BLOG DESATIVADO

Praia e Cia

Praias de Anchieta são eleitas as melhores do estado


Duas praias de Anchieta entraram no ranking das 10 melhores praias do estado, em pesquisa do Jornal A Tribuna. Castelhanos (foto ao lado) figura como a melhor praia capixaba.Em apenas duas semanas de gestão, a atual administração da Prefeitura de Anchieta elevou suas praias a lista das melhores praias capixabas. Uma pesquisa feita pelo Jornal A Tribuna, avaliou a qualidade das praias do Espírito Santo  e  duas praias de Anchieta  ficaram entre as dez melhores. Uma delas, a Praia de Castelhanos, ocupa o topo do ranking como a melhor praia do estado.Dez quesitos fizeram parte da pesquisa, que ouviu 200 banhistas em 20 praias. Na pesquisa, 10 itens essenciais como lazer, banheiros, segurança, chuveiros, acesso, alimentação, salva vidas, limpeza e praias, sendo que, cinco destes itens foram avaliados como ótimos.
Castelhanos foi aprovada pela maioria dos frequentadores em todos os quesitos, que tiveram classificação entre bom e ótimo. Cabe esclarecer que, na reportagem do Jornal A Tribuna, os banheiros foram citados como químicos, quando na verdade são containers, ou seja, são bem estruturados para uso (pia, sabonete e toalhas de papel) e dispõem de um funcionário da Prefeitura que mantém a limpeza ao longo do dia.
Outra praia que ocupou o 4º lugar de destaque no ranking da tribuna foi a Praia de Costa Azul (foto ao lado), no Balneário de Iriri. Na avaliação, itens como lazer, segurança e alimentação foram classificados como ótimos. Iriri é um dos balneários mais visitados do estado e um dos destinos preferidos dos capixabas de outras regiões do estado. Segundo alguns entrevistados, a praia é ideal para curtir com a família, pois, é segura, tranquila, de fácil acesso e possui excelente estrutura.Fonte:Assessoria de Comunicação PMA

 ______________________________________________________________________

Confira os pontos mais perigosos para banho nas praias do Sul do Espírito Santo

Bombeiros listam locais onde correnteza e ondas fortes trazem perigo.

ANCHIETA:
Castelhanos - Perigo em se aventurar nas pedras. Há o risco de escoriações, cortes e quedas, que podem ser fatais.

ITAPEMIRIM:
Rio Itapemirim - Há buracos e correntezas intensas em alguns pontos, que costumam fazer vítimas.
MARATAÍZES:
Praia da Cruz - Há ondas e as chamadas correntezas de retorno, por onde as águas voltam para o mar e puxam os banhistas para o fundo.
Praia da Barra - Dois metros depois da linha da água começa a ficar fundo e os desavisados podem ter problemas.

PRESIDENTE KENNEDY:
O cuidado deve ser redobrado perto da foz do rio, pois a correnteza pode levar os banhistas para o fundo do mar.

Fonte: G1-ES(24/07/12)

    _____________________________________________________________________

FUZILEIROS NAVAIS TREINAM EM ITAPEMIRIM

Cerca de 600 fuzileiros navais do Rio de Janeiro participaram do treinamento da Marinha. Foi na manhã de terça-feira (10), no litoral de Itapemirim.
Os exercícios simularam uma guerra, em que os militares precisavam vencer obstáculos e conquistar a área do inimigo. Veículos anfíbios da Marinha saíram da água e desembarcaram na praia.

Além dos fuzileiros, equipes de salvamento também participaram do processo. Toda a ação contou com armas que são usadas nos combates reais e recursos tecnológicos, como sensores de laser espalhados nos uniformes.
Os exercícios de guerra vão continuar até o próximo dia 17. Fonte:gazetaonlinesul.com.br _____________________________________

As gafes cometidas na praia




Vamos combinar: curtir praia é ótimo, mas presenciar certas atitudes de algumas pessoas desavisadas não é nada agradável! Tá certo, às vezes rendem até umas boas gargalhadas! E pra você não virar o centro das atenções de uma forma negativa na praia, preparamos uma lista das gafes mais comuns.




As gafes mais cometidas pelas mulheres:

1- Tratamentos estéticos: Sabe a colega que passa blondor e vai pro sol ficar loirinha?! Péssimo né?! Quem é adepta do tratamento pode fazê-lo no conforto do seu lar! A gente não precisa ficar vendo.

2- Unhas mega compridas: Não vale ir pra areia com unhas gigantes, né? É anti-higiênico e dá aflição ver unhas compridonas cheias de areia.

3- Shorts coladinhos: Tem coisa mais chata do que vestir short justo na praia? Água, areia, sol e pele sensível pedem peças soltinhas e fáceis de tirar e colocar! Pior é o short jeans, que demora pra secar e é um tecido pesado pras areias.

4- Chinelos de salto: Não é legal salto na praia. Mesmo quando ele está disfarçado de havainas.

5- Bolsas pesadas: Praia pede materiais leves. Mesmo que visualmente leves. Bolsas pesadas, de couro e com cara
de urbana não ficam legais em looks de praia. É melhor optar por uma de tecido, palha ou plástico.

6- Biquíni minusculinho: Quer usar um biquíni pequenino? Ótimo! Seja feliz! Mas existe o pequeno que serve e o pequeno que não serve e parece que vai explodir e mostrar mais do que a gente quer ver! Tamanhos adequados fazem a felicidade e conforto alheios!

7- Mega ultra acessórios: Praia é lugar de se bronzear (mesmo que a gente use protetores, chapéus e só fique na sombra!)... e bronze não combina com acessórios! Se forem de metal, pior ainda! Parece que a pessoa errou de destino e caiu de pára-quedas na praia. Não é legal!

8- Maquiagem carregada: Praia não é lugar de maquiagem pesada! Mesmo se ela for toda à prova d'água!

 

E agora as gafes dos rapazes!

1- Camiseta e sunga: É muito estranho! coloquem um shortinho pelo menos! E sunga + tênis também é péssimo! Mesmo pra praticar esportes.

2- Óculos espelhado e colorido: Agora a gente tem milhões de modelos pra escolher e já pode aposentar o acessório, né?

3- Abadá: Abadá é convite e não camiseta. Não vale usar na praia, na academia e nem em casa! Tecido sintético dá cheirinho, gente! Pra quê?!

4- Sunga branca: Não vale sunga branca? dá a impressão que vai mostrar demais e a gente tem aflição de conversar com quem tá usando? medo de a qualquer momento rolar uma transparência indesejada, sabe como? Bora escolher outra cor, uma estampinha.

5- Pochete: Pra quem tem filho e quer as mãos livres elas são ótimas! Mas na praia não rola! Pochete e sunga então?! Melhor escolher uma mochila ou uma bolsa de menino pra levar as coisas.
 
Para todos:

Farofada: Não dá! É o ultra do mico na praia!... No máximo uns lanchinhos, frutas e bebidas, em embalagem mais discreta possível.

Bom verão!!!

Fonte: GazetaonlineSul (25/01/12)

_______________________________________________________


Praia de Itaoca/ES - Itapemirim On-Line

COM A CHEGADA DO VERÃO, SAIBA CURTIR SEM PREJUDICAR A SUA SAÚDE

Radiação Solar

Não faça do sol um inimigo. Aprenda como aproveitar o verão sem estragar a sua saúde. Com a redução da camada de ozônio, os raios ultravioletas irradiados pelo sol atingem a Terra com maior intensidade, agredindo a sua pele e podendo até causar câncer. Para evitar queimaduras e problemas futuros como cancer de pele, faça de alguns cuidados uma rotina.
  • Evite a exposição ao sol das 10 às 16h, quando o sol é mais intenso;
  • Utilize a proteção adequada nos outros horários: chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção (FPS) 15 ou mais. Aplique 30 minutos antes da exposição ao sol e sempre que sair da água.
Mas não se esqueça: o protetor solar não lhe garante segurança total, evite exageros e muito cuidado com as crianças. Lembre-se de reaplicar o protetor solar em exposições solares prolongadas.
Qualquer sinal ou mancha na pele, procure o seu dermatologista.
Radiação Solar
O câncer mais freqüente é o de pele correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas do Brasil. Nos últimos anos essa incidência vem aumentando rapidamente, e tem alarmado a comunidade médica.
A radiação solar é, sem dúvida, um dos mais importantes agentes envolvidos na etiologia do câncer de pele.
Dentro do espectro solar, a radiação ultravioleta B (UVB) é a responsável pela maioria dos efeitos carcinogênicos (que dão origem ao câncer) na pele. A UVB é mais intensa entre 10 e 16 horas, sendo aconselhável evitar exposição solar durante este período. A radiação ultravioleta A (UVA) induz ao fotoenvelhecimento e parece estar relacionada com o desenvolvimento do melanoma maligno. Uma diferença importante entre a radiação UVA e UVB é que a intensidade da UVA é a mesma durante todo o dia e também não muda com a estação do ano.
Nosso país situa-se geograficamente numa zona de alta incidência de raios ultra-violeta. As pessoas de pele clara e que se expõem ao sol muito e descuidadamente, seja por trabalho, seja por lazer, são as que apresentam maior risco. Dois mecanismos podem estar envolvidos na indução do câncer de pele por raios UV: alteração do ADN - ácido desoxirribonucléico - pela formação de dímeros de pirimidina, e a supressão imunológica. Os pacientes com xeroderma pigmentoso, uma afecção caracterizada por um defeito hereditário dos mecanismos de reparação do ADN, são particularmente suscetíveis à ação carcinogência dos raios UV.
Como se Proteger da Radiação Solar
As pessoas que se expõem ao sol de forma prolongada e freqüente, por atividades profissionais e de lazer, constituem o grupo de maior risco de contrair câncer de pele, principalmente aquelas de pele clara. Porém devemos lembrar que mesmo as pessoas de pele morena e negras podem desenvolver câncer de pele.
As crianças, geralmente, se expõem ao sol três vezes mais que os adultos. Pesquisas indicam que a exposição cumulativa e excessiva durante os primeiros 10 a 20 anos de vida aumenta muito o risco de câncer de pele,mostrando ser a infância uma fase particularmente vulnerável aos efeitos nocivos do sol sobre esse órgão.
O clima tropical, a grande quantidade de praias, a idéia de beleza associada ao bronzeamento, principalmente entre os jovens, e o trabalho rural favorecem a exposição excessiva à radiação solar.
Para a prevenção não só do câncer de pele como também das outras lesões provocadas pelos raios UV é necessário evitar a exposição ao sol sem proteção. É preciso incentivar o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre e evitar a exposição em horários em que os raios ultravioleta são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas. As crianças que praticam esporte e atividades ao ar livre devem utilizar protetor solar diáriamente.
Grandes altitudes requerem cuidados extras. A cada 300 metros de altitude, aproximadamente, aumenta em 4% a intensidade da vermelhidão produzida na pele pela luz ultravioleta. A neve, a areia branca e as superfícies pintadas de branco são refletoras dos raios solares. Portanto, nessas condições, os cuidados devem ser redobrados.
Considerando-se que os danos provocados pelo abuso de exposição solar é cumulativo, é importante que cuidados especiais sejam tomados desde a infância mais precoce.
Filtros Solares - Recomendações
Os filtros solares são preparações para uso tópico que reduzem os efeitos deletérios da radiação ultravioleta.
Porém, cuidado! Nem todos os filtros solares oferecem proteção completa para os raios UV-B e raios UV-A. Além disso, suprimem os sinais de excesso de exposição ao sol, tais como as queimaduras, o que faz com que as pessoas se exponham excessivamente às radiações que eles não bloqueiam, como a infravermelha. Criam, portanto, uma falsa sensação de segurança e encorajam as pessoas a se exporem ao sol por mais tempo.
Devemos, portanto, entender que o uso do filtro solar não tem como objetivo permitir o aumento do tempo de exposição ao sol, nem estimular o bronzeamento. É importante lembrar, também, que o real fator de proteção varia com a espessura da camada de creme aplicada, a freqüência da aplicação, a perspiração e a exposição à água.
É recomendado que durante a exposição ao sol sejam usados filtros com FPS de 15 ou mais.Também devem ser tomadas precauções na hora de se escolher um filtro solar, no sentido de se procurarem os que protegem também contra os raios UV-A. Os filtros solares devem ser aplicados antes da exposição ao sol e reaplicados após nadar, suar e se secar com toalhas.
Para aqueles que insistem numa exposição prolongada ao sol fique alerta para os riscos de:
  • envelhecimento precoce
  • desidratação
  • lesões nos olhos
  • câncer de pele
Dicas importantes na prevenção do câncer de pele e na fotoproteção:

  • Protetor solar não confere proteção absoluta contra a queimaduras ou Ca de pele.
  • Reduza seu tempo de exposição ao sol e evite exposição solar entre 10:00 e 15:00 h (não considerando o horário de verão).
  • Escolha um protetor solar com pelo menos FPS - 15 (fator de proteção solar). Com FPS - 15 a maioria das pessoas está protegida por 2 1/2 horas.
  • Aplique o protetor solar 30 minutos antes de se expor. É preciso tempo para que o filtro comece a agir.
  • Reaplique o protetor solar quando você permanecer mais de 2 horas ao sol ou quando o filtro for retirado por contato com a água, suor etc. Existem também produtos à prova d'água.
  • Para quem trabalho ao sol cubra-se: use calças, camisas de manga comprida, chapéu de aba larga e óculos escuros de boa qualidade com proteção ultravioleta (UV).
  • Cuidados especiais devem ser tomados em praias, montanhas, onde os raios solares são ricos em Raios Ultravioleta.
  • Proteja-se de superfícies refletoras como areia, neve, concreto e água, que fazem os Raios Ultravioleta atingir indiretamente a pele.
  • Ensine as crianças a protegerem-se do sol desde cedo. Mantenha as crianças menores protegidas do sol usando foto-protetores adequados e expondo-as em horários mais favoráveis.
  • Os danos solares ocorrem a cada exposição, tendo efeitos maléficos cumulativos.
  • Esteja atento a qualquer mudança na sua pele.
  • Mesmo nos dias nublados (mormaço), sob a água ou através do vidro nos carros com a janela fechada a radiação solar está presente.
  • Não esqueça de protejer as orelhas, lábios, pescoço, dorso das mãos e dos pés e onde o cabelo está rarefeito.
  •  
  • FAÇA UMA VISITA FREQUÊNTE AO DERMATOLOGISTA.
  • Fonte:Portal SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica)
______________________________________________

Prática da corrida durante o verão exige cuidados especiais

Desidratação e incidência de cãibras são mais comuns nessa época do ano

Por Especialistas Publicado em 20/10/2011

É de conhecimento geral que a prática da corrida vem crescendo muito nos últimos anos. No verão, período de férias, é comum vermos ruas, avenidas e principalmente parques com inúmeros corredores, cada um com seus próprios objetivos, mas que buscam pelo menos um fim em comum: uma vida mais saudável. Logicamente, aqueles que buscam este tipo de atividade apenas no verão correm inúmeros riscos, como lesões musculoesqueléticas, problemas cardiovasculares, dentre outros.

Dentre os problemas musculoesqueléticos mais comuns, destaca-se a cãibra. Trata-se de contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo de músculos que acometem apenas a musculatura estriada e afetam principalmente os músculos posteriores da perna (músculo gastrocnêmico), podendo iniciar em qualquer etapa da atividade física. A etiologia é controversa. Inicia-se mais frequentemente após uma contração muscular intensa com consequente encurtamento do músculo acometido.

Geralmente, origina-se da fasciculação de um grupo muscular isolado ou da associação de grupos musculares que passam a contrair desordenadamente.

No verão, com altas temperaturas, a corrida pode levar a uma maior perda hídrica e queda nos níveis de eletrólitos, como o sódio (hiponatremia). Além disso, o organismo também utiliza sódio do músculo quando acaba a fonte de glicogênio, podendo ocorrer uma hiperirritabilidade em algumas terminações nervosas que ficam hiperexcitadas, provocando um estresse mecânico ao seu redor. O resultado são contrações espontâneas dos músculos, ou seja, as
cãibras.

Logicamente, tais causas são mais comuns no verão, mas o preparo físico do corredor é muito importante para minimizar tais problemas. Indivíduos destreinados são mais propensos a perda hídrica, de eletrólitos e a um consumo maior de energia muscular.

Outros fatores que favorecem a ocorrência de cãibras são doenças como diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares.

É importante salientar que as deficiências de outros minerais, como cálcio, magnésio e potássio, podem causar cãibras musculares e problemas neuromotores.

Outros fatores que favorecem a ocorrência de cãibras são doenças como diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares. Há algumas evidências que indicam que o uso de certos
suplementos dietéticos, como creatina, pode aumentar os riscos de cãibras musculares.

As cãibras podem ser momentaneamente interrompidas por uma contração ativa da musculatura antagonista à afetada ou por um alongamento passivo forçado desta musculatura. Após a resolução do quadro álgico, o músculo mostra alterações na excitabilidade e na contratilidade, mostrando-se fasciculado por alguns minutos. O músculo pode permanecer dolorido por alguns dias, dependendo da intensidade da cãibra.

Como evitar as cãibras

1.
Alongar e aquecer a musculatura antes de iniciar a atividade física;

2.
Adequada hidratação antes, durante e após a atividade física;

3.
Repor níveis de sódio durante os intervalos de exercícios intensos e com transpiração abundante com bebidas esportivas ou com alimentos que contenham sódio;

4.
Ingestão adequada de carboidratos para evitar a utilização de proteína muscular como forma de energia;

5.
Assegurar uma recuperação nutricional adequada. Se o quadro persistir, apesar dos cuidados tomados, você deverá procurar um médico para melhor abordagem de seu caso.



Outros fatores que favorecem a ocorrência de cãibras são doenças como diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares.



Indivíduos destreinados são mais propensos a perda hídrica, de eletrólitos e a um consumo maior de energia muscular.

Fonte: Site Minha Vida.com

_____________________________________________

ALGUMAS OPÇÕES DE EXERCÍCIOS
PARA FAZER NO VERÃO:
1) Caminhada
Procure caminhar em lugares com sombra para evitar desgaste em excesso e insolações. Use meia e tênis para não prejudicar a coluna e o tornozelo.

30 minutos
do exercício:
- 276 calorias


2) Caminhada na areia
Andar na beira do mar queima calorias e fortalece os músculos inferiores. Faça a caminhada com a água do mar na altura do tornozelo ou até o joelho.

30 minutos
do exercício:
- 270 calorias

3) Frescobol
Um ótimo exercício que diverte e ainda melhora a coordenação motora.

30 minutos
do exercício:
- 190 calorias


4) Vôlei de praia
É preciso ter noção de como jogar para não atrapalhar os demais integrantes do time. Mas se nunca tiver jogado, escolha um time de iniciantes e comecem a atividade juntos.

30 minutos
do exercício:
- 150 calorias


5) Bicicleta
Em uma ciclovia ou na areia da praia, procure pedalar em linha reta. Comece devagar e aumente o percurso e a intensidade das pedaladas conforme o tempo.

30 minutos
do exercício:
- 126 calorias

6) Natação
A opção mais refrescante ainda detona as calorias. Piscinas são uma ótima opção. Se preferir o mar, tome cuidado com a correnteza e com a mudança das marés.

30 minutos
do exercício:
- 276 calorias


7) Atividades livres na praia
Aulas de alongamento e dança são ótimas. Cuidado com a exposição solar faça as aulas são de manhãzinha ou no final da tarde).

30 minutos
do exercício:
Alongamento:
- 90 calorias
Alongamento:
- 200 calorias

Fonte: Dieta e Saúde

ATENÇÃO:

As informações e sugestões contidas neste Blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem a consulta, o aconselhamento e o acompanhamento do seu  médico de confiança, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Não é finalidade deste Blog a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu profissional de confiança.



2 comentários:

  1. oi, vou paSSAR A SEXTA FEIRA SANTA EM ITAIPAVA, E GOSTARIA DE SABER COMO ESTA A PRAIA HOJE, EM OBRAS? QUERIA SABER NA QUESTÃO DE OBRAS HOJE?

    ResponderExcluir
  2. Olá Bom Dia!
    Informamos que o asfaltamento das ruas que dão acesso à praia está bem adiantado e até a Semana Santa deverá estar tudo normalizado.
    Agradecemos a sua participação e contamos com o prestígio da sua visita ao nosso Blog.
    Sejam Bem-Vindos!!!
    Augusto Carvalho
    Editor-Responsável

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SUA SUGESTÃO/MENSAGEM
-Comente! Participe!
Estimado leitor, o Itapemirim On-Line reserva o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, ofensivos, obscenos, racistas ou que estimulem a violência.
O comentário anônimo não será publicado e nem terá resposta .
Mesmo escolhendo a opção anônimo, solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome.
Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos.
Agradecemos a sua participação!
Editor-Responsável

MAIS VISTOS DA SEMANA

Pesquisar este blog