate recorde de inscrições, com 6,4 milhões de candidatos

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegaram a 6.497.466 candidatos. O número, recorde, supera o da edição de 2011, com 275.769  inscrições a mais. O processo, aberto em 28 de maio último, foi encerrado às 23h59 de sexta-feira, 15. São Paulo (1.068.517), Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), Bahia (458.101) e Rio Grande do Sul (394.641) são as unidades da Federação com maior número de inscritos
Feita apenas pela internet, a inscrição será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 35, até o dia 20 próximo, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples. Aluno de escola pública que esteja concluindo o ensino médio e se declarar integrante de família de baixa renda está liberado do pagamento. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, também pela internet. As provas serão aplicadas em
3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação.

A divulgação do gabarito oficial, como estabelece o edital
do exame, está prevista para 7 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.Fonte: MEC-Assessoria de Comunicação Social 

 ____________________________________________________

Anchieta: Casarão de Quarentena é tombado como Monumento Histórico e Cultural

O Casarão de Quarentena, importante marco histórico da imigração e parte da memória afetiva do anchietense, foi tombado como “Monumento de valor Histórico e Cultural” pelo Conselho Estadual de Cultura, através da resolução nº 001/2012, de 25 de maio de 2012. A assinatura simbólica do documento ocorreu no dia 09 de junho, durante a Festa Nacional do Beato Anchieta. 

Na noite da assinatura simbólica, o governador em exercício, Givaldo Vieira, destacou a importância cultural do imóvel para o Estado. Já o prefeito de Anchieta, Edival José Petri, falou da importância de preservar a memória de um povo. “O casarão é um importante ícone da nossa cultura, que deve ser preservado”, disse.

Arquitetura secular
 De acordo com informações da Gerência de Cultura de Patrimônios Histórico, o velho casarão, situado no Morro da Penha, foi construído em 1865, com suas inúmeras janelas e diversos cômodos, foi sede da fazenda São Martinho onde se plantava café e serviu de alojamento para colonos imigrantes, desembarcados em Benevente. Ele é uma forte presença dos vestígios de uma época de riquezas ligadas à comercialização do café que usava a força de trabalho dos imigrantes, principalmente italianos.
Figurando no rol das construções históricas do município de Anchieta, junto aos casarios do Porto de Cima, em área de especial interesse da Cultura (AEIC _PDM), será inscrito no livro de tombo histórico como “Monumento de valor Histórico e Cultural” denominado Casarão de Hospedaria dos Imigrantes Italianos, com resolução publicada no Diário Oficial em data de 13 de junho de 2012.
O que é Tombamento?
O Tombamento é um instrumento legal aplicado através de ato administrativo cuja competência é atribuída ao Poder Executivo. Através do tombamento é concedido ao bem cultural um atributo para que nele se garanta a continuidade da memória. É o ato de reconhecer o valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando-se em conta sua função social.
O tombamento não retira a propriedade do imóvel e nem implica em seu congelamento, permitindo transações comerciais e eventuais modificações, previamente autorizadas e acompanhadas, além do auxílio técnico do órgão competente e sob supervisão.
Fonte: Gerência de Comunicação Social PMA 

 ____________________________________________________

BANDEIRA DO ES - SIGNIFICADO DAS CORES

 As cores oficiais do Estado do Espírito Santo são o azul e o rosa. As cores da Bandeira são apresentadas como sendo as das vestes de Nossa Senhora da Penha, a padroeira do Estado. 

Significados:

* azul (harmonia e suavidade)

* branco (paz)

* rosa (alegria e felicidade)


A legenda "TRABALHA E CONFIA" é de autoria de Jerônimo Monteiro, e foi inspirada na doutrina de Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus.

A legenda significa:
"Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus".  Fonte:http://www.es.gov.br

_____________________________________________________

Torneio de Xadrez e Apresentação de Balé na Praça

Itapemirim promoverá nesta segunda-feira, dia 18 de junho, a partir das 9 horas, na Praça Domingos José Martins, Torneio de Xadrez e apresentação de balé com crianças e adolescentes do Município. Segundo informações da Secretaria de Esportes e Lazer, a iniciativa tem como objetivo incentivar ainda mais a prática destas modalidades e com a apresentação, a oportunidade de mostrar para a população o trabalho das crianças e proporcionar para todos um dia agradável e divertido.

As aulas de xadrez são realizadas através do Projeto Campeões do Futuro em parceria com o Governo do Estado e por meio do Programa Municipal Viva Esportes, as crianças aprendem além de balé, atletismo, futsal, basquete, entre outras modalidades. O evento terá a participação de alunos das Redes Municipais e Estaduais de Ensino de Itapemirim e das crianças e adolescentes do PETI, Pestalozzi, da Casa Lar e dos projetos (Campeões do Futuro e Viva Esportes). Fonte:Assessoria de Comunicação PMI

_____________________________________________________

Piúma: Secretaria de Educação publica edital para processo seletivo

A Secretaria de Educação de Piúma, abre processo seletivo para contratação temporária de Assistente de Sala de Aula para alunos com deficiência, para atuarem nos estabelecimentos de ensino da rede municipal.Existem 07 (sete) vagas disponibilizadas  nas unidades escolares da rede municipal de ensino, a serem distribuídas conforme as necessidades apresentadas, mais cadastro de reserva, de acordo com desistências que porventura ocorrerem nas vagas disponibilizadas.As inscrições serão realizadas de 13 a 15 de junho, no horário de 08h às 17h na sede da SEME (Secretaria Municipal de Educação), situada à Rua Aníbal de Souza Gonçalves - Edifício Milar nº 18,  Ap. 202, Bairro Acaiaca – Piúma – Cep. 29285000, onde o candidato deverá apresentar os documentos pedidos no edital e a ficha de inscrição, devidamente preenchida. Fonte:Chefia de Comunicação e Marketing PMP

 ____________________________________________________

UAB: Aberto o Processo Seletivo de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Universidade Aberta do Brasil - UAB, polo de Itapemirim, através de parceria com a Prefeitura de Itapemirim e com o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes abre as inscrições para o Processo Seletivo de alunos para o Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na modalidade a distância, com ingresso no segundo semestre letivo do ano de 2012. O curso terá 35 vagas e as inscrições devem ser realizadas no período de 4 a 14 de junho. A inscrição só poderá ser realizada pela Internet, nos sites eletrônicos: www.ifes.edu.br ou www.cead.ifes.edu.br.Após a conclusão da inscrição no sistema, o candidato deverá encaminhar a documentação para a inscrição, via Correios, com data de postagem até o dia 15/06/2012, OBRIGATORIAMENTE por meio de SEDEX, para o Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra, Coordenadoria do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - EAD, Rodovia ES-010, km 6,5 – Manguinhos – Serra - ES. Cep. 29.173-087.O Processo Seletivo destina-se aos candidatos que concluíram o Ensino Médio e que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2011.Fonte:Assessoria de Comunicação PMI

 _____________________________________________________

SAIBA O SIGNIFICADO DO BRASÃO DE ARMAS DO ES

 

O Brasão de Armas do Estado do Espírito Santo foi instituído por Decreto-Lei, em 24 de julho de 1947, e é obrigatoriamente impresso em todos os papéis oficiais do Governo do Estado. 

 O significado de seus componentes são:

Convento da Penha: Maior monumento histórico e religioso do Estado. Nossa Senhora da Penha é padroeira do Espírito Santo;

* Ramo de café: Representa o principal produto agrícola capixaba (desde 1850);

* Ramo da cana-de-açúcar: Representa o principal produto agrícola do passado (até 1850).

* 23 de maio de 1535: Dia de chegada de Vasco Fernandes Coutinho ao Espírito Santo e início da colonização do solo espírito-santense;

* 12 de junho de 1817: Dia do fuzilamento, de Domingos José Martins, herói capixaba que visava a independência do Brasil de Portugal;

* Três estrelas: Representam os estados vizinhos (Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais).   
  Fonte:http://www.es.gov.br

_____________________________________________________

Ministério amplia número de vagas em medicina em instituições de todo o país

As universidades públicas federais e instituições particulares de educação superior vão oferecer mais 2.415 vagas em cursos de medicina a partir do segundo semestre deste ano. A expansão autorizada pelo Ministério da Educação contempla todas as regiões do país. Nas instituições superiores do Norte e Nordeste serão abertas 1.365 vagas.Em universidades públicas federais, a expansão da oferta do ensino de medicina prevê a abertura de 1.615 vagas, sendo 1.040 em 18 novos cursos em 12 estados. Recentemente criadas, as universidades federais do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Sul da Bahia (UFSBA) e do Oeste da Bahia (Ufoba) vão ofertar 220 vagas. Os cursos já existentes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão 355 vagas.

Outras 800 vagas serão abertas em nove instituições particulares.O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou em entrevista coletiva concedida na tarde desta terça-feira, 5, que a qualidade na expansão do número de vagas será acompanhada pelo governo federal. “Nosso esforço é ampliar com qualidade a quantidade de vagas em cursos de medicina. Não estamos com pressa, queremos fazer bem feito”, disse.Até o final de 2013 todas as vagas já devem estar implantadas. Ele também ressaltou que a abertura de novas vagas seguiu critérios específicos, como a disponibilidade de uma rede hospitalar que possa acompanhar a formação do médico, além do chamado índice de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), que deve ser de cinco para cada profissional em formação.Fonte:http://portal.mec.gov.br

 _____________________________________________________

ETIQUETA À MESA

Aprenda a usar talheres sem gafes em 23 dicas

“A grande maioria das pessoas tem dúvidas de como proceder em relação ao uso dos talheres e muitas são bastante deselegantes nesse quesito”, afirma a consultora de etiqueta Ligia Marques.Para eliminar de vez as dúvidas, a especialista ensina a manejá-los em 23 dicas rápidas. Confira.

 

01) Guardanapo: O guardanapo de tecido, usado em lugares e ocasiões mais formais, sempre estará colocado sobre o prato ou do lado esquerdo. Ao sentar, abra o tecido e coloque-o sobre o colo. Ele permanece no colo até o fim da refeição. Use o guardanapo para limpar os lábios sempre que necessário e com delicadeza, utilize também antes de beber algo. Se precisar se levantar antes de a refeição acabar, deixe o guardanapo sobre a cadeira. Essa regra existe para evitar que o tecido sujo fique à mostra dos demais presentes à mesa. O guardanapo é colocado sobre a mesa quando todos terminam a refeição. Se os guardanapos fornecidos forem de papel, mantenha-os sempre sobre a mesa, dobrados do lado esquerdo.

 

02) Ordem dos talheres: Uma maneira simples de descobrir a ordem de uso dos talheres é respeitar a disposição deles à mesa. Os colocados mais longe do prato serão os primeiros a serem usados.

 

03) De que lado: A disposição básica de uma mesa é: garfos à esquerda, facas e colheres à direita, talheres de sobremesa acima do prato, taças à direita, prato para couvert à esquerda.

 

04) Em que mão: A faca sempre fica na mão direita, mas o garfo pode ser utilizado pelas duas mãos.

 

05) Onde colocar os talheres: Uma vez que a comida for servida e você começar a usar os talheres, eles nunca mais encostam na mesa. Nenhuma parte. Descansam sempre dentro do prato, mesmo quando não usados, como quando você for beber alguma coisa.

 

06) Garfo x faca: O manuseio dos talheres durante as refeições pode ser feito de duas maneiras. A americana diz que se deve cortar os alimentos com a faca na mão direita enquanto segura-se o garfo na esquerda. Ao terminar de cortar, deixe-a descansando na borda do prato com a serra sempre para dentro. Então, deve-se segurar o garfo com a mão direita e pegar os alimentos desejados, sem ajuda da faca. Os canhotos podem continuar usando a mão esquerda. Para cortar mais alimentos, volte a segurar o garfo com a mão esquerda. E ele descansa do mesmo lado pelo qual é levado à boca.

 

07) Garfo x faca (parte 2): A maneira europeia de manusear os talheres pede que a faca fique na mão direita e que o alimento seja levado à boca pela mão esquerda mesmo, sem a necessidade de trocar de lado. Os alimentos devem ser espetados com os dentes do garfo para baixo e, da mesma maneira, o utensílio fica apoiado no prato. Aqui pode-se ajudar a colocar comida no garfo com auxílio da faca.

 

 08) Pausa: Na hora de descansar os talheres, o garfo fica no lado esquerdo dentro do prato e a faca no direito. Eles podem se encostar e se cruzar no meio do prato ou não. Faça isso para beber algo ou falar. Não se fala e gesticula com talheres na mão.

 

09) Final: Ao terminar a refeição, inverta a posição dos talheres, deixando garfo e faca alinhados do lado direito, na posição correspondente aos ponteiros 3 e 4 do relógio. A serra da faca deve estar sempre para dentro e o garfo embaixo da faca. E nunca empurre o prato.

 

10) Talheres não usados: Não é obrigatório usar todos os talheres. Os que não foram necessários, ficam no mesmo lugar de origem.

 

11) Taças e copos: As taças também são colocadas na ordem da maior para menor, respectivamente de água, vinho tinto e vinho branco, conforme se fizer necessário. Em ocasiões formais, poderá haver ainda um copo em formato Flute, para espumantes. Os copos devem ser segurados pelas hastes, sem deixar o dedo mínimo levantar.

 

12) Sopa: A sopa deve ser tomada pelo lado da colher. Ao terminar ela fica no prato auxiliar, servido sob o principal.

 

13) Pão: O pão é comido com as mãos. Não deve ser partido com faca.

 

14) Frango: Frango à passarinho pode ser comido com as mãos, mas outras versões não dispensam garfo e faca.

 

15) Massas: Não se deve usar facas para comer massas. Use apenas o garfo e, se precisar, conte com o auxílio de uma colher. As que necessitam ser cortadas, devem ser fatiadas com garfo.

 

16) Peixe: Se a refeição contar com peixe, use talheres apropriados, que são o garfo com três pontas ou o convencional e a faca sem cerras. Se o peixe for frito, use apenas o garfo, inclusive para cortar.

 

17) Sobremesas moles: Use sempre colher para comer sobremesas moles como pudins, cremes ou sorvetes. Depois, apoie-a no prato ou pires que veio embaixo do pote.

 

18) Folhas: Folhas como alface não devem ser cortadas ou picadas, a não ser que sejam servidas assim. Faça trouxinhas com uso do garfo e da faca e leve-a à boca. Se as folhas estiverem muito grandes, corte-as ao meio e então faça duas trouxinhas.

 

19) Aperitivos: Aperitivos como canapés e legumes cortados dispensam talheres. Pegue-os com as mãos.

 

20) Tipo à francesa: O tipo de serviço traz mudanças na maneira de se servir. À francesa é o mais sofisticado de todos e usado em ocasiões especiais. Inclui empregados uniformizados, que servem bebidas pelo lado direito de cada pessoa. Tem a entrada servida no prato, e o prato principal oferecido pelo lado esquerdo de cada convidado, que se serve sozinho a partir da travessa principal, com os utensílios que acompanham o prato.

 

21) Tipo à inglesa: À inglesa ou “empratado” significa que os pratos são montados em uma mesa auxiliar ou vêm prontos da cozinha cobertos por uma cloche que deve ser retirada pelo garçom.

 

22) Tipo jantar americano: No bufê ou jantar americano, as travessas com alimentos ficam dispostas em uma mesa grande e não é obrigatório ter um garçom para servir. Ao pegar os alimentos, segure o prato com o jogo de talheres e o guardanapo. Use apenas os utensílios da mesa para se servir. Não use os seus talheres para pegar alimentos em travessas, bandejas, potes etc.

 

23) Ritmo dos cortes: Não corte todos os alimentos de uma só vez. Faça isso à medida que for levando os pedaços à boca.

Fonte:www.terra.com.br/culinaria/infograficos/etiqueta-a-mesa/Michelle Achkar/ Ponto a Ponto Ideias

_____________________________________________________

Veja 10 temas que podem cair na redação do Enem 2012

 Bullying, desigualdade social e meio ambiente são alguns dos temas cotados para cair na redação do próximo Enem, de acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira, 23, pelo portal Universia Brasil. A lista inclui ainda tópicos como desarmamento, participação política e violência no trânsito, entre outros.A relação foi feita pela professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo. Segundo ela, o exame cobra assuntos relacionados ao universo jovem, o que de certo modo facilita a vida do candidato. No ano passado, por exemplo, a prova pediu aos estudantes que escrevessem sobre 'Viver em rede no século 21: Os limites entre o público e o privado'.

Os candidato fazem a redação no segundo dia do exame, junto com mais 45 questões de Linguagens e Códigos e outras 45 de matemática. O texto deve ser dissertativo-argumentativo, ter no mínimo 7 e no máximo 30 linhas e não pode fugir do tema. Diferentemente de outros vestibulares, o candidato precisa escrever uma intervenção à problemática do tema.A dica, então, é ficar ligado às questões da atualidade, no Brasil e no mundo. 'Estudar para o Enem ou qualquer outro vestibular exige motivação, objetivos claros e estratégia.'O próximo Enem está marcado para os dias 3 e 4 de novembro. Confira abaixo os 10 temas que podem cair na prova de redação:

1. As questões ambientais
2. Bullying
3. Violência nas escolas
4. Violência no trânsito
5. Participação política
6. Álcool x Trânsito
7. Desarmamento
8. Desigualdade social
9. Esporte como fator de inclusão social
10. Comportamento jovem nas mídias sociais

Fonte: http://noticias.universia.com.br

 _____________________________________________________

Escândalo: Bienal de Rubem Braga custou R$ 1,2 milhão

A Secretaria de Cultura de Cachoeiro de Itapemirim-ES gastou com a IV Bienal de Rubem Braga, homenagem ao renomado e saudoso cronista o valor de quase R$ 1,2 milhão. Pode-se considerar o evento mais caro de todos os tempos na história do Município. Evento de cinco dias.Os gastos da Secretaria de Cultura, pecisamente com a Bienal foi de R$ 1.189,905,28, exorbitante para os padrões de uma cidade com necessidades berrantes de infraestrutura , inclusive no Interior. O empenho refere-se de 1 de mao a 18 de mao, evolvendo outros valores para eventos fora da Bienal, mas insignificantes se comparados. 

Enquanto se gasta essa fortuna com um evento cultural de abrangência pequena no universo da população, os médicos da Santa Casa de Misericórdica estão prontos e vão entrar em greve. Já advertiram a Secretária de Saúde, Márcia Fardim. O Governo colaborou com a Bienal em cerca de R$ 200 mil, equanto só as tentas custaram, oficialmente, R$ 270 mil.

Não se colocou em custo da mobilização direta da própria Prefeitura com carros e servidores e nem se sabe sobre posssível remanejamento de outras Secretarias como Educação para suprir o mega evento! As apresentações de fora variaram entre R$ 70 mil (Pato Fu) e R$ 113 mil ( Pepeu Gomes). E a sociedade deve ficar de olho, pois ainda tramita na Câmara de Vereadores o pedido do prefeto Carlo Casteglione (PT) para remanejar do orçamento cerca de R$ 40 milhões. Cachoeiro de Itapemiim virou uma grande "Casa de Show" em detrimento de necessidades básicas e fundamentais para a qualidade de vida. Fonte:http://www.folhadoes.com (25/02/12)

 _____________________________________________________

Itapemirim é selecionada para receber Escola Técnica Federal

Durante a visita, os representantes do Governo Estadual e do Governo Federal foram acompanhados pelos Secretários Municipais: de Obras, José Santiago e de Educação, Cristiane Nogueira Matos e também da arquiteta, Cora Augusta.A Escola Técnica, que atenderá a população de Itapemirim e região, já tem área prevista e aguarda apenas resultado da vistoria. O local, apontado pela Prefeitura, é um terreno localizado próximo ao bairro Namitalla Ayub, com aproximadamente 20.000 m² e será cedido para a construção da Instituição caso o terreno seja aprovado.Além de estudantes de Itapemirim, a Escola Técnica irá atender também alunos de cidades próximas como, Marataízes, Piúma, Rio Novo do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, entre outras.

Em parceria da Prefeitura com o Governo Estadual e Federal, o projeto da Escola já está em fase de abertura de processo de licitação. A meta é atender 1200 alunos. Os cursos oferecidos serão determinados posteriormente de acordo com a potencialidade e demanda da região. A construção da Escola Técnica contribuirá para o desenvolvimento local. Possibilitando o acesso à qualificação e habilitando a população para ocuparem os diversos postos de trabalho que estão surgindo a partir dos vários empreendimentos na área do petróleo e gás já existente ou que estão sendo implantados no Município. Fonte:Luana Braga-Assessoria de Comunicação da PMI

 _____________________________________________________

Governo do ES investirá mais de R$ 16 milhões em projeto para redução do analfabetismo

Com o objetivo de diminuir o analfabetismo entre a população jovem e adulta, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), realizou na manhã desta segunda-feira (21) um encontro com secretários municipais de Educação para discutir as estratégias do projeto “Ações para redução do analfabetismo”. Com investimento estadual de R$ 16.325.120,00, a meta do projeto é reduzir em 60% o analfabetismo de pessoas na faixa etária entre 15 e 59 anos. A reunião contou com a participação de secretários de nove municípios (Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória). 

Nesta terça-feira (22), foi realizada uma reunião com os secretários de Educação de mais 18 municípios.O projeto, que conta com a parceria de prefeituras, secretarias municipais de Assistência Social e Ministério da Educação (MEC), por meio da adesão ao programa federal “Brasil Alfabetizado”, é articulado aos programas estaduais “Incluir” e “Estado Presente”, priorizando o atendimento aos segmentos mais vulneráveis, com vistas ao enfrentamento da pobreza e à garantia do direito à educação.A iniciativa é uma ação prioritária, definida no planejamento estratégico do Governo do ES, dentro do eixo “Desenvolvimento da Educação, Cultura e Lazer”, e surgiu em resposta aos indicativos apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, no que se refere à população jovem e adulta não alfabetizada.Fonte:Portal do Governo/ES-Assessoria de Comunicação/Sedu

 _____________________________________________________

Presidente Kennedy faz recadastramento de bolsistas

  No recadastramento serão avaliados critérios básicos que beneficiam o estudante. A Secretaria de Educação verifica se o aluno se enquadra dentro das normas estabelecidas como, por exemplo, morar há mais de três anos no município, ter renda  familiar inferior a quatro salários mínimos, não ter formação superior ou técnica  em nenhuma outra área e se o bolsista está frequentando regularmente o curso escolhido. O programa beneficia apenas uma pessoa por família.O recadastramento é feito com todos os 470 bolsistas, sendo 425 do curso superior e 45 de cursos técnicos na própria Secretaria de Educação.Para participar do programa, o candidato, além de passar no vestibular e estar devidamente matriculado na instituição de ensino, se submete a uma avaliação feita pela comissão de bolsas (composta por sete pessoas) que verifica se o estudante atende ou não aos critérios exigidos. Fonte:http://www.presidentekennedy.es.gov.br

_____________________________________________________

Cavalgada para relembrar os passos de Anchieta

Cavalos, romeiros e muita fé. É com essa combinação que será realizada a 14ª Edição da Cavalgada da Amizade nos Passos de Anchieta, no período de 01 a 03 de junho. Será quando cerca de 100 cavaleiros e amazonas irão refazer os passos do Beato José de Anchieta num percurso de 90 km, num roteiro de aspectos ecológicos, históricos, religiosos e culturais.  O evento tem início no Convento da Penha, em Vila Velha, e termina na Praça da Igreja Matriz de Anchieta.Na sexta-feira (01), a cavalgada inicia na praça do Convento da Penha com uma celebração e prossegue com algumas paradas em pontos estratégicos. Todo o percurso terá acompanhamento das Guardas Municipais de Anchieta e Vila Velha, das Polícias Militar e Rodoviária, além de suporte com água, frutas, lanche e uma equipe médica.A finalização da cavalgada será no pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, em Anchieta, no domingo (03), quando os cavaleiros participarão de uma celebração. Também, nesse dia, acontece sorteio de um cavalo manga larga, às 11h e show gratuito com Célio Costa e Cleyton Aguiar, a partir das 14h, no campo de futebol de Anchieta.A cavalgada marca o início da programação da Festa Nacional de Anchieta que vai até 10 de junho. Na grade de shows destacam-se Lulu Santos, Maria Cecília e Rodolfo, Padre Juarez Castro, Barra da Saia, Fagner e Daniela Mercury. A programação completa está disponibilizada no endereço http://www.anchieta.es.gov.br/mat_vis.aspx?cd=6698. 

De acordo com os organizadores, todos os participantes devem apresentar, obrigatoriamente, Guia de Trânsito Animal (GTA), Exame de Anemia e Influenza dos animais e estar devidamente uniformizados.

Serviço:Inscrições para a Cavalgada com José Eduardo Soares – Tel.: (28) 9917-0219.
Fonte:Assessoria de Comunicção e Marketing PMA

 _____________________________________________________

  Memorial 14 de maio é marcado pela emoção e lembranças 

Desde a publicação do Decreto, a cada ano, uma escola da Rede Municipal tem a honra de homenagear Júnior Peçanha. Em 2012 foi a vez da EMEIEF “Luíz João Gomes”, de Joacima promover a solenidade.

 Fragmentos da história de vida do político e cidadão Itapemirinense, foram repaginadas em apresentações teatrais, mostra de fotos, cantos e discursos. A Banda Marcial da EMEIEF “Pedro Siqueira”, do Gomes, que recebe o nome do ex-prefeito também se apresentou.

 

Familiares que marcaram presença não conseguiram conter as lágrimas, e mais uma vez pediram justiça.

 

 Alunos, professores, amigos e autoridades participaram da solenidade que lotou o espaço destinado ao encontro de pessoas que, juntas rememoraram velhos fatos ainda tão presentes na lembrança de todos. 

A morte do ex-prefeito Dinowalde Rodrigues Peçanha Júnior completou 13 anos nesta segunda-feira.

Fonte:Luana Braga-Assessoria de Comunicação PMI

 ____________________________________________________

MEC estabelece renda máxima para financiamento estudantil no ensino superior

O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu um limite de renda familiar para os interessados em financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O rendimento familiar máximo bruto não poderá ser superior a dez salários mínimos, segundo as regras publicadas nesta quinta-feira (12/4) no Diário Oficial da União. Não havia critério de renda para que o estudante pudesse contratar o financiamento.

Nos casos em que o financiamento custear 75% da mensalidade do curso, a renda familiar mensal do aluno poderá ser de até quinze salários mínimos. Quando o financiamento for de 50% da mensalidade, o limite do rendimento mensal será de até 20 salários mínimos.

O programa financia a mensalidade de estudantes em instituições particulares de ensino superior. O aluno só começa a pagar a dívida depois da formatura. O financiamento pode ser solicitado em qualquer etapa do curso por meio do portal do Fies. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os agentes financeiros do programa.

O financiamento estudantil pode ser solicitado em qualquer etapa do curso e em qualquer mês. Desde que as inscrições foram abertas em 31 de janeiro deste ano, 42.734 contratos foram firmados e cerca de 25 mil estão em fase de preenchimento. Juros anuais de 3,4%, maior prazo de quitação, criação do Fundo de Operações de Crédito Educativo fazem parte das regras que desburocratizaram o Fies em 2010.
Fonte:www.em.com.br
_____________________________________________________

 Nesta etapa competiram sete times femininos e a dupla Aretha/Paola, promessa do vólei brasileiro, ficou com a segunda colocação.
A terceira etapa da temporada será em Maringá (PR), entre os dias 26 e 29 de abril. A competição passará ainda por João Pessoa (PB), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ). Os atletas que mais se destacarem na categoria terão ainda a chance de disputar o Campeonato Mundial da categoria, que será realizado em Halifax, no Canadá de 28 de agosto a 02 de setembro.

Aretha e Paola estão iniciando suas carreiras no vôlei de praia, mas já têm grande experiência quando o assunto é o esporte.

Foi o Projeto Viva Esportes, desenvolvido pela Prefeitura de Itapemirim, que ajudou Aretha a descobrir seu talento. Foi jogadora do Clube Regatas do Flamengo e atualmente joga no Vasco. Considerada a melhor atleta de quadra da categoria juvenil do Rio de Janeiro, a jovem é campeã Panamericana e vice campeã mundial de vôlei de praia.

Já a catarinense Paola é campeã brasileira sub-19 no vôlei de praia e campeã brasileira de voleibol de quadra.

“A Aretha é motivo de orgulho e inspiração para o nosso Município. Muitas crianças do Projeto Viva Esporte se espelham nela para irem além, superando e conquistando seus objetivos. Com certeza um belo exemplo. Ela é filha de Itapemirim, foi revelada através do nosso projeto e a Paola também é muio querida. Terão um futuro brilhante pela frente”, concluiu a Prefeita Norma Ayub Alves.
Fonte: Assessoria de Comunicação da PMI

_____________________________________________________ 


_________________________________________ 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA SUGESTÃO/MENSAGEM
-Comente! Participe!
Estimado leitor, o Itapemirim On-Line reserva o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, ofensivos, obscenos, racistas ou que estimulem a violência.
O comentário anônimo não será publicado e nem terá resposta .
Mesmo escolhendo a opção anônimo, solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome.
Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos.
Agradecemos a sua participação!
Editor-Responsável

MAIS VISTOS DA SEMANA

Pesquisar este blog